Tornados em Tomar/Ferreira do Zêzere/Sertã e Carvalhal Formoso - 7 Dezembro 2010



stormy

Super Célula
Registo
7 Ago 2008
Mensagens
5,149
Local
Lisboa
já temos um "tornado alley", na zona de tomar

Tornado alley não diria...eheh.
Bom, na minha opinião o sistema montanhoso Sintra-Estrela tem demonstrado uma grande importancia no que toca a estes sistemas convectivos tornadogenicos.

Primeiro, há que dizer que os tornados em Portugal ocorrem em situações de crista anticiclonica a SE/E e depressão/ULL a W/SW, na 2a metade o Outono e primeira do Inverno.
Isto deve-se ao facto de essa altura do ano ser a que comporta maior instabilidade potencial ( SST´s elevadas vs Atmosfera em rápido arrefecimento).
O padrão sinoptico acima referido transporta grandes quantidades de ar tropical humido á superficie ( Theta e > 45º, Dewpoints >15º), sendo tambem responsavel pela introdução de uma franja de ar frio nos niveis altos, com a T500 geralmente abaixo dos -15º...este factor é dependente da posição exata da crista, que optimamente ficará no E Espanhol.
Nestas situações estamos sob a area divergente em altura e sob advecção de vorticidade e helicidade.

As caracteristicas deste tipo de ambientes é muito dinamica, aos baixos FCL´s juntam-se niveis de equilibrio elevados, que potenciam convecção profunda, as células geradas são de evolução rápida devido ao shear e á divergencia em altura ( por exemplo, estavamos ontem sob um fluxo médio nos 500-300hpa de 100 a 140km.h).

A helicidade e vorticidade por seu lado conferem rotação á massa de ar.

A razão dos tornados serem relativamente raros noutras alturas do ano é simples....só neste periodo é que as condições dinamicas se conseguem conjugar todas.

Bom, no que toca so sistema montanhoso Sintra-Estrela, eu acho que as suas altitudes relativamente baixas são potenciadoras de forcing vertical por efeito orografico....numa situação de uma célula sobre o mar, tanto a existencia de montes perto da costa quer uma boa convergencia costeira tendem a intensificá-las imediatamente após atingirem a linha de costa.

No caso da célula de ontem, pode-se ver que esta em mar alto apresentava uma organização pouco notória, mas ao atingir terra deu-se uma intensificação rápida, que creio estar relacionada com a topografia da zona do sistema Sintra-Estrela que atravessou.
É factual que grandes rugosidades topograficas distorcem o fluxo de ar, sendo más para a criação de sistemas tornadogénicos...acontece que a area montanhosa que este sistema cruzou tem altitudes maximas de 400-500m, que podem potenciar movimentos verticais sem causar garande distorção do fluxo predominante.

Se se pode considerar a zona ribatejana como um "tornado aley" Português, sinceramente não sei...mas é-me irrefutavel que as condições geograficas da zona podem ser favoraveis á criação de sistemas convectivos paciveis de criar tornados.

Os tornados em Portugal estão relativamente mal documentados...a principal razão é a ineficiencia dos radares a nivel de resolução....que os torna incapazes de detectar os "hook like features", e obviamente a falta de observações directas, resultantes da baixa densidade populaçional onde estes fenomenos acontecem.

Na minha opinião, areas muito mais vastas como grande parte do Alentejo devem ser locais relativamente bons para a actividade tornadica....pois são locais que nestas ocasiões de entradas de ar tropical, tendem a aquecer bastante devido á baixa altitude, formando uma camada limite aquecida pronta a ser explorada por estes sistemas, e estão rodeados de zonas montanhosas como as serras litorais ou mesmo a serra Alagrvia, que são boas criadoras de fenomenos de forcing vertical.
 

Rain

Cirrus
Registo
9 Out 2010
Mensagens
91
Local
Braga
Boas

Em entrevista a Meteorologista Paula Leitão indicou que não era plausível a vinda de um sistema usado pelos Norte Americanos de aviso de tornados para a Europa, justificando com a menor ocorrência e intensidade destes fenómenos. O sistema passa pela detecção e observação no terreno de supercélulas com possibilidade de originar tornados, logo os centros meteorológicos são avisados. Estas pessoas muitas vezes moradores espalhados pelas próprias cidades e vilas têm todos eles formação para tal.

Aqui e seguindo um pouco a tua ideia era possível adaptar esse sistema usando os forums um pouco espalhados pela Europa, mas ai entra o estudo de como viabilizar toda esta ideia, mas agora por poucas palavras era formar as pessoas que gostam deste tipo de eventos, observar o que se vai colocando nos forums, ver se a informação é verdadeira ou não e depois haver um canal aberto para o instituto, acho que este era um exemplo.

Mas acho que um estudo bem feito e bem pensado poderia chegar a uma solução simples barata e com algum beneficio para a sociedade.

Acho também que faz falta pensar em como alterar o nosso sistema de alertas, parece que um bicho de sete cabeças emitir um alerta, com medo que a população entre em pânico.

Uma webtv do nosso Instituto de Meteorologia também acho que era uma maneira simples de que se as pessoas quisessem estar informadas do estado do tempo a qualquer hora podiam.
Abraços

Boas ajrebelo,

Concordo em absoluto contigo. O IM deu, há uns anos a esta parte, um salto tecnológico na aproximação ao utilizador comum, com a criação do website e disponibilização de dados para consulta pública. Julgo que estaremos no bom caminho para uma conjugação de esforços entre as autoridades oficiais e a comunidade interessada neste tipo de fenómenos severos.
Agora, depois deste evento e dos antecedentes, há que estudar a recorrência de fenómenos meteorológicos nesta região do País em especial, pois num curto espaço de anos assistimos a 2 tornados. Coincidência?
Depois temos o dispositivo de protecção civil: quem faz o quê? como proceder em situações deste tipo? quais os meios a envolver? actuação preventiva ou somente de socorro?
Há massa critica e disponibilidade por parte da comunidade anónima (MeteoPt é um exemplo) para uma conjugação de esforços no sentido de minimizar este tipo de situações.
Quanto ao lançamento de alertas, o povo Português é ingrato: no caso particular das cheias na régua, lembro-me que no ano passado os comerciantes ficaram muito zangados com o Protecção Civil, pois emitiu um alerta de cheia para a zona ribeirinha, levando os comerciantes a retirar os bens da possível zona afectada, e como nada aconteceu ficaram chateados por todo o trabalho de remoção que tiveram...seria melhor a perda total?

Abraço.
 

Johnny Storm

Cirrus
Registo
22 Nov 2007
Mensagens
28
Local
Lisboa
Só para informar que o Prof Pedro Miranda da Universidade de Lisboa vai estar no Jornal da Tarde, na Sic. Não sendo um especialista na área dos tornados (nem se pode dizer que haja algum em Portugal, creio eu), será sempre mais uma opinião a ouvir.
 

Paulo M.

Cirrus
Registo
18 Abr 2008
Mensagens
4
Local
Tomar
Só agora tive luz em casa e por isso só agora é que consegui vir até aqui.

Estou mesmo ao lado do epicentro do sitio onde o tornado passou, a alguns metros do "famoso" jardim escola. Vi tudo da janela de casa, apesar do que vi, e como estava muito perto, foi apenas uma massa de poeiras e detritos em suspensão que passou a grande velocidade e que ia derrubando as árvores pelo caminho e colocando as telhas a "voar".
Apesar de estar um forte vento antes e depois do tornado, os ventos e pressões que provocaram os estragos não estiveram mais de 5/10 segundos na minha zona.

A minha casa está sem uma boa parte do telhado mas como tenho uma laje entre o telhado e o ultimo piso, consegue-se estar bem dentro de casa. Alguns vizinhos meus estão sem casa, porque as construções já eram antigas e com tecto de madeira e soalhos de madeira as coisas tornam-se complicadas.

Na televisão não dá para perceber bem, mas a casa que está em frente ao jardim escola tem peças de betão armado penduradas pelos varões de aço e está em perigo de ruína. A protecção civil já disse que a casa tem de ser demolida. Nesta casa dá para perceber bem a intensidade do tornado porque esta era de uma estrutura corrente de betão armado.

A minha estação é muito fraquinha tanto em termos da informação disponibilizada como da fiabilidade da mesma. Apesar disso durante a passagem do tornado a pressão atmosférica actualizada ao minuto (ou até mais) baixou dos 996 para os 990 e depois subiu para os 997.

Mais tarde coloco algumas fotos.
 

Vince

Furacão
Registo
23 Jan 2007
Mensagens
10,624
Local
Braga
Tinha há dias feito uma estimativa do trajecto, agora com os diversos relatos que fui lendo na comunicação social, refaço um mapa que já estará mais próximo da realidade.

40001302.gif


radarv.gif


Ainda é um trajecto bastante longo, 45km, é bastante provável que o tornado nem sempre tenha andado pelo chão em todo o trajecto. Por exemplo o membro do fórum ac_cernax a partir de Cernache de Bom Jardim e olhando para a zona entre o Centro náutico e Rolã não viu o Tornado no chão mas apenas a rotação da base das nuvens e a funnel a tentar descer, mas depois na Rolã já há registos de danos tal como antes houve no centro náutico.
 

Vince

Furacão
Registo
23 Jan 2007
Mensagens
10,624
Local
Braga
A minha estação é muito fraquinha tanto em termos da informação disponibilizada como da fiabilidade da mesma. Apesar disso durante a passagem do tornado a pressão atmosférica actualizada ao minuto (ou até mais) baixou dos 996 para os 990 e depois subiu para os 997.

Mais tarde coloco algumas fotos.

Bem vindo, cá esperamos pelas fotos.
E solidariedade e força para a recuperação das vossas casas.
 

Paulo M.

Cirrus
Registo
18 Abr 2008
Mensagens
4
Local
Tomar
estragos.jpg


Coloco aqui uma imagem com a zona com estragos aqui perto de mim. A largura da zona é de cerca de 300m. Existem estragos fora desta zona mas são pontos localizados ou árvores de grande porte e de elevada altura.

Já agora gostava de saber se a "força" do tornado tem alguma influencia com o relevo do terreno?

Obrigado
 

jpgerardo

Cirrus
Registo
7 Dez 2010
Mensagens
3
Local
Tomar
Esta foto é de um amigo meu e penso que será uma das mais próximas tiradas ao tornado, foi tirada do Convento de Cristo, momentos antes do tornado atingir o jardim escola João de Deus.
O tornado estava no vale entre o castelo e o jardim escola.
Dá para ter um pouco a noção do cone.

72639_1369236650892_1830999338_709784_8061314_n.jpg
 

APenim

Cirrus
Registo
7 Dez 2010
Mensagens
1
Local
FZZ
Só assistindo ao vivo é que se sabe mesmo, e é horrível! Infelizmente assisti a tudo e ele passou mesmo ao lado da escola onde eu estava a ter aulas :| é ... inexplicável :sad: