Estação Meteorológica: Escolha, compra, lojas, dúvidas

zejorge

Cumulus
Registo
15 Jan 2010
Mensagens
361
Local
Constância (Montalvo) 74 m
Boa tarde

Pretendia elevar alguns metros o meu anemómetro da minha WMR 200, para colher dados mais fiáveis.Deparo-me no entanto com um problema, que tem a ver com o comprimento do cabo que liga o painel fotovoltaico ao sensor, que é bastante curto.
Será que alguém me poderá dizer se existirá à venda no mercado extensões M/F daquele tipo de cabo, que me permita fazer a instalação que pretendo ?
Claro que em último recurso, poderei adquirir outro painel, ou colocar o anemómetro e o cata-vento sem o apoio do painel.

Cumpts


Zejorge
 


cmg

Cirrus
Registo
19 Jan 2010
Mensagens
92
Local
Lisboa
Boa tarde

Pretendia elevar alguns metros o meu anemómetro da minha WMR 200, para colher dados mais fiáveis.Deparo-me no entanto com um problema, que tem a ver com o comprimento do cabo que liga o painel fotovoltaico ao sensor, que é bastante curto.
Será que alguém me poderá dizer se existirá à venda no mercado extensões M/F daquele tipo de cabo, que me permita fazer a instalação que pretendo ?
Claro que em último recurso, poderei adquirir outro painel, ou colocar o anemómetro e o cata-vento sem o apoio do painel.

Cumpts


Zejorge

Caro Zejorge

Não sei se há extensões como pretende - eu também quereria uma - mas há outra maneira, fazer uma. Veja aqui:

http://homepage.eircom.net/~ei4jr/Weather_Station/Solar_Panel/Solar_Panel.htm

Espero que ajude
Cumps
cmg
 

cmg

Cirrus
Registo
19 Jan 2010
Mensagens
92
Local
Lisboa
Boa noite CMG

Agradeço a sugestão, que para mim só tem um inconveniente, que é perder a garantia, de qualquer forma se não encontrar outra hipótese, recorrerei à sua sugestão.
Mais uma vez os meus agradecimentos

Zejorge

Boas Zejorge

Já agora, se encontrar uma extensão própria para esse cabo, agradeço que me informe ;)
Cumps
cmg
 

lsalvador

Nimbostratus
Registo
18 Nov 2006
Mensagens
1,290
Local
Alhos-Vedros / Tomar
Depois de ter encontrado esta foto

STC800-v1.jpg


Pode ser até simples fazer uma extensão, é ir a uma casa de electrónica e comprar uma extensão para as respectivas fichas com macho e femea, caso não se encontro basta saber qual é a medida exacta das fichas e procurar na net ou mesmo no ebay extensões ou comprar um macho e fêmea das respectivas fichas e em casa soldar uns fios e fazer de extensão.

Alguém sabe o nome técnico daquelas fichas de ligação?
 

Pedro Menezes

Cirrus
Registo
18 Nov 2010
Mensagens
1
Local
Lisboa
Bom dia,

Estou a seguir este forum faz algum tempo e tenho algumas dúvidas relevantes a este tópico, como tal algumas introduções são devidas:

  • Desde já me considero um amador entusiasta nesta àrea, como tal uma verdadeira estação meteorológica (com pluviómetros, anemómetros, cata-vento, upload para PC e tracking de todos registos) não é algo que procure pois é um investimento um pouco elevado para os meus fins e nem o meu apartamento me permite eficazmente instalar os mesmos.
  • No entanto as minhas dúvidas são mais relevantes a estações meteorológicas mais cabais ou clássicas, como tal avanço as minhas desculpas para os utilizadores mais profissionais ou que tem estações a sério :)

A minha pergunta:
A tecnologia de comunicação IT+ entre os sensores e base (868Mhz) é compatível com a tradicional (433Mhz)?

O meu intuito é que não são compatíveis de todo, mas queria confirmar convosco, uma vez que preciso de comprar uma estação meteorológica mas já possuo um sensor externo de temperatura (e com sonda por cabo caso queria) de tecnologia 433Mhz que gostaria de usar com a estação.

Eu explico....

---------------------------------------------------------------------------------

Desde o meu tempo em que habitei na Bélgica, onde a meteorologia é bastante instável. investi numa estação meteorológica clássica mas com bastantes funcionalidades, uma IT Works KW-9007W, que me custou próximo dos 60€ na altura.

Infelizmente com o meu retorno a Portugal, fiz o erro de deixar as pilhas dentro da estação (interrompendo o contacto com um plástico) que infelizmente rebentaram (era alkalinas, mas dos chineses -> erro).

Aparentemente isto não teve grande impacto na estação pois funcionava após limpar os contactos das pilhas que tinham ficado corroídos, mas passado algum tempo começou a "desligar".

Após alguma investigação (i.e.: abrir a estação) descobri que os fios de alimentação tinham o próprio condutor corroído, como tal usei um ferro de soldar (tenho experiência na área) e substitui os fios com sucesso.

Um aparte, reparei igualmente o quão fraca era a qualidade dos materiais interiores e dos integrados que nem sequer eram integrados a sério (SoC com pernos e os mesmos soldados à PCB, mas sim chips em bruto soldados na PCB e depois com um pingo de silicone para isolação)... por 60€ é verdadeiro roubo esta qualidade.

Isso resolveu o problema mas passado quase 6 meses ela voltou-se a desligar, desta vez definitivamente. Quando a ligo ela faz reset mais depois desliga-se logo... já tentei ver se encontrava algo errado mas depois de desmontar/de-soldar e voltar a ligar tudo (que fosse possível, nomeadamente diodos, cabos e condensadores) e verificar se algum componente estava queimado (usando multímetro e outras ferramentas)....não cheguei a lado nenhum, apenas consigo que ela ligue durante 1 segundo em que liga todos os segmentos do LCD mais depois desliga-se logo. Como tal, está na hora de comprar uma nova.


Após muita investigação de lojas e marcas, infelizmente a IT Works quase não existe por aí, pois deve ser uma chinesice qualquer... a única que encontrei é no eBay mas a escura (9007B a minha é em branco) e outra na Conrad International.... existem muitas parecidas da Hama, LaCross e TFA, o que me leva querer que é electrónica e display algo generalista com "branding" de marcas.

Vi as LaCross, Bresser, Oregon etc... mas quase nenhuma junta os itens que preciso (sem entrar em coisas a sério e mais caras):

  • Temperatura Interior com máximo e mínimo
  • Temperatura Exterior com máximo e mínimo
  • Humidade Interior com máximo e mínimo
  • Pressão atmosférica durante as últimas 12 horas, com gráfico historial e tendência.
  • Previsão do tempo para as próximas 12 horas.
  • Já agora, embora a KW-9007W não tivesse, Humidade Exterior com máximo e mínimo.
  • Poder utilizar o sensor externo existente da KW-9007W
O resto que a KW-9007W fazia (fases lunares, nascer/pôr do sol, relógio DCF, "weather girl") é me indiferente...

Da Oregon a mais próxima é a BAR208HG que não tem leituras de Pressão atmosférica nem gráfico historial, e a BAR388HG que não tem apenas o gráfico historial da pressão atmosférica.... existe outras que têm isto mas já são estações mais à sério (varios tipos de sensores, que como disse não posso usar) e basante mais caras.

Da LaCross, existem vários modelos que servem (WS9040IT, WS9032, WS9232, WS9039IT, WS7394), mas francamente as estações em sí são horríveis e de aspecto bastante manhoso (novamente chinesices, ou neste caso Francesisses)

Da Bresser, parecem ter um aspecto bastante melhor e sólido, mas a BF-7 não tem higrómetro exterior e a TEMPTREND não leituras de pressão atmosféricas ou gráfico...

Recentemente deparei-me com a TFA que parece ter uns modelos que cumprem todos estes itens, mas as que gosto mais (Smart, Diva+ e a LaLuna, ) são todos que sistema de transmissão IT+ (868Mhz) entre as sondas e a base.
Ora, como o sensor exterior da IT Works KW9007W que tenho funciona perfeitamente e até tem um "mini-jack" e uma sonda externa (permitindo ter o sensor dentro de casa mas realizar medições externas) gostaria de a usar na nova estação; mas o sensor é usa tecnologia de 433Mhz.

Sendo assim apenas restam as Gaia e a Faktum ... que embora goste menos sempre são os tradicionais 433Mhz.

A Oregon é bem representada na Worten e na FitnessBoutique, a LaCross e a Bresser na Galactica; a TFA para já apenas encontro na Amazon.

(NOTA: Estou ciente que o sensor da IT Works apenas regista a temperatura e não a humidade, mas a idea é usar a nova estação metereologica com o seu sensor externo E o sensor da IT Works).
 

Kraliv

Nimbostratus
Registo
22 Jan 2007
Mensagens
1,330
Local
Lvsitania

MarioCabral

Cumulonimbus
Registo
14 Jan 2010
Mensagens
2,367
Local
Senhora da Hora - 100m /Povoa de Cervães - 420m
Boa Noite,

Estou a pensar comprar um relógio "meteorológico" mas estou a ter alguns problemas...na Brightstar estão esgotados e na Galática não sei como proceder ao pagamento após da encomenda e ninguém me responde ao mail...
Têm conhecimento de algum site português onde o possa fazer?

Cumprimentos
 

SpiderVV

Moderação
Registo
26 Ago 2010
Mensagens
8,664
Local
Portalegre (400m)
Também estou interessado nessa, já que não é preciso cabos para tudo (alcance de 100m) e é barata. Será boa compra e dá para ligar ao PC e transmitir dados para o WU? Se sim, é só falar com os meus pais e esperar pelo pai natal. :D
 

DRC

Nimbostratus
Registo
15 Set 2008
Mensagens
1,743
Local
Póvoa de Santa Iria
Também estou interessado nessa, já que não é preciso cabos para tudo (alcance de 100m) e é barata. Será boa compra e dá para ligar ao PC e transmitir dados para o WU? Se sim, é só falar com os meus pais e esperar pelo pai natal. :D

Essa estação não dá para ligar ao computador e além disso as La Crosse no que toca a transmissão de dados via wireless não são grande coisa.

Se pretender ainda assim uma estação La Crosse o melhor será uma WS-2350 ou uma WS-2357 que trazem cabo de conexão entre o sensor termo-higro e a consola e permitem a ligação da estação ao computador.
 

cmg

Cirrus
Registo
19 Jan 2010
Mensagens
92
Local
Lisboa
Depois de ter encontrado esta foto

STC800-v1.jpg


Pode ser até simples fazer uma extensão, é ir a uma casa de electrónica e comprar uma extensão para as respectivas fichas com macho e femea, caso não se encontro basta saber qual é a medida exacta das fichas e procurar na net ou mesmo no ebay extensões ou comprar um macho e fêmea das respectivas fichas e em casa soldar uns fios e fazer de extensão.

Alguém sabe o nome técnico daquelas fichas de ligação?

Boas

Depois de andar por Lisboa com o painelno bolso, não consegui encontrar as ditas fichas. Nem macho nem femea e em todo o lado me disseram ser difícil. :angry:
Lá vou ter que abrir o painel, soldar a extensão e usar no meio outras fichas com manga térmica :(

Se alguém sabe onde encontrar as fichas, apite;)

Cumps
cmg
 

adiabático

Cumulus
Registo
19 Nov 2007
Mensagens
319
Local
Lumiar
É LaCrosse, ok não é tão boa como as Oregon, mas não sei até que ponto seria mais vantajoso, até está em promoção:

Estação Meteorológica

Boas noites!

O que pensam desta? Oregon WMR88 PRO

Segundo o site do revendedor, pode ser ligada a um PC por USB.

Estou hoje pela primeira vez a percorrer este tópico, espero não estar a colocar uma questão já respondida. Também estou interessado numa estação "para começar" e que dê para ligar ao PC.