Seg. Previsão do Tempo e Modelos - Dezembro 2010

Gil_Algarvio

Nimbostratus
Registo
23 Mar 2009
Mensagens
1,811
Local
Manta Rota - Algarve
e o instituito de meteorologia preve queda de neve na manha de quinta para 400/600 de altitude no norte e centro! resta saber quem diz a verdade!:confused:

Previsão do IM temos mesmo de esperar para ver!! :p
 


Mário Barros

Furacão
Registo
18 Nov 2006
Mensagens
12,603
Local
Maçores (Torre de Moncorvo) / Algueirão (Sintra)
e o instituito de meteorologia preve queda de neve na manha de quinta para 400/600 de altitude no norte e centro! resta saber quem diz a verdade!:confused:

Previsão para 5ª Feira, 23 de Dezembro de 2010

Céu muito nublado, diminuindo gradualmente de nebulosidade
a partir da tarde.
Aguaceiros, em especial nas regiões Norte e Centro, que serão
de neve acima dos 600/800 metros, diminuindo de intensidade e
frequência a partir da tarde.
Vento fraco a moderado (10 a 35 km/h) predominando de noroeste,
soprando moderado a forte (35 a 55 km/h) no litoral e com rajadas
da ordem dos 90 km/h.
Nas terras altas, vento forte a muito forte (50 a 65 km/h) de
noroeste e com rajadas da ordem 90 km/h, diminuindo de intensidade
no final do dia.
Formação de gelo ou geada.
Descida de temperatura, em especial da mínima nas regiões do
interior Norte e Centro.

Actualizado a 22 de Dezembro de 2010 às 12:14 UTC
 

VILA REAL

Nimbostratus
Registo
16 Dez 2009
Mensagens
545
Local
Vila Real (Alt. 470m)
Com a temperatura a rondar os 8º - 10º nesta região não consigo entender como os modelos continuam a prever queda de neve para a zona de Vila Real. Hoje até está um dia bem agradável. Será que tudo vai mudar em 12h?
 

AnDré

Moderação
Registo
22 Nov 2007
Mensagens
12,188
Local
Odivelas (140m) / Várzea da Serra (930m)
Com a temperatura a rondar os 8º - 10º nesta região não consigo entender como os modelos continuam a prever queda de neve para a zona de Vila Real. Hoje até está um dia bem agradável. Será que tudo vai mudar em 12h?

Repara na evolução da temperatura prevista aos 850hPa.

semttulo2d.png


Agora aí ainda andará acima dos +4ºC.
Amanhã ao meio dia rondará os -4ºC.
 

Z13

Cumulonimbus
Registo
20 Set 2006
Mensagens
3,042
Local
Bragança - 690m
Por aqui vejo (nesta última run do GFS) que irá nevar alguma coisa na próxima madrugada mas dificilmente acumulará... Está tudo molhado e não existe frio à superfície...:(
 

DRC

Nimbostratus
Registo
15 Set 2008
Mensagens
1,743
Local
Póvoa de Santa Iria
Por aqui vejo (nesta última run do GFS) que irá nevar alguma coisa na próxima madrugada mas dificilmente acumulará... Está tudo molhado e não existe frio à superfície...:(

A noite de Consoada é que se as previsões se mantiverem poderá haver alguma neve com acumulação na madrugada de dia 25 julgo eu.
 

ppereira

Cumulus
Registo
18 Dez 2007
Mensagens
331
Local
Lisboa/Guarda
Por aqui vejo (nesta última run do GFS) que irá nevar alguma coisa na próxima madrugada mas dificilmente acumulará... Está tudo molhado e não existe frio à superfície...:(

sim, isto não está nada fácil...mas não era nada que não estivesse previstos pelos modelos. nas penhas douradas a temperatura tem-se mantido abaixo dos 4ºC desde a madrugada e já ia nos 2,4ºC às 16h00. é um bom indício de frio em altitude.

a acumulação, a acontecer estará sempre dependente se antes de começar a nevar não tiver ocorrido precipitação durante pelo menos umas 2 horas antes (que duvido), senão....neva e derrete quase tudo :(
 

white_wolf

Cumulus
Registo
5 Jan 2010
Mensagens
133
Local
Vila Nova de Gaia / Fornelos Cinfães (600mt)
Boa Tarde...

Antes demais desejar a todos um Santo e Feliz Natal, que o novo Ano de 2011seja repleto de saúde, paz e amor, são os meus votos.
Quanto a previsões, aponto para uns dias frecos que aí se avizinham, :cold: nada de alarmante, o que me tem deixado um estupefacto :surprise: são as actualizações constantes do IM. De manha apontava uma coisa, ao meio dia outra, e agora temperaturas baixas e escassa precipitação. Penso que não seremos brindados com o elemento branco a cotas baixas, penso que acima de 500mts, poderá ver-se algo, digam algo se estou errado.!! :huh: Mas para dias 24 e 25 subindo a cota ao longo do dia.
Em suma, em todos os meios da comunicação social, aponta um Natal Invernoso, não creio, creio sim, com algum frio, alguns poderão ser brindados com a neve pela madrugada outros não... mas para a ver, o pessoal vai ter que ficar ate de manha nesses dias, como se fosse a espera do Pai Natal :p pois não creio que caá ao longo do dia...

Saudações Natalicias...
 

Brigantia

Cumulonimbus
Registo
20 Jan 2007
Mensagens
2,204
Local
Norte de Portugal
Boas,

Bragança deve ficar no limite da neve na noite de Natal. O frio à superfície vai existir e as nuvens também devem aparecer, mas serão sobretudo médias e altas.

Aqui fica a previsão da precipitação para o dia 24 segundo o ECMWF


Uploaded with ImageShack.us

HIRLAM

© AEMET

Uploaded with ImageShack.us




Apesar de tudo acho que durante a noite de Natal vai ser possível ver alguns, poucos ou muito poucos, flocos, sem acumulação.


Era bom que estivesse enganado...:)
UW60-594_hgq6.GIF
 

cova beira

Nimbostratus
Registo
29 Dez 2008
Mensagens
669
Local
Tortozendo
Boas,

Bragança deve ficar no limite da neve na noite de Natal. O frio à superfície vai existir e as nuvens também devem aparecer, mas serão sobretudo médias e altas.

Aqui fica a previsão da precipitação para o dia 24 segundo o ECMWF


HIRLAM






Apesar de tudo acho que durante a noite de Natal vai ser possível ver alguns, poucos, flocos, mas sem acumulação.


Era bom que estivesse enganado...:)


até lá a precipitação ainda vai dar muitas voltas vamos esperar que não mude para pior

para hoje a precipitação prevista é que reduziu muito não será de esperar muito a não ser uns flocos lá para as 6 da manhã
 

N_Fig

Cumulonimbus
Registo
29 Jun 2009
Mensagens
3,909
Local
Figueira da Foz
Eu logo vi que estas previsões fantásticas eram sol (ou melhor, neve:D) de pouca dura. Sempre poderá nevar alguma coisita, mas apenas nos lugares habituais e provavelmente sem acumulação.
 

miguel

Furacão
Registo
4 Fev 2006
Mensagens
14,176
Local
Setúbal
Eu que vou para o Alentejo estou contente com a previsão de uma madrugada dia 25 de chuva que pode ser forte e até com trovoada...frio algum mas nada que já não se tenha visto a uns dias e de resto tempo seco na véspera de natal até a noite, no dia de natal e Domingo!