Auriol Weather Station

Geiras

Cumulonimbus
Registo
16 Jun 2010
Mensagens
4,247
Local
Qta. do Conde / Sintra
O meu pai foi la ao LIDL de C. Branco e disse que haviam para lá algumas 15 :D
 


Joebernard

Cirrus
Registo
28 Out 2007
Mensagens
9
Local
Cascais e Santa Maria, Açores
Boa tarde a todos.
Comprei a dita Auriol no Lidl de Cascais - Torre.
Ainda não a abri, pois é para levar para os Açores.
Mas depois de ler tudo o que se escreveu por aqui, estou quase a devolvê-la...
Queria algoo simples, não muito caro.
Realmente esta é barata de mais... para ter alguma qualidade.
Encontrei a Oregon WRM100 no Media Market por 139 Euros.
Não comprei porque acho que se arranja mais barato.
Enfim, cada dia que passa estou mais confuso.
Aceito palpites, opiniões e bocas.
Cá vos aguardo.
Em, tempo, ´como Davis é muito caro e difícil, Oregon ou LaCrosse???
T'óbrigadinho.
Boas meteorologias.
 

amando96

Nimbostratus
Registo
16 Fev 2010
Mensagens
966
Local
Düsseldorf
Foi-me oferecida uma para este aniversário(amanhã), era a última, mas ao ler aqui fiquei um pouco :unsure:, a que eu tinha "feito" voou com o vento, só encontrei o abrigo do termómetro a 80 metros de casa... coisa dificil, visto que por aqui só há mato :(
A leitura de temperatura estava quase perfeita, no máximo 0.2ºC de erro comparado com a estação de são brás a 5km daqui num dia de verão com quase 38ºC, o que penso ser bastante bom, pelo menos comparado com o que tinha antes... :lmao:

Ver como corre com esta... caso avariar percebo bastante de arranjos a material electrónico e poderei tentar ver se substituo a peça que esteja a dar problema, se depois de analizar com os olhos me parecer complicado demais existe sempre a garantia.

Fiquei com um pouco receio foi o vento, se a outra que era mais robusta voou bem longe com o vento, como será com esta :eek:
 

Geiras

Cumulonimbus
Registo
16 Jun 2010
Mensagens
4,247
Local
Qta. do Conde / Sintra
Também já a comprei :thumbsup:

Ainda não a montei, mas pelo que li por aqui, o único defeito é o termo higrómetro...

Em relação ao pluviómetro dar 240mm num só dia etc etc, poderá depender da maneira como foi instalado ou então foi azar (de vir estragado) :D
 

Kraliv

Nimbostratus
Registo
22 Jan 2007
Mensagens
1,330
Local
Lvsitania
Também já a comprei :thumbsup:

Ainda não a montei, mas pelo que li por aqui, o único defeito é o termo higrómetro...
Em relação ao pluviómetro dar 240mm num só dia etc etc, poderá depender da maneira como foi instalado ou então foi azar (de vir estragado) :D



Boas,


O Termo/Higrómetro sofre do mesmo mal de uma Oregon 80, 100 ou 200 ou de uma qualquer La Crosse ou PCE, Watson, etc..etc

Apenas as Davis estão preparadas com um RS ;)

Se em algumas é fácil de resolver com a construção/compra de um RS... nesta Auriol tem que se ter um pouco mais de imaginação e "mãos".

Há por aí algures (na Net) umas fotos de uma engenhoca (RS) para resolver o problema das Temperaturas.

:p
 

Geiras

Cumulonimbus
Registo
16 Jun 2010
Mensagens
4,247
Local
Qta. do Conde / Sintra
Quando dizes RS estás a falar de quê? radiation shield? :huh:

Eu tenho aqui um feito com pratos de plástico, mas dificilmente o adapto...

Na Auriol é impossivel meter um RS...

Tem-se que comprar um sensor externo compatível... ;)
 

Kraliv

Nimbostratus
Registo
22 Jan 2007
Mensagens
1,330
Local
Lvsitania
Na Auriol é impossivel meter um RS...

Tem-se que comprar um sensor externo compatível... ;)




Não há impossíveis ;)

estacionlidl.jpg




Ou então...deixar apenas o anemómetro/catavento na ponta do varão e colocar os sensores e o emissor num RS à parte

anemast.png

Podem ver aqui como é feito: http://foro.meteored.com/tecnica+e+...tacion+meterorologica+en+lidl-t112241.96.html

:p
 

Gor

Cirrus
Registo
5 Fev 2009
Mensagens
9
Local
Portimão
Caros amigos.

O ano passado não comprei a estação Auriol do Lidl, e levei o ano todo arrependido por não o ter feito, mas ontem não resisti e lá veio ela comigo para casa.

A montagem da mesma é muito fácil já cá tinha preparado um varão para a fixar na varanda e passado uma hora já tinha calibrado o anemómetro e arrancado com a estação.
O passo seguinte foi calibrar a pressão atmosférica, para isso fui directo a pagina da Estação Meteorológica de Lagoa - Sitio das Fontes - Parque Municipal que fica +/- a 1,5km em linha recta da minha casa e com os dados on-line dessa estação Davis pude calibrar a pressão atmosférica da minha Auriol.

A meia noite do dia 22 arranquei com a estação tudo pronto e as 18h fui verificar as diferenças em relação a estação do Sitio das fontes, aqui vos deixo as comparações:

Auriol / Davis
Temp. - 13.5º / 13.8º
Hum. - 94% / 91%
Vento - 10.2kh W / 13.3kh W
Presão - 992hPa / 992.2 hPa
Pluv. - 13.7mm / 14.6mm

Como podem reparar fiquei todo contente com os resultados, vamos lá ver se isto e para continuar, eu sei que esta estação é um "brinquedo" comparado com uma Davis mas tenho esperança que esta versão de 08/2010 traga algo melhorado, espero bem que a diferença não seja só o autocolante :D

Logo ponho aqui umas fotos do local de montagem
Um agradecimento ao responsável pela Estação do Sitio das fontes, uma bela iniciativa :)

http://www.cm-lagoa.pt/meteofontes/

Obrigado

Paulo Gor
 

Kraliv

Nimbostratus
Registo
22 Jan 2007
Mensagens
1,330
Local
Lvsitania
Gor..parabéns e sorte com a Auriol.

Não esqueças que tiveste essa diferença mínima porque não apanhou "sol como deve ser" ;)

Espera por um dia de calor e vais ver!


Vê as dicas no meu post acima :thumbsup:
 

Puma

Cumulus
Registo
2 Jan 2010
Mensagens
135
Local
Oeiras
Pra quem tem curiosidade, e nunca terá coragem de abrir a caixinha, :lmao: podem ver como é o seu interior.


auriolsensorh.jpg




Módulo transmissor

ausensr.jpg



Kraliv...muito bom post :thumbsup:

Excelente a iniciativa de colocares fotos da " casa das máquinas "
 

amando96

Nimbostratus
Registo
16 Fev 2010
Mensagens
966
Local
Düsseldorf
Ui, o termómetro é um thermistor... isto é o mais barato que se arranja para medir a temperatura. Tudo preso com cola quente e tal... :eek:

Mesmo se avariar aproveito o que posso e enfio-lhe um PIC, até fica melhor :D
 

BVG

Cirrus
Registo
13 Dez 2010
Mensagens
66
Local
Leiria
Por curiosidade, hoje passei por um LIDL, e estive a admirar a coisa.
No LIDL do Entrocamento estavam lá 5 estações :thumbsup:

Abraço e Bom Natal.