Colocar os dados das estações online: Sheevaplug uma alternativa?

rbsmr

Nimbostratus
Registo
6 Ago 2007
Mensagens
602
Local
Cabeça Gorda, Torres Vedras (140m)
Viva!
Quando andei à procura de um meio para colocar os dados online considerei as diferentes alternativas em termos de equipamento e que, ao mesmo tempo, fosse energeticamente eficiente.
Dei uma vista de olhos na página do meteohub e lá é que conheci a Sheevaplug. Dei um salto até à página da Globalscale e da Newit para ver as pequenas (mas grandes) máquinas que nos oferecem. A Globalscale, localizada no EUA, é a criadora da máquina e detém o quase exclusivo da venda destas. A Newit, sob licença da Globalscale, está direccionada para o mercado europeu efectuando as vendas a partir no Reino Unido. Foi na Newit que comprei a Sheevaplug. Que eu saiba ninguém a vende em Portugal.

A Newit prepara a Sheevaplug em várias versões , vários sistemas operativos (todos de base linux) e interfaces.

A Newit disponibiliza uma Sheeva com o meteohub pré-instalado (versão demo) mas sinceramente não vale a pena adquirir essa versão pois no site do meteohub existem instruções, passo a passo, como «flashar» a Sheevaplug.

Eu acabei por adquirir a versão eSata Multi, um pouco por capricho mas também porque tem maior número de possibilidades de ligação, ou seja, tem uma ligação eSata p/ um disco rígido. Este modelo vem acompanhado por um cartão SD de 4 GB que irá servir de um mini disco rígido da Sheeva. Mas acredito que a versão básica fará o trabalho sem grandes problemas.

Essencialmente o esquema de ligação é o seguinte: a estação WMR-200 liga à Sheeva através de USB e a Sheeva liga ao Router através de ethernet (cabo RJ45).

Quanto à questão da ligação ao router existirá?? a possibilidade de utilizar um outro produto, vendido igualmente pela Newit e Globalscale que é o Guruplug que pretende ser uma evolução da Sheevaplug.

O Guruplug tem os mesmos interfaces que a Sheeva eSata mas acrescenta mais uma USB, mais uma porta Ethernet e ligação wireless (Wifi). Mas fiz uma pesquisa na net e acabaram sempre por referir um problema da Guruplug com o aquecimento excessivo (o arrefecimento de ambos aparelhos é passivo não possuindo qualquer ventilação, apesar de existir pessoal na net que tem improvisado). Mas não esquecer, como é sobejamente referido, estes produtos são development kits, ou seja, produtos não inteiramente maturados... Ainda assim são susceptíveis de utilização segura e abrangidos por garantia.

Quanto ao hardware em si tanto a Sheevaplug como o Guruplug encontram-se na categoria de Plugcomputers dotados de um processador 1.2 GHz Marvell Kirkwood 6281 ARM-compatible CPU e 512 MB de RAM! O sistemas operativos são de base linux (Ubuntu, Debian)
Caracterizam-se pelo seu baixo custo e baixo consumo energético.

Quanto ao funcionamento da Sheevaplug tem sido mais que satisfatório, apesar de ser referido, em alguns fóruns, uma demora do aparelho em caso de reboot. Mas posso dizer desde o dia 6/8/2010 que não houve falhas a ela imputáveis na transmissão de dados para a net.

Deixo aqui um série de ligações para vários sites que deverão ser pesquisados antes de tomar qualquer decisão:

http://en.wikipedia.org/wiki/SheevaPlug

http://en.wikipedia.org/wiki/GuruPlug

http://www.weewx.com/docs/sheeva.htm

http://plugcomputer.org/plugforum

http://www.openplug.org/plugwiki/index.php/Main_Page

http://www.newit.co.uk/forum/

http://www.ionicsplug.com/products.html

http://forum.meteohub.de/


Saudações,
Ricardo Rodrigues
 


Lousano

Cumulonimbus
Registo
12 Out 2008
Mensagens
3,635
Local
Lousã/Casais do Baleal
Viva!
Para além do 'Plug pc' que outras alternativas chegaste a equacionar?
Também ando à procura de uma solução que evite ter de ter um pc desktop ligado 24/7 e que sobretudo seja eficiente energeticamente.
A plug pc só me deixa o pé atrás por ser um produto em desenvolvimento e ser Linux...

Eu utilizo um Magalhães que é utilizado apenas para esse efeito e o consumo é óptimo.
 

usoldier

Cirrus
Registo
1 Out 2010
Mensagens
60
Local
Lourinhã
Sim.

Pelo que pesquisei o consumo desse tipo de notebooks é de 10 watt.
Tem a vantagem que mesmo com uma quebra de electricidade os dados continuam a ser recebidos.

Exactamente estou com um Acer 3810T para ser o meu centro de operações , se faltar a luz dura +- 6H30 e tenho uma Ups só para ele e o router Adsl ainda não testei mas deve dar para estar online mesmo sem luz umas 12 horas.
 

JoãoPT

Nimbostratus
Registo
4 Nov 2008
Mensagens
1,450
Local
Vidigueira
Viva!
Para além do 'Plug pc' que outras alternativas chegaste a equacionar?
Também ando à procura de uma solução que evite ter de ter um pc desktop ligado 24/7 e que sobretudo seja eficiente energeticamente.
A plug pc só me deixa o pé atrás por ser um produto em desenvolvimento e ser Linux...

O que queres dizer com "ser um produto em desenvolvimento" ?

O Linux é um Sistema Operativo muito bom, podes perfeitamente usar a estação num PC com Linux, o Linux chega a ser melhor praticamente em tudo que o Windows, o contra são apenas algumas incompatibilidades que ainda há com certos programas, se encontrares algum problema com o Linux podes referi-lo que ajudo-te.
 

joseoliveira

Cumulonimbus
Registo
18 Abr 2009
Mensagens
2,889
Local
Loures (Moninhos) 128m
O que queres dizer com "ser um produto em desenvolvimento" ?

O Linux é um Sistema Operativo muito bom, podes perfeitamente usar a estação num PC com Linux, o Linux chega a ser melhor praticamente em tudo que o Windows, o contra são apenas algumas incompatibilidades que ainda há com certos programas,

Perdoem-me o off-topic mas do pouco que ainda conheço contudo já o suficiente para subscrever o que o JFPT referiu, devo acrescentar que o falso mito criado em redor desta plataforma como alternativa ao "janelinhas", em larga medida é veiculado por muito boa gente que não a conhece devidamente ou tem medo do desconhecido ou ainda explora as vulnerabilidades do windows para outros fins (...)! :rolleyes:
É de facto um sistema muito bom por ser muito seguro e muito estável; as incompatibilidades podem surgir ao nível de hardware/software mas não raro se conseguem boas ou até melhores alternativas!
Sim, existem muitos programas em constante desenvolvimento (muitos betas), mas a grande diferença entre muitos betas no windows cuja a estabilidade e eficiência deixam muitas vezes a desejar, no Linux não só a comunidade está constantemente atenta a estas situações agindo rapidamente, impedindo que diversos problemas comuns no windows surjam, como também mesmo ainda na fase de desenvolvimento de muitos programas os mesmos se encontram aptos a realmente funcionar. ;)
 

geoair.pt

Cumulus
Registo
10 Jan 2010
Mensagens
264
Local
Lourinhã
O que queres dizer com "ser um produto em desenvolvimento" ?

O Linux é um Sistema Operativo muito bom, podes perfeitamente usar a estação num PC com Linux, o Linux chega a ser melhor praticamente em tudo que o Windows, o contra são apenas algumas incompatibilidades que ainda há com certos programas, se encontrares algum problema com o Linux podes referi-lo que ajudo-te.
Produto em desenvolvimento é o sheeva e não o Linux... Me Ubuntu user (agora não que tenho pc nas couves...)
 
Registo
27 Dez 2010
Mensagens
23
Local
Torres Vedras
Eu em vez de usar o meu desktop pc e o meu portatil para ligar a estação meteorológica utilizo se quiser a minha playstation3 para ligar a estação meteorológica, ou seja istalo o linux ou windows nela, mas preferia antes instalar o linux nela por ser mais leve.
 

cmg

Cirrus
Registo
19 Jan 2010
Mensagens
92
Local
Lisboa
Boas

Eu, por aqui, acabei por comprar um notebook da Toshiba.
Está só dedicado à Oregon (24h, 7 dias semana, etc.) e, ainda, se for necessário (como no caso presente :( ) posso utiliza-lo em substituição do portátil.
Comprei-o na FNAC e, para ser sincero, já não me lembro do preço mas foi relativamente barato pois também aproveitei o dia dos descontos ;).
Cumps
CMG
 

rbsmr

Nimbostratus
Registo
6 Ago 2007
Mensagens
602
Local
Cabeça Gorda, Torres Vedras (140m)