Auriol Weather Station

c.bernardino

Nimbostratus
Registo
31 Dez 2010
Mensagens
654
Local
Loures
olá,
As frequências são diferentes! Até ao momento também não tive problemas e tentando ver o percurso em linha recta das ondas entre os componentes, (poderá haver efeito reflector em alguma superfície mais compacta, é possível, não sei, no meu caso existe apenas o tecto e o telhado), elas surgem paralelamente; desconheço caso houvesse algum cruzamento dessas ondas surgisse algum conflito.
A distância máxima entra a minha estação e o sensor, segundo as características técnicas é de 100m, alerta para a espessura e nº de obstáculos como paredes que poderão limitar a comunicação entre os dois, aliás acho que todas as estações vêem com essa informação!

No caso do Nuninho pode ser diferente, eu estava a referir-me ao caso dele como percebeste.

Já agora , ontem lemvantou uma questão que me parece da maior importância: a possivel comparação entre resultados de sensores vs termómetros de mercúrio. O Joseoliveira deu a entender que essa discussão já é velha aqui mas não enconrei nenhum tópico ... e penso que o asssunto o merece.
Seá que eu, rookie, fui azelha a procurar ou não existe mesmo tópico.

yours

bernardino
 


Geiras

Cumulonimbus
Registo
16 Jun 2010
Mensagens
4,247
Local
Qta. do Conde / Sintra
Já sei como solucionar o problema do pluviometro, estou a pensar em colocar um funil nele, o que acham?

Hum...ainda não percebi bem o que se passa com o teu pluviometro. Tu dizes que as gotas não escorrem na totalidade (ou seja, que ficam algumas retidas na abertura) mas isso penso que sejam em todos :huh:.

O pluviometro da Davis é que acho que é feito de outro material que permita melhor o "caminho" das gotas dentro da abertura, mas sendo assim, o meu também não as deixa passar na totalidade..ficam sempre gotas na abertura...
 

fhff

Nimbostratus
Registo
8 Jan 2010
Mensagens
886
Local
Merceana, Alenquer / Nafarros, Sintra
Exactamente. A minha "lacrosse" é a 433 Mhz. Vou experimentar. Depois reporto aqui.
Obrigado.

Já instalei a Auriol. Não encontrei nenhum problema em ter as duas estações a emitir em simultâneo. Parece que não há interferência. Encontrei algumas diferenças na leitura das temperaturas e humidade, entre as suas estações. Embora o termo-higrómetro da "lacrosse" estivesse mais protegido, o dia estava nublado e obtive diferenças de cerca de -1ºC e -10% HR, na "lacrosse", inclusive nas temperaturas e HR interiores, com ambas as bases instaladas quase lado a lado! Calibrei a pressão da Auriol por IM Lisboa e parece-me que manteve a calibração, alterando durante o dia entre os 1021 e 1022 hPa. Falta testar o pluviómetro.

Cumprimentos
 

CarlosH

Cirrus
Registo
22 Dez 2010
Mensagens
36
Local
Torres Vedras
Puma

Muito bom dia.

Estive fora estes dias e só ontem tive a oportunidade de testas a minha estação Auriol.

Dos resultados que obtive, foram bons, tudo testado e funcionais, com diferenças na temperatura de 0,01º, o que não é relevante de todo.

Deve de estar lembrado, de lhe tinha dito que, iria colocar a estação no 4º andar e assim o fiz, contudo foi tudo testado por duas vezes, e só é funcional na rua, ou seja, na minha varanda funciona perfeitamente, dentro de casa, e a uma distância de mais 4 metros do local funcional perde o contacto da emissão.

Não estou a ver outra solução que não seja ter que a devolver ao Lidl pois ainda estou a tempo.

Já agora e sem querer estar a dar incomodo, das pesquisas que andei a fazer gostava que alguém disponível desse a opinião sobre a estação PCE-FWS 20, que me pareceu um nada melhor que a Auriol.
Fico a aguardar a sua opinião e as demais opiniões de quem as poder dar.

Fico grato pela atenção dispensada. :thumbsup:

Cumprimentos
 

Geiras

Cumulonimbus
Registo
16 Jun 2010
Mensagens
4,247
Local
Qta. do Conde / Sintra
Boas

Acabei de mudar a direcção do anemómetro e segui o conselho já posto por aqui de o voltar para Sul, protegendo um pouco os sensores da radiação solar directa.

Passado pouco mais de 1 semana, e os parafusos estão com muita ferrugem... :unsure:
 

vitamos

Super Célula
Registo
11 Dez 2007
Mensagens
5,480
Local
Estarreja
Boas

Acabei de mudar a direcção do anemómetro e segui o conselho já posto por aqui de o voltar para Sul, protegendo um pouco os sensores da radiação solar directa.

Passado pouco mais de 1 semana, e os parafusos estão com muita ferrugem... :unsure:

Para sul...? Em termos de anemómetro não sei, mas em termos de exposição solar, o sul é o quadrante com mais horas de sol directo...

Independentemente disso o sensor, sem um radiation shield em campo aberto há-de sempre dar erros de medição. Agora esse efeito não será notório, mas irás reparar que, em dias de sol, sobretudo no verão, os valores registados serão maiores que a realidade. De facto os valores de temperatura de um sensor sem RS serão sempre maiores que a realidade mesmo estando a sobra (devido à radiação difusa), se o sol incidir no sensor então esses erros poderão chagar facilmente a 5ºC ou mais...
 

amando96

Nimbostratus
Registo
16 Fev 2010
Mensagens
966
Local
Düsseldorf
Hoje realmente a máxima na auriol foi 5ºC mais elevada que na estação de são brás, e a mínima foi 1.5ºC mais baixa, mas isso talvez seja valor real, onde estou é diferente que perto da vila :rolleyes:

Estou agora enquanto janto a abrir buracos em pratos para o RS, e acho um pouco caro 1€ por prato :shocking: fica um bocado..

Vou ver como são os valores com RS, se ainda forem muito errados, ou devolvo, ou retiro o termometro do sítio do anemometro e monto à parte como no fórum espanhol :)

Mas o que eles usam para medir a temperatura é muito mau, tem tolerâncias demasiado altas, e só serve para estimativas.
 

Geiras

Cumulonimbus
Registo
16 Jun 2010
Mensagens
4,247
Local
Qta. do Conde / Sintra
Para sul...? Em termos de anemómetro não sei, mas em termos de exposição solar, o sul é o quadrante com mais horas de sol directo...

Independentemente disso o sensor, sem um radiation shield em campo aberto há-de sempre dar erros de medição. Agora esse efeito não será notório, mas irás reparar que, em dias de sol, sobretudo no verão, os valores registados serão maiores que a realidade. De facto os valores de temperatura de um sensor sem RS serão sempre maiores que a realidade mesmo estando a sobra (devido à radiação difusa), se o sol incidir no sensor então esses erros poderão chagar facilmente a 5ºC ou mais...

Boas

O sensor tem o termómetro numa zona, em que se virar o "tubo" que segura o cata ventos e roda eólica para sul, o sensor iria ficar virado para norte e não apanharia radiação solar directa. Apenas experimentei porque o membro Puma tinha feito também e decidi então experimentar.

Depois de o ter feito e visto os dados registados, cheguei a conclusão que não vale mesmo de nada, a temperatura manteve-se durante largas dezenas de minutos na mesma elevada, e ao longo do inicio da tarde aumentou ainda mais!

Sei que mesmo à sombra o sensor irá ficar exposto a radiações solares difusas, mas estou a pensar no Verão tirar o anemómetro de cima do telhado e mete-lo num lugar mais abrigado (visto que no verão a velocidade do vento não será algo que me irá interessar).

Depois é só comparar os dados com o termómetro de mercúrio e estações perto e fazer uma estimativa da minha temperatura. Mas até lá quem sabe se não me dá na cabeça de fazer um RS :D

Cumprimentos.
 

Geiras

Cumulonimbus
Registo
16 Jun 2010
Mensagens
4,247
Local
Qta. do Conde / Sintra
ou retiro o termometro do sítio do anemometro e monto à parte como no fórum espanhol :)

Pelo que percebi, irias ficar com os fios etc tudo de fora, mas isso vi nas estações Auriol mas antigas (aquelas que nem sequer tinham Auriol escrito na consola :p), nesta não sei se...

Agora que me lembro, ate pode ser que compre um sensor externo compativel com a Auriol, que penso que haja(ou possa vir a haver) à venda no Lidl.

Boa sorte!
:thumbsup:
 

amando96

Nimbostratus
Registo
16 Fev 2010
Mensagens
966
Local
Düsseldorf
Poderia por os fios por dentro dos tubos de montagem para evitar que fiquem presos nalguma coisa, ou se partam com o vento, ainda não abri para ver se é igual, mas estas coisas baratas raramente "sofrem" qualquer desenvolvimento.
 

Marcos André

Cumulus
Registo
24 Dez 2010
Mensagens
145
Local
Barrô-Águeda (52m); Évora, Portas de Aviz (272m)
estou com uma duvida em relação ao pluviometro. o manual de instruções indicanos que a medição da quantidade de pluviosidade está entre 0-9999mm certo??

Mas na estação o valor de medição está entre 0-100mm, pelo que é visivel.
haverá aqui alguma falha ????

e 100mm não será pouco para uma acumulação diaria ou sou eu que ainda não estou habituado.
 

SpiderVV

Moderação
Registo
26 Ago 2010
Mensagens
8,659
Local
Portalegre (400m)
estou com uma duvida em relação ao pluviometro. o manual de instruções indicanos que a medição da quantidade de pluviosidade está entre 0-9999mm certo??

Mas na estação o valor de medição está entre 0-100mm, pelo que é visivel.
haverá aqui alguma falha ????

e 100mm não será pouco para uma acumulação diaria ou sou eu que ainda não estou habituado.

10 cm (100mm) de chuva seria muito mesmo para acontecer num dia. :rain: era chuva mais que torrencial.
 

nuninho

Cumulus
Registo
30 Dez 2010
Mensagens
112
Local
Pedroso, VN Gaia
Olha esta foto:


A posição do meu anemómetro é correcta? Mas o meu pai talvez instalou mal. Eu não conseguiu entrar instalar devido ao anão com 30 anos :).
Ele opostou mal o cata-vento Norte (original no manual)?

A minha estação recebe bem a temperatura e a humidade externas mas apesentei 0.1ºC/0% e --.-ºC/--% durante 5 a 30 minutos - 1 ou 2 vezes por dia. Por isso, é anormal? Mas a culpa é da árvore sem folhas?


Nota: Desculpe, não sou bom português.
 

Geiras

Cumulonimbus
Registo
16 Jun 2010
Mensagens
4,247
Local
Qta. do Conde / Sintra
estou com uma duvida em relação ao pluviometro. o manual de instruções indicanos que a medição da quantidade de pluviosidade está entre 0-9999mm certo??

Mas na estação o valor de medição está entre 0-100mm, pelo que é visivel.
haverá aqui alguma falha ????

e 100mm não será pouco para uma acumulação diaria ou sou eu que ainda não estou habituado.

A capacidade máxima de acumulação de pluviosidade desta estação é de 999.9mm, e daí o manual ter quatro 9 ;)