Auriol Weather Station

Marcos André

Cumulus
Registo
24 Dez 2010
Mensagens
145
Local
Barrô-Águeda (52m); Évora, Portas de Aviz (272m)
boa noite

no que diz respeito à rajada do vento a estação regista a rajada maxima dos ultimos 10 min. se durante os 10 min seguintes não houver uma rajada superior à registada no final do tempo regista a velocidade do momento, se houver durante os 10 min seguintes uma rajada superior à registada a estação regista o valor dessa rajada (creio que é assim que funciona)

em relação à minha estação so me falta encontrar o recibo para a devolver. já não confio nela:(
além de hoje ter registada uma rajada de 138km/h, não registou rajadas superiores a 38.9km/h quando na verdade as houve. (eu sei isto porque na altura em que sentiu mais vento eu estava junto da estação e fui comparando os valores com o efeito que o vento causava no ambiente. com a rajada maxima de 38.9km/h ja registada e sem nada de significatico acontecer vem outra rajada que consege arrastar pela 1ª vez as cadeira da varanda e a estação registou o valor de +/- 35km/h. eu estava a espara de mais).
o pluviometro continua com problemas. chego a casa ao meio dia e este tinha uma acumulação de 24.2mm nete momento tem os mesmos valores tendo ja ocorrido precipitação.
a temperatura com dias de vento sobe. a estação registou 30.3ºC no termometro que tenho foram 17ºC

até estava bastante entusiasmado com a estação mas agora quero tentar não perder dinheiro
 


Geiras

Cumulonimbus
Registo
16 Jun 2010
Mensagens
4,247
Local
Qta. do Conde / Sintra
boa noite

no que diz respeito à rajada do vento a estação regista a rajada maxima dos ultimos 10 min. se durante os 10 min seguintes não houver uma rajada superior à registada no final do tempo regista a velocidade do momento, se houver durante os 10 min seguintes uma rajada superior à registada a estação regista o valor dessa rajada (creio que é assim que funciona)

em relação à minha estação so me falta encontrar o recibo para a devolver. já não confio nela:(
além de hoje ter registada uma rajada de 138km/h, não registou rajadas superiores a 38.9km/h quando na verdade as houve. (eu sei isto porque na altura em que sentiu mais vento eu estava junto da estação e fui comparando os valores com o efeito que o vento causava no ambiente. com a rajada maxima de 38.9km/h ja registada e sem nada de significatico acontecer vem outra rajada que consege arrastar pela 1ª vez as cadeira da varanda e a estação registou o valor de +/- 35km/h. eu estava a espara de mais).
o pluviometro continua com problemas. chego a casa ao meio dia e este tinha uma acumulação de 24.2mm nete momento tem os mesmos valores tendo ja ocorrido precipitação.
a temperatura com dias de vento sobe. a estação registou 30.3ºC no termometro que tenho foram 17ºC

até estava bastante entusiasmado com a estação mas agora quero tentar não perder dinheiro


Boas caríssimo

Primeiro de tudo deve ser a sua estação que tem mesmo algum problema. Nunca tive problemas com a acumulação no pluviometro, tem me estado a dar valores correctos, em relação à temperatura aumentar com o vento, é normal, o que não é normal é ir para os 30ºC :D

Em relação à rajada eu já vi a estação em 5 minutos apresentar me 3 valores de GUST e em descida.

Neste momento estou a fazer uns testes no anemometro e parece que tenho boas noticias, mais tarde digo alguma coisa ;)
 

amando96

Nimbostratus
Registo
16 Fev 2010
Mensagens
966
Local
Düsseldorf
A minha agora está a dar valores de temperatura que aparentam ser errados.

Aqui diz estar 15.8ºC
São brás(5Km daqui) 14.4ºC
Faro(a 18Km daqui) 17ºC


Mas como a de são brás diz estar 985.3 hPa de pressão, não sei em qual confiar :lmao:

Amanha vou abrir para ver se o termómetro está totalmente exposto, ou se água faz contacto onde não devia haver contacto... se assim for vou por uma mangas termoretrácteis :)

Isto faria sentido, nos dias de vento, alguma água seria empurrada através das ranhuras perto do termómetro, que causariam medidas erradas... vamos a ver.

Depois é só pô-la a ser alimentada por luz solar :D
 

fhff

Nimbostratus
Registo
8 Jan 2010
Mensagens
887
Local
Merceana, Alenquer / Nafarros, Sintra
boa noite

no que diz respeito à rajada do vento a estação regista a rajada maxima dos ultimos 10 min. se durante os 10 min seguintes não houver uma rajada superior à registada no final do tempo regista a velocidade do momento, se houver durante os 10 min seguintes uma rajada superior à registada a estação regista o valor dessa rajada (creio que é assim que funciona)

em relação à minha estação so me falta encontrar o recibo para a devolver. já não confio nela:(
além de hoje ter registada uma rajada de 138km/h, não registou rajadas superiores a 38.9km/h quando na verdade as houve. (eu sei isto porque na altura em que sentiu mais vento eu estava junto da estação e fui comparando os valores com o efeito que o vento causava no ambiente. com a rajada maxima de 38.9km/h ja registada e sem nada de significatico acontecer vem outra rajada que consege arrastar pela 1ª vez as cadeira da varanda e a estação registou o valor de +/- 35km/h. eu estava a espara de mais).
o pluviometro continua com problemas. chego a casa ao meio dia e este tinha uma acumulação de 24.2mm nete momento tem os mesmos valores tendo ja ocorrido precipitação.
a temperatura com dias de vento sobe. a estação registou 30.3ºC no termometro que tenho foram 17ºC

até estava bastante entusiasmado com a estação mas agora quero tentar não perder dinheiro


Deves ter mesmo um problema na estação. O meu pluviómetro está impecável, por comparação com um copo graduado. E o termometro também está normal (tirando a inflação já conhecida). Relativamente ao anemómetro ainda tenho as minhas dúvidas Não tenho termo de comparação, mas parece-me que hoje os registos estavam abaixo do esperado. Ás 18horas estava bastante vento e rajadas e a estação registava gusts de apenas 19-22 km/h. Mas como digo não tenho forma de comparar. Conclusão: Pressão e pluviómetro OK. Termómetro e higrómetro inflacionados (mas não a 30ºC). Anemómetro: não avaliei.
 

Geiras

Cumulonimbus
Registo
16 Jun 2010
Mensagens
4,247
Local
Qta. do Conde / Sintra
Ora bem...depois de uma tarde com vento em geral moderado e com rajadas fortes, a Auriol só me registou uma GUST máxima de 34.6km/h, o que me deixou desanimado, pois acho o valor inferior ao esperado. Porém, estive agora a fazer testes no anomómetro durante mais de 1 hora.

Peguei num secador, aproximei o do anemometro e à mesma distancia e velocidade constante soprou 5 segundos, 15 segundos e 1 minuto (em que o restante tempo a roda eólica não esteve em movimento.

5 segundos = 37km/h GUST
15 segundos = 42.5km/h GUST
60 segundos = 42.5km/h GUST

Todos os testes foram inicializados com a consola a marcar 0.0km/h.

Conclusão, penso que a estação regista como GUST a rajada máxima e não uma média :thumbsup:

Um muito obrigado ao João Soares que me ajudou nos testes!
;)
Boa sorte!
 

Pedro L.

Cirrus
Registo
7 Jan 2011
Mensagens
41
Local
leiria
a minha estação, por 2 vezes já, e não deve ser a última, em que chego a casa e os dados no monitor está tudo em traços, ou seja , deixou de medir.
desliguei o monitor e voltei a ligar mas depois vejo que a direcção dado pelo o anemomentro não é a exacta.
tenho que ir ao aparelho ao anemómetro, tirar as pilhas, calibrar e fica boa outra vez.
tenho reparado se tiver muitos dias de vento seguidos que aconteçe isso.
já mais alguém aconteçeu isso?
defeito?
 

Geiras

Cumulonimbus
Registo
16 Jun 2010
Mensagens
4,247
Local
Qta. do Conde / Sintra
a minha estação, por 2 vezes já, e não deve ser a última, em que chego a casa e os dados no monitor está tudo em traços, ou seja , deixou de medir.
desliguei o monitor e voltei a ligar mas depois vejo que a direcção dado pelo o anemomentro não é a exacta.
tenho que ir ao aparelho ao anemómetro, tirar as pilhas, calibrar e fica boa outra vez.
tenho reparado se tiver muitos dias de vento seguidos que aconteçe isso.
já mais alguém aconteçeu isso?
defeito?

Normalmente quando acontece isso é por dificuldade de recepção dos dados, ou seja porque o sensor está muito longe da consola ou também porque poderá ter algo a tapa-lo.;)
 

Geiras

Cumulonimbus
Registo
16 Jun 2010
Mensagens
4,247
Local
Qta. do Conde / Sintra
Boas, aqui estão algumas fotos da instalação do anemometro e pluviometro :thumbsup:

sdc12572.jpg


sdc12569.jpg


sdc12565v.jpg


sdc12579.jpg


sdc12578d.jpg
 

Geiras

Cumulonimbus
Registo
16 Jun 2010
Mensagens
4,247
Local
Qta. do Conde / Sintra
Boa, excelente trabalho!
O pluviometro está mesmo na horizontal:thumbsup:. a foto parece induzir o contrário a alguém menos atento:D.
Essa placa está inclinada?
Quando montar a minha nova WS (reforma para a Auriol) vou ter de bricolar:p.

O local onde ele está é inclinado :p tive de compensar com as pedras de mármore xD

Obrigado ;)
 

Geiras

Cumulonimbus
Registo
16 Jun 2010
Mensagens
4,247
Local
Qta. do Conde / Sintra
Não ficando ontem convencido com os testes voltei a testar o anemómetro :D

3 minutos a apontar o secador com "vento" constante deu-me uma GUST de 65.5km/h

10 segundos a apontar o secador com "vento" constante e deu-me uma GUST de 64.8km/h :w00t::w00t:
 

PedroAfonso

Nimbostratus
Registo
18 Fev 2008
Mensagens
1,208
Local
Covilhã (700 m) / Almada
Olha lá tu queres perder a estação no próximo evento? É que a menos que o anemómetro e o pluviómetro estejam correctamente fixados às bases, o anemómetro parece que está num suporte de chapéu de sol, e o pluviómetro só com o tijolo não fica grande resultado, para além de estar torto.

Conselho de amigo: Revê as montagens se não queres investir tão cedo em material novo.;)
 

Geiras

Cumulonimbus
Registo
16 Jun 2010
Mensagens
4,247
Local
Qta. do Conde / Sintra
Olha lá tu queres perder a estação no próximo evento? É que a menos que o anemómetro e o pluviómetro estejam correctamente fixados às bases, o anemómetro parece que está num suporte de chapéu de sol, e o pluviómetro só com o tijolo não fica grande resultado, para além de estar torto.

Conselho de amigo: Revê as montagens se não queres investir tão cedo em material novo.;)

Suporte de chapéu de sol? Amigo, aquilo é um bloco de cimento, dali não sai tão cedo. ;)

Em relação ao pluviometro, não nao está torto, parece que esta mas se vires bem ele está ao nivel da parede lá do fundo, essa imagem causa ilusão óptica!

Cumps.
 

nuninho

Cumulus
Registo
30 Dez 2010
Mensagens
112
Local
Pedroso, VN Gaia
A calibração do anemometro está mal, o cata vento deverá estar na direcção N (Norte) ao colocar as pilhas lá, no teu caso, o cata ventos estará a apontar para S (Sul), deverás calibrar o anemometro orientando-te pela bússola que está em cima :thumbsup:
OK. Mas ainda espera devido à chuva. ;)

Em relação aos dados do termo-higró te aparecerem 0%hr ou -- só me acontece quando a consola está à procura dos sensores... talvez a consola esteja a um alcance superior ao permitido (<25m) do anemómetro ;)
Não é devido a fora de alcance mas talvez devido à demaisada chuva. Já respeito que o sensor exterior não deve estar exposto a radiação solar directa.
A minha estação ainda funciona 100% receber a direcção de e a velocidade de vento mas o termo-higrómetro externo ainda pode haver problemas ou quase avariado. Ontem, esta estação sempre dou sem problemas termo-higrómetro. loool Hoje, o termo-higrómetro falha à tarde. :confused: :( Agora ele funciona...