Construção Radiation Shield ou Abrigo (faça você mesmo)

Geiras

Cumulonimbus
Registo
16 Jun 2010
Mensagens
4,247
Local
Qta. do Conde / Sintra
Aqui está o RS adaptado à Auriol.

Vai ficar mais ou menos assim, com um melhoramento ali e acolá.

Cerca de 2 metros entre o RS e as telhas, espaçamento de 1cm ou 1 mm a mais que isso entre os pratos.

sdc12727.jpg


sdc12730.jpg


:thumbsup:
 


Puma

Cumulus
Registo
2 Jan 2010
Mensagens
135
Local
Oeiras
Antes do mais, os meus parabéns pela insistência e pelo trabalho feito.

Agora é só fazer a comparação dos dados, nomeadamente a temperatura, humidade e velocidade do vento, para verificar os prós e os contras do RS.

Sem o RS, já tinha a ideia, que o mastro não estaria muito bem, sem pelos menos umas fixações á chaminé ou umas espias.

Agora com um RS, o atrito ao vento será maior, e se ele for forte e de feição, é certo que haverá voos.

Interpreta apenas como uma conselho, da minha parte, mas o que está aí a faltar é fixar o bloco de cimento á chaminé, o que parece até ser bastante simples.
 

Geiras

Cumulonimbus
Registo
16 Jun 2010
Mensagens
4,247
Local
Qta. do Conde / Sintra
O meu pai há pouco falou-me em espias, penso que ele ainda amanha tratará de o prender à chaminé :D

Obrigado.
 

Geiras

Cumulonimbus
Registo
16 Jun 2010
Mensagens
4,247
Local
Qta. do Conde / Sintra
Ora, parabéns pelo esforço com a Auriol, e isso das espias é uma excelente ideia, que as fotos já começavam a assustar só de as ver :D

:lmao::lmao: Engraçada essa montagem Vince :D
 
Última edição:

BVG

Cirrus
Registo
13 Dez 2010
Mensagens
66
Local
Leiria
E a instalação já foi feita, com a base do RS a ficar cerca de 2,40m acima do telhado principal. :D

Estou extremamente satisfeito com os resultados, os dados de temperatura em relação à Davis têm sido bastante próximos, com diferenças em torno dos 0,5 ºC e, por vezes, com leituras iguais, tal é a exposição do novo RS.











Onde compraste o suporte para colocar a RS caseira no mastro. Ando à procura de uma dentro desse género.

Abraço..
 

Geiras

Cumulonimbus
Registo
16 Jun 2010
Mensagens
4,247
Local
Qta. do Conde / Sintra
Boas...

Se calhar sem razão, mas hoje estou um pouco triste com o meu RS para a Auriol... ao sol dá-me temperaturas um pouco elevadas mas semelhantes com estações próximas daqui...quando digo próximas é algo com uns 20km de distância =/

Reparei que quando meto o RS ao sol, por dentro fica com muita claridade... agora não sei é se ela entra pelo espaço entre os pratos ou mesmo pelos pratos.

O que eu quero saber é se essa claridade é suficiente para aumentar significativamente as temperaturas ou se o RS tem de estar completamente escuro por dentro :huh:

Obrigado.
 

c.bernardino

Nimbostratus
Registo
31 Dez 2010
Mensagens
654
Local
Loures
Boas...

Se calhar sem razão, mas hoje estou um pouco triste com o meu RS para a Auriol... ao sol dá-me temperaturas um pouco elevadas mas semelhantes com estações próximas daqui...
Reparei que quando meto o RS ao sol, por dentro fica com muita claridade... agora não sei é se ela entra pelo espaço entre os pratos ou mesmo pelos pratos.
...
Obrigado.

Penso que o maior problema nem é a "claridade", acabam por ser os infravermelhos que atravessam muitos pratos de plástico.
Já agora, que pratos esaste? os "domplex" ou outros de vasos de flores?

pintaste os pratos? isso é um pormenor importante a todos os níveis. Protege dos UV, evitando o desgaste do plástico e aumenta a opcidade aos ultravioletas.

cps

bernardino
 

Geiras

Cumulonimbus
Registo
16 Jun 2010
Mensagens
4,247
Local
Qta. do Conde / Sintra
Penso que o maior problema nem é a "claridade", acabam por ser os infravermelhos que atravessam muitos pratos de plástico.
Já agora, que pratos esaste? os "domplex" ou outros de vasos de flores?

pintaste os pratos? isso é um pormenor importante a todos os níveis. Protege dos UV, evitando o desgaste do plástico e aumenta a opcidade aos ultravioletas.

cps

bernardino

Boas

Nesta página tenho fotografias de como está o meu RS.

Os pratos comprei-os no Modelos e mesmo há pouco desmontei um prato do RS para apontar para o Sol e não notei mesmo claridade a atravessar o prato, pelo que me parecem bastante opacos... pintei-os todos de branco.

Penso que aquela claridade que vejo a atravessar os pratos seja do espaço entre eles :unsure:

Obrigado.
 

Geiras

Cumulonimbus
Registo
16 Jun 2010
Mensagens
4,247
Local
Qta. do Conde / Sintra
Boas

Acho que o RS de dia faz efeito de estufa... alguem me consegue dizer o que posso fazer para isso não acontecer?

Acham que os pratos estão muito juntos?

sdc12735h.jpg


Obrigado.
 

actioman

Cumulonimbus
Registo
15 Fev 2008
Mensagens
2,052
Local
Elvas (~300m)
Boas

Acho que o RS de dia faz efeito de estufa... alguem me consegue dizer o que posso fazer para isso não acontecer?

Acham que os pratos estão muito juntos?

sdc12735h.jpg


Obrigado.

A mim parecem-me bem, porque afirmas isso?

Uma coisa que poderia ter sido feita, se me o permites, era preencheres esse sulco que os pratos têm no rebordo, pois com água lá dentro certamente vão influenciar a temperatura! ;)
 

Geiras

Cumulonimbus
Registo
16 Jun 2010
Mensagens
4,247
Local
Qta. do Conde / Sintra
A mim parecem-me bem, porque afirmas isso?

Uma coisa que poderia ter sido feita, se me o permites, era preencheres esse sulco que os pratos têm no rebordo, pois com água lá dentro certamente vão influenciar a temperatura! ;)

Furei-os com 4 buracinhos para a água sair, pode é não ser tão prático como preencher com silicone por exemplo.

Eu digo que cria esse efeito de estufa porque acabei de apontar uma ventoinha pro RS durante uns bons minutos e a temperatura nao sobe nem desce... =/

Obrigado
 

SpiderVV

Moderação
Registo
26 Ago 2010
Mensagens
8,664
Local
Portalegre (400m)
Segunda-Feira vou buscar a minha EM, agora alguém me podia dar umas dicas para um RS que não precise de gastar muito dinheiro e que seja fiável. Ia tentar os pratos de melamina mas não sei... :unsure: