Seg. Previsão do Tempo e Modelos - Janeiro 2011

Estado
Fechado para novas mensagens.

Marcos

Cirrus
Registo
26 Nov 2009
Mensagens
60
Local
Celorico da Beira-550 metros altitude
então vamos lá ver, quanto ao sul penso que vai depender muito de quando entrar a precipitação, se for de noite/madrugada acho que há boas hipoteses de haver surpresas, e certamente nas serras mais altas, porque no resto será mais sleet(agua neve), mas amanhã na saida dos modelos já teremos uma certeza melhor para fazer uma previsão mais exacta e confiável, boa noite a todos e bom acompanhamento :cold:
 


MarioCabral

Cumulonimbus
Registo
14 Jan 2010
Mensagens
2,367
Local
Senhora da Hora - 100m /Povoa de Cervães - 420m
Tem estado animado por aqui o fórum...:lol:

A semana fria que todos queríamos e prevíamos a cada run que saida chegou finalmente e assim agora os olhares viram-se para outras coisas...

Nesta última run das 18h, o GFS mantém o AA sensivelmente no mesmo local até sexta-feira, o que há partida garante a continuação do tempo seco até às próximas 150h/200h...
Aliado ao tempo seco teremos o frio, que embora se vá esbater ligeiramente na terça e na quarta, volta a surgir na quinta com uma massa fria que se desloca desde o centro europeu(por esta ninguém esperava inicialmente:lol:)...e assim se deve manter até ao final do mês...com temperatura bem frescas, diria que vão ajudar a manter as temperaturas médias deste Janeiro que tem dado de tudo um pouco...
Em relação à possibilidade de chover no Algarve e no Baixo Alentejo, o GFS mostra-se favorável a que já amanhã comece a festa lá em baixo...com uma pausa e regresso na quarta...veremos...
 

David sf

Moderação
Registo
8 Jan 2009
Mensagens
5,241
Local
Oeiras / VN Poiares
Uma previsão bem feita, pormenorizada como deve ser.

Previsão para 2ª Feira, 24 de Janeiro de 2011

REGIÃO NORTE:
Continuação de tempo frio com céu pouco nublado ou limpo.
Vento fraco a moderado (10 a 25 km/h) de leste, soprando
forte (35 a 45 km/h) com rajadas da ordem dos 80 km/h
nas terras altas.
Formação de geada em especial nas regiões do interior.

REGIÕES CENTRO:
Continuação de tempo frio com céu geralmente muito nublado,
apresentando-se em geral pouco nublado na Beira Interior.
Aguaceiros na Estremadura e no Ribatejo mais prováveis até
ao final da manhã e que poderão ser de neve acima dos 500/600
metros.
Vento moderado (25 a 35 km/h) de leste, soprando
forte (35 a 45 km/h) com rajadas da ordem dos 80 km/h
nas terras altas.
Formação de geada nas regiões do interior.

REGIÃO SUL:
Continuação de tempo frio com céu geralmente muito nublado.
Aguaceiros, mais prováveis até ao final da manhã e que poderão
ser de neve acima dos 400/600 metros no Alentejo.
Vento moderado (25 a 35 km/h) de leste, soprando
forte (35 a 45 km/h) com rajadas da ordem dos 70 km/h
no litoral.
 

Aurélio

Cumulonimbus
Registo
23 Nov 2006
Mensagens
4,335
Local
Faro
Uma previsão bem feita, pormenorizada como deve ser.

Sim desta vez no curto prazo o ECM é que foi atrás do GFS e mesmo de outros modelos, e pelo menos a previsão está de acordo com os modelos ... agora resta esperar que caia do céu essa chuva.
Em relação á previsão descritiva finalmente uma bem feita, e as cotas são muito interessantes, agora é preciso é que chova .....

De salientar que para mim os modelos estão tremendamente confusos sem uma tendencia definida ainda ... mesmo a 72 horas de distância..
Contudo parece que o mais provável é haver aguaceiros no Baixo Alentejo e Algarve no dia de hoje e amanhã, Quarta á tarde, Quinta de manhã ... o resto logo se vê ...

Apesar disso neste momento a precipitação não passará de moderada !!
 

rozzo

Moderação
Registo
11 Dez 2006
Mensagens
2,487
Local
Alcochete/Lisboa
Vá, quem faz de cobaia, e vai para o cimo da Serra de Sintra passar a noite?
:lmao:

Realmente, uma previsão com detalhe raro no IM, esperemos que passe a não ser raro. ;)
É de louvar!
 

AnDré

Moderação
Registo
22 Nov 2007
Mensagens
12,188
Local
Odivelas (140m) / Várzea da Serra (930m)
Vá, quem faz de cobaia, e vai para o cimo da Serra de Sintra passar a noite?
:lmao:

Realmente, uma previsão com detalhe raro no IM, esperemos que passe a não ser raro. ;)
É de louvar!

Ainda estou capaz de me fazer à estrada...

510232011012300027.gif

510232011012300030.gif

ecm024.gif
 

HotSpot

Cumulonimbus
Registo
20 Nov 2006
Mensagens
3,614
Local
Moita, Setubal
A previsão do WXSIM aqui para a Moita, continua a insistir no cenário de Sleet com a primeira precipitação.

46290623.png


Legenda (1ª linha)

4,1 - Temperatura
17 - Vento
60 - H.R.
83 - Sky Cover %
0,4 - Precipitação acumulada

Curioso o facto da precipitação chegar e a temperatura continuar a descer.
 

rozzo

Moderação
Registo
11 Dez 2006
Mensagens
2,487
Local
Alcochete/Lisboa
Sinceramente, acho que precipitação que chegue às serras e montes do Oeste, toda aquela zona umas dezenas de km's a NW de Lisboa, até perto de Montejunto, e Candeeiros, terá boas chances de alguma neve nos momentos iniciais acima de uns 300-500m.
Se bem que essas serras mais a Norte já estão no limite da precipitação.
Quanto às mais a Sul, tipo Sintra e Arrábida, estão no limite do frio.
Será no meio a virtude?
;)
 

AnDré

Moderação
Registo
22 Nov 2007
Mensagens
12,188
Local
Odivelas (140m) / Várzea da Serra (930m)
Acho que a serra de Sintra não chega aos 500m. Arrisquem no Montejunto, é mais alto e não tem grande influência marítima.

A serra chega, mas o carro não. E de noite nem a pé lá podes ir. O ponto mais alto é a Cruz Alta e faz parte do parque do palácio da Pena. Tens de pagar para ir lá.

Com acesso de carro e em Sintra os pontos mais altos são a Peninha (a uns 480m de altitude), mas que está já praticamente dentro de água, e o Miradouro de Santa Eufémia (~460m), na ponta sudeste da serra. Esse sim, parece-me ser um local melhor.

Sinceramente, acho que precipitação que chegue às serras e montes do Oeste, toda aquela zona umas dezenas de km's a NW de Lisboa, até perto de Montejunto, e Candeeiros, terá boas chances de alguma neve nos momentos iniciais acima de uns 300-500m.
Se bem que essas serras mais a Norte já estão no limite da precipitação.
Quanto às mais a Sul, tipo Sintra e Arrábida, estão no limite do frio.
Será no meio a virtude?
;)

Montejunto e Candeeiros, como o rozzo disse já é bem mais a norte. Além da probabilidade de ocorrer precipitação ser menor, acaba por ser um grande desvio.

No meu ponto de vista o melhor spot, e até tento em conta a minha localização, são as serras de Loures. Montachique tem 409m de altitude, e Montemor (a 5km de minha casa) uns 360m. Este último com acesso de carro até lá acima.

Se for caso, lá estarei para dizer se neva ou não.

Vista para NNE de Montemor a ~360m de altitude: (foto panoramio, Camões)

semttulo1vf.jpg
 
Estado
Fechado para novas mensagens.