Seguimento Litoral Norte - Fevereiro 2011



Geiras

Cumulonimbus
Registo
16 Jun 2010
Mensagens
4,247
Local
Qta. do Conde / Sintra
Trovoada?

:semfotos:
 

Lince

Cumulus
Registo
11 Fev 2008
Mensagens
183
Local
Bouça dos Homens (1050m)
Nevou abundantemente durante todo o dia.
A acomulação ultrapassa os 7cm (á neve acima dos 950mts)
O dia de amanhâ promete um grande nevão, vou ver se consigo filmar alguns momentos para postar amanhâ á noite.
Neste momento o céu está parcialmente limpo e a temperatura é de 0,8º.
 

Aristocrata

Super Célula
Registo
28 Dez 2008
Mensagens
6,968
Local
Paços de Ferreira, 292 mts
Bom final de dia e boa noite:D

Mas que panorama tem sido...Aguaceiros pontualmente fortes e granizo a acompanhar alguns deles.
Mas o que aí vem poderá ser ainda melhor - atentem à imagem de satélite!
18h15fev2011.jpg


A noroeste da península uma massa nebulosa promete agradar a "gregos e troianos" da meteorologia. O IM já previa isto esta próxima noite bem como no estofex também prevêem condições de vento, aguaceiros eventualmente intensos e trovoadas.

Perto das 17h caiu aqui um aguaceiro moderado de granizo. Fui consultar o radar da MeteoGalicia e...boas notícias! No radar podemos identificar perfeitamente qual a célula que proporcionou o granizo.
radar1645h.jpg

leyendaradargl.jpg

Tmín: 4,9ºC (12.37h)
Tmáx: 10,5ºC
Precipitação: 23 mm

Tactual: 5,9ºC
Ponto condensação: 3,6ºC
Hr: 86%
Pressão: 1004,2 hPa
 

jpmartins

Cumulonimbus
Registo
16 Out 2007
Mensagens
2,334
Local
Limeira - Oliveira do Bairro (Aveiro)

MarioCabral

Cumulonimbus
Registo
14 Jan 2010
Mensagens
2,367
Local
Senhora da Hora - 100m /Povoa de Cervães - 420m
Embora tenha andado algo arredado destes campos por motivos profissionais, posso dizer-vos que tenho andado a acompanhar de perto tudo que aqui se passa...e esta noite saiu-me a sorte grande...
Como estava a fazer noite tive a oportunidade de assistir a tudo de um 7ºandar com vista para todo o espectáculo...Foi muito intenso mesmo...

Este mês aqui já estamos nos 94,7mm acumulados, estas 24h não tão rentáveis...mesmo assim 13,8mm...

A temperatura apesar da sensação térmica sentida ser de frio desagradável nem tem andado muito baixa, mínimo de 8,8ºC...actuais 10,6ºC com 75% de humidade..
 

Aristocrata

Super Célula
Registo
28 Dez 2008
Mensagens
6,968
Local
Paços de Ferreira, 292 mts
Boa tarde
Hoje foi o meu dia de sorte, o que era para ser uma viagem chata de trabalho a Resende, tornou-se num belo passeio:w00t:
Aqui ficam alguns registos, espero que gostem.
Assim está bem...boas fotos e pontaria na passagem por uma zona com neve.:w00t:
Oh, faz-me falta um dia assim!:D

Deixo esta imagem tirada ao final do dia, orientado para Noroeste (NO):

igp4631large.jpg


Mais imagens aqui no fórum: MeteoPT
 

Snifa

Furacão
Registo
16 Abr 2008
Mensagens
11,934
Local
Porto-Marquês:145 m Mogadouro:749 m
Boas noites,

situação mais calma agora depois dos aguaceiros e trovoadas, tendo sido mais fortes de madrugada..:trovao::rain: Tive conhecimento que aqui na vizinhança um elevador avariou (quadro eléctrico queimou) devido à forte trovoada desta madrugada...:trovao: De facto houve uma descarga aqui muito perto, e particularmente forte, com um enorme estrondo...que mais parecia uma explosão...

Acumulados 18.0 mm desde as 0 horas.:rain:

Actual:

temp: 9.4 ºc ( mínima 7.0 ºc ) ( máxima 11.0ºc )

Vento SSW: 24 Km/h

Pressão: 1002.5 hpa ( a descer )

Humidade: 79%

Boa frente/linha de instabilidade em formação, e já visível no satélite... associada à depressão que nos irá afectar nas próximas horas...:rain: :trovao:
 

Marcos André

Cumulus
Registo
24 Dez 2010
Mensagens
145
Local
Barrô-Águeda (52m); Évora, Portas de Aviz (272m)
boa noite
hoje o dia não foi tão chuvoso como ontem mas foi mais interessante. eu tive o azar de estar preso na sala de aula enquanto passava um cumulonimbos que deixou granizo descargas electricas e chuva, não tinha com que registar o momento e fiquei naturalmente descontente. 1 hora depois ainda era possivél encontrar amomtoados de granizo junto aos muros. e isto tudo passou-se em Águeda
o vento andou desaparecido e a temperatura não subiu além dos 15ºC
para amanha as espectativas são altas


hoje o por do sol era assim
p1010384i.th.jpg


e não consigo meter a imagem maior não sei porque, alguém me pode ajudar.
 

Snifa

Furacão
Registo
16 Abr 2008
Mensagens
11,934
Local
Porto-Marquês:145 m Mogadouro:749 m