Seguimento Litoral Centro - Fevereiro 2011



Pixie

Cumulus
Registo
15 Abr 2010
Mensagens
122
Local
Lisboa
Bobadela acabou de passar por ventos fortíssimos, trovoada e muito, mas muito granizo.
Seguiu em direcção à Moita...:eek:
A trovoada foi linda, e esqueci-me de tirar fotos... :(

Edit: é só peças de roupa pelas ruas... literalmente voaram dos estendais...
 

Lightning

Cumulonimbus
Registo
25 Jul 2008
Mensagens
4,114
Local
Algures
Tudo mais calmo agora. Aliás, praticamente o vento não existe. Céu pouco nublado.

Fica registado para mais tarde recordar. Rajada de vento de 80,3 km/h às 15:33h e intensidade da precipitação record (o valor mais alto desde que a estação regista dados): 167 milímetros por hora.

Alguns estragos a registar, nomeadamente nos telhados de prédios. Não conheço de momento mais informações. O túnel que dá acesso a Vale de Milhaços e Alto do Moinho serviu de abrigo para muitos, que praticamente nem em pé se conseguiam manter (tenho visão para essa zona, da minha janela). :surprise:

EDIT 16:05 - Há ainda a registar, ao mesmo tempo deste evento, uma queda temporária de pressão para os 998 mlibares.
 

miguel

Furacão
Registo
4 Fev 2006
Mensagens
14,176
Local
Setúbal
Aqui essa célula da margem sul acabou por passar de raspão mas deu para o som dos trovoes fazer disparar alarmes :D mas não choveu nada de jeito apenas umas pingas aqui, mas vi os cordoes de chuva e granizo a passar a uns 2km de mim e eu apenas com pingas :(

temperatura actual de 13,7ºC e precipitação 11,8mm

rajada máxima 82,1km/h (05:45)
 

Lightning

Cumulonimbus
Registo
25 Jul 2008
Mensagens
4,114
Local
Algures
Estive agora a analisar os dados do evento severo de há bocado (desculpem se estou a repetir-me em algumas informações):

Rajada de vento às 15:33h - 80,3 km/h
Intensidade da precipitação record: 167 milímetros por hora
Pressão Atmosférica: 998 milibares durante todo o evento
Queda de temperatura dos 14,3ºC às 15:25 para os 11,7ºC às 15:35 (2,6ºC em 10 minutos)

Devo confessar que estou boquiaberto com os dados do vento, pois a zona onde vivo é abrigada e mesmo assim o vento chegou a esta velocidade... Tenho prédios à minha volta que costumam cortar o efeito do vento, por isso estimo que as rajadas tenham sido superiores aos 80 km/h. Na altura tudo se dobrava. :shocking:

O vento voltou agora com mais intensidade. Não vou afirmar que foi a rajada máxima do dia, pois está previsto um aumento da intensidade do vento que deverá de atingir o seu pico à noite.