Seguimento Litoral Centro - Fevereiro 2011

joseoliveira

Cumulonimbus
Registo
18 Abr 2009
Mensagens
2,889
Local
Loures (Moninhos) 128m
Olá ;)

Dia bastante turbulento em que pouco antes das 5h se marcou pela chuva e vento fortes e alguma trovoada que deve ter antecipado o despertar de muitos por aqui, no meu caso estava de saída e não foi fácil a deslocação para início de mais um dia de trabalho!
Durante o dia os aguaceiros bem como o vento frequentemente fortes sucederam-se intercalados com períodos mais calmos com breves abertas.
Destaco o surgimento de uma célula de passagem por Loures que do meu ponto de observação iniciou em forma de "Cumulonimbus arcus", pouco definido mas com um poder considerável cujos efeitos se fizeram sentir por volta das 15h. O cenário que causou foi de alguma forma impressionante que para além da precipitação sob a forma de granizo e vento fortes, enormes relâmpagos e trovões bastante audíveis como há muito não ouvia, isto num espaço de meia hora, entretanto já a caminho de casa, já com alguma distância e maior campo de observação, deu para observar esta célula que já se encontrava talvez na margem sul do Tejo. De formas não muito definidas deu para ver pelo menos a grande distância entre a sua base e o topo em forma de "Cumulonimbus incus".

Por agora, alguns aguaceiros relativamente fracos mas é o vento forte que mais se sente e se ouve.

Temperaturas: a máxima atingiu os 14.3ºC comparada com a mínima que ainda não desceu além dos 7.8ºC.

Actual: 11.4ºC
 


Chasing Thunder

Cumulonimbus
Registo
13 Mai 2008
Mensagens
4,285
Local
Couço
Peço a todos os que tenhem estaçôes metreológicas que registem a precipitação acumulada e a rajáda máxima de vento para que eu possa proceder ao ranking de hoje;)
 

Mário Barros

Furacão
Registo
18 Nov 2006
Mensagens
12,603
Local
Maçores (Torre de Moncorvo) / Algueirão (Sintra)
Peço a todos os que tenhem estaçôes metreológicas que registem a precipitação acumulada e a rajáda máxima de vento para que eu possa proceder ao ranking de hoje;)

106 km/h e 10,6 mm.
 

JoãoPT

Nimbostratus
Registo
4 Nov 2008
Mensagens
1,450
Local
Vidigueira
O vídeo, mostra sem dúvida o que se passou por aqui, apenas com um aparte, a temperatura não desceu além dos 9.1ºC durante a trovoada, o sensor de temperatura do carro com certeza não está bom.

Sigo agora com 11.9ºC, vento moderado e céu muito nublado.
 

telegram

Cumulus
Registo
31 Jan 2009
Mensagens
172
Local
Miranda do Corvo
A Figueira da Foz está sob um intenso temporal. Passei há pouco a ponte para o lado sul e a chuva era horizontal, tal era forte o vento.
Está a chover areia junto às praias tal é a força do vento.
Não pude ir ver o mar mas pelo barulho deve estar assustador.
Tenho uma pressão de 995 hPa e 11,9ºC.
 

Microburst

Nimbostratus
Registo
10 Set 2009
Mensagens
940
Local
Laranjeiro-Feijó (Almada)
Boa noite

Amigo Chasing Thunder, cá vão então os dados de Cacilhas, Almada:

- 24,2mm de precipitação acumulada desde as 0h de hoje;

- quanto ao vento, a rajada máxima foi de 83,6 km/h registada às 15h37. Às 04h46, no meio de uma enorme bátega de granizo, registei 80,1km/h, e precisamente uma hora depois, aquando da forte trovoada que se abatia pela região da Grande Lisboa, 81,9km/h.
 

Gilmet

Moderação
Registo
12 Dez 2007
Mensagens
9,217
Local
Cacém (180 m) / Mira-Sintra (188 m)
Peço a todos os que tenhem estaçôes metreológicas que registem a precipitação acumulada e a rajáda máxima de vento para que eu possa proceder ao ranking de hoje;)

Mantenho os 13,6mm acumulados. Quanto à rajada, devido a problemas técnicos não tenho registado dados de vento.

---

11,8ºC e céu encoberto.
 
Registo
18 Dez 2007
Mensagens
24
Local
Figueira da Foz
A Figueira da Foz está sob um intenso temporal. Passei há pouco a ponte para o lado sul e a chuva era horizontal, tal era forte o vento.
Está a chover areia junto às praias tal é a força do vento.
Não pude ir ver o mar mas pelo barulho deve estar assustador.
Tenho uma pressão de 995 hPa e 11,9ºC.

Confirmo.
Há areia acumulada em muitas zonas da marginal, e antes que escurecesse tive a oportunidade de constatar que a ondulação tinha crescido bastante, embora se mantenha desordenada. É difícil calcular a velocidade das rajadas sem instrumentação adequada, mas acredito que especialmente nos locais mais desabrigados e altos, bem como junto à praia, as mesmas possam avizinhar-se dos 100 km/h.

Na praia-mar lá estarei.