Seguimento Interior Norte e Centro - Fevereiro 2011

ACalado

Cumulonimbus
Registo
16 Fev 2006
Mensagens
3,015
Local
Covilhã 750m
Acho estranho é o céu azul. Lá em cima não deve ter aparecido o sol ontem e hoje.

Sim embora ter aparecido hoje no facebook é uma foto antiga, erro meu ;) a acumulação actual não deve fugir muito a isto pois tenho informação que na torre há zonas com mais de um metro de neve.

Como estão as coisas por Bragança?
 


ACalado

Cumulonimbus
Registo
16 Fev 2006
Mensagens
3,015
Local
Covilhã 750m
em relação ao ceu azul hoje a tarde teve sim e vi as penhas ca de baixo com muita acumulação, mal se viam as pedras e então com o que está a cair agora!!

Sim deve ter uma acumulação aceitável, nós desta vez tivemos azar, mas isto também é a beleza da meteorologia pois nada é certo, a noite começou com queda de neve com 1.1ºc e de repente começou a subir assim do nada...
 

ACalado

Cumulonimbus
Registo
16 Fev 2006
Mensagens
3,015
Local
Covilhã 750m
Pessoal, li aqui por volta das 21:30 / 22h que estava a nevar na zona da covilha mas nas imagens da Cam não vejo neve nem na covilha nem sequer na de Manteigas...:unsure:

Sim nevou bem durante 40 min (existe uma foto mais atrás neste tópico) mas depois a temperatura subiu e passou a chuva;)
 

CidadeNeve

Cumulus
Registo
28 Set 2007
Mensagens
280
Local
Covilhã, Beira Interior (650m)
Não sei a data, tirei do facebook, foi colocada hoje mas vendo bem acho que já é antiga pois falta ali a nova edificação da pousada da juventude não achas :huh:

muito provavelmente será do inverno de 96/97... não parece foto digital e efectivamente as edificações mais modernas à volta faltam... mas tb não parece antiga, tipo anos oitenta...
 

PedroNTSantos

Nimbostratus
Registo
27 Dez 2008
Mensagens
515
Local
Covilhã [562m]/Algoz (Silves)[49m]
Não sei a data, tirei do facebook, foi colocada hoje mas vendo bem acho que já é antiga pois falta ali a nova edificação da pousada da juventude não achas :huh:

A foto é conhecida e é uma das muitas que foram tiradas naquele ano da década de 90 (1995 se não me engano), em que nevou tanto na nossa serra, que a estrada para a Torre (a partir da Lagoa Comprida e dos Piornos) esteve fechada parte de Janeiro e até Março, causando inúmeros prejuízos aos lojistas que tinham lojas no centro comercial da Torre.

Lembro-me de ir às Penhas da Saúde no final da primeira semana de Março e a estrada ainda estava encerrada. Havia ainda uma espessa camada de neve e a água da barragem tinha uma bela película de gelo em toda a superfície.

A acumulação de neve foi tanta, na estrada para a Torre (onde se relataram acumulações superiores a 8 metros!!!), que se chegou a sugerir o uso de explosivos para abrir caminho!

Na altura estava em Aveiro, a estudar, não me recordo se foi um ano com muita neve na Covilhã, mas no Planalto Central deve ter sido o ano com mais neve dos últimos 30!
 

Norther

Cumulonimbus
Registo
25 Nov 2010
Mensagens
2,007
Local
Tortosendo 600m Encosta sul Serra da Estrela
A foto é conhecida e é uma das muitas que foram tiradas naquele ano da década de 90 (1995 se não me engano), em que nevou tanto na nossa serra, que a estrada para a Torre (a partir da Lagoa Comprida e dos Piornos) esteve fechada parte de Janeiro e até Março, causando inúmeros prejuízos aos lojistas que tinham lojas no centro comercial da Torre.

Lembro-me de ir às Penhas da Saúde no final da primeira semana de Março e a estrada ainda estava encerrada. Havia ainda uma espessa camada de neve e a água da barragem tinha uma bela película de gelo em toda a superfície.

A acumulação de neve foi tanta, na estrada para a Torre (onde se relataram acumulações superiores a 8 metros!!!), que se chegou a sugerir o uso de explosivos para abrir caminho!

Na altura estava em Aveiro, a estudar, não me recordo se foi um ano com muita neve na Covilhã, mas no Planalto Central deve ter sido o ano com mais neve dos últimos 30!

Foi no ano de 1996, eu ja referi isso noutro tópico ( A maior acumulação de neve na Serra da Estrela) e pus fotos de Maio desse ano com grande acumulação nos piornos
 

João Pedro

Super Célula
Registo
14 Jun 2009
Mensagens
6,196
Local
Porto, Campo Alegre (50 m) | Samora Correia (10 m)
Há 20 minutos estava assim:
img6917wh.jpg


Agora 0,5ºC, continua a cair.
Muito boa a nossa Canon!:D

Belíssima, como sempre! Devias ir para a rua fotografar mais.:w00t: