Seguimento Europa 2011

Snark

Cumulus
Registo
24 Nov 2005
Mensagens
181
Local
Villalba (Madrid 917mtr 60.000habitantes)
A neve que não existiu em Janeiro apareceu em Março Snark:lmao::cold:

:lol: si jajaja, esto es una locura!
Las montañas tienen nieve como tendrían que tener en Enero jeje.

Grande nevada em Madrid,Snark

jajajaja, sí amigo, nunca ví una nevada así, en 30 minutos ya había casi 10cm....fue increible.

En Madrid ciudad solo copos de nieve, y en algunas zonas solo 2 o 3cm.
La nevada fuerte fue sobre 800 metros.


Hoy ya vuelve el tiempo típico de Marzo

Temperatura mínima: -0,8º
Temperatura máxima: 11,9º
Temperatura actual: 3,3º
Cielo despejado
Nieve en sombras.

Un saludo!
 


irpsit

Cumulonimbus
Registo
9 Jan 2009
Mensagens
2,334
Local
Inverness, Escocia
Sigo já com -4ºC e ainda neve, já neva há 48 horas. Pressão a 985mb. O dia foi marcado por aguaceiros blizzard e máxima de -1ºC Nevou com vento tempestuoso a noite passada e acumulou cerca de 20-25cm, uma camadona.

A temperatura continuará a descer com esta entrada de ar polar.

Aqui ficam as imagens da zona:

17986116956514043701630.jpg


Muita acumulação e muito vento dá nisto:

18469210150101628761193.jpg


A casa onde moro:

1039726.jpg


Eyjafjallajokull visivel da entrada da casa (vulcão visivel no centro: Katla é a montanha larga vísivel à esquerda, que fica ligeiramente mais longe; à esquerda fica uma montanha próxima, que oculta a visão doutro vulcão, o Hekla)

1039728.jpg


Mais uma foto da zona (localizada no sul da Islândia):

18246216956552044651630.jpg


Não podia de deixar de carregar uma foto destas: região perto daqui, onde passa o rift da dorsal médio-atlântica (com vulcões do Langjokull, em background)

1039814.jpg


Auroras boreal: (para aqueles curiosos, aqui vemos uma aurora uma vez a cada 10 dias em média, muito devido ao céu persistentemente nublado)

18005254628353163437300.jpg
 

MSantos

Moderação
Registo
3 Out 2007
Mensagens
10,661
Local
Aveiras de Cima
Belas fotos irpsit:), a Islândia é um País magnifico, estás num local privilegiado:hehe:

Não passas frio dentro de casa? É que assim à primeira vista a casa não parece ser muito quente, mas também só a estou a ver por fora:huh:

Já fiz esta pergunta noutro tópico, mas vou deixa-la aqui também...Vou a Tallinn a Helsínquia e a Riga em Abril, há alguma hipótese de ver aurora boreal, ou esse fenómeno só ocorre mais a Norte?
 

Meteo Caldas

Nimbostratus
Registo
25 Fev 2010
Mensagens
850
Local
Caldas Da Rainha 114m/Geneve 420m
Bom Dia

Uau,grandes fotos Irpsit :cold: :D
Este inverno esta a ser mais frio e com mais neve do que nos ultimos anos ai, nao?

Aqui sigo com tempo anticiclonico,céu limpo desde o dia 1 de março :eek:
Mais um més sem precipitaçao assinalavel se avizinha... :calor:

Dados do dia 07/03/2011-Genéve

Temperatura Maxima 6,2°C
Temperatura Minima -1,1°C

Hoje dia 08/03/2011

Temperatura Minima -0,9°C
Temperatura Actual 9,3°C :hehe:
Humidade Actual 60%
Vento Fraco de Sul
 

irpsit

Cumulonimbus
Registo
9 Jan 2009
Mensagens
2,334
Local
Inverness, Escocia
Tudo depende do nível de actividade solar, como o campo magnético da Terra reage face a essa actividade, e por último, depende das condições meteorológicas.

Hipótese há sempre. Até em Portugal há hipótese de veres auroras boreais.
A aurora desloca-se para sul, consoante a maior actividade solar.

Eu vi uma aurora boreal em Braga em Abril de 2001, bem vísivel junto ao horizonte norte.

Regra geral eu vejo a aurora do sul da Islândia cerca de 1-2 vezes por semana (o céu encoberto e nevadas impedem a observação em muitas noites). Cerca de metade dessas ocasiões a aurora aparece no horizonte norte, noutra metade das noites cobre cerca de metade do céu. Ainda ontem vi uma bela aurora! Mas só por 15 minutos pois depois o céu encobriu de novo.

Creio que em Hensínquia ou Estocolmo, poderás ver a aurora cerca de 1-3 vezes por mês. Talvez mais dependendo da actividade solar, ou menos se o clima não ajudar.

No entanto, nestas latitudes a aurora boreal aparecerá normalmente apenas no horizonte norte.Somente em alturas de elevada actividade solar poderá a aurora cobrir quase todo o céu (o que está cada vez a acontecer mais, dado o máximo solar estar a aproximar-se, em 2012 ou 2013)

Em Talin, ou norte de Alemanha, eu diria, que poderás ver a aurora boreal algumas vezes ao ano, se estiveres em locais com horizonte escuro a norte, e o tempo ajudar nos dias em que a actividade solar empurra a aurora até essas latitudes.

No Norte de Portugal ou Itália, poderás ver a aurora cerca de 2-3 vezes em cada 10 anos, junto ao horizonte norte, de preferência fora de uma cidade. Como te disse,tive muita sorte em estar no sítio correcto à hora correcta em Abril de 2001 (tinha um horizonte escuro a norte, mesmo estando em Braga). Há uns dias atrás, uma tempestade solar fez com que a aurora boreal fosse brevemente vísivel e fotografada por amigos meus do norte de Itália e também na Letónia.

As hipóteses de veres uma aurora na tua viagem só serão mais boas, se encontrares algumas abertas no céu, e se for após actividade solar mais elevada. Numa noite normal, a aurora não é vísivel do sul da Escandinávia, só no norte. No entanto, como disse, eles costumam vê-la do sul, algumas vezes ao ano (1-3 vezes por mês?).

Eu aconselhava-te era a seguir o www.spaceweather.com, e o boletim metereológico desses países. Se o Kp do spaceweather for de 3 ou 4 acho que já poderás ver a aurora com alguma sorte. Com 2 será quase impossivel. Com 5 provavelmente até de Riga verás a aurora no horizonte. Vai observando sempre o horizonte norte e nota que às vezes tens um céu limpo sem aurora e passado 20 minutos a aurora pode surgir gradualmente do nada e proporcionar-te um show. É preciso paciência. Vai olhando sempre o céu. Uma aurora pouco activa, é interessante, um arco verde. Uma aurora muito activa é um espectáculo que nunca esquecerás na tua vida.


Outro factor é que a aurora deixa de ser visivel nas latitudes nortes entre Maio a meados de Agosto, devido ao dia de 24 horas.

Sigo com -8ºC e neve fraca!!



Belas fotos irpsit:), a Islândia é um País magnifico, estás num local privilegiado:hehe:

Não passas frio dentro de casa? É que assim à primeira vista a casa não parece ser muito quente, mas também só a estou a ver por fora:huh:

Já fiz esta pergunta noutro tópico, mas vou deixa-la aqui também...Vou a Tallinn a Helsínquia e a Riga em Abril, há alguma hipótese de ver aurora boreal, ou esse fenómeno só ocorre mais a Norte?
 

MSantos

Moderação
Registo
3 Out 2007
Mensagens
10,661
Local
Aveiras de Cima
Muito obrigado pelas informações irpsit:thumbsup:

É pouco provável ver a Aurora, vou estar atento, pode ser que a sorte esteja do meu lado:pray:
 

irpsit

Cumulonimbus
Registo
9 Jan 2009
Mensagens
2,334
Local
Inverness, Escocia
Sigo já com -10ºC
Céu quase limpo

Mínima matinal -8ºC, Máxima -6ºC
Nevou até ao meio-dia, depois abriu o sol.

Já se sente o ar bastante gelado...
 

Snark

Cumulus
Registo
24 Nov 2005
Mensagens
181
Local
Villalba (Madrid 917mtr 60.000habitantes)
Moito bonito Irpsit!

Estás en un país precioso.

Sigo com -8ºC e neve fraca!!

ummmm! ésto es bueno jejeje
 

Snark

Cumulus
Registo
24 Nov 2005
Mensagens
181
Local
Villalba (Madrid 917mtr 60.000habitantes)
Bom dia amigos!

Temperatura mínima: 5,1º (+4,1º)
Temperatura máxima: 12,2º (+1,3º)
Día cálido y despejado.

Nieve continua sobre 1500 metros.
Nieve en sombras sobre 1000metros.

Montañas de Madrid:
webcam2.jpg
 

irpsit

Cumulonimbus
Registo
9 Jan 2009
Mensagens
2,334
Local
Inverness, Escocia
Dia Árctico!!!

Mínima de -16ºC, sigo com máxima de -11ºC e céu limpíssimo. É o quarto dia mais frio da minha vida.


O frio até se aguenta bem, mas de manhã sentia-se facilmente nas partes expostas (ou mesmo em certas partes cobertas por roupa). Mas agora o vento começou a soprar um pouco mais moderado. Ai ai...


Excelentes fotos irpsit!!! Obrigado pela partilha, dá para ter uma boa noção da zona envolvente.
 

irpsit

Cumulonimbus
Registo
9 Jan 2009
Mensagens
2,334
Local
Inverness, Escocia
Posso colocar alerta roxo?
Sensação térmica mais baixa da minha vida: -35ºC.

Sigo com uns espantosos 45km/h de vento, que não deixam descer mais os -14ºC com que já sigo!! A temperatura desce lentamente e o céu pouco nublado com alguns estratos.
A norte uma pálida banda auroral verde.

Mínima -16ºC, Máxima -8ºC, Actual -14ºC mas com vento algo forte

- Lá fora 1 minuto é suficiente para gelar as mãos e fazer doer a cabeça.
- Os dentes começam a doer após alguns segundos por causa do vento.
- O vento já provoca ruídos nas janelas

A carta sinóptica é algo espantoso. Nem sequer há AA. É apenas um corrente de norte que sopra directamente do pólo, mas com uma depressão 990mb mesmo aqui na costa.

Quero ver o quanto atingo hoje e amanhã...
O interior da Islândia atinge neste momento -24ºC