Seguimento Sul - Março de 2011



frederico

Furacão
Registo
9 Jan 2009
Mensagens
10,319
Local
Porto
Tavira segue o mês com 74.9 mm.

Choveu assim tanto? Depende da normal que utilizarmos para fazer a comparação.

De acordo com a normal do período 1941-70, a precipitação média para o mês de Março, em Tavira, é de 78.6 mm.
 

Gil_Algarvio

Nimbostratus
Registo
23 Mar 2009
Mensagens
1,811
Local
Manta Rota - Algarve
Alguém sabe como está o rio Gilão? A ribeira do Almargem? E a ribeira de Cacela Velha?

Não sei. Mas pela informação que me chegou as duas ribeiras que vão desaguar a Manta Rota também estavam totalmente fora delas.
 

frederico

Furacão
Registo
9 Jan 2009
Mensagens
10,319
Local
Porto
Pelo radar o grosso da precipitação ficou mesmo entre Tavira e VRSA. Parece-me que as freguesias mais fustigadas foram: Conceição de Tavira, Cacela e Altura.
 

frederico

Furacão
Registo
9 Jan 2009
Mensagens
10,319
Local
Porto
Pelas minhas contas faltam cerca de 100 mm para Tavira atingir o total médio para um ano hidrológico de acordo com a normal 61-90 (576 mm).
 

trovoadas

Cumulonimbus
Registo
3 Out 2009
Mensagens
3,208
Local
loule-caldeirao
Pode ser que ainda atinja o valor médio bem como todas as zonas Algarvias, se bem que às vezes 100mm aqui nos Algarves seja bem dificil de conseguir. À partida quando o tempo "levantar" tou à espera que se mantenha seco durante umas boas semanas mas posso enganar-me e termos um resto de Março e Abril super chuvoso.
 

frederico

Furacão
Registo
9 Jan 2009
Mensagens
10,319
Local
Porto
Pode ser que ainda atinja o valor médio bem como todas as zonas Algarvias, se bem que às vezes 100mm aqui nos Algarves seja bem dificil de conseguir. À partida quando o tempo "levantar" tou à espera que se mantenha seco durante umas boas semanas mas posso enganar-me e termos um resto de Março e Abril super chuvoso.

Estou a contar com mais 20 a 40 mm para Domingo e Segunda. Depois bastará que o trimestre Abril/Maio/Junho fique na média, e o que parece um ano chuvoso para muitos, não passará de um ano normalíssimo e dentro da média.
 

algarvio1980

Furacão
Registo
21 Mai 2007
Mensagens
12,453
Local
Olhão (24 m)
Este Março em termos de precipitação tem sido excelente, há quantos anos não tinhamos um Março assim tão chuvoso? Março até agora foi o 2º mês mais chuvoso a seguir a Dezembro neste ano hidrológico. Se formos ver a última década, penso que só em 2001 é que tivemos um Março assim. Se tiver enganado, alguém que me corrija. Os próximos dias, poderão ser complicados essencialmente Domingo e 2ªfeira segundo o Hirlam, o ECM e o GFS que coloca 34 mm.

Tenho um amigo que mora na zona dos Morenos e diz que a ponte da Ribeira da Asseca está submersa.
 

frederico

Furacão
Registo
9 Jan 2009
Mensagens
10,319
Local
Porto
Na estação de Tavira o segundo mês mais chuvoso, até ao momento, foi Novembro. Mas se as previsões para os próximos dias forem cumpridas Março poderá ficar como o segundo mês mais chuvoso deste ano hidrológico na capital do sotavento.
 

SpiderVV

Moderação
Registo
26 Ago 2010
Mensagens
8,662
Local
Portalegre (400m)
Sigo com 11.1ºC e 84% HR mas vento moderado e constante com chuva fraca o que baixa a sensação térmica imenso :cold: Pressão em descida acentuada desde as 0:00 com 1007 hPa neste momento.
 

Stormm

Cumulus
Registo
22 Dez 2009
Mensagens
390
Local
Olhão
Boas, por aqui o dia tem sido de chuva que de manhã pode-se dizer que foi forte nalguns momentos. Como o meu vizinho algarvio1980 ja referiu, por volta das 14h deu para ouvir alguns trovoes embora terem sido longe.
Neste momento o céu encontra-se muito nublado, com alguns sinais a sul de chuva para a noite.
Como estamos de previsões para esta noite?