A maior acumulação de neve registada na Serra da estrela



tclor

Cumulus
Registo
29 Nov 2008
Mensagens
112
Local
Loriga
Eu gostava era de ver essas fotos... :D



Uploaded with ImageShack.us



Uploaded with ImageShack.us

Talvez a qualidade das imagens não seja a melhor... Estas fotos foram tiradas em dias diferentes, após o nevão. Tenho outras interessantes, mas são mais pessoais.

Foi no dia 4/2/1994 e permaneceu neve no solo durante 7 dias.
 

Snark

Cumulus
Registo
24 Nov 2005
Mensagens
181
Local
Villalba (Madrid 917mtr 60.000habitantes)
Precioso, impresionante 1996 :eek:
 

Joaopaulo

Cumulonimbus
Registo
28 Dez 2013
Mensagens
4,552
Local
Rechousa - VNGaia (174m)
Vou deixar aqui umas fotos , que tirei dia 16 Fevereiro 2014 .
Belas paredes de neve!:D:cold:
P581127.jpg

JbJhnsk.jpg

TdAaHWX.jpg

ZY64T6x.jpg

ulOJ46F.jpg

7tO3yIb.jpg

VWB2o1U.jpg
 

Gil_Algarvio

Nimbostratus
Registo
23 Mar 2009
Mensagens
1,811
Local
Manta Rota - Algarve
Alguém sabe qual é a altura dos postes(para medir a altura de neve), que estão no cruzamento da torre?

Tento como bitola as pessoas que vão passando junto aos postes:
+/- 1,70m por homem
Os postes fazem uns 3 homem de altura.

Deve estar muito próximo dos 5m a altura dos postes
 

actioman

Cumulonimbus
Registo
15 Fev 2008
Mensagens
2,052
Local
Elvas (~300m)
Realmente grandes fotografias! :w00t::thumbsup:

Não tenho fotos, mas se a memória não me falha, estive lá uns dias depois desse nevão de 1996. E do que me recordo a altura da neve na torre era semelhante à que é apresentada nas belas fotos que o João Paulo aqui deixou agora!
 

Norther

Cumulonimbus
Registo
25 Nov 2010
Mensagens
2,007
Local
Tortosendo 600m Encosta sul Serra da Estrela
Mas atenção que na maior parte das vezes não é a acumulação real, caída do céu :-) essas zonas é onde se acumula mais neve derivado aos ventos fortes empurrarem a neve do planalto e porque existem já belos morros, como na Torre acumular junto as casas, estes são Invernos que eu considero normais porque desde pequeno que me lembro assim, este ano não tem estas paredes...

No ano passado por esta altura avia o dobro da neve, mas mais no planalto da Torre

17-02-2014
FRZiL8Z.jpg


https://www.facebook.com/nunobaptis...01544136218.1073741844.100000391363889&type=3

depois a 6 de Julho 2014 ainda grandes blocos de gelo, ja não tinha este prazer, também porque o verão ia fresco :-)

KWxkRGv.jpg


hXvql5L.jpg
 

João Pedro

Super Célula
Registo
14 Jun 2009
Mensagens
6,196
Local
Porto, Campo Alegre (50 m) | Samora Correia (10 m)
Quando era miúdo, o meu pai tinha no carro um folheto da Região de Turismo da Serra da Estrela — de 1974 — e que foi, certamente, o responsável pelo início do meu fascínio pelo elemento branco, já que tinha algumas fotografias verdadeiramente brutais da serra pintada de branco.

Esta Páscoa andei lá por casa dos meus pais à procura do folheto e encontrei-o! Velhinho, muito manuseado — por mim :lol: — mas ainda em condições decentes para umas fotos :D

De todas as fotos que contém, há uma em particular, à saída da Torre, que mostra acumulados absolutamente incríveis, especialmente do lado direito da estrada. Pelas minhas estimativas, aquela parede terá uns 7 ou 8 metros de altura. Mesmo havendo a possibilidade de parte ser neve depositada pelo vento, é uma imagem deveras impressionante :w00t:

Cá está:
vgFKYv8.jpg


E uma imagem do mesmo sítio, em 2021:
iiQrIvN.jpg


Belos tempos :D
 

Thomar

Cumulonimbus
Registo
19 Dez 2007
Mensagens
2,921
Local
Cabanas - Palmela (75m)
Só agora dei com este tópico.
Eu tenho 50 anos e o meu pai é natural do Paúl, uma pequena vila que fica na parte sul do concelho da Covilhã.
Eu desde os anos 70 que frequento a Serra da Estrela e lembro-me de grandes nevões e dos piqueniques na nave de Santo António e olhando para essas fotos do folheto, lembro-me perfeitamente dessa foto do autocarro (julgo que também havia em postal) e eu também passeei nos telhados na Torre. E a emoção que era passar naquele pequeno túnel cheio de estalactites de gelo, era sinal que já faltava pouco para chegar à Torre.
Ai que Saudades... :) :cold: