Construção Radiation Shield ou Abrigo (faça você mesmo)



panda

Cumulonimbus
Registo
27 Nov 2010
Mensagens
2,125
Local
Tortosendo(Bairro do Cabeço), Covilhã: [557m/alt]

tanto nos falamos da quantidade se pratos a ser utilizados para fazer uma RS,
ora vejam este video.deve depender é mais do material utilizado, nao na quantidade de pratos:D e a distancia entre eles também pode variar depende do formato dos pratos.
 
Editado por um moderador:

Daniel Vilão

Super Célula
Registo
22 Mar 2007
Mensagens
6,979
Local
Ribafria-Alenquer / Moscavide / Degracia
tanto nos falamos da quantidade se pratos a ser utilizados para fazer uma RS,
ora vejam este video.deve depender é mais do material utilizado, nao na quantidade de pratos:D e a distancia entre eles também pode variar depende do formato dos pratos.

Claro que a qualidade do material que compõe os pratos é o elemento mais importante e decisivo na protecção do sensor da radiação e do sobreaquecimento do próprio abrigo.

Deixo uma nota em relação aos pluviómetros, devem ser revistos, na minha opinião, pelo menos de 5 em 5 meses, para verificar se o interior deles está totalmente livre de sujidade ou partículas depositadas através da chuva, dejectos, penas de pássaros, poeira, entre outros.

Os abrigos podem estar muito mais tempo sem ser revistos, pois não têm tendência para acumular muitas partículas, devido à sua forma, sendo a maioria da sujidade libertada através da chuva, no entanto é recomendável verificá-los 1 vez por ano, tendo acesso ao seu interior.

É, geralmente, o que faço. ;)
 

Geiras

Cumulonimbus
Registo
16 Jun 2010
Mensagens
4,247
Local
Qta. do Conde / Sintra
Em relação à qualidade do material dos pratos, estes foram os que eu escolhi.

A opacidade deles já é elevada por naturalidade e ainda lhe dei umas quantas camadas de tinta branca.

Comprei-os no supermercado Modelo

ilX4H.jpg


Info do prato


Que acham ?
 

panda

Cumulonimbus
Registo
27 Nov 2010
Mensagens
2,125
Local
Tortosendo(Bairro do Cabeço), Covilhã: [557m/alt]
Em relação à qualidade do material dos pratos, estes foram os que eu escolhi.

A opacidade deles já é elevada por naturalidade e ainda lhe dei umas quantas camadas de tinta branca.

Comprei-os no supermercado Modelo

ilX4H.jpg


Info do prato


Que acham ?

Como vês no video para bem os pratos devem ter mais espessura para proteger mais la dentro do calor,o que facilita também mais a circulação do ar.o problema é depois trabalhar esses pratos mais espessos para quem nao tem ferramentas:(.mas nada como tentares com esses pratos já que estão prontos :thumbsup:e venha la o calor para testar:rolleyes:
 

joseoliveira

Cumulonimbus
Registo
18 Abr 2009
Mensagens
2,889
Local
Loures (Moninhos) 128m
Em relação à qualidade do material dos pratos, estes foram os que eu escolhi.

A opacidade deles já é elevada por naturalidade e ainda lhe dei umas quantas camadas de tinta branca.

Comprei-os no supermercado Modelo

ilX4H.jpg


Info do prato


Que acham ?

Foi o melhor que encontraste por lá? De refeição não havia? :rolleyes:
Estou quase certo de que te vais arrepender!
Estes são pratos de vasos, se ao fim de algum tempo (não muito), ainda que estejam por baixo dos vasos ficam ressequidos, imagina se estiverem diretamente expostos ao sol mesmo que pintados, sim porque a tinta apenas vai prolongar um pouco mais a sua durabilidade mas não impede que aqueçam e ao aquecerem aos poucos começam a fragmentar-se por dentro...
 

ijv

Cumulus
Registo
28 Nov 2010
Mensagens
482
Local
Funchal-Santo António (Altitude-808m)
Bem hoje andei a manha toda a procura de pratos para construir a minha RS, só encontrando os pratos de vasos iguais ao do colega acima. Acabei não comprando vou dar mais umas voltas a ver se encontro algo melhor.
JA agora o diâmetro dos pratos qual o ideal? Encontrei de 22cm e de 26cm
 

Geiras

Cumulonimbus
Registo
16 Jun 2010
Mensagens
4,247
Local
Qta. do Conde / Sintra
Foi o melhor que encontraste por lá? De refeição não havia? :rolleyes:
Estou quase certo de que te vais arrepender!
Estes são pratos de vasos, se ao fim de algum tempo (não muito), ainda que estejam por baixo dos vasos ficam ressequidos, imagina se estiverem diretamente expostos ao sol mesmo que pintados, sim porque a tinta apenas vai prolongar um pouco mais a sua durabilidade mas não impede que aqueçam e ao aquecerem aos poucos começam a fragmentar-se por dentro...

Encontrei também uns mais finos no AKI, apontei-o para a luz e notou-se bastante a transparência deles...preferi comprar estes que mostrei.
Eu sei porque dizes que a qualidade é fraca, até porque eles são maleáveis, ou seja consigo dobra-los com alguma facilidade (mas não muita).
Foi os únicos de jeito e com maior opacidade que encontrei... cheguei a procurar os de refeição sim, mas partiam-se :unsure:

:D
 

joseoliveira

Cumulonimbus
Registo
18 Abr 2009
Mensagens
2,889
Local
Loures (Moninhos) 128m
Bem hoje andei a manha toda a procura de pratos para construir a minha RS, só encontrando os pratos de vasos iguais ao do colega acima. Acabei não comprando vou dar mais umas voltas a ver se encontro algo melhor.
JA agora o diâmetro dos pratos qual o ideal? Encontrei de 22cm e de 26cm

Não existe propriamente (que eu saiba) um diâmetro padrão, aliás esse é um pormenor que me parece ser irrelevante, o importante é que os pratos impeçam a passagem de luz para o interior onde se encontra o sensor e tendo isso em conta há 2 factores que determinam a eficácia da protecção que entretanto se interligam, que é a distância entre pratos conjugada com a curvatura dos mesmos.

Encontrei também uns mais finos no AKI, apontei-o para a luz e notou-se bastante a transparência deles...preferi comprar estes que mostrei.
Eu sei porque dizes que a qualidade é fraca, até porque eles são maleáveis, ou seja consigo dobra-los com alguma facilidade (mas não muita).
Foi os únicos de jeito e com maior opacidade que encontrei... cheguei a procurar os de refeição sim, mas partiam-se :unsure:

:D

Nota que o facto de apresentarem maior maleabilidade não determina a qualidade para o que se pretende, achar aqui um meio termo seria o ideal, muito duros poderiam ser mais quebradiços e mais difícil trabalhá-los, do contrário se mais maleáveis poderão apresentar maior fragilidade em condições extremas e por esse facto ainda poderão por exemplo no Verão ficarem ondulados! Os pratos de refeição normalmente colocam-se em boa posição visto que estão preparados para comida quente, o que é um bom teste. Obviamente os que comprei não eram assim tão opacos mas tal como indiquei, tratei de solucionar esse problema.
Até ontem o meu RS ainda estava colocado no exterior mas como o sensor desde há algum tempo estava a funcionar sem a estação, decidi retirar o RS e reparei que para além de alguma sujidade a tirar, a nível de pratos está impecável e já lá vai 1 ano e meio.

Se não encontraram pratos como os que utilizei, em princípio esse problema muito em breve poderá resolver-se visto que é nesta época que os utensílios para pique-nique começam a aparecer em força nas lojas, penso que vale a pena esperar! ;)
 

panda

Cumulonimbus
Registo
27 Nov 2010
Mensagens
2,125
Local
Tortosendo(Bairro do Cabeço), Covilhã: [557m/alt]
Encontrei também uns mais finos no AKI, apontei-o para a luz e notou-se bastante a transparência deles...preferi comprar estes que mostrei.
Eu sei porque dizes que a qualidade é fraca, até porque eles são maleáveis, ou seja consigo dobra-los com alguma facilidade (mas não muita).
Foi os únicos de jeito e com maior opacidade que encontrei... cheguei a procurar os de refeição sim, mas partiam-se :unsure:

:D

já to a ver que vais fazer uma estufa,:lmao: não uma RS:D
 

filipe cunha

Nimbostratus
Registo
20 Dez 2009
Mensagens
1,424
Local
Viana do Castelo - interior (160m)
Eu brevemente vou fazer outro tipo de RS, mais um RT (Radiation Tubes) ainda em projecto, mas talvez melhor que os de pratos:lol::lol::lol: é o que dar ter uns tempos livres:D