Seguimento - Janeiro 2007

M

Membro excluído 274

Gostei de ver os meninos do IM a dizer q estavam impressinados por estar a nevar em Lx, sou de uma zona fronteiriça e vejo a meteo espanhola e sabem uma coisa, os tugas erram sempre as cotas de neve... os espanhois têm mais pontaria. ja no ano passado aqui nada s falava mas em espanha as previsoes indicavam neve a qualquer cota na peninsula e foi o que aconteceu... Estranho? Talvez Não!
 


tozequio

Nimbostratus
Registo
27 Jan 2006
Mensagens
1,262
Local
Carvalhos - Vila Nova de Gaia (180m)
Gostei de ver os meninos do IM a dizer q estavam impressinados por estar a nevar em Lx, sou de uma zona fronteiriça e vejo a meteo espanhola e sabem uma coisa, os tugas erram sempre as cotas de neve... os espanhois têm mais pontaria. ja no ano passado aqui nada s falava mas em espanha as previsoes indicavam neve a qualquer cota na peninsula e foi o que aconteceu... Estranho? Talvez Não!

No ano passado como poderás ver pelos tópicos de Janeiro de 2006, grande parte dos membros do fórum já tinham uma noção de que a cota 0 era um cenário muito provável, o que se veio a verificar. Agora em relação à situação de hoje, acho que a esmagadora maioria dos membros foi apanhada de surpresa, tal como o IM foi...:confused:

Mas no essencial concordo contigo, um dos grandes problemas do IM nas previsões é a definição da cota de neve, parece que têm medo de "arriscar" cotas de neve baixas. Na previsão detalhada que actualizaram hoje nem sequer colocaram uma cota de neve, ao menos assim não são surpreendidos :rolleyes:
 

joaocpais

Cumulus
Registo
8 Dez 2005
Mensagens
332
Local
Rio Mouro/Barroca Grande (720 mts)
Bem pessoal
vim agora da Arrabida e de facto vi muito branco mas apenas dos calhaus porque neve nem ve-la, ainda fui pela serra acima pra apanhar uma nuvem preta que por lá andava a deitar umas pinguinhas mas quando cheguei lá acima a sacana ja tinha fugido:lol:
Agora o que eu posso confirmar é que la do alto da serra se via uma massa nubulosa bem preta que vinha desde este e envolvendo todo o sul, alguma alma caridosa me pode dizer o que podemos esperar desta bendita nuvem?:rolleyes:
E já agora á malta que tá em Setubal estejam atentos porque voces hoje são a nossa primeira equipa de observaçao, uma vez que me parece que as nuvens estão a entrar por aí;)
 

Minho

Cumulonimbus
Registo
6 Set 2005
Mensagens
4,091
Local
Melgaço
No ano passado como poderás ver pelos tópicos de Janeiro de 2006, grande parte dos membros do fórum já tinham uma noção de que a cota 0 era um cenário muito provável, o que se veio a verificar. Agora em relação à situação de hoje, acho que a esmagadora maioria dos membros foi apanhada de surpresa, tal como o IM foi...:confused:

Mas no essencial concordo contigo, um dos grandes problemas do IM nas previsões é a definição da cota de neve, parece que têm medo de "arriscar" cotas de neve baixas. Na previsão detalhada que actualizaram hoje nem sequer colocaram uma cota de neve, ao menos assim não são surpreendidos :rolleyes:


Segundo parece no ano passado a cota de neve baixa tinha sido prevista nos modelos mas o IM não quis acreditar e como tal não colocou na previsão. E este episódio? Será que até aos modelos de mesoescala escapou? :unsure:
 

Sanxito

Nimbostratus
Registo
18 Nov 2006
Mensagens
1,888
Local
Santa Marta do Pinhal - Corroios
Boas pessoal, esta tarde andei pela arrábida pra ver como tava o tempo, já eram 17h00 e a temp mais baixa k registei foi de 5,9ºc.
Agora tou pela Amora e tenho 7,1ºc e já alguma chuva a .cair
 
M

Membro excluído 274

Amigos... se voces vissem o boletim meteo na TV3 (tv da catalunha) ou mm da Tele Madrid que emitem livremente na Hispasat voces veriam o k é 1 serviço meteo de qualidade, com camaras em Directo, fotos enviadas pelos espectadores, mapas animados com informaçoes concretas, aqui nem sequer ha 1 boletim meteo, não sao dignos desse nome, pois dizem absolutamente nada. Parece k isso vai mudar em breve na RTP, mas so acredito vendo!
 

joaocpais

Cumulus
Registo
8 Dez 2005
Mensagens
332
Local
Rio Mouro/Barroca Grande (720 mts)
Boas pessoal, esta tarde andei pela arrábida pra ver como tava o tempo, já eram 17h00 e a temp mais baixa k registei foi de 5,9ºc.
Agora tou pela Amora e tenho 7,1ºc e já alguma chuva a .cair

Já chove na Amora?!!!
Mas infelizmente com as temperaturas na area da grande Lisboa a rondarem os 6ºc a 7ºc nao me parecem que vá suceder algo, resta esperar que elas baixem mais só que se calhar depois já não há precipitaçaõ:(
 

Vince

Furacão
Registo
23 Jan 2007
Mensagens
10,624
Local
Braga
É assim, a mim por vezes incomodam-me as criticas ao IM. Nisto do clima é muito fácil criticar, porque se há alguma coisa onde as coisas são dinâmicas e imprevisiveis, essa coisa é o clima. Veem-se criticas por defeito, como se veem por excesso. Ainda ontem ou anteontem havia pessoal aqui a criticar as cotas de neve no interior do Alentejo e Beira Baixa e apesar de no forum ninguém estar à espera, o que é facto é que nevou em Barrancos, etc.

Hoje, acho que ninguém estava à espera que aquela frente vinda de Sul trouxesse temperaturas tão baixas a ponto de fazer cair neve. Uma coisa é a realidade espanhola, outra coisa é a nossa realidade, com um imenso oceano por todos os lados.

Eu acho que o IM como todos os institutos deste género, acho eu que devem ser conservadores nas suas análises. Mesmo sendo conservadores, como podemos ver, estão sempre sujeitos a criticas, quer por defeito, quer por excesso. Se não fossem conservadores e cautelosas, então imaginem a violência das criticas....

E finalmente, acho que nos últimos tempos eles teem melhorado bastante. Aquela mudança para alerta amarelo em Lisboa em pleno Domingo seria impensável há uns anos atrás.

Aquilo que eu como cidadão contribuinte tenho a dizer mal do IM é muito diferente e simples: estamos sem um único radar a funcionar neste momento. Isso sim é escandaloso. Mas a culpa se calhar nem é dos desgraçados do IM..