Seguimento - Janeiro 2007

Tiagofsky

Nimbostratus
Registo
29 Jan 2006
Mensagens
629
Local
Porto
Nós devemos estar amaldiçoados, esta deve ser a única zona do país onde não nevou nos últimos 2 anos :sad:

É incrivel..Enfim,sem comentarios..!Eu as vezes evito olhar p os modelos p ver se posso ser surpreendido,mas a nossa sorte não é esta..Espero é que quando vier, que nos deixe BEM atolados debaixo de 2 metros d neve..!:angry:
 


joaocpais

Cumulus
Registo
8 Dez 2005
Mensagens
332
Local
Rio Mouro/Barroca Grande (720 mts)
É assim, a mim por vezes incomodam-me as criticas ao IM. Nisto do clima é muito fácil criticar, porque se há alguma coisa onde as coisas são dinâmicas e imprevisiveis, essa coisa é o clima. Veem-se criticas por defeito, como se veem por excesso. Ainda ontem ou anteontem havia pessoal aqui a criticar as cotas de neve no interior do Alentejo e Beira Baixa e apesar de no forum ninguém estar à espera, o que é facto é que nevou em Barrancos, etc.

Hoje, acho que ninguém estava à espera que aquela frente vinda de Sul trouxesse temperaturas tão baixas a ponto de fazer cair neve. Uma coisa é a realidade espanhola, outra coisa é a nossa realidade, com um imenso oceano por todos os lados.

Eu acho que o IM como todos os institutos deste género, acho eu que devem ser conservadores nas suas análises. Mesmo sendo conservadores, como podemos ver, estão sempre sujeitos a criticas, quer por defeito, quer por excesso. Se não fossem conservadores e cautelosas, então imaginem a violência das criticas....

E finalmente, acho que nos últimos tempos eles teem melhorado bastante. Aquela mudança para alerta amarelo em Lisboa em pleno Domingo seria impensável há uns anos atrás.


Completamente de acordo Vince;)
E se eles dissessem que ia nevar á cota zero e se depois se enganassem as criticas ainda seriam piores do que aquelas que sao feitas agora.
Como voces bem sabem estes fenomenos sao muito localizados e podem nestas situações nevar numa localidade á cota zero e se calhar noutra localidade nas proximidades nem sequer chegar a nevar.
 

Nuno Pimenta

Nimbostratus
Registo
27 Jan 2006
Mensagens
1,334
Local
Portalegre
É assim, a mim por vezes incomodam-me as criticas ao IM. Nisto do clima é muito fácil criticar, porque se há alguma coisa onde as coisas são dinâmicas e imprevisiveis, essa coisa é o clima. Veem-se criticas por defeito, como se veem por excesso. Ainda ontem ou anteontem havia pessoal aqui a criticar as cotas de neve no interior do Alentejo e Beira Baixa e apesar de no forum ninguém estar à espera, o que é facto é que nevou em Barrancos, etc.

Hoje, acho que ninguém estava à espera que aquela frente vinda de Sul trouxesse temperaturas tão baixas a ponto de fazer cair neve. Uma coisa é a realidade espanhola, outra coisa é a nossa realidade, com um imenso oceano por todos os lados.

Eu acho que o IM como todos os institutos deste género, acho eu que devem ser conservadores nas suas análises. Mesmo sendo conservadores, como podemos ver, estão sempre sujeitos a criticas, quer por defeito, quer por excesso. Se não fossem conservadores e cautelosas, então imaginem a violência das criticas....

E finalmente, acho que nos últimos tempos eles teem melhorado bastante. Aquela mudança para alerta amarelo em Lisboa em pleno Domingo seria impensável há uns anos atrás.

Aquilo que eu como cidadão contribuinte tenho a dizer mal do IM é muito diferente e simples: estamos sem um único radar a funcionar neste momento. Isso sim é escandaloso. Mas a culpa se calhar nem é dos desgraçados do IM..

*****
 

rozzo

Moderação
Registo
11 Dez 2006
Mensagens
2,486
Local
Alcochete/Lisboa
Segundo parece no ano passado a cota de neve baixa tinha sido prevista nos modelos mas o IM não quis acreditar e como tal não colocou na previsão. E este episódio? Será que até aos modelos de mesoescala escapou? :unsure:

acho que neste caso era mais complicado, alias foi tudo mesmo no "limite".. dum lado o ar frio que ca tem andado, do outro a depressaozinha que ja tava prevista com precipitaçao, mas nem tava assim tanto frio, e nem os modelos davam temperaturas mt baixas aos 850hPa! alias mm ca em baixo nunca teve assim tanto frio. foi de facto surpreendente, e os aguaceiros foram bem generosos para nos dar neve a cotas baixas com estas condiçoes!
a do ano passado parecia-me mt mais evidente e facil de "arriscar". acho que nem os espanhois no INM hoje arriscariam neve em LX:rolleyes: !
de qq maneira acho que com um bocadinho de atençao, apesar de nao parecer mt provavel acontecer (alias ate mt pouco provavel), parecia uma possibilidade nao totalmente a descartar a neve de hj! (admito que la no fundo, embora muitissimo pouco acreditasse, tinha 1 pontinha de esperança:hehe: )
alias, o seringador tinha feito 1 analise a situaçao de hj bastante razoavel e explicativa(ha uns 2 ou 3 dias atras), se nao me engano ;)
 

Pedro Canelas

Cumulus
Registo
28 Nov 2005
Mensagens
235
Local
Carnaxide
Vejam o alerta amarelo só para Lisboa dado pelo IM:surprise:

sam.jsp


:cold:
 

Minho

Cumulonimbus
Registo
6 Set 2005
Mensagens
4,091
Local
Melgaço
acho que neste caso era mais complicado, alias foi tudo mesmo no "limite".. dum lado o ar frio que ca tem andado, do outro a depressazinha que ja tava prevista com precipitaçao, mas nem tava assim tanto frio, e nem os modelos davam temperaturas mt baixas aos 850hPa! alias mm ca em baixo nunca teve assim tanto frio. foi de facto surpreendente, e os aguaceiros foram bem generosos para nos dar neve a cotas baixas com estas condiçoes!
a do ano passado parecia-me mt mais evidente e facil de "arriscar". acho que nem os espanhois no INM hoje arriscariam neve em LX:rolleyes: !
de qq maneira acho que com um bocadinho de atençao, apesar de nao parecer mt provavel acontecer (alias ate mt pouco provavel), parecia uma possibilidade nao totalmente a descartar a neve de hj! (admito que la no fundo, embora muitissimo pouco acreditasse, tinha 1 pontinha de esperança:hehe: )
alias, o seringador tinha feito 1 analise a situaçao de hj bastante razoavel (ha uns 2 ou 3 dias atras), se nao me engano ;)


Obrigado rozzo pela explicação...

Lembro-me que Espanha na vaga de frio no final de Dez/97 e princípios de 98 também ouve um engano semelhante, pois previa-se que o frio retirasse antes da chegada de uma depressão o que não aconteceu e trouxe quedas de neve em quantidades assinaláveis
 

Minho

Cumulonimbus
Registo
6 Set 2005
Mensagens
4,091
Local
Melgaço
Aquilo que eu como cidadão contribuinte tenho a dizer mal do IM é muito diferente e simples: estamos sem um único radar a funcionar neste momento. Isso sim é escandaloso. Mas a culpa se calhar nem é dos desgraçados do IM..

Eu tenho a dizer mal é desse maravilhoso mundo político. Como é concebível o IM ainda não ter um radar no norte do país?
 

rozzo

Moderação
Registo
11 Dez 2006
Mensagens
2,486
Local
Alcochete/Lisboa
Obrigado rozzo pela explicação...

Lembro-me que Espanha na vaga de frio no final de Dez/97 e princípios de 98 também ouve um engano semelhante, pois previa-se que o frio retirasse antes da chegada de uma depressão o que não aconteceu e trouxe quedas de neve em quantidades assinaláveis

isto nao é explicaçao.. nao tou a ensinar nada a ninguem :p
tou mesmo so a dar a minha opiniao! que ate pode tar completamente errada :rolleyes: :unsure: :p

mas sim, isso que tas a dizer do engano de Espanha é +- isso! mais tarde ou mais cedo o frio vai retirar, parece é que foi mais tarde! e talvez o timing de ser de manhazinha tenha sido ponto-chave.. pelo que tive a ver dos modelos duvido que aguente mt mais que esta noite.. na volta nem chove.. ou nem neva mas so chove.. ou cai um granda nevao que isola lisboa:lmao: mas sabe-se la.. ja nao digo nada depois de hoje de manha :lmao: :cool:
 

Snow

Cumulus
Registo
25 Jan 2006
Mensagens
364
Local
Mouriscas - Abrantes
Eu nao consigo compreeder uma coisa. alguem me explique.

Lisboa em alerta amarelo, o resto do pais a verde.

No resto do pais ta mais frio neste momento do que em Lisboa:cold:

Acho que o alerta amarelo devia durar pelo menos esta noite, o vento ta gelido e as temperaturas bem baixas.

Ou estarei a ver mal a situação?
 

Sanxito

Nimbostratus
Registo
18 Nov 2006
Mensagens
1,888
Local
Santa Marta do Pinhal - Corroios
Já chove na Amora?!!!
Mas infelizmente com as temperaturas na area da grande Lisboa a rondarem os 6ºc a 7ºc nao me parecem que vá suceder algo, resta esperar que elas baixem mais só que se calhar depois já não há precipitaçaõ:(

Boas João, choveu mas durou pouco, entretanto já chove de novo mas é fraca.
Quanto á temp sigo com 7,0ºc
 

rozzo

Moderação
Registo
11 Dez 2006
Mensagens
2,486
Local
Alcochete/Lisboa
Eu tenho a dizer mal é desse maravilhoso mundo político. Como é concebível o IM ainda não ter um radar no norte do país?

esta, por tar la dentro sei responder :D

1) dinheiro, obvio, ja todos sabemos

2) se o houvesse a vontade, eles montavam la varios para cobrir bem...

3)... o problema.. é que é complicado um radar ser realmente mt eficiente num terreno como a regiao norte, pelos mts sistemas montanhosos! ha muitas ocultacoes do feixe, etc etc, que faz com o produto nao seja assim tao bom, e "escape" mta chuva! (como acontece p.ex atras da serra da estrela com o radar de coruche)... entao é bastante dificil escolher 1 bom sitio, o ideal, seria varios..

4) nao havendo dinheiro para varios, e a escolha do unico (para o qual o $ ja sera mt escasso..) ora pronto.. talvez somando politiquices, burocracias.. e ta explicado :rolleyes: vai arrastando.. talvez para 2087? :lmao:

PS: sei que ha testes "acoplando" o radar da galiza, mas nada de oficial nem operacional.. isto sim seria 1 ajuda razoavel.. embora o da galiza tb deva ter as tais "ocultaçoes" para ca.. mas pronto, melhor que nada:)
 

Minho

Cumulonimbus
Registo
6 Set 2005
Mensagens
4,091
Local
Melgaço
esta, por tar la dentro sei responder :D

1) dinheiro, obvio, ja todos sabemos

2) se o houvesse a vontade, eles montavam la varios para cobrir bem...

3)... o problema.. é que é complicado um radar ser realmente mt eficiente num terreno como a regiao norte, pelos mts sistemas montanhosos! ha muitas ocultacoes do feixe, etc etc, que faz com o produto nao seja assim tao bom, e "escape" mta chuva! (como acontece p.ex atras da serra da estrela com o radar de coruche)... entao é bastante dificil escolher 1 bom sitio, o ideal, seria varios..

4) nao havendo dinheiro para varios, e a escolha do unico (para o qual o $ ja sera mt escasso..) ora pronto.. talvez somando politiquices, burocracias.. e ta explicado :rolleyes: vai arrastando.. talvez para 2087? :lmao:

PS: sei que ha testes "acoplando" o radar da galiza, mas nada de oficial nem operacional.. isto sim seria 1 ajuda razoavel.. embora o da galiza tb deva ter as tais "ocultaçoes" para ca.. mas pronto, melhor que nada:)


Na minha opinião, importava primeiro um radar perto do litoral já que é daí que vem 99% da nossa precipitação... já não era nada mau! Sabes qual é custo de um radar doppler para utilização em meteorologia?