Os locais mas quentes do sur de Espanha

Snark

Cumulus
Registo
24 Nov 2005
Mensagens
181
Local
Villalba (Madrid 917mtr 60.000habitantes)
rta850m21f17883.png


Anomalías por el orden de +12º
 


Ferreiro

Nimbostratus
Registo
3 Dez 2010
Mensagens
1,908
Local
A Corunha
A classificaçao em temperatura media de abril até o día 6. Somente ponho as estaçaos que têm todos os días completos.
Malaga Puerto até agora leva uma temperatura media de 18,6ºC e aínda está longe dos primeiros postos.

 

Ferreiro

Nimbostratus
Registo
3 Dez 2010
Mensagens
1,908
Local
A Corunha
34,7ºC em Sestao, perto de Bilbao. É a temperatura mais alta em estaçao oficial em Espanha até agora.
A estaçao pertence a Euskalmet, Agencia meteorológica do País Vasco.
 

SocioMeteo

Nimbostratus
Registo
11 Fev 2010
Mensagens
530
Local
Seixal
rta850m21f17883.png


Anomalías por el orden de +12º

excelente mapa toda a europa ocidental com uma onda de calor... só para aqueles mais desatentos que so acham que faz calor em Portugal... Bordeus e toda a região Aquitaine ultrapassaram e chegaram aos 30º graus mais uma prova do que eu venho para aqui a dizer a muito tempo:
muito calor:
Norte de Portugal
norte de espanha
Aquitaine região de bordéus França

o mesmo tipo de clima as mesmas ondas de calor sujeitas as mesmas massas de ar...

esteve ou está mais calor em Braga,Bordeus, Bilbau, Lugo,etc que no sul da penisula ibérica.

ai está mais uma prova daquilo que tenho vindo a dizer enquanto que uns e outros insitem em dividir a europa em Norte sul a nivel meteorologico eu continuou achar que esquecem-se de dividi-la entre Ocidente e o Oriente.... neste momento o Leste mais fresco o Ocidente mais quentinho desde da Holanda ate Portugal....
 

stormy

Super Célula
Registo
7 Ago 2008
Mensagens
5,149
Local
Lisboa
Muitas boas tardes caros senhores..

O sul da Franca é muito bom a aquecer com este tempo de SE/S tal como o N de Espanha...devido aos cantabricos/pirineus, e ao POTENTE fohen que geram.

A anomalia de 12º da T850 não é um espelho da anomalia da T2m...ainda para mais sendo modelada por um modelo global...


É a posição dos centros de acção que delimita o clima e o regime advectivo...a circulação na atmosfera media e alta é igual a 38ºN em Sines ou a 38º em Tokio....por isso há diferenças latitudionais que imperam sobre as meridianas.

Portugal não é influenciado pelas mesmas massas de ar do que França....vou dar um exemplo:
No verão Portugal é afectado por ar subtropical maritimo que anda ás voltas dentro do AA, enquanto a França leva com o Polar maritimo...mesmo quando os restos de frentes chegam cá em julho ou agosto o ar frio não costuma entra e o que provoca a chuva são geralmente preturbações pré frontais ou precisamente o ar subtropical que arrefece e condensa sobre o upwelling costeiro...
 

SocioMeteo

Nimbostratus
Registo
11 Fev 2010
Mensagens
530
Local
Seixal
Muitas boas tardes caros senhores..

O sul da Franca é muito bom a aquecer com este tempo de SE/S tal como o N de Espanha...devido aos cantabricos/pirineus, e ao POTENTE fohen que geram.

A anomalia de 12º da T850 não é um espelho da anomalia da T2m...ainda para mais sendo modelada por um modelo global...


É a posição dos centros de acção que delimita o clima e o regime advectivo...a circulação na atmosfera media e alta é igual a 38ºN em Sines ou a 38º em Tokio....por isso há diferenças latitudionais que imperam sobre as meridianas.

Portugal não é influenciado pelas mesmas massas de ar do que França....vou dar um exemplo:
No verão Portugal é afectado por ar subtropical maritimo que anda ás voltas dentro do AA, enquanto a França leva com o Polar maritimo...mesmo quando os restos de frentes chegam cá em julho ou agosto o ar frio não costuma entra e o que provoca a chuva são geralmente preturbações pré frontais ou precisamente o ar subtropical que arrefece e condensa sobre o upwelling costeiro...

refiro-me especicamente ao Norte centro de Portugal e a região de Bordeus não me refiro ao Norte de França obviamente.
refiro-me a conjunto de dados objectivos que comprovam a existencia de um tipo de clima bastante identico nestas regiões no meu ponto de vista é claro volto a repetir no meu ponto de vista não o quero impo-lo a ninguem agora posso defende-lo, enquanto eu constactar por a+ b:
que a região de Bordeus tem:
uma temperatura anual identica ao norte de Portugal
valores de percipitação mt identicos;
distribuição da percipitação tambem muito identica;

vou continuar a manter o meu ponto de vista...
diferenças existem claro que existem não são em maior numero que os aspectos que as aproximam.
 

vitamos

Super Célula
Registo
11 Dez 2007
Mensagens
5,480
Local
Estarreja
Um conjunto de mensagens deste tópico foi eliminada. Queiram resolver eventuais questões pessoais no canal apropriado (Mensagem Privada).

Obrigado.
 

belem

Cumulonimbus
Registo
10 Out 2007
Mensagens
4,465
Local
Sintra/Carcavelos/Óbidos
Muitas boas tardes caros senhores..

O sul da Franca é muito bom a aquecer com este tempo de SE/S tal como o N de Espanha...devido aos cantabricos/pirineus, e ao POTENTE fohen que geram.

A anomalia de 12º da T850 não é um espelho da anomalia da T2m...ainda para mais sendo modelada por um modelo global...


É a posição dos centros de acção que delimita o clima e o regime advectivo...a circulação na atmosfera media e alta é igual a 38ºN em Sines ou a 38º em Tokio....por isso há diferenças latitudionais que imperam sobre as meridianas.

Portugal não é influenciado pelas mesmas massas de ar do que França....vou dar um exemplo:
No verão Portugal é afectado por ar subtropical maritimo que anda ás voltas dentro do AA, enquanto a França leva com o Polar maritimo...mesmo quando os restos de frentes chegam cá em julho ou agosto o ar frio não costuma entra e o que provoca a chuva são geralmente preturbações pré frontais ou precisamente o ar subtropical que arrefece e condensa sobre o upwelling costeiro...

O facto de Portugal, a norte do conjunto Montejunto-Estrela e junto ao litoral ter semelhanças em alguns aspectos ao Sul de França, é incontornável, porque são zonas de transição entre os mesmos climas ( temperado marítimo e mediterrânico) embora de maneira inversa.
Só não sei é até que ponto, existe peso nisto, para fazer alguma alteração nas classificações actuais, relativas a ambas as regiões destes 2 países.
Só com mais informação é que se pode chegar a alguma conclusão ( embora pessoalmente ache que há coisas mais importantes para se estudar, como os registos climáticos nas montanhas de Portugal, por exemplo).

Mais ontopic:

Obrigado Ferreiro, pelos dados que nos envias.
Interessantes as variações em Almeria.
 

Dan

Moderação
Registo
26 Ago 2005
Mensagens
10,509
Local
Bragança (675m)
refiro-me especicamente ao Norte centro de Portugal e a região de Bordeus não me refiro ao Norte de França obviamente.
refiro-me a conjunto de dados objectivos que comprovam a existencia de um tipo de clima bastante identico nestas regiões no meu ponto de vista é claro volto a repetir no meu ponto de vista não o quero impo-lo a ninguem agora posso defende-lo, enquanto eu constactar por a+ b:
que a região de Bordeus tem:
uma temperatura anual identica ao norte de Portugal
valores de percipitação mt identicos;
distribuição da percipitação tambem muito identica;

vou continuar a manter o meu ponto de vista...
diferenças existem claro que existem não são em maior numero que os aspectos que as aproximam.

Não são assim tão semelhantes como quer fazer parecer.

Por exemplo, o número de horas de sol é bem mais elevado no Porto que em Bordéus.
Bordéus tem 5 meses com temperatura média inferior a 10ºC contra apenas 1 mês no Porto.

Quanto aos quantitativos de precipitação, estes até são maiores no Porto, mas com uma distribuição anual bem diferente. O mês mais seco de Bordéus tem 55mm e o Porto/Serra do Pilar apresenta 3 meses com precipitação inferior a 50mm.
 

1337

Cumulonimbus
Registo
26 Jun 2010
Mensagens
2,046
Local
Ponte de Lima (centro)
Não são assim tão semelhantes como quer fazer parecer.

Por exemplo, o número de horas de sol é bem mais elevado no Porto que em Bordéus.
Bordéus tem 5 meses com temperatura média inferior a 10ºC contra apenas 1 mês no Porto.

Quanto aos quantitativos de precipitação, estes até são maiores no Porto, mas com uma distribuição anual bem diferente. O mês mais seco de Bordéus tem 55mm e o Porto/Serra do Pilar apresenta 3 meses com precipitação inferior a 50mm.

E tambem pelo simples facto de bordéus estar mais a norte que o norte de Portugal automáticamente e obviamente é mais frio em qualquer altura do ano
 

Ferreiro

Nimbostratus
Registo
3 Dez 2010
Mensagens
1,908
Local
A Corunha
A classificaçao em temperatura media depois de 7 días. Incluo estaçaos com dados de todos os días ou que somente têm um día sem dados.
A provincia de Jaen é a mais quente em temperatura media pelo de agora.

 

SocioMeteo

Nimbostratus
Registo
11 Fev 2010
Mensagens
530
Local
Seixal
E tambem pelo simples facto de bordéus estar mais a norte que o norte de Portugal automáticamente e obviamente é mais frio em qualquer altura do ano

Expliquem-me o porquê?? da temperatura media anual de Braga e de Bordeus ser praticamente a mesma?????e se repararmos entre Bordeus e Copenhaga existem muito mais diferenças de clima mesmo que de acordo a classificação Climatica de Koppen pertencerem ao mesmo tipo de clima do que as diferenças entre Norte de Portugal e essa região francesa....a todos os niveis... diferenças claro q existem mas as semelhanças são mt maiores que os aspectos que as divergem no essencial:
percipitação identica
temperatura media anual identica
distribuição da percipitação anual identica.... porque na pratica é o que acontece pois Bordeus tem uma particularidade nunca tem nenhum mes seco feita a media mas na pratica ou seja se formos a ver todos os anos tem sempre praticamente os mesmos nºs meses secos q o Norte de Portugal.
mas este é um tema q foge a este topico vou brevemente fazer um estudo detalhado sobre este assunto como deve ser e partilhar aqui no Forum num topico especifico....

cumps