Auriol Weather Station

filipe cunha

Nimbostratus
Registo
20 Dez 2009
Mensagens
1,424
Local
Viana do Castelo - interior (160m)


jpproenca

Cumulus
Registo
7 Jan 2011
Mensagens
126
Local
Lajes do Pico - Açores
Boas
Vou comprar uma Auriol:D:D:D

http://www.lidl.pt/cps/rde/xchg/SID-77C22D23-8E6DEDE8/lidl_pt/hs.xsl/index_9997.htm

Qual a amplitude da temperatura no exterior? Será até 70ºC?:huh:

Esta Auriol é só para temperaturas, à semelhança de outra também já colocada à venda antes no Lidl.

Sem ler o manual não deve ser fácil saber qual a gama de temperaturas para que está preparada - pode ser que alguém já tenha comprado e possa informar.

Também penso que no outro Tópico não haverá essa informação.
 

jpproenca

Cumulus
Registo
7 Jan 2011
Mensagens
126
Local
Lajes do Pico - Açores
Boas..

Desculpem lá infiltrar-me outra vez no tópico com dúvidas sobre o Arduino, mas tou com um problema com a precipitação:

X clicks -> Arduino ; Estação

4 clicks --» 1 ; 0
8 clicks --» 2 ; 2.5
12 clicks--» 3.2 ; 4.0
16 clicks--» 4.2 ; 5.2
20 clicks--» 5.4 ; 6.7
24 clicks--» 6.4 ; 8.0
28 clicks--» 7.6 ; 9.5

No Arduino tenho a leitura a dividir por 5, ou seja, recebo a transmissão e divido a leitura por 5.

Alguem consegue desvendar este mistério?

EDIT: Já descobri o problema, tinha que dividir por 4 :)

Antes de mais, muito obrigado a fablept pelo endereço do programa alternativo ao Cumulus. Estou a considerar a hipótese de tentar entrar no processo com o receptor e o Arduino.

Com todo o respeito por eventual opinião contrária, penso que este Tópico pode (e deve) incluir assuntos do Arduino uma vez que o Arduino mais o receptor estão a funcionar (no projecto de fablept) como ligação da Auriol ao computador e, mais ainda, como solução inovadora de dispensar a própria consola como intermediário.

... dividir por 4, que é o mesmo que multiplicar por 0,25. Mas o receptor (e o Arduino) já não recebem a chuva directamente em mm (em número binário que apenas tem de ser passado para a base decimal)?

OK. Primeiro é preciso aprender como funciona o Arduino e só depois é que se podem ter dúvidas. :huh:
 

filipe cunha

Nimbostratus
Registo
20 Dez 2009
Mensagens
1,424
Local
Viana do Castelo - interior (160m)
Esta Auriol é só para temperaturas, à semelhança de outra também já colocada à venda antes no Lidl.

Sem ler o manual não deve ser fácil saber qual a gama de temperaturas para que está preparada - pode ser que alguém já tenha comprado e possa informar.

Também penso que no outro Tópico não haverá essa informação.

Obrigado, mas quando fui ou estavam esgotados ou nem sequer vieram.:sad:
O Objectivo era prolongar a sonda para aí uns 15 metros para medir temperatura de agua de um painel AQS com 300litros;)
Vou procurar outra alternativa:D
 

fablept

Nimbostratus
Registo
12 Nov 2008
Mensagens
1,423
Local
Ponta Delgada - Açores
Antes de mais, muito obrigado a fablept pelo endereço do programa alternativo ao Cumulus. Estou a considerar a hipótese de tentar entrar no processo com o receptor e o Arduino.

Com todo o respeito por eventual opinião contrária, penso que este Tópico pode (e deve) incluir assuntos do Arduino uma vez que o Arduino mais o receptor estão a funcionar (no projecto de fablept) como ligação da Auriol ao computador e, mais ainda, como solução inovadora de dispensar a própria consola como intermediário.

... dividir por 4, que é o mesmo que multiplicar por 0,25. Mas o receptor (e o Arduino) já não recebem a chuva directamente em mm (em número binário que apenas tem de ser passado para a base decimal)?

OK. Primeiro é preciso aprender como funciona o Arduino e só depois é que se podem ter dúvidas. :huh:

É preciso converter o binário em decimal..o código do Arduino converte desta forma:
http://www.wikihow.com/Convert-from-Binary-to-Decimal

Desde que tenho o Cumulus a funcionar a estação tem sido desprezada..apenas olho para a estação para ver o barómetro e para confirmar se os valores tão correctos (em testes) :)

Se permitem faço uns updates do código:
-Comecei a adicionar condições para verificar se os dados estão correctos.
-Já tenho o Rain Rate a funcionar a cada 37s (este valor serve apenas para o Cumulus registar o maximo de rain rate), mas depois vou fazer da forma que a estação Davis calcula o Rain Rate, como o Hotspot disse.
-Sobre o barómetro, acho que vou escolher o BMP085 que tem temperatura incluida (assim adiciono temperatura interior), custa 7€, mas os portes custam 18€:shocking: Estou à procura de formas mais baratas.
-Sobre o WUHU, ainda não tenho a confirmação que funciona (usa o easyweather.dat de forma diferente do Cumulus), mas vou fazer isso nos próximos dias.

Para comprar o Arduino, tens várias lojas que vendem em PT (mais caras) ou então encontra-se facilmente no Ebay (Arduino duemilanove). O receptor, tb encontras no Ebay, mas encontra-se muitos neste site com portes gratuitos (vem da china)
http://www.dinodirect.com/se-433.92-typeid-0-6011Grid/?cur=EUR
Vou encomendar deste site uns 3/4, fico com um e ponho à venda os outros pelo preço que paguei+portes.
 

Geiras

Cumulonimbus
Registo
16 Jun 2010
Mensagens
4,247
Local
Qta. do Conde / Sintra
Fablept, podes meter o link na imagem da assinatura para aceder ao histórico dos teus dados?
 

fablept

Nimbostratus
Registo
12 Nov 2008
Mensagens
1,423
Local
Ponta Delgada - Açores
Já adicionei o link, na página tens "gauges, today, records, etc".

Mas só ontem às 4 da manhã adicionei as condições no código para evitar erros de leitura, por isso só a partir das 4.30 de ontem é que podes seguir os dados. Mais logo vou fazer um reset ao histórico para ver se há erros de leitura nos próximos 2 dias.. mas é complicado porque tou pouco a pouco a mexer no código.
 

Geiras

Cumulonimbus
Registo
16 Jun 2010
Mensagens
4,247
Local
Qta. do Conde / Sintra
Já adicionei o link, na página tens "gauges, today, records, etc".

Mas só ontem às 4 da manhã adicionei as condições no código para evitar erros de leitura, por isso só a partir das 4.30 de ontem é que podes seguir os dados. Mais logo vou fazer um reset ao histórico para ver se há erros de leitura nos próximos 2 dias.. mas é complicado porque tou pouco a pouco a mexer no código.

Obrigado, assim posso ir seguindo os dados da Auriol :D
 

fablept

Nimbostratus
Registo
12 Nov 2008
Mensagens
1,423
Local
Ponta Delgada - Açores
Já consigo receber todas as transmissões de Direcção de Vento e Rajada :) 70% do tempo que andei de volta deste projecto, foi para resolver esse bug..mas já recebo sem problemas todas as transmissões. Logo hoje num dia ventoso:D

Tenho tido uns bugs na temperatura e humidade, mas começo a chegar à conclusão que o problema é do meu anemómetro (sensor temp/hum), isto porque à +-2 semanas pu-lo na rua e esqueci-me de meter a tampa das pilhas (nesse dia choveu)..no dia a seguir reparei que o compartimento das pilhas tinha um pouco de água, coincidencia ou não, a partir daí comecei a ter erros de temperatura e humidade (até a estação marca 0%):(
 

Geiras

Cumulonimbus
Registo
16 Jun 2010
Mensagens
4,247
Local
Qta. do Conde / Sintra
Já consigo receber todas as transmissões de Direcção de Vento e Rajada :) 70% do tempo que andei de volta deste projecto, foi para resolver esse bug..mas já recebo sem problemas todas as transmissões. Logo hoje num dia ventoso:D

Tenho tido uns bugs na temperatura e humidade, mas começo a chegar à conclusão que o problema é do meu anemómetro (sensor temp/hum), isto porque à +-2 semanas pu-lo na rua e esqueci-me de meter a tampa das pilhas (nesse dia choveu)..no dia a seguir reparei que o compartimento das pilhas tinha um pouco de água, coincidencia ou não, a partir daí comecei a ter erros de temperatura e humidade (até a estação marca 0%):(

Reparei que há pouco tinhas 0.2ºC :(

Tenta resolver isso, seca com um secador onde ficou molhado ;)
 

fablept

Nimbostratus
Registo
12 Nov 2008
Mensagens
1,423
Local
Ponta Delgada - Açores
Reparei que há pouco tinhas 0.2ºC :(

Tenta resolver isso, seca com um secador onde ficou molhado ;)

Tenho tido 2.4 ou 0.2, na altura mudei as pilhas, abri a caixa e deixei secar..mas foi mesmo a partir desse dia que comecei a ter erros. Vou ver se arranjo isto..

O mínimo de humidade que a estação mostra é de 20%?
 

Geiras

Cumulonimbus
Registo
16 Jun 2010
Mensagens
4,247
Local
Qta. do Conde / Sintra
Tenho tido 2.4 ou 0.2, na altura mudei as pilhas, abri a caixa e deixei secar..mas foi mesmo a partir desse dia que comecei a ter erros. Vou ver se arranjo isto..

O mínimo de humidade que a estação mostra é de 20%?

Sim, apenas irá mostrar menos que isso se for algum erro.
 

Estação SP

Cumulus
Registo
1 Fev 2011
Mensagens
438
Local
Gafanha da Nazaré (Aveiro)
Mas por exemplo, nas estaçoes Oregon, que nao têm ligaçao ao pc, dá para por o cumulos certo?

e ficao dados registados no pc?

mas entao fica a transmitir dados para o pc e para a consola

e nao à intreferencias?

Obrigado!
 

jpproenca

Cumulus
Registo
7 Jan 2011
Mensagens
126
Local
Lajes do Pico - Açores
Mas por exemplo, nas estaçoes Oregon, que nao têm ligaçao ao pc, dá para por o cumulos certo?

e ficao dados registados no pc?

mas entao fica a transmitir dados para o pc e para a consola

e nao à intreferencias?

Obrigado!

Algumas estações Oregon têm saída para ligação a computador. Para as que não têm saída para computador e funcionam com transmissão via rádio, também se poderá equacionar uma solução semelhante: Receptor de rádio --» Microprocessador (Arduino) --» Programa para armazenar a informação do microprocessador num ficheiro adequado --» Programa Cumulus.

E não há interferências com a consola porque o Receptor é só receptor e não emite nada via rádio.

A questão de fundo é programar o Microprocessador, para o qual é necessário conhecer os protocolos de informação que a estação utiliza entre os periféricos e a consola, e é preciso ...saber programar o Microprocessador!