Previsões segundo os Modelos - Janeiro 2007

Estado
Fechado para novas mensagens.

Minho

Cumulonimbus
Registo
6 Set 2005
Mensagens
4,091
Local
Melgaço
Talvez seja uma daquelas coisas que temos quase a certeza que sabemos como funciona, e de repente vêmos que nem tudo funciona da maneira quase mecânica que achamos que funciona.
Estas situações algo invulgares, mostram que os limites que colocamos de probabilidade de cair neve, devam ser mais flexiveis.
Até há bem poucos anos existia a certeza geral que não podia se formar furações no Atlântico Sul, até surgir a Catarina...
Para alguns casos, os períodos de retorno são demasiado longos para termos dados para os confrontar, outros acontecem quando tudo está no limiar, de ocorrer ou não.
Com dados parecidos numa outra ocasião, possivelmente não daremos certezas, mas talvez levantaremos a duvida que poderá ocorrer neve, mesmo em Lisboa e com estas condições...
Estamos sempre a aprender...

Ainda por cima junto ao mar... parece que o oceano é como se não existisse...
 


rozzo

Moderação
Registo
11 Dez 2006
Mensagens
2,489
Local
Alcochete/Lisboa
rozzo propõe esse estudo lá no IM :thumbsup: ;)

ja vi sites com os tipos de flocos, de precipitaçao de gelo, neve etc etc, e com explicaçao de acordo com os perfis, em que condiçoes, etc etc.. logo vejo se descubro onde vi isso, mas nao deve ser dificil ;) mas agora vou recolher aos meus aposentos que o meu mal é sono!
se nevar para aí, liguem as sirenes de ataque aéreo sff para eu acordar! :D
 

Tiagofsky

Nimbostratus
Registo
29 Jan 2006
Mensagens
629
Local
Porto
Dia 30 meus amigos...dia 30 vai ser um dia com algumas surpresas..:D logo desde as primeiras horas da madrugada!Vamos seguir o que pode vir ai!
 

Senador

Cumulus
Registo
13 Fev 2006
Mensagens
478
Local
Braga
Dia 30 meus amigos...dia 30 vai ser um dia com algumas surpresas..:D logo desde as primeiras horas da madrugada!Vamos seguir o que pode vir ai!

Também me quer parecer que até o pessoal do norte vai ter alguma surpresa... penso que o factor chave em Lisboa foi a espessura dos 500-1000 mb... vamos esperar para ver.. eu acredito, o problema é ser tão fraca precipitação!
 

Seringador

Cumulonimbus
Registo
29 Ago 2005
Mensagens
2,984
Local
Canelas - Vila Nova de Gaia
Bom dia

Tb concordo com o Senador o factor mais importante foi a espessura e a própria instabilidade dentro do núcleo da nuvem.
O ECM aponta um Bloqueio à 1987 na Escandinávia;) :D :lmao:
Bem será um 1956, para já parece que sim, espetremos por Fevereiro..;)

primeiro esta a mergulhar...
http://www.ecmwf.int/products/forec...Europe!pop!od!oper!public_plots!2007012900!!/
depois esta a 240h
http://www.ecmwf.int/products/forec...Europe!pop!od!oper!public_plots!2007012900!!/

claro que ainda falta muito e vão tirar vão retirar, etc.
Mas já não é a primeira vez que mostra e, pelo que a experiência me diz, só a 3 dias de distância é que os modelos identificam o potencial bloqueio, portanto vamos esperar

http://www.meteo.psu.edu/~gadomski/ECMWF_0z/hgtcomp.html
Pode ser que seja desta uma entrada de W fria...:unsure:
 

ctx

Cirrus
Registo
25 Jan 2007
Mensagens
7
Local
Amadora
Expliquem-me em portugues corrente, o que voces tentam dizer com esses mapas??? Eu sou um leigo nesses assuntos mas muito interessado nestes eventos...:D :D :D
 

Seringador

Cumulonimbus
Registo
29 Ago 2005
Mensagens
2,984
Local
Canelas - Vila Nova de Gaia
Sucintamente, o ar frio vindo de Leste poderá alimentar um ou outra depressão que venha de Oeste, isto pq o Jet parece estar a perder forças e poderá existir potencial para Fevereiro.

Só gostava que tivesse estado esta situação sinóptica no passado dia 24/25:(
Esta sim uma oclusão com potencial;)
http://85.214.49.20/wz/pics/brack0.gif
 

]ToRnAdO[

Cumulonimbus
Registo
29 Ago 2006
Mensagens
2,570
Local
Vila Real de Sto António
Bons dias meteodoidos:p :p

Grande felicidade em Grande Lisboa, foi pena eu ja nao morar na minha terra - Amadora - para poder assistir aquele espetaculo!! NEVE NEVE E NEVE!!:angry: :angry:

Mas valeu as imagens de televisao!!

Mas aqui em VRSA no dia 28 tambem ira ficar para historia!! Foi por volta das 5:30 da manha em que caiu uma chuvada misturada com grandes flocos de neve durante 15 minutos!! foi lindo mas nada acumulou!! (normal) marcava 2.3Cº:thumbsup: :thumbsup: Valeu a pena!!

Ontem decidi ir percorrer a andaluzia onde apanhei uma boa celula gelada mas nada de acumulaçao perto de Sevilha...Fikei triste, poix ja nao havia neve em lado nenhum.:angry: :angry: Nao pude brincar na neve embora os farrapos eram enormes mas com chuva á mistura!!

KE FIM DE SEMANA!! MAS AS 5:30 VER FARRAPOES BEM AKI NO SUL DO PAIS A COTA 0!! EPAH...QUASE DIRIA - BARRIGA CHEIA!!

Por agora sigo com 8,2 Cº com chuva!!

Mas estou contente!! Venha agora as trovoadas e Ventos fortes!!

TROPICAL!!!:thumbsup: :thumbsup: EHEHEHEHE
 

MiguelMinhoto

Cumulonimbus
Registo
25 Jan 2007
Mensagens
2,573
Local
Lagoa - Ilha de S.Miguel Açores
Na minha prespectiva na 2ª quinzena de Fevereiro mas até lá vamos aguardar:unsure:

Então há alguma possibilidade de nevar em Braga, Sameiro e Bom Jesus, por altura do carnaval? Entre (17 e 21 de Fevereiro) ?

E aqui nos Açores, existe alguma possibilidade de Neve, nas terras mais altas?
 

dj_alex

Nimbostratus
Registo
14 Dez 2005
Mensagens
1,913
Local
Lisboa
Re: Previsões segundo os Modelos - Janeiro 2007_ 2ª Parte - 29.01.07

Parece-me uma boa ideia...de qualquer maneira o topics do seguimento sao sempre enormes...agora quase nem valia a pena estar a cortar a informação já que so faltam 2 dias para acabar o mês...

Como alguem já disse futuramente pode-se sempre fazer um topic de 1 a 15 de cada mes e depois de 16 até ao final do mês.


Voltando ao assunto principal...

chuva fraca em lisboa
 
Estado
Fechado para novas mensagens.