Seguimento Sul - Abril 2011



algarvio1980

Furacão
Registo
21 Mai 2007
Mensagens
12,463
Local
Olhão (24 m)
Por aqui, já caíram umas pingas da célula de Loulé, agora começa a vir bastante negro de nordeste. Deve ser uma célula bem potente, com granizo e trovoada à mistura. Atenção, que entre Tavira e VRSA pode haver mesmo inundações se a célula chegar potente como se encontra agora.
 

tassbenhe

Cirrus
Registo
7 Dez 2010
Mensagens
10
Local
Paços de Ferreira / Porto
Olá a todos!
eu tenho um vídeo que gravei no dia em que houve o Tornado em Portimão (Não tinha net enquanto tive de férias e só agora é que cheguei a casa)
Este fenómeno que gravei, não me atrevo a chamar-lhe tornado porque não percebo nada do assunto, mas achei muito parecido. De inicio consegui ver uma espécie de "coluna" com ventos circulares, mas depois a coluna foi desaparecendo restando apenas aquilo que vão ver no, vídeo. Ocorreu por volta das 14:25 em Lagos no Algarve em frente a Meia praia. Ocorreu no mar mas depois atingiu a praia. Os ventos eram muito fortes como alias se pode ver pelas palmeiras. Durou no maximo 2 a 3 minutos mas só consegui apanhar em vídeo os momentos finais.

Deixo-vos o link para o vídeo no youtube porque não consegui incormporar aqui o vídeo.

link: http://youtu.be/CFNwVDF5GoA

Abraço

 
Editado por um moderador:

algarvio1980

Furacão
Registo
21 Mai 2007
Mensagens
12,463
Local
Olhão (24 m)
Por aqui, ouvem-se trovoadas ao longe e já pingou pingas bem grossas.
 

algarvio1980

Furacão
Registo
21 Mai 2007
Mensagens
12,463
Local
Olhão (24 m)
Boas, por aqui, dia de céu pouco nublado de manhã e temporiamente nublado durante a tarde, ainda caíram algumas pingas grossas.

Máxima: 21.0ºC
mínima: 11.8ºC
actual: 17.2ºC

Deixo aqui uma foto tirada ontem na Quinta do Lago:

8385641_6tABM.jpeg
 

SpiderVV

Moderação
Registo
26 Ago 2010
Mensagens
8,664
Local
Portalegre (400m)
De volta a Portalegre: 18.2ºC e 51% HR. O vento apresenta-se fraco a moderado e céu pouco nublado. No caminho, na IP2 podia-se observar trovoada para lá da fronteira. Já arregalou os olhos :D
 

Gerofil

Furacão
Registo
21 Mar 2007
Mensagens
10,060
Local
Estremoz
Por aqui não ouvi nenhum trovão e estou bem perto, apenas caiu um aguaceiro muito fraco.

Pois claro, estavas a cerca de 7/8 Km para leste do Alandroal, quando os trovões vieram de nuvens que se desenvolveram a oeste do Alandroal, a meio caminho para o Redondo ... ;)

Agora à noite muitos relâmpagos do outro lado da fronteira (Espanha) :lmao:
 

amando96

Nimbostratus
Registo
16 Fev 2010
Mensagens
966
Local
Düsseldorf
Não houve relatos da zona de tavira sobre a célula que lá passou esta tarde? pareceu-me bastante intensa daqui, só me apanhou uma ponta que deu para somar 0.5mm ao acumulado que já tinha, ficando com 1mm hoje... :mad:
 

actioman

Cumulonimbus
Registo
15 Fev 2008
Mensagens
2,052
Local
Elvas (~300m)
Olá a todos!
eu tenho um vídeo que gravei no dia em que houve o Tornado em Portimão

Abraço

Excelente registo :surprise:, acho estranho ainda ninguém o ter comentado! :unsure:
Não é um tornado é uma tromba de água. És dos poucos a assistir a uma coisas destas no nosso Portugal e ainda por cima registada em vídeo!

Parabéns! E muito obrigado por partilhares uma pérola destas, aqui no nosso MeteoPT. Mas uma vez se confirma a regra de que há sempre alguém que está no local certo e à hora exacta para registar e presentar aqui o seu testemunho!
:palmas:


Aqui deixo um pequeno time lapse que fiz ontem, são 10 min que no video passa em 9 segundos.

Bonito sim senhor Ciclone! :w00t:
Que pena haver nebulosidade que se tenha intrometido entre a tua objectiva e essa beleza! Bom trabalho! ;)

Pois claro, estavas a cerca de 7/8 Km para leste do Alandroal, quando os trovões vieram de nuvens que se desenvolveram a oeste do Alandroal, a meio caminho para o Redondo ... ;)

Agora à noite muitos relâmpagos do outro lado da fronteira (Espanha) :lmao:

Também cheguei agora de viagem e confirmo as "explosões" em terras espanholas e pelo radar a muitos km daqui! (mais de 100). Por isso deve ser algo digno de registo nos locais por onde vai passando.
Pela trajectória poderá ir acabar por passar A Vila Real de Santo António! ;)