Seguimento Litoral Centro - Abril 2011

Jodamensil

Cumulus
Registo
29 Out 2008
Mensagens
350
Local
Loures (200m)
Chamo a atenção para a zona da Amadora, Venda Nova, Damaia, Buraca, Portas de Benfica, Brandoa, uma valente granizada que deixou ruas intransitaveis. Ha zonas que o granizo ainda tem muito perto de um metro de altura
 


c.bernardino

Nimbostratus
Registo
31 Dez 2010
Mensagens
654
Local
Loures
Reporto que no norte do conselho de loures a chuva foi forte mas longe de bater recordes.

Foi acumulado 43,2 mm :rain:

e o rain rate este acima de 140 durante 10 minutos:shocking:. Aqui parece que a festa começou uns minutos antes de lisboa :unsure::unsure:

os relatos e os registos mostram que o pico de pluviosidade se deu pelas 3 da tarde.
Em Lisboa (campo Grande) foi às 4h.

os gráficos estão muito interessantes!
 

squidward

Cumulonimbus
Registo
4 Abr 2007
Mensagens
2,410
Local
Azambuja
Por aqui volta trovejar...parece que vem ai "molho":p

ps-ninguém ligou à funnel-cloud, que avistei:(
 

squidward

Cumulonimbus
Registo
4 Abr 2007
Mensagens
2,410
Local
Azambuja
aqui começa a chover moderadamente:rain::rain: e trovoada à mistura
 

joseoliveira

Cumulonimbus
Registo
18 Abr 2009
Mensagens
2,889
Local
Loures (Moninhos) 128m
olá :hehe:

Atmosfera muito instável por Loures sobretudo desde o meio da tarde que começou por um escurecimento bem acentuado da nebulosidade à base de Cumulonimbus dos tipos "arcus" e "pannus", uma mistura algo explosiva que desencadeou a tempestade que se verificou à base chuva forte e trovoadas. A precipitação era característica deste tipo de condições com pingos invulgarmente grossos que rapidamente se intensificou levando a uma (de certa forma) inesperada saraivada.
No momento circulava na Urbanização do Infantado quando o forte granizo insurgiu, não recordo alguma vez estar receoso sobretudo pelo para brisas do meu carro, tal era a violência do impacto das pedras de gelo sobre o mesmo!
É possível que a quantidade de granizo que se precipitou fosse muito localizada, visto que no local não houve muita acumulação e devido à muita água que caiu, daí que o que mais observei foram algumas inundações e arrastamento de alguns materiais.

De momento tudo mais calmo, sem precipitação e vento em geral fraco vindo de NW.

17ºC
 

squidward

Cumulonimbus
Registo
4 Abr 2007
Mensagens
2,410
Local
Azambuja
aqui a trovoada começa a dar-lhe forte
 

Aurélio

Cumulonimbus
Registo
23 Nov 2006
Mensagens
4,335
Local
Faro
aqui a trovoada começa a dar-lhe forte

Por aquilo que vi na imagem de satélite parece-me que as zionas mais activas neste momento são as seguintes: Baixo Alenetejo em especial na zona litoral, Região de Vale do Tejo e parte Nordeste da peninsula de Setubal, Zona do Distrito de Santarém, Litoral Centro e o Nordeste Transmontano que me parece muito, muito activo.
Do Baixo Alenetejo para cima a atmofera tem circulação de Leste para Oeste, no Algarve vem de Oeste/Sudoeste e por isso temos estado como uma ilha nesta tarde.

Neste momento a sul do Algarve finalmente existe desenvolvimento vertical, o que não implica que vemha para aqui podendo simplesmente ficar parados naquela zona ...

Por aqui acumulei 0 mm , pois somente pingou !!
 

squidward

Cumulonimbus
Registo
4 Abr 2007
Mensagens
2,410
Local
Azambuja
a luz de vez em quando lá "pisca o olho", os trovões tem sido constantes;)
 

Lightning

Cumulonimbus
Registo
25 Jul 2008
Mensagens
4,114
Local
Algures
Aqui ficam 3 fotos de hoje, tiradas de um pequeno vídeo que fiz.

Quase que posso afirmar que o que filmei foi uma funnel cloud. As imagens que se seguem não representam a totalidade do que eu vi, pois a bateria da máquina (como só podia acontecer, né...) acabou no preciso momento em que me preparava para limpar a lente (a máquina estava à chuva) e voltar a filmar a funnel cloud, que ainda desceu um bocado mais do que podem ver nas fotos. Ficou mesmo notoriamente fora da nuvem. De qualquer das formas aqui fica para mais tarde recordar.

Toda a parte da célula que vêem nas imagens tinha rotação. Assim que conseguir editar o vídeo (neste momento tenho toneladas de material para tratar) coloco no sub-fórum "Fotografia e Vídeo - Portugal" este vídeo e todas as fotos que captei destes dias de instabilidade.

Ao mesmo tempo que isto estava a acontecer estava eu quase "deitado" devido ao vento fortíssimo causado pela frente de rajada desta célula. Desculpem a qualidade das fotos.


foto1kc.jpg



foto2t.jpg



foto3ke.jpg
 

HotSpot

Cumulonimbus
Registo
20 Nov 2006
Mensagens
3,614
Local
Moita, Setubal
Record de precipitação (desde 01/10/2007) na EMA da Moita para os períodos de 10 Minutos / 1 Hora / 6 Horas

Entre as 14:20 e 14:30 UTC precipitação acumulada: 16,4 mm
Entre as 14:00 e 15:00 UTC precipitação acumulada: 49,2 mm
Entre as 14:00 e 15:50 UTC precipitação acumulada: 50,8 mm

Intensidade máxima neste evento: 360 mm/hora às 14:21 UTC

O pluviometro manual registou 50,5 mm.

As descargas dessa célula:

unledtl.png
 

Geiras

Cumulonimbus
Registo
16 Jun 2010
Mensagens
4,247
Local
Qta. do Conde / Sintra
Record de precipitação (desde 01/10/2007) na EMA da Moita para os períodos de 10 Minutos / 1 Hora / 6 Horas

Entre as 14:20 e 14:30 UTC precipitação acumulada: 16,4 mm
Entre as 14:00 e 15:00 UTC precipitação acumulada: 49,2 mm
Entre as 14:00 e 15:50 UTC precipitação acumulada: 50,8 mm

Intensidade máxima neste evento: 360 mm/hora às 14:21 UTC

O pluviometro manual registou 50,5 mm.


:surprise::surprise:

E eu com uns miseráveis 7.5mm :lmao:

Estou chocado com o que aconteceu em Lisboa!! mas que saraivada :surprise:
 

squidward

Cumulonimbus
Registo
4 Abr 2007
Mensagens
2,410
Local
Azambuja
Ora boas a todos...

Por aqui vai chovendo :rain:, vento moderado, e trovoada. Sera que vamos ter "festa" eheh:D

Deixo aqui umas fotos que tirei a sensivelmente meia hora atrás

dsc06218t.jpg


dsc06219u.jpg


dsc06220l.jpg


dsc06223j.jpg


dsc06224p.jpg

Boas fotos:thumbsup:

as duas ultimas é impressão minha ou mostram uma possível funnel cloud? É que se for mesmo...é já a segunda funnel cloud avistada hoje aqui no Cartaxo :shocking::eek:

cumps.;)