Seguimento Litoral Centro - Abril 2011



Duarte Sousa

Moderação
Registo
8 Mar 2011
Mensagens
6,694
Local
Loures
olá :hehe:

Atmosfera muito instável por Loures sobretudo desde o meio da tarde que começou por um escurecimento bem acentuado da nebulosidade à base de Cumulonimbus dos tipos "arcus" e "pannus", uma mistura algo explosiva que desencadeou a tempestade que se verificou à base chuva forte e trovoadas. A precipitação era característica deste tipo de condições com pingos invulgarmente grossos que rapidamente se intensificou levando a uma (de certa forma) inesperada saraivada.
No momento circulava na Urbanização do Infantado quando o forte granizo insurgiu, não recordo alguma vez estar receoso sobretudo pelo para brisas do meu carro, tal era a violência do impacto das pedras de gelo sobre o mesmo!
É possível que a quantidade de granizo que se precipitou fosse muito localizada, visto que no local não houve muita acumulação e devido à muita água que caiu, daí que o que mais observei foram algumas inundações e arrastamento de alguns materiais.

De momento tudo mais calmo, sem precipitação e vento em geral fraco vindo de NW.

17ºC

Deixe-me adivinhar, isso foi por volta das 15h55 16h não?

Pensava que o granizo não tinha sido "tão forte" como referiu, eu olhei para o chão pouco depois das 16h e já só via umas pedrinhas. (Estava na escola nesse momento, no Infantado, uma amarela/laranja ao pé das piscinas).

Por volta das 14h30 ó céu escureceu de tal forma que estava rodeado de uma escuridão imensa, parceia quase de noite. Mais ou menos a partir das 14h45 comecei a ouvir os primeiros trovões, talvez a norte. Estavam um pouco longe, mas o barulho era (muito) bem audível. Desses trovões, apenas vi um relâmpago, mas provavelmente não foi o único, pois estava a jogar à bola e só quando estava virado para a baliza que defendia via o centro da actividade:p
Depois, por volta das 15h45, na zona do Tojal via-se uma grande cortina de precipitãção, a mesma que passado 1 ou 2 minutos viria a atingir(-me). Como o joseoliveira referiu, pouco depois caiu algum granizo, mas só depois da aula acabar (16h) pude ir à janela ver como estava a varanda. Das 16h10 às 16h30 foi o pico da trovoada. Eram visíveis lindos raios, roxos esbranquiçados, com grandes comprimentos e muitos deles muito perto de onde me situava. Houve um raio que me impressionou muito, ele demorou alguns segundos a desaparecer do céu, e enquanto não desaparecia, o clarão à volta dele "piscou" várias vezes, 5 ou até mais. Nesse momento a trovoada estava a NW do local, passando depois a SE e mais tarde a SW.
Depois a chuva foi abrandando, o céu foi clarando e já não se ouvia qualquer trovão.
De assinalar que avistei um carro dos BVLoures, que segundo um colega meu, foi devido à inundação de uma ou mais garagens.

Espero ter algo assim proximamente.

Abraços:thumbsup:
 

tucha

Nimbostratus
Registo
29 Abr 2011
Mensagens
695
Local
Alfragide e Olivais Norte
Chuva torrencial neste momento, mas sem qualquer pedra de granizo.

E aqui, nos Olivais Norte, bem perto do Parque das Nações, e de Sacavém e não muito longe da Póvoa nada se passa, apenas uma leve brisa, o céu bastante carregado mas nada de chuva e muito menos de trovoada...

Realmente tudos isto são mesmo fenómenos localizados, hoje estive a 2 kms, 3 kms de Benfica, na zona do Lumiar, caiu uma grande chuvada, muita trovoada, algumas pedras de granizo, mas nada de muito extraordinário comparando com o que estava a acontecer ali tão perto...
 

DRC

Nimbostratus
Registo
15 Set 2008
Mensagens
1,743
Local
Póvoa de Santa Iria
E aqui, nos Olivais Norte, bem perto do Parque das Nações, e de Sacavém e não muito longe da Póvoa nada se passa, apenas uma leve brisa, o céu bastante carregado mas nada de chuva e muito menos de trovoada...

Realmente tudos isto são mesmo fenómenos localizados, hoje estive a 2 kms, 3 kms de Benfica, na zona do Lumiar, caiu uma grande chuvada, muita trovoada, algumas pedras de granizo, mas nada de muito extraordinário comparando com o que estava a acontecer ali tão perto...

E continua a cair bem por aqui, bastante chuva neste momento.
 

meteo

Cumulonimbus
Registo
15 Fev 2008
Mensagens
2,071
Local
Oeiras
Hoje em Paço de Arcos o temporal começou inicialmente pela aproximaçao de nuvens assustadoras por volta das 15:45..Esteve 10 minutos,com pingos grossos,mas sem mais nada a assinalar.
De repente 2 trovoes fortissimos,e 2 min depois começa o diluvio,trovoada a cada minuto,e granizada(fraca comparativamente com a de LIsboa)
Assim foi entre as 15:55 e as 16:25...Diluvio meia-hora seguida!
Mas o mais relevante foi a trovoada forte(mesmo por cima),com raios a iluminar o ceu(vi mais de 15,perfeitos!) e com o trovao logo a seguir e sempre estrondosos.
A estaçao MeteoOeiras so registou 16 mm hoje,mas em Paço de Arcos de certeza que apenas naquela meia-hora cairam mais de 16mm...

Foi a meia-hora de maior temporal aqui este ano.
 

miguel

Furacão
Registo
4 Fev 2006
Mensagens
14,173
Local
Setúbal
Devia ter choramingado mais cedo!! final de tarde com visão de fortes raios e tem chovido bastante nas ultimas duas horas vou com 13,2mm e trovoadas