Auriol Weather Station

jpproenca

Cumulus
Registo
7 Jan 2011
Mensagens
126
Local
Lajes do Pico - Açores
Quem é que em pode ajudar a calibrar o pluvimetro da Auriol??

quantos ml é que preciso de por para me dar 10mm??

Obrigado!

Depende do histórico já acumulado pelo pluviómetro.
Tirando as pilhas e voltando a colocar (histórico a zero), colocando (devagarinho...) 90 ml (noventa mililitros) de água na boca do pluviómetro, a concha deve dar 36 balanços e a consola deve indicar 10,0 mm.

Cada 2,5 ml deve provocar um balanço, mas estes 2,5 ml são uma média porque depende do balanço ser para um lado ou para o outro e depende de ter ficado ou não alguma gota do outro lado, etc.

Os 90 ml devem ser medidos com algum rigor.

Se o histórico já contado pelo pluviómetro não for zero, poderá haver diferença de 0,25 mm na leitura porque o pluviómetro, de vez em quando, informa um balanço extra para adaptar as suas características de medida às características de informação da consola. É que, nos vários clones, a consola é a mesma mas os pluviómetros não são todos iguais.

Mais informação aqui.
 


Estação SP

Cumulus
Registo
1 Fev 2011
Mensagens
438
Local
Gafanha da Nazaré (Aveiro)
Depende do histórico já acumulado pelo pluviómetro.
Tirando as pilhas e voltando a colocar (histórico a zero), colocando (devagarinho...) 90 ml (noventa mililitros) de água na boca do pluviómetro, a concha deve dar 36 balanços e a consola deve indicar 10,0 mm.

Cada 2,5 ml deve provocar um balanço, mas estes 2,5 ml são uma média porque depende do balanço ser para um lado ou para o outro e depende de ter ficado ou não alguma gota do outro lado, etc.

Os 90 ml devem ser medidos com algum rigor.

Se o histórico já contado pelo pluviómetro não for zero, poderá haver diferença de 0,25 mm na leitura porque o pluviómetro, de vez em quando, informa um balanço extra para adaptar as suas características de medida às características de informação da consola. É que, nos vários clones, a consola é a mesma mas os pluviómetros não são todos iguais.

Mais informação aqui.



entao no pode ser num dia que nao choveu e eu fazer o teste?

mas só concigo medir em cl por isso 9cl vao me dar 10,0mm , e posso confiar nos dados?

é que eu fiz 10cl está para 10mm mas está mal certo?
 

joseoliveira

Cumulonimbus
Registo
18 Abr 2009
Mensagens
2,889
Local
Loures (Moninhos) 128m
hpqscan0001ie.jpg

Uma sugestão: Só terias a ganhar se colocasses o protector com o sensor um pouco mais acima de 1,5m, claro que isto é um esboço e pode enganar muito, mas se a chaminé se apresentar pouco abaixo e se houver espaço suficiente no mastro até ao anemómetro penso que seria o ideal. No fundo trata-se de maximizar as condições que poderás ter.
 

Geiras

Cumulonimbus
Registo
16 Jun 2010
Mensagens
4,247
Local
Qta. do Conde / Sintra
Quem é que em pode ajudar a calibrar o pluvimetro da Auriol??

quantos ml é que preciso de por para me dar 10mm??

Obrigado!

Como já te tinha explicado, visto que a área apurada por um colega aqui do fórum é de aproximadamente 9400cm2 (já que a abertura do nosso pluviómetro não é perfeita teve de ser medida com papel milimétrico).

Para te dar 10mm precisas de 94ml. Talvez seja mais facil fazeres o teste com 100ml que te terá de dar na Auriol 10.5mm ou 10.7mm, mais especificamente (10.64mm).

Já agora, o pluviómetro precisa de estar fixo para não haverem oscilações na báscula e também precisa de estar nivelado. Há uns tempos surgiram dúvidas quanto ao meu pluviometro estar num local desnivelado, cá vão as provas de que o pluviometro está nivelado e por vezes o que parece não é :thumbsup:

4PSFB.jpg


VJJ9Y.jpg


bmo1C.jpg
 

Estação SP

Cumulus
Registo
1 Fev 2011
Mensagens
438
Local
Gafanha da Nazaré (Aveiro)
Obrigado!

já percebi arredonda se isso a 10mm, já tá tudo esclarecido


convem pores uns parafusos a fixar o pluvimetro ou celicone

eu coloquei um arame e depois fica seguro no poste e nunca o vi fora do citio
 

Geiras

Cumulonimbus
Registo
16 Jun 2010
Mensagens
4,247
Local
Qta. do Conde / Sintra
Obrigado!

já percebi arredonda se isso a 10mm, já tá tudo esclarecido


convem pores uns parafusos a fixar o pluvimetro ou celicone

eu coloquei um arame e depois fica seguro no poste e nunca o vi fora do citio

O pluviometro está bem fixo ;)
10mm para 10.7mm ainda é uma diferença um pouco acentuada. Se formos a fazer as contas, ao fim de um mês já viste a quantidade de mm que se tem a menos? e ao fim de 1 ano ?...

ps: não cites as imagens, visto que estão na mesma página e isso ocupa lugar e torna-se mais confuso a leitura do tópico :thumbsup:
 

Estação SP

Cumulus
Registo
1 Fev 2011
Mensagens
438
Local
Gafanha da Nazaré (Aveiro)
O pluviometro está bem fixo ;)
10mm para 10.7mm ainda é uma diferença um pouco acentuada. Se formos a fazer as contas, ao fim de um mês já viste a quantidade de mm que se tem a menos? e ao fim de 1 ano ?...

ps: não cites as imagens, visto que estão na mesma página e isso ocupa lugar e torna-se mais confuso a leitura do tópico :thumbsup:


vou fazer os máximos para medir 90ml ou 94ml e dar me 10mm ou entao por 100ml e dar me 10,7, vai sempre haver um erro minimo..

o meu erro ocurria ea com tinha ja valores grandes na precepitaçao secalhar é mesmo só um jeitinho que tenho de dar nos parafusos

p.s: pois tens razao para a proxima isso nao acontece , mas quando for texto posso citar
 

Geiras

Cumulonimbus
Registo
16 Jun 2010
Mensagens
4,247
Local
Qta. do Conde / Sintra
vou fazer os máximos para medir 90ml ou 94ml e dar me 10mm ou entao por 100ml e dar me 10,7, vai sempre haver um erro minimo..

o meu erro ocurria ea com tinha ja valores grandes na precepitaçao secalhar é mesmo só um jeitinho que tenho de dar nos parafusos

p.s: pois tens razao para a proxima isso nao acontece , mas quando for texto posso citar

Podes até editar o outro em que as citaste ;)

Relembro que deverás deitar a água quase gota a gota para dentro do pluviometro, se poderes usa uma pipeta ou uma proveta com uma boa precisão para fazeres os testes.
 

Estação SP

Cumulus
Registo
1 Fev 2011
Mensagens
438
Local
Gafanha da Nazaré (Aveiro)
pois eu sei..

Entao e axas que com este esboço que eu fiz na página anterior está bom?

é desta maneira que a estaçao vai ficar quando tiver o tubo de 3,5 metros


se alguma coisa estiver mal diz algo
para depois eu corriguir quando for a instalar
 

joseoliveira

Cumulonimbus
Registo
18 Abr 2009
Mensagens
2,889
Local
Loures (Moninhos) 128m
Se te referes à foto onde surge o RS já a uma boa distância da superfície mais próxima, parece-me o ideal.
Depende muito das circunstâncias mas a distância de 1,5m pode-se considerar o valor mínimo, daí para cima é só melhorar as condições de instalação.
 

Estação SP

Cumulus
Registo
1 Fev 2011
Mensagens
438
Local
Gafanha da Nazaré (Aveiro)
acontece é uma coisa estranha quando o sol incide no RS a humidade deche e anda nos 25% enquanto a outra estaçao perto de minha casa anda nos 45%

e quando o vento entra no RS tem a tendência a arrefecer mas em 5 minutos pode descer 0.5ºC no pode??

e secalhar é com com a vonto que o higrometro fica seco e da em valores de 25 e 20%

até porque eu já tirei o primeiro prato(em baixo) em que eu posso ver o higro-termometro e nao se vem claridade nenhuma a passar e meti lá a mao e estava uma temperatura razoavel, até porque as temperaturas têm coincidido mais ou menos com a outra estaçao a humidade é que nao, mas durante a noite já fica tudo bem outra vez
 

jpproenca

Cumulus
Registo
7 Jan 2011
Mensagens
126
Local
Lajes do Pico - Açores
ACERCA DO TERMO-HIGRÓMETRO DE EXTERIOR (4)
(No seguimento do comunicado # 788 - página 53)

PRECISÃO

Introdução:
Para uma avaliação sustentável da precisão em apreço, tornar-se-ia necessário um conjunto de ensaios cobrindo a gama de temperaturas e humidades para as quais os sensores estão previstos, e utilizando instrumentos de comparação com adequada precisão.
O presente comunicado limita-se, no entanto, a relatar um único ensaio em situação real e comparação estatística, de forma a facultar indícios de enquadramento numa gama expectável de precisão.

Precisão expectável para as temperaturas:
+/-1 ºC para 0 a 40 ºC <> +/-2 ºC para inferior a 0 ºC e superior a 40 ºC

Precisão expectável para as humidades:
+/-6 % para 40 a 80 % <> +/-7 % para inferior a 40 % e superior a 80 %

A precisão expectada é sugerida no pressuposto de tecnologia equivalente à de outras estações disponíveis no mercado e enquadráveis macroscopicamente na mesma gama.

Ensaio de comparação com leituras de 10 outros aparelhos de medida variados.
Todos os aparelhos foram colocados no mesmo espaço interior durante 2 horas, para estabilização.
Leituras (efectuadas às 16:36 h locais no dia 2011-04-25):
Huger THGR228 #1: 19,1 ºC / 71 % <> #2: 19,1 ºC / 70 % <> #3: 19,4 ºC / 72 %
Huger BTHR918: 21,0* ºC / 72 %
Oregon Scientific THGR228N #1: 19,1 ºC / 68 % <> #2: 19,3 ºC / 73 % <> #3: 19,2 ºC / 68 %
Oregon Scientific EMR812HGN: 19,1 ºC / 73 %
Higrómetro analógico Sundo: 78 %
Termohigrómetro analógico sem marca: 19 ºC / 75 %
Auriol exterior: 19,4 ºC / 78 % <> Auriol interior: 18,6 ºC / 78 %
* Valor rejeitado por se encontrar fora da precisão declarada, no conjunto dos aparelhos Huger.
Média das temperaturas: 19,16 ºC <> Erro máximo da Auriol: 0,6 ºC (< 1 ºC expectável)
Média das humidades: 72 % <> Erro da Auriol: 6 % (= 6 % expectável)

Imagem da preparação do ensaio:

termohigrometros.jpg


(Disponível na página 47 / # 692 um índice desta colecção de apontamentos.)
 

joseoliveira

Cumulonimbus
Registo
18 Abr 2009
Mensagens
2,889
Local
Loures (Moninhos) 128m
acontece é uma coisa estranha quando o sol incide no RS a humidade deche e anda nos 25% enquanto a outra estaçao perto de minha casa anda nos 45%

e quando o vento entra no RS tem a tendência a arrefecer mas em 5 minutos pode descer 0.5ºC no pode??

e secalhar é com com a vonto que o higrometro fica seco e da em valores de 25 e 20%

até porque eu já tirei o primeiro prato(em baixo) em que eu posso ver o higro-termometro e nao se vem claridade nenhuma a passar e meti lá a mao e estava uma temperatura razoavel, até porque as temperaturas têm coincidido mais ou menos com a outra estaçao a humidade é que nao, mas durante a noite já fica tudo bem outra vez

Com um sensor com essas características, felizmente parece que não são todos, os parâmetros que determinam os valores muitas vezes não reflectem a realidade, a temperatura nessas circunstância normalmente não é muito afectada, já os valores de humidade podem apresentar anomalias sobretudo em dias mais secos, de qualquer forma seria bom rever a forma e qualidade do material do RS porque aqui a culpa não deve morrer solteira!
 

Estação SP

Cumulus
Registo
1 Fev 2011
Mensagens
438
Local
Gafanha da Nazaré (Aveiro)
Pois vou ver, e no Verao vou pintar de branco para ficarem melhores

eu tenho uma bocado de plastico grosso onde está o higro-termometro que fica enconstado a um prato e depois leva outro prato por baixo a tapar

tem cinco pratos por cima depois leva o higro-termometro com esse bocado de plastico fixo fica encostado no quinto prato e depois leva o ultimo prato


porque é que dizem que tirando o higro-termometro da caixa ele estraga se mais rápido??

mas qual é a diferença? ele apanha a humidade à mesma tá nas mesmas condiçoes, na caixa tem aqueles respiros por unde passa a humidade

mas eu vou revestir com celicone para ficar proteguido e só fica os sensores mesmo á vista, mas já tem fita isoladora mas para colar no RS fica melhor
 

Geiras

Cumulonimbus
Registo
16 Jun 2010
Mensagens
4,247
Local
Qta. do Conde / Sintra
Excelente JPProença!! :surprise: :thumbsup:

Não houve interferências no meio de tantos sensores? :p

Obrigado!