Auriol Weather Station

jpproenca

Cumulus
Registo
7 Jan 2011
Mensagens
126
Local
Lajes do Pico - Açores
...

Não houve interferências no meio de tantos sensores? :p

Obrigado!

Não tenho constatado interferências.

As comunicações da Auriol suportam bem as interferências pois são compridas e repetitivas no mesmo telegrama; é difícil a consola perder uma comunicação, salvo se a interferência for contínua e não por telegramas.

Os telegramas dos termo-higrómetros Oregon são muito curtos. Os do baro-termo-higrómetro é que é mais comprido.

Todos funcionam com periodicidade diferente pelo que, estatisticamente, a coincidência de emissão também é baixa.

Ah, e ainda temos o pluviómetro a ajudar a festa. :amigos:
 


filipe cunha

Nimbostratus
Registo
20 Dez 2009
Mensagens
1,424
Local
Viana do Castelo - interior (160m)
Quase que dava para pôr um sensor em cada ilha:lol::lol:
 

joseoliveira

Cumulonimbus
Registo
18 Abr 2009
Mensagens
2,889
Local
Loures (Moninhos) 128m
Pois vou ver, e no Verao vou pintar de branco para ficarem melhores

eu tenho uma bocado de plastico grosso onde está o higro-termometro que fica enconstado a um prato e depois leva outro prato por baixo a tapar

tem cinco pratos por cima depois leva o higro-termometro com esse bocado de plastico fixo fica encostado no quinto prato e depois leva o ultimo prato


porque é que dizem que tirando o higro-termometro da caixa ele estraga se mais rápido??

mas qual é a diferença? ele apanha a humidade à mesma tá nas mesmas condiçoes, na caixa tem aqueles respiros por unde passa a humidade

mas eu vou revestir com celicone para ficar proteguido e só fica os sensores mesmo á vista, mas já tem fita isoladora mas para colar no RS fica melhor

Para perceberes melhor verifica melhor o sub tópico: Construção Radiation Shield ou Abrigo (faça você mesmo)
Desde as experiências aos resultados, está bem completo. Obviamente podes lá postar as tuas dúvidas. ;)
 

jpproenca

Cumulus
Registo
7 Jan 2011
Mensagens
126
Local
Lajes do Pico - Açores
Quase que dava para pôr um sensor em cada ilha:lol::lol:

... e ainda restavam sensores. :lmao:

Digamos que fui enganado pela Oregon.

Da primeira vez comprei uma estação que deixou de funcionar mesmo depois de ter ido a reparar na garantia à Huger na Alemanha. Restaram os sensores.

Então comprei a outra base que, supostamente, utilizava esses sensores. Nada; como já tinha feito o novo investimento acabei por comprar mais 3 sensores.

Uma coisa tenho de reconhecer: os termo-higrómetros têm funcionado bem. Só os termo-higrómetros. Não recomendo mais nada da Oregon a ninguém nem a assistência pós-venda.

... Mas até o termo-higrómetro sem marca (deve ter sido algum brinde) se comporta mais ou menos igual pelo que os sensores da Oregon funcionarem bem não é nenhuma vantagem de assinalar.
 

Estação SP

Cumulus
Registo
1 Fev 2011
Mensagens
438
Local
Gafanha da Nazaré (Aveiro)
Sim mas eu nao me estou a referir à construçao do RS, agora


tou me a referir a uma alteraçao na estaçao Auriol

que é na modificaçao do higro-termometro,

Porque é que dizem que nao convem tirar da caixa o termometro e o higrometro?

Dizem que se estraga mais rápido, entao porque?

ele nao se encontra nas mesmas condiçoes?


Obrigado!
 

joseoliveira

Cumulonimbus
Registo
18 Abr 2009
Mensagens
2,889
Local
Loures (Moninhos) 128m
tou me a referir a uma alteraçao na estaçao Auriol

que é na modificaçao do higro-termometro,

Porque é que dizem que nao convem tirar da caixa o termometro e o higrometro?

Dizem que se estraga mais rápido, entao porque?

ele nao se encontra nas mesmas condiçoes?

Penso que a resposta é óbvia; há casos em que os dois ou o módulo que os contém podem ser extraídos e colocados noutro espaço sem consequências para seu funcionamento, muito possivelmente não será este o caso! Às vezes pode-se perder um pouco a noção do grau de exposição destes equipamentos no exterior face às suas limitações.
A menos que as indicações do equipamento apontem para essa possibilidade (acho que quase nunca...), desconhecendo os resultados, o melhor é não arriscar!
 

Estação SP

Cumulus
Registo
1 Fev 2011
Mensagens
438
Local
Gafanha da Nazaré (Aveiro)
Pois se ele for colocado na devidas condiçoes nao à problema e estao isolados com fita isoladora

e como de ano em ano tenho de mudar as pilhas e fazer a sua munutençao eu vou vendo como é que está o termometro e o higrometro

eu até vou por massa concistente nos filamentos de ferro do termometro e do higrometro pode apanhar ferrugem, axo que é zincado

mas os que estao dentro da caixa do anemometro tambem podem apanhar ferrugem ou estragarem se

e dentro do RS está sempre protegido
 

Estação SP

Cumulus
Registo
1 Fev 2011
Mensagens
438
Local
Gafanha da Nazaré (Aveiro)
Entao no fim de contas sao aparelhos para apanharem humidade e outras coisa , é para isso que sao para o exterior

entao porque é que dizem que se avariam?

é por perlungar os fios? por serem coisas muito frageis??
se é assim tambem acontecia o memso a quem perlunga se os fios do anemometro
 

joseoliveira

Cumulonimbus
Registo
18 Abr 2009
Mensagens
2,889
Local
Loures (Moninhos) 128m
Resumindo, são componentes que foram concebidos para uma exposição ao exterior e dele dependem para emitir valores minimamente reais, portanto, tem que haver um meio termo quanto à forma dessa exposição, não demasiado expostos nem demasiado protegidos e uma base para a estabilidade desses valores está na protecção do equipamento fazendo face ás diferenças ocorridas num espaço de 24 horas; as regras de protecção são simples e para que os valores correspondam a padrões específicos (comparando com estações oficiais ou outras de qualidade estando próximas) precisam ser aplicadas.
Quanto a possíveis avarias, com maior ou menor frequência estão muito dependentes da qualidade dos elementos que compõem a estação e muitas vezes temos que proteger certos componentes ou espaços da corrosão.
Poderás ter aí na zona uma agravante que é o sal presente na humidade devido à proximidade do mar!
 

Estação SP

Cumulus
Registo
1 Fev 2011
Mensagens
438
Local
Gafanha da Nazaré (Aveiro)
Pois depende sempre da qualidade do material

o sal é o piorio, temos de andar todos os anos a pintar os portoes e as madeiras é igual

é por isso que eu vou colocar massa de concistencia, para proteguer

mas lá está dentro da caixa do anemometro ia acontecer a mesma coisa ia apanhar humidade com salitre

Obrigado por me esclareceres
 

jpproenca

Cumulus
Registo
7 Jan 2011
Mensagens
126
Local
Lajes do Pico - Açores
Excelente teste Jproença :)

Muito obrigado.

Entretanto, e como fablept parece já ter regressado de férias, gostaria de colocar uma questão que poderá já ter evoluído no seguimento dos contactos com tdf.

Segundo tdf, está compreendido o modo como as temperaturas negativas são informadas pelo anemómetro à consola. Só que isso não consigo ver no *.pdf como é que é.

Será que fablept nos poderá tentar explicar ou relatar as informações de tdf sobre tal?
 

fablept

Nimbostratus
Registo
12 Nov 2008
Mensagens
1,419
Local
Ponta Delgada - Açores
Muito obrigado.

Entretanto, e como fablept parece já ter regressado de férias, gostaria de colocar uma questão que poderá já ter evoluído no seguimento dos contactos com tdf.

Segundo tdf, está compreendido o modo como as temperaturas negativas são informadas pelo anemómetro à consola. Só que isso não consigo ver no *.pdf como é que é.

Será que fablept nos poderá tentar explicar ou relatar as informações de tdf sobre tal?

Ainda tou de férias (matar saudades da bela terra de S,miguel eheh) e pouco ou nada dediquei-me à estação nestas últimas semanas, no final desta semana devo voltar ao "código" :)

Pelo que ele explicou-me, trata-se de matemática aritmética "two signed numbers"

000000000011 0.3 C
000000000010 0.2 C
000000000001 0.1 C
000000000000 0.0 C
111111111111 -0.1 C
111111111110 -0.2 C
111111111101 -0.3 C
111111111100 -0.4 C

Um italiano escreveu um código para o Arduino, mas ao que parece o meu código não funciona com ele e o dele não funciona comigo...tenho que investigar mais:unsure:
 

jpproenca

Cumulus
Registo
7 Jan 2011
Mensagens
126
Local
Lajes do Pico - Açores
Ainda tou de férias (matar saudades da bela terra de S,miguel eheh) e pouco ou nada dediquei-me à estação nestas últimas semanas, no final desta semana devo voltar ao "código" :)

Pelo que ele explicou-me, trata-se de matemática aritmética "two signed numbers"

000000000011 0.3 C
000000000010 0.2 C
000000000001 0.1 C
000000000000 0.0 C
111111111111 -0.1 C
111111111110 -0.2 C
111111111101 -0.3 C
111111111100 -0.4 C

Um italiano escreveu um código para o Arduino, mas ao que parece o meu código não funciona com ele e o dele não funciona comigo...tenho que investigar mais:unsure:

Continuação de boas férias e, novamente, muito obrigado. Na semana passada também passei por lá (Ponta Delgada).

A configuração dos números negativos era o que eu imaginava que podia ser, ou seja, 'dando a volta por cima'. Mas assim está completamente esclarecido.

Não faz parte deste Tópico mas estou a imaginar que, com o Arduino, poderia ter os meus 3 velhos termo-higrómetros da Huger de novo com as leituras centralizadas. Mas na net só encontro os códigos de saída da consola para o computador e não os códigos via rádio dos termo-higrómetros para a consola. Vou continuar a procurar.
 

fablept

Nimbostratus
Registo
12 Nov 2008
Mensagens
1,419
Local
Ponta Delgada - Açores
Continuação de boas férias e, novamente, muito obrigado. Na semana passada também passei por lá (Ponta Delgada).

A configuração dos números negativos era o que eu imaginava que podia ser, ou seja, 'dando a volta por cima'. Mas assim está completamente esclarecido.

Não faz parte deste Tópico mas estou a imaginar que, com o Arduino, poderia ter os meus 3 velhos termo-higrómetros da Huger de novo com as leituras centralizadas. Mas na net só encontro os códigos de saída da consola para o computador e não os códigos via rádio dos termo-higrómetros para a consola. Vou continuar a procurar.

Obrigado :)

Acredito que sim, acho que os protocolos desses termo-higrómetros são conhecidos, se os protocolos forem conhecidos com o arduino e o software WSDL podes visualizar mais de 10 sensores no PC. Mas tb posso fazer uma busca, para ver se encontro mais infos sobre o protocolo..