Local mais quente de Portugal ? 50°C é possível ?

fmds

Cirrus
Registo
7 Mai 2011
Mensagens
5
Local
beja
Re: Terra Quente? Terra Fria?

Mas segundo a wikipédia que cita uma página filandesa, essa temperatura da Líbia (57,7ºC) não foi registada de maneira fiável.

:surprise:Meu amiguinho voce deve morar mesmo na cova do lobo ainda a pouco tempo estive na sua terra e estavam 43 graus o dia foi 27 julho 2010a temperatura mais alta registada no mundo foram 60,7 graus no deserto da morte a segunda mais alta 58,3 na libia treceira 54,1 graus no interior do mali quarta 51,9 graus algures no arizona estados unidos quinta 47,8 graus sevilha espanha nao negue a de sevilha eu estive la nesse dia agosto 1973

nota estas sao as principais e claro que ha muitas mais entre essas mas sao nos mesmos sitios! :thumbsup:
 


Dan

Moderação
Registo
26 Ago 2005
Mensagens
10,509
Local
Bragança (675m)
Re: Terra Quente? Terra Fria?

a temperatura mais alta registada no mundo foram 60,7 graus no deserto da morte

O valor de temperatura do ar mais elevado nos EUA, registado de forma correcta, é de 53,9ºC no Death Valley.

O Paquistão registou 53,5ºC no dia 26 Maio de 2006 na localidade de Mohenjo-daro. Este é possivelmente o 2º valor mais elevado obtido segundo as normas recomendadas.
 

fmds

Cirrus
Registo
7 Mai 2011
Mensagens
5
Local
beja
Eu tenho uma especie de termormetro (atenção: nao e para medir febre!) E ainda hoje por volta das 14 e meia medi a temperatura aqui em mertola o termometro marcou 32,4ºC apesar da temperatura para beja hoje seja 31 máxima 18 minima

Andei agora mesmo a vasculhar todas as minha mediçoes e encontrei uma de 24 julho de 2004 onde marcava temperatura mais alta desse dia 46,9ºC e mais baixa 26,3ºC :calor:

E tambem um de 29 Janeiro 2006 temperatura mais alta 1,7ºC mais baixa -2,0ºC nevou nesse dia se nao acreditar pode muito bem pesquisar no youtube ou google nevou em todo o pais sem excessão muito frio esse dia !!!!!!! :cold:
 

fmds

Cirrus
Registo
7 Mai 2011
Mensagens
5
Local
beja
Re: Terra Quente? Terra Fria?

O valor de temperatura do ar mais elevado nos EUA, registado de forma correcta, é de 53,9ºC no Death Valley.

O Paquistão registou 53,5ºC no dia 26 Maio de 2006 na localidade de Mohenjo-daro. Este é possivelmente o 2º valor mais elevado obtido segundo as normas recomendadas.

Em 2010 houve temperaturas mais altas de que 28 graus algumas atingiram os 41 graus :calor::calor::calor::calor::calor::calor::calor:
 

vitamos

Super Célula
Registo
11 Dez 2007
Mensagens
5,480
Local
Estarreja
Eu tenho uma especie de termormetro (atenção: nao e para medir febre!) E ainda hoje por volta das 14 e meia medi a temperatura aqui em mertola o termometro marcou 32,4ºC apesar da temperatura para beja hoje seja 31 máxima 18 minima

Andei agora mesmo a vasculhar todas as minha mediçoes e encontrei uma de 24 julho de 2004 onde marcava temperatura mais alta desse dia 46,9ºC e mais baixa 26,3ºC :calor:

E tambem um de 29 Janeiro 2006 temperatura mais alta 1,7ºC mais baixa -2,0ºC nevou nesse dia se nao acreditar pode muito bem pesquisar no youtube ou google nevou em todo o pais sem excessão muito frio esse dia !!!!!!! :cold:

E o que pretende provar com isso? Por mais que dê a volta às ideias que expôs ainda não consegui perceber o seu ponto de vista :s
O que é que 29 de Janeiro tem a ver com os 50ºC em Portugal? Não entendo de todo a sua indignação neste tópico, nem aquilo que está a tentar demonstrar...
 

belem

Cumulonimbus
Registo
10 Out 2007
Mensagens
4,465
Local
Sintra/Carcavelos/Óbidos
Well we have been over this many times. Alcoutim is, like Sevilla, frequently influenced by seabreezes. Therefor they are not as warm as more inland regions despite lower elevations. ....

That´s why I said that´s not the warmest region in the Guadiana valley during the summer.


Herdade dos Lameirões has in fact data. Ancient measurements of Moura show similar temperatures (at 90 m altitude BTW). We have no measurements of other places so that is simply guessing.


Sanlucar de Guadiana, at only 500 meters ( more and less) from Alcoutim has more data than Herdade dos Lameirões. Anyway I would like to see the measuring conditions of this weather station.




Caceres seems to have nice inland rivers that are at 200-250 m but I am aware of an Atlas that calculates data. I am aware of measurements that are clearly faulty of some station in Extremadura. Simply looking at some averages highs and wintertemperatures indicates time and time again the station are prone to insolation. Therefor I discount these stations on the basis of logic.

2 weather stations located in different places ( but not very far), did shown similar figures... So both weather stations are in bad condition? Do you know which weather station has being used and in which conditions is working?


What we do know for sure is that Herdade dos Lameirões is a bit warmer at day than Sevilla in summer and a bit cooler than the hottest places in the Guadalquivir region (at day). Other things? A big guessing game. .

I was basing myself in probabilities according to an article published by IM.
We were already discussing this and I think that we both agreed that the Guadiana valley region is pratically wild, with no weather stations located on it´s warmest regions.



I have also looked up as many stations as possible in Spain and Portugal (pictures) and the maintenance is awful. really: if you want to measure correctly make sure you do so. And not like in Sevilla where the weatherstation is 5 m in front of a building and next to a parking lot. Or in Portugal, where in Alvega for instance the grass has not been cut for 10 years....I mean: science has shown you introduce huge errors most of all in record like situations....


I agree with you.
 

duero

Nimbostratus
Registo
23 Dez 2009
Mensagens
1,038
Local
valladolid
ARRIBES DEL DUERO


Datos de las presas de los barragens de SAUCELLE y ALDEADAVILA, situados en la frontera entre España y Portugal.

PRESA DE ALDEADAVILA (220 metros de altitud).

En.....6,7........95
Fb.....8,3........88
Mr....10,5.......65
Ab....13,6.......46
My.... 17,7......58
Jn.....22,0......37
Jl...... 26,0......15
Ag....25,6.......11
Sp....22,4.......36
Oc...16,7........70
Nv...10,5........82
Dc.... 6,7........69

An..15,5°C......672 mm


PRESA DE SAUCELLE (116 metros de altitud).

En.....8,4..........72
Fb...10,1..........70
Mr...12,3..........49
Ab...15,1..........44
My...19,1.........43
Jn....23,6.........35
Jl.....27,0.........13
Ag...27,1.........12
Sp...24,0.........31
Oc...18,5.........57
Nv...12,2.........58
Dc.... 8,5.........54

An..17,1ºC.......538 mm
 

stormy

Super Célula
Registo
7 Ago 2008
Mensagens
5,149
Local
Lisboa
Eu não sei como eles fizeram exactamente..
Mas imagino que tenham pegado em informação clmatológica do máximo de estações possíveis, cruzado essaa informação, para criar um mapa.. Logo aí há interpolações, algumas grosseiras.. E depois para melhorar, claro usam algoritmos com a altitude concerteza, há formas mais ou menos certas e sofisticadas!
E eu não tou a dizer que é um mau trabalho, antes pelo contrário! Está muito bom.. Mas um produto assim, precisa de muita cautela na sua interpretação, e acho "ambicioso" e "perigoso" tirar grandes conclusões de locais através de um mapa assim...

Suponho que os mapas devem ter informação de satelite, interpetação da temperatura á sfc a partir de analise espectral ( lei de stefan boltzmann).

Mas esse tipo de analise pode sofrer imensas interferencias por parte do tipo de solos que há nas regiões, para alem que os satelites não medem a T2m, mas sim a temperatura numa camada proxima á superficie.

A explicação de haver zonas onde o calor fica retido faz sentido, pois há vales onde não é tão facil haver inversões, porque de algum modo o ar frio não "escorre" para eles.
 

stormy

Super Célula
Registo
7 Ago 2008
Mensagens
5,149
Local
Lisboa
http://static.panoramio.com/photos/original/41888584.jpg

Esta foto penso que retrata bem algumas zonas profundas do vale do Guadiana.

Não tenho duvidas que estas regiões tenham medias das maximas dos meses mais quentes entre 35ºC e 36ºC, talvez nalguns pontos mais de 36ºC, mas resta saber se é uma area representativa de uma realidade vasta.
Não me parece correcto dizer que o Interior do Alentejo é um local homogeneamente tórrido com base em haver um vale muito quente, tal como não faz sentido dizer que o litoral SW de Portugal é um local de extremos térmicos incrives, só com base na estação de Aljezur.

Será que estes locais quentes são suficientemente abrangentes para poderem ser tidos em conta, e não são apenas casoso isolados?

Bom...a meu ver..até pode ser que sim..e temos varias localidades inseridas nessas regiões, como Mertola, Moura, São Domingos...sendo assim...porque razão o IM não tem estações nessas localidades?
( A estação de mertola está a 30km de Mertola numa zona montanhosa de barrancos..lol)

Bom...se não há dados precisamos deles...temos os de S Domingos, mas são series antigas...o que falta talvez seja um membro aqui do forum lá:p
O senhor Luis Mestre por exemplo..podia pensar em comprar uma Davis, e por exemplo, falar com o pessoal da escola de agricultura de Serpa para colocar a estação num terreno...talvez a Escola cedesse algum espaço, e concerteza iriam agradecer um investimento desse tipo:thumbsup:
 

David sf

Moderação
Registo
8 Jan 2009
Mensagens
5,241
Local
Oeiras / VN Poiares
( A estação de mertola está a 30km de Mertola numa zona montanhosa de barrancos..lol)

Por acaso, a estação de Mértola (Vale Formoso) (37° 45' lat. N, 7° 33' long. O, 190m de altitude) situa-se a cerca de 10 km em linha recta das minas de São Domingos, e a 8 km do local que tu mostraste. E numa região relativamente plana, pelo menos é o que parece no Google Earth. Até me espanta um pouco que não se obtenham valores mais elevados nesta estação, que muitas vezes tem registos inferiores a Beja. Em teoria, situando-se a uma cota muito semelhante a Serpa, e ficando a uma distância parecida do Guadiana, os registos desta EMA devem ser idênticos aos de Serpa.

Neste documento vê-se o enquadramento desta EMA, e até há fotos dela:

http://www.cpada.pt/attachments/Centro_Experimental_de_Erosao_de_Vale_Formoso.pdf
 

belem

Cumulonimbus
Registo
10 Out 2007
Mensagens
4,465
Local
Sintra/Carcavelos/Óbidos
Se essa estação tem muitas vezes registos inferiores aos de Beja, certamente não terá os mesmos valores de Serpa ( eventualmente, nem sequer muito semelhantes).
O Alentejo, conhece variações interessantes, que não têm só em conta a altitude, mas também a exposição a certos ventos, o tipo de solos, etc, etc...
Por exemplo, de Portel ao Alqueva, notei uma diferença substancial de valores, em dois dias de Maio que lá estive. Claro que não dá para tirar grandes conclusões, mas como desloquei-me de um local ao outro ( e com pouca diferença horária), consegui sentir e bem, as diferenças de temperatura.

A Herdade dos Lameirões, está situada no planalto Alentejano ( bem exposta aos ventos) e nem sequer numa das zonas mais quentes da Bacia do Guadiana, e contudo apresenta máximas interessantes.
 

belem

Cumulonimbus
Registo
10 Out 2007
Mensagens
4,465
Local
Sintra/Carcavelos/Óbidos
Suponho que os mapas devem ter informação de satelite, interpetação da temperatura á sfc a partir de analise espectral ( lei de stefan boltzmann).

Mas esse tipo de analise pode sofrer imensas interferencias por parte do tipo de solos que há nas regiões, para alem que os satelites não medem a T2m, mas sim a temperatura numa camada proxima á superficie.

A explicação de haver zonas onde o calor fica retido faz sentido, pois há vales onde não é tão facil haver inversões, porque de algum modo o ar frio não "escorre" para eles.

Eu apenas sei que os satélites não foram utilizados.

E esses mapas devem dar-nos uma ideia de quais as zonas com maior potencial térmico. Pelo menos, aproximadamente.