Seg. Previsão do Tempo e Modelos - Maio 2011



SpiderVV

Moderação
Registo
26 Ago 2010
Mensagens
8,659
Local
Portalegre (400m)
Oh rainy olhe à sua volta e veja as previsões. Animação é coisa que não vai faltar apesar de não ser muita. Mesmo há poucos minutos formou-se aqui trovoada + chuva moderada. Trás-os-Montes tem tido animação todo o dia. Agora onde se forma depende, amanhã haverá mais chances para o litoral.
 

beachboy30

Cumulus
Registo
29 Mai 2008
Mensagens
405
Local
Aroeira
Sábado espera-nos um dia de nortada moderada :(, principalmente no litoral oeste e terras altas, pelo que a temperatura deverá descer um pouco (ou não fosse Sábado...), mas a partir de Domingo vamos ter uma corrente de NE bem poderosa, pelo que o litoral oeste deverá ser das zonas do país mais quentes já que nesta altura (e Verão) as correntes de E/NE favorecem bastante o litoral oeste em termos de temperaturas mais altas, principalmente se a corrente de E/NE se aguentar o dia todo, inclusivamente à tarde (quando costuma rodar para noroeste).

Alguns sites dizem que Domingo vai estar mais fresco que Sábado mas não acredito, principalmente no litoral oeste e devido à tal corrente poderosa de NE, muito seca... Domingo deve até ser um dia mais quente junto às praias do litoral oeste (em relação ao interior)...
 

Teles

Cumulonimbus
Registo
7 Dez 2007
Mensagens
2,212
Local
Rio Maior
Para amanha dia 13:
Céu pouco nublado ou limpo, apresentando períodos de maior
nebulosidade durante a tarde com condições favoráveis à ocorrência
de aguaceiros e trovoada, em especial nas regiões do interior Norte
e Centro.

 

fcechini

Cirrus
Registo
20 Fev 2011
Mensagens
45
Local
Brasil . Região Centro-Oeste . 600m de altitude .
Para amanha dia 13:
Céu pouco nublado ou limpo, apresentando períodos de maior
nebulosidade durante a tarde com condições favoráveis à ocorrência
de aguaceiros e trovoada, em especial nas regiões do interior Norte
e Centro.




Nice !:rain:
 

David sf

Moderação
Registo
8 Jan 2009
Mensagens
5,241
Local
Oeiras / VN Poiares
1. Após uma semana inteira a prever chuva no Alentejo no Sábado, o GFS volta atrás. Segundo o modelo americano, faltaria humidade, pois o CAPE ronda os 2000 J/kg e o L.I. no -5.

gfs-2-6_ysu1.png


Mas comparando com o que se está a passar:

por110514124030.jpg


Está completamente trocado, a instabilidade está a ocorrer na Extremadura espanhola, muito mais a leste do que estava previsto.

2. Após uma semana inteira a não prever chuva em lado nenhum no Sábado, o ECMWF volta atrás e põe alguma coisa para esta tarde:

510232011051400018.gif


Mas também falhou, há precipitação a sul do Tejo, algo não previsto.

3. Quem está, neste momento, mais acertado:

3.1. o UKMO.

UW12-594_ipi5.GIF


Evolução prevista para as próximas horas (seria excelente):

UW18-594_bpa1.GIF


3.2. o ALADIN:

410232011051400015.gif


Evolução posterior (seria mau):

410232011051400018.gif


3.3. o NOGAPS:

nogaps-2-6_zek0.png


Evolução posterior (bastante razoável):

nogaps-2-12_upp9.png


Olhando para a evolução das imagens de satélite e de radar, temo que que seja o ALADIN a acertar, uma vez que não se nota a formação de novas células. Mas não nos esqueçamos que ontem começou tudo já depois das 17 horas.

A instabilidade irá continuar pelo menos até ao final da próxima semana, e com um carácter mais generalizado a partir de terça-feira, afectando também o litoral, com uma cut-off que vem da Atlântico entre os Açores e a Madeira, até se instalar a SW do continente:

ECMWF:

ECM1-72_sxn9.GIF


ECM1-120_oym1.GIF


GFS:

gfs-0-66_lvc2.png


gfs-0-114_onc0.png
 

beachboy30

Cumulus
Registo
29 Mai 2008
Mensagens
405
Local
Aroeira
Entretanto Domingo e 2ª feira uma poderosa corrente de NE que promete aquecer o litoral oeste... ;). A partir daí a corrente acaba devido à tal cut-off... Venha alguma chuva, que também é precisa (claro que associada a trovoadas pode não ser muito bom devido a inundações...).
 

Microburst

Nimbostratus
Registo
10 Set 2009
Mensagens
941
Local
Laranjeiro-Feijó (Almada)
A minha avó, há pouco, deu-me a previsão para os próximos dias e disse-me que vem aí chuva vinda de Sul porque lhe caiu fuligem da chaminé esta manhã. Vamos ver se acerta. :D
 

fcechini

Cirrus
Registo
20 Fev 2011
Mensagens
45
Local
Brasil . Região Centro-Oeste . 600m de altitude .
A minha avó, há pouco, deu-me a previsão para os próximos dias e disse-me que vem aí chuva vinda de Sul porque lhe caiu fuligem da chaminé esta manhã. Vamos ver se acerta. :D

:D:D:D A minha vó fala que quando o joelho dela dói , vem frio :hehe: e ela sempre acerta
 

Lightning

Cumulonimbus
Registo
25 Jul 2008
Mensagens
4,114
Local
Algures
3. Quem está, neste momento, mais acertado:

3.1. o UKMO.

UW12-594_ipi5.GIF


Evolução prevista para as próximas horas (seria excelente):

UW18-594_bpa1.GIF

Pois é, David, desta vez nem o UKMO acertou, infelizmente...

Isto das situações convectivas mais vale fazer o nowcasting do que o forecasting, sabemos como se costumam comportar os modelos, e aqui está uma prova disso. :( Hoje, nem uma gota de água em Portugal Continental...

Quanto aos próximos dias, eu arrisco mesmo a dizer da minha parte que é tudo uma questão de sorte.
 

Vince

Furacão
Registo
23 Jan 2007
Mensagens
10,624
Local
Braga
O último mês de Abril, e estes primeiros dias de Maio tem mostrado uma Primavera à antiga, praticamente temos estado em instabilidade contínua há mais de um mês. Só quem é novo nestas andanças ou não tenha andado aqui nos últimos anos é que pode afirmar o contrário.
Não compreendo certas queixas neste tópico. Tem sido verdadeiramente um período meteorológico à "antiga", Abril foi mesmo de águas mil, até dilúvios de granizo houve, entre calor e frio, gelo e água, não há muitos anos assim, que façam justiça aos provérbios de antigamente.
Apenas a ignorância de se pensar que em cada momento ou evento na primavera tudo tem que ir parar à nossa "quintinha" é que pode afirmar o contrário.