Estações do LIDL - Opiniões, dúvidas e comentários

Estação SP

Cumulus
Registo
1 Fev 2011
Mensagens
438
Local
Gafanha da Nazaré (Aveiro)
Pois, e por isso é que coloquei o meu anemometro mais alto e foi por isso que coloquei aquela "corrente" que lhe chamaram para o pluvimetro nao se deslocar


foi por isso que o meu anemomtro hoje até registou mais velocidade que a outra estaçao

Alguem me podias dar essas tais medidas? tou com coriosidade em sabelas
 


c.bernardino

Nimbostratus
Registo
31 Dez 2010
Mensagens
654
Local
Loures
Concordo com o Daniel e Hotspot, mas quero acrescentar uma outra vertente.

Penso que é necessário dar um alerta valente para a solidez estrutural das nossas instalações. Fico com a ideia de que há muitas que não aguentariam um fenómeno (semi) severo, principalmente de vento.

1º) imaginem que vamos enfrentar uma situação invernosa extrema, de grandes gradientes de pressão, vento e chuva. Daqueles que batem máximos. Se o material não estiver solidamente instalado... vão chorar uns anos porque perderam os valores do dia em que nada devia ter sido perdido!!!
(faço-me entender :huh::huh:)

2º) se o anemometro/mastro caem podem fazer estragos que são da VOSSA responsabilidade.

3º) imaginem o termohigrometro exterior, no inverno, com a possibilidade de uma gota fria, talvez neve ou então uma massa de ar siberiana... e nessa altura as pilhas deixam de dar corrente. Porquê? porque não eram de lítio!
já que damos tanto pelas EM e sua instalação, o que custa dar mais 2 euros e garantir que nada falha no dia de pico na vaga de frio?

não nos devemos esquecer de estar preparados para os extremos.

abraço
 

Geiras

Cumulonimbus
Registo
16 Jun 2010
Mensagens
4,247
Local
Qta. do Conde / Sintra
Vá eu também fui mauzinho, já calei a "boca" à Auriolzinha com fita adesiva :lmao:

bip bip bip... bip.

E ela está bem protegida no telhado, já que a minha gata passa quase todos os dias la ao pé do anemometro :D

Tenho de tirar fotos :)
 

filipe cunha

Nimbostratus
Registo
20 Dez 2009
Mensagens
1,424
Local
Viana do Castelo - interior (160m)
Vá eu também fui mauzinho, já calei a "boca" à Auriolzinha com fita adesiva :lmao:

bip bip bip... bip.

E ela está bem protegida no telhado, já que a minha gata passa quase todos os dias la ao pé do anemometro :D

Tenho de tirar fotos :)

Cuidado com os gatos/gatas junto dessas partes moveis, como gostam de brincar podem partir a coisa;):D
 

jpproenca

Cumulus
Registo
7 Jan 2011
Mensagens
126
Local
Lajes do Pico - Açores
... e eu também já andei dias inteiros a bater no copo basculante do pluviómetro para fazer ensaios.

Penso que a Auriol até gosta destes mimos... :lmao:

Isto é outra vantagem da Auriol. Já viram se em vez da Auriol fosse uma Davis? - apresentava logo uma queixa às autoridades e podíamos ir presos. :calor:
 

Geiras

Cumulonimbus
Registo
16 Jun 2010
Mensagens
4,247
Local
Qta. do Conde / Sintra
Pois...a gata como ainda é novinha (menos de 1 ano) ainda é muito brincalhona... espero bem que... :D

Se a ASAE vem aí e vê o que andamos a fazer à Auriol...bye bye :lmao:
 

Geiras

Cumulonimbus
Registo
16 Jun 2010
Mensagens
4,247
Local
Qta. do Conde / Sintra

vitamos

Super Célula
Registo
11 Dez 2007
Mensagens
5,480
Local
Estarreja
E agora cá está um medidor de ultravioletas do Lidl (da Silver Crest).
http://www.lidl.pt/cps/rde/xchg/lidl_pt/hs.xsl/index_13182.htm

pt5878901b.jpg

Já cá canta!

Ainda não explorei completamente o aparelho mas no fundo é um utilitário interessante. Do ponto de vista meteorológico ele apenas funciona na prática como um medidor de UV de bolso, facilmente acoplável a um chaveiro, mochila, etc...
Apresenta um termómetro que funciona apenas em intervalos de 0,5ºC. Este termómetro acaba por ser um mero indicador. Ao sol (a única forma de obter o índice UV) os valores são imediatamente muito inflacionados, ou não fosse este um sensor completamente desprotegido. À sombra poderá dar uma ideia aproximada da temperatura ambiente.
Quanto ao índice UV remete-se a isso... Índice! O aparelho não indica a radiação solar.
Quanto às restantes funções "não meteorológicas", estas sim são interessantes. Pré-definições com o tipo de pele, factor de protecção do protector utilizado, tempo máximo de exposição solar correspondente, são bastante úteis para a praia ou utilização ao ar livre.

Em resumo: Um bom equipamento ao preço a que se encontra para actividades que acarretam exposição solar. Como equipamento meteorológico vale o que vale (quase nada). Globalmente acho uma boa compra.
 

Mjhb

Super Célula
Registo
15 Abr 2009
Mensagens
6,105
Local
.
Mas ao nivel da indicaçao da radiaçao UV é mínimamente viável? Estava a pensar comprar um, mas tenho receio que nao seja nada de jeito...
 

vitamos

Super Célula
Registo
11 Dez 2007
Mensagens
5,480
Local
Estarreja
Mas ao nivel da indicaçao da radiaçao UV é mínimamente viável? Estava a pensar comprar um, mas tenho receio que nao seja nada de jeito...

Isso é que vai ser mais difícil saber... O índice UV, ao contrário do que eu pensava, é calculado não só por conversão dos valores de intensidade da radiação mas também por ponderação de diversos outros factores. Dentro destes encontra-se por exemplo a hora do dia e o dia do ano, isto porque a posição do sol varia obviamente ao longo do dia... E este factor tem uma grande importância. Os serviços meteorológicos usam então esse UV index dependente de muitas variáveis... Saber se este aparelho faz o mesmo é algo que será muito difícil de saber. De qualquer forma verei se o manual diz algo sobre isso.
 

AndréFrade

Cumulonimbus
Registo
6 Jun 2009
Mensagens
4,799
Local
Montijo / Lisboa
Isso é que vai ser mais difícil saber... O índice UV, ao contrário do que eu pensava, é calculado não só por conversão dos valores de intensidade da radiação mas também por ponderação de diversos outros factores. Dentro destes encontra-se por exemplo a hora do dia e o dia do ano, isto porque a posição do sol varia obviamente ao longo do dia... E este factor tem uma grande importância. Os serviços meteorológicos usam então esse UV index dependente de muitas variáveis... Saber se este aparelho faz o mesmo é algo que será muito difícil de saber. De qualquer forma verei se o manual diz algo sobre isso.

Também já tenho :thumbsup:
 

Mjhb

Super Célula
Registo
15 Abr 2009
Mensagens
6,105
Local
.
Isso é que vai ser mais difícil saber... O índice UV, ao contrário do que eu pensava, é calculado não só por conversão dos valores de intensidade da radiação mas também por ponderação de diversos outros factores. Dentro destes encontra-se por exemplo a hora do dia e o dia do ano, isto porque a posição do sol varia obviamente ao longo do dia... E este factor tem uma grande importância. Os serviços meteorológicos usam então esse UV index dependente de muitas variáveis... Saber se este aparelho faz o mesmo é algo que será muito difícil de saber. De qualquer forma verei se o manual diz algo sobre isso.

Se não se importasse, seria possivel dizer algo antes das 18h?