Tesourinhos deprimentes da Meteorologia e Clima

David sf

Moderação
Registo
8 Jan 2009
Mensagens
5,241
Local
Oeiras / VN Poiares

Se calhar explica o que se passou em 1917. Vendo a reanálise, parece que a chuva que é relatada foi associada a uma frente fria, que geralmente é associada à ocorrência destes fenómenos:

rslp19171013.gif


De acordo com muitas indicações das testemunhas, por exemplo o avô materno de Fátima Magalhães, entre muitos outros, após uma chuva torrencial, as nuvens desmancharam-se no firmamento e o Sol apareceu como um disco opaco, girando no céu [7]. Algumas afirmaram que não se tratava do Sol, mas de um disco em proporções solares, semelhante à lua. Disse-se ser significativamente menos brilhante do que o normal, acompanhado de luzes multicoloridas, que se reflectiram na paisagem, nas pessoas e nas nuvens circunvizinhas [7]. Foi relatado que o pretenso Sol se teria movido com um padrão de ziguezague [7], assustando muitos daqueles que o presenciaram, que pensaram ser o fim do mundo [8]. Muitas testemunhas relataram que a terra e as roupas previamente molhadas ficaram completamente secas, num curto intervalo de tempo [9].

http://pt.wikipedia.org/wiki/Milagre_do_Sol

Vários "milagres" relatados no fórum:

http://www.meteopt.com/forum/portugal/fenomenos-opticos-atmosfericos-4477-2.html

E noutros sítios:

http://www.metsul.com/secoes/visualiza.php?cod_subsecao=16&cod_texto=506

http://www.unicamp.br/unicamp/divul...o-solar-e-visto-em-varias-cidades-paulistas-0

http://mauricioaraya.wordpress.com/2011/01/15/halo-solar-e-observado-em-sao-luis-neste-sabado/

http://twitpic.com/2vpprb

http://eternosaprendizes.com/tag/halo-solar/
 


DRC

Nimbostratus
Registo
15 Set 2008
Mensagens
1,743
Local
Póvoa de Santa Iria
luzes multicoloridas, que se reflectiram na paisagem, nas pessoas e nas nuvens circunvizinha

Num halo solar as luzes multicoloridas não se reflectem no solo, não se podendo como tal reflectir na paisagem e nas pessoas, somente nas nuvens vizinhas.

o pretenso Sol se teria movido com um padrão de ziguezague

Julgo que será do conhecimento comum que o sol não se move em ziguezague quando aparece um halo solar nem em qualquer outro evento meteorológico.

Nem tudo tem uma explicação racional e científica por muito que a humanidade queira encontrar essa explicação.
 

MSantos

Moderação
Registo
3 Out 2007
Mensagens
10,660
Local
Aveiras de Cima
Por acaso foi um coincidência engraçada, um halo banal que quase ninguém iria reparar se fosse noutro dia qualquer tornou-se num milagre para uns quantos ignorantes só pelo facto de ter acontecido no dia 13 de Maio:lmao:

Já vi halos algumas vezes, não muitas, por vezes também ocorreram à volta da a Lua;)
 

Pixie

Cumulus
Registo
15 Abr 2010
Mensagens
122
Local
Lisboa
Desculpem a minha ignorância, mas há algum alerta azul em metereologia!?

http://www.abola.pt/mundos/ver.aspx?id=263591


Portugal Continental em alerta azul devido à chuva e à trovoada
Por Redacção

A Autoridade Nacional de Protecção Civil (ANPC) colocou, esta terça-feira todos os distritos de Portugal Continental em alerta azul devido às previsões de ocorrência de aguaceiros fortes e trovoadas.

A Protecção Civil alerta, por isso, para a eventual formação de lençóis de água na estrada e do piso escorregadio, a possibilidade de cheias rápidas nas zonas urbanas e de inundações de estruturas urbanas subterrâneas. O alerta azul é o segundo menos grave de uma escala de cinco.
08:10 - 17-05-2011
 

seqmad

Cumulus
Registo
27 Jun 2007
Mensagens
221
Local
Fogueteiro
Pode até ser um fenómeno explicado pela ciência mas a verdade é que é estranho ter surgido no momento em que apareceu.

Só agora vi os comentários sobre este assunto, que penso já estar encerrado já que nem merece grande desenvolvimento, mas não resisto a comentar, quanto ao momento (cerimónia) em que ocorreu:
Exactamente pela mesmíssima razão pela qual, no Dia de Todos-os-Santos, 1 de Novembro de 1755, às 9.30 da manhã, com as igrejas cheias para as cerimónias religiosas, um dos maiores sismos dos últimos séculos destruiu Lisboa, provocando dezenas de milhares de mortos, muitos dos quais soterrados nas igrejas que desabaram...
Em Ciência e não só, a explicação tem um nome: COINCIDÊNCIA.
Com o devido respeito, não sei como alguém pode sequer pôr como hipótese alguma explicação não racional, mesmo que apenas para o momento em que ocorreu...
 

ecobcg

Super Célula
Registo
10 Abr 2008
Mensagens
5,146
Local
Sitio das Fontes e Carvoeiro (Lagoa - Algarve)
Pode até ser um fenómeno explicado pela ciência mas a verdade é que é estranho ter surgido no momento em que apareceu.


Por acaso, no dia 06/05/2011 (que acho que é um dia como outro qualquer), eu tinha colocado a seguinte foto no Seguimento Sul:



Halos solares (e também os lunares), formam-se sempre que as condições da atmosfera são propícias a esse facto. Acontecem várias vezes num ano, pelo que o ter surgido no dia 13, foi um mero acaso, pois podia ter aparecido no dia 12, ou no dia 11, ou....

Tão simples como isto.;)
 

stormy

Super Célula
Registo
7 Ago 2008
Mensagens
5,149
Local
Lisboa
Num halo solar as luzes multicoloridas não se reflectem no solo, não se podendo como tal reflectir na paisagem e nas pessoas, somente nas nuvens vizinhas.



Julgo que será do conhecimento comum que o sol não se move em ziguezague quando aparece um halo solar nem em qualquer outro evento meteorológico.

Nem tudo tem uma explicação racional e científica por muito que a humanidade queira encontrar essa explicação.

Sim..mas depois quem conta um conto acrescenta sempre um ponto..ainda por cima há toda a histeria de massas e outros fenomenos psicologicos curiosos.

Pode ter sido um simples halo solar, ou outro fenomeno optico atmoferico ( há muitos e alguns espetaculares), que depois as multidões deturparam por desconhecimento total.

Nunca se deve intrepertar esses registos á letra, nem a Biblia, pois muitas vezes aparecem este tipo de coisas.
Logicamente que não estou a descredibilizar a Biblia, muito menos a filosofia judaico-cristã ou Jesus cristo, mas sim a referir que todos estes fenomenos devem ser analisados com pés e cabeça.

Mesmo no que toca á essencia da Biblia ( excluindo os milagres) é muito dificil fazer traduções exatas e as intrepertações que se fazem devem ser feitas com base em exaustivo estudo, tal como fazem os Padres ou o Papa..

São temas delicados:thumbsup:
 

David sf

Moderação
Registo
8 Jan 2009
Mensagens
5,241
Local
Oeiras / VN Poiares
Este é o comunicado do IM:

Hoje e amanhã, 1 e 2 de agosto, o continente está condicionado pelo cavamento de uma depressão na região do Golfo de Cádiz associado à aproximação de um vale em altitude. Assim, o Centro de Previsão do Tempo do IM prevê a ocorrência de aguaceiros acompanhados de trovoada, mais significativos na região sul durante a tarde de hoje, e na região Norte e interior Centro no final do dia de hoje e início de amanhã. A temperatura irá registar uma descida no interior Norte e Centro e o vento soprará moderado de noroeste, em particular no litoral a sul do Cabo Carvoeiro durante a tarde.

Esta situação terá como consequência a diminuição do risco de incêndio, para hoje e amanhã, que será reduzido em todo o País.

Durante a tarde de amanhã prevê-se, para a região sul, a diminuição de nebulosidade sem ocorrência de precipitação.

Para dia 3, o continente estará sob a acção do anticiclone dos Açores, apresentando-se o céu pouco nublado ou limpo e haverá uma ligeira subida da temperatura máxima nas regiões do interior.

Nos dias 4 e 5, com a aproximação e passagem de sistemas frontais no norte da Península Ibérica, irá aumentar a nebulosidade nas regiões do Norte e litoral Centro, com probabilidade de ocorrência de precipitação fraca.

De acordo com a análise, efetuada pelo Centro de Previsão do IM, à informação disponível para o médio-prazo, as temperaturas terão tendência para um ligeiro aumento gradual a partir de 3 até ao dia 5, aproximando-se dos valores normais para a época a partir de dia 8.

Esta é a interpretação que uma jornalista do Público fez dele:

Chuva e trovoada para os próximos dias
01.08.2011 - 17:14 Por Paula Torres de Carvalho

Aguaceiros fortes e trovoadas estão previstos em todo o país até ao próximo dia 8 de Agosto, avisa o Instituto de Meteorologia em comunicado.


A temperatura começará gradualmente a aumentar a partir da próxima quarta-feira.

Para hoje e amanhã esperam-se aguaceiros e trovoadas sobretudo no sul do país, ao longo da tarde e no norte e interior centro no final do dia de hoje e início de amanhã.

O estado do tempo é associado ao “cavamento de uma depressão na região do Golfo de Cádis associado à aproximação de um vale em altitude”.

Estas condições climáticas diminuem o risco de incêndio.

http://www.publico.pt/Sociedade/chuva-e-trovoada-para-os-proximos-dias_1505702

E depois dizem que foi o IM que se enganou.
 

MSantos

Moderação
Registo
3 Out 2007
Mensagens
10,660
Local
Aveiras de Cima
A estação do IM de São Pedro de Moel deve estar a sofrer neste momento uma forte geada em pleno mês de Agosto:cold:

Capturar.jpg


:huhlmao: :huhlmao: