Seguimento Sul - Maio 2011



ecobcg

Super Célula
Registo
10 Abr 2008
Mensagens
5,146
Local
Sitio das Fontes e Carvoeiro (Lagoa - Algarve)
Pena não ter uma estação aqui pois já deve de ir nuns 40mm acumulados. É muita água a que tem caído pessoal! E parece não querer abrandar !
A forte trovoada está mais para o litoral na zona de Quarteira-Almancil-Faro mas aqui a precipitação é intensa! Só vi parecido este ano na noite da véspera de carnaval.
Ps: fez um estrondo agora que até fez rater!

Tens uma estação ai ao pé de ti, na Pena, Salir, que já vai com 26mm acumulados esta manhã.
 

trovoadas

Cumulonimbus
Registo
3 Out 2009
Mensagens
3,205
Local
loule-caldeirao
Obrigado pela informção não sabia que essa estação já estava em
funcionamento.
Entretanto a precipitação não pára e o nível de água na minha rua atingiu um nível histórico que salvo erro não era atingido desde o inverno de 1996.
 

trovoadas

Cumulonimbus
Registo
3 Out 2009
Mensagens
3,205
Local
loule-caldeirao
A chuva ainda não parou por aqui e o período mais intenso foi das 9h até às 10:30 e a forte trovoada parece estar na região de Faro não pára de fazer trovões nessa zona!
Aqui já se nota o limite da célula a oeste onde já vai abrindo o céu no entanto continua a chover bastante.
O vento intensificou-se à medida que a célula se foi deslocando para este. À bocado particamente não havia vento e agora está um vento constante de este.
 

Redfish

Cumulus
Registo
6 Jul 2007
Mensagens
492
Local
Salir - Loulé
Obrigado pela informção não sabia que essa estação já estava em
funcionamento.
Entretanto a precipitação não pára e o nível de água na minha rua atingiu um nível histórico que salvo erro não era atingido desde o inverno de 1996.

Boas
Realmente a chuva por aqui continua moderada a forte...

Sobre a estação da Pena - Salir a mesma já foi montada com a colaboração do grande ecobcg (Sem duvida um expert na montagem de EMs)


Ainda não coloquei um topico sobre a mesma pois temos tidos uns problemas "extras".

A EM têm estado a debitar dados para o Wunderground ainda que parcialmente pois a NET continua a cair frequentemente...
 

frederico

Furacão
Registo
9 Jan 2009
Mensagens
10,319
Local
Porto
A estação de São Brás de Alportel, no final de Abril, estava com um défice de quase 100 mm, para este ano hidrológico.

As estações nos extremos -Sagres, Tavira, Castro Marim, Alcoutim- estão acima da média, para o acumulado no ano hidrológico, mas parece-me que na serra do Caldeirão há algum défice. Portanto, ainda bem que este Maio está, até agora, a ter boas acumulações. Tal é fundamental para os ecossistemas, principalmente depois de anos tão secos como 2005 ou 2009.

Embora pareça que foi um ano chuvoso, não foi. Na realidade, o ano hidrológico foi normal em boa parte do Sul do país. E vai acabar seco a Norte :(
 

trovoadas

Cumulonimbus
Registo
3 Out 2009
Mensagens
3,205
Local
loule-caldeirao
Aspecto das traseiras do meu prédio depois desta brutal trovoada



Uploaded with ImageShack.us




Uploaded with ImageShack.us
É muito raro ficar assim, aliás acho que nunca a tinha visto assim...

Aspecto do céu a sul, a célula deslocou-se para este ou seja para a esquerda da imagem



Uploaded with ImageShack.us

Por agora acalmou mas ainda se ouvem potentes trovões para sueste e este( região de Faro-Olhão-Tavira)