Seguimento Sul - Maio 2011



algarvio1980

Furacão
Registo
21 Mai 2007
Mensagens
12,394
Local
Olhão (24 m)
Faro: Autoridades procuram possível vítima mortal

Ao início da tarde desta quarta-feira as autoridades estavam a esvaziar a água acumulada na garagem de num prédio na rua de São Luís, em Faro, onde havia suspeitas de que podia estar uma vítima mortal da chuvada que esta manhã atingiu Faro, no Algarve.

As dúvidas surgiram depois de não se conseguir contactar o homem, que mora no edifício onde se situa a garagem.

Este era o caso mais grave ao final de uma manhã em que o Centro Distrital de Operações de Socorro (CDOS) do Algarve registou 59 ocorrências.

"Houve cerca de 30 ocorrências em residências privadas e 20 em edifícios públicos", referiu, por seu lado, ao CM, Macário Correia, presidente da Câmara de Faro. "Houve casos de inundação na câmara, no teatro, em escolas e outros edifícios públicos", acrescentou.

O autarca admite que "duas escolas" possam ficar fechadas nos próximos dias. Também o Aeroporto de Faro esteve encerrado, depois de a água inundar parte da gare, reabrindo por volta das 15h00.

No terreno estiveram 156 operacionais, entre bombeiros, PSP, GNR e elementos da Protecção Civil de Faro. Também ao início da tarde já todas as ruas de Faro estavam abertas à circulação, depois de algumas terem sido encerradas.

Registaram-se ainda inundações em Quarteira, no concelho de Loulé, e em Olhão.

Fonte: CM

Faço votos para que seja falso alarme e não esteja ninguém na garagem.
 
Registo
1 Mar 2010
Mensagens
20
Local
Lisboa
Faço votos para que seja falso alarme e não esteja ninguém na garagem.

Essa é uma das razões porque "não quero" células muito activas sobre Lisboa. Meteorologia adversa no meio do mato, é sempre bonito ver. Sobre as cidades, dá asneira.

Aqui continuo com o sol a espreitar, mas parece-me que a grande Lisboa vai levar com alguma coisa em cima. Com o efeito ilha de calor, e com a actividade que o radar já vai mostrando a norte, deve estar quase a chegar a chuva.

(Edit: Desculpem, tenho estado a acompanhar a situação do Sul e ao comentar um post anterior, nem me lembrei que estou no tópico errado, considerando que não estou presentemente no "Sul" apesar de todo o meu interesse e preocupação hoje ser no sul.... oops! :-) )
 
Última edição:

ecobcg

Super Célula
Registo
10 Abr 2008
Mensagens
5,138
Local
Sitio das Fontes e Carvoeiro (Lagoa - Algarve)
Acho que a célula United States of Elvas vem aí :lmao: Já se ouve a trovoada e está bem negro!

Pelo radar parece que já estará em fase de "perda de forças"...ainda assim, ainda deve dar para molhar um bocadinho por ai:D
 

Gerofil

Furacão
Registo
21 Mar 2007
Mensagens
10,059
Local
Estremoz
A linha de instabilidade passou lentamente sobre Estremoz entre as 15h45 e as 16h30, inicialmente com bastante chuva e puxada a vento; depois apenas a trovoada dispersa, mas com muito barulho.
Esta célula vai perdendo actividade à medida que se desloca para norte. As imagens de satélite permitem deduzir que o centro da depressão estará agora centrada sobre o Alentejo, devendo continuar a sua lenta progressão para o interior da Península Ibérica.

Estremoz = 1007 hPa
 

Gerofil

Furacão
Registo
21 Mar 2007
Mensagens
10,059
Local
Estremoz
Vento forte a muito forte com rajadas. Está menos negro mas ainda há barulho e raios.

Até a chegar agora a Portalegre; irá dar lugar a precipitação intensa e puxada a vento durante 15/30 minutos, acompanhado por trovoada. O efeito orográfico poderá refortalecer a célula.
 

AnDré

Moderação
Registo
22 Nov 2007
Mensagens
12,188
Local
Odivelas (140m) / Várzea da Serra (930m)
26,8mm em Alcácer do Sal (Barrosinha), das 17h às 18h.

semttulo2ym.png


Elvas sem dados.
 

Stormm

Cumulus
Registo
22 Dez 2009
Mensagens
390
Local
Olhão
Bem que forte temporal que as terras algarvias apanharam!!:eek:
10h mais ou menos foi quando tudo começou, chuva forte acompanhada com vento e trovoada também forte, pedidos de ajuda aos bombeiros vindos de moradores de faro e olhão devido ás cheias que ocorreram durante o dia de hoje.
Deu-lhe muito forte, foi para não dizermos que nos passa tudo ao lado, toma lá:lol:
 

rbsmr

Nimbostratus
Registo
6 Ago 2007
Mensagens
602
Local
Cabeça Gorda, Torres Vedras (140m)
Foto de Faro (Rua de S. Luís) que encontrei à momentos no facebook, de hoje dia 18.05.2011:

230159_225268457489335_100000185472972_1096166_4789716_n.jpg

CRÉDITOS: BRAZETE HELENA
 

Mário Barros

Furacão
Registo
18 Nov 2006
Mensagens
12,603
Local
Maçores (Torre de Moncorvo) / Algueirão (Sintra)

actioman

Cumulonimbus
Registo
15 Fev 2008
Mensagens
2,052
Local
Elvas (~300m)
Bem os céus por aqui hoje são rei! É com cada forma incrível que é de ficar boquiaberto e simplesmente a observar! :w00t:

p5183710medium.jpg


p5183723medium.jpg


p5183728medium.jpg


p5183732medium.jpg



Entretanto por aqui volta a chover!



Nota: ao tentar editar a mensagem e com tanta actividade e material que por aqui tenho (a confusão instalada! hehehe), acabei por apagar o meu post anterior que aqui reproduzo novamente! Sorry :o