Auriol Weather Station

jpproenca

Cumulus
Registo
7 Jan 2011
Mensagens
126
Local
Lajes do Pico - Açores
ACERCA DO ANEMÓMETRO (3)
(No seguimento do comunicado # 868 - página 58)

COMUNICAÇÕES

Introdução:
Nas comunicações sem fios, a informação é normalmente compilada em pacotes contendo também indicação sobre a identidade do emissor e uma chave de validação.
O presente comunicado limita-se a sintetizar alguns dados sobre o assunto, que vão para além do indicado no manual ou revelado pelo fabricante.

De acordo com o manual, a comunicação para a consola é feita via rádio a 434 MHz
Há notícia de que a portadora da comunicação é emitida a 433,920 MHz
Nos ensaios efectuados, a recepção foi sintonizada nesta frequência.

A comunicação é feita por telegramas com a periodicidade constante de 31 segundos e com duração aproximada de 1 segundo.
Esta periodicidade é indiciada por indicação luminosa e foi verificada com e sem alteração de medições.

Há notícia de que, em cada seis telegramas consecutivos, cinco dizem respeito ao anemómetro e integram um conjunto de 3 pares de comunicações digitais iguais e seguidas, cada uma composta por 36 bits com a seguinte informação:
Primeira comunicação do par
- Bits 1 a 8 – identificação do emissor (número aleatório escolhido no momento de colocação das pilhas e firmado pela consola aquando da pesquisa de periféricos);
- Bit 9 – estado das pilhas;
- Bits 10 a 24 – identificação do tipo de informação (anemómetro / velocidade);
- Bits 25 a 32 – velocidade média do vento;
- Bits 33 a 36 – chave de controlo para validação da comunicação ao ser recebida.
Segunda comunicação do par
- Bits 1 a 8 – identificação do emissor (número aleatório escolhido no momento de colocação das pilhas e firmado pela consola aquando da pesquisa de periféricos);
- Bit 9 – estado das pilhas;
- Bits 10 a 15 – identificação do tipo de informação (anemómetro / direcção e rajada);
- Bits 16 a 24 – direcção do vento;
- Bits 25 a 32 – rajada máxima;
- Bits 33 a 36 – chave de controlo para validação da comunicação ao ser recebida.

Exemplo de uma 1.ª comunicação (repetida alternadamente 3 vezes num telegrama):
1001 0000 1110 0000 0000 0001 0110 0110 1011 --» sentido da emissão (Bit 1 à direita)
Informação: Pilhas em bom estado / Velocidade do vento 2,8 m/s

Exemplo de uma 2.ª comunicação (repetida alternadamente 3 vezes num telegrama):
1101 0010 0011 0001 0110 1111 0110 0110 1011 --» sentido da emissão (Bit 1 à direita)
Informação: Pilhas em bom estado / Direcção do vento 45 º (NE) / Rajada máxima 7,0 m/s

Alcance das comunicações:
25 m em espaço aberto, de acordo com a informação do manual
Em ensaio realizado no início de operação, foi confirmada comunicação estável entre um piso 1 e um piso 3 separados por um pavimento de betão armado e um de madeira.

No caso de falha na recepção, os dados são perdidos.
Efectuado ensaio de falha por afastamento excessivo dos aparelhos.
Efectuado ensaio de falha por sobreposição com outra emissão na mesma frequência.

Observações:
As comunicações foram sintonizadas em receptor áudio com informação digital da frequência.
Os elementos de notícia referidos foram obtidos no seguinte sítio:
http://www.tfd.hu/tfdhu/files/wsprotocol/auriol_protocol_v20.pdf

(Disponível na página 47 / # 692 um índice desta colecção de apontamentos.)
 


jpproenca

Cumulus
Registo
7 Jan 2011
Mensagens
126
Local
Lajes do Pico - Açores
A 'nossa' Auriol está a valorizar... :surprise:

ebayt.jpg

Podem ver neste endereço: http://viewitem.eim.ebay.pt/Auriol-FunkWetterstation-3-Teilig-mit-Weckfunktion-NEU/270750705131/item
 

Geiras

Cumulonimbus
Registo
16 Jun 2010
Mensagens
4,247
Local
Qta. do Conde / Sintra
eheh compramos as nossas por menos dinheiro :D
 

Estação SP

Cumulus
Registo
1 Fev 2011
Mensagens
438
Local
Gafanha da Nazaré (Aveiro)
tem me dado problemas a estaçao meteoorlogica, é verdade
com falha de transmissao e está a 10 metros de distância

Está a dar o berro, quando tiver tempo vou desmonta la e ver como aquilo está, é que tem falhas muito frequentes e isso nao é bom
 

jpproenca

Cumulus
Registo
7 Jan 2011
Mensagens
126
Local
Lajes do Pico - Açores
tem me dado problemas a estaçao meteoorlogica, é verdade
com falha de transmissao e está a 10 metros de distância

Está a dar o berro, quando tiver tempo vou desmonta la e ver como aquilo está, é que tem falhas muito frequentes e isso nao é bom

A estação é de Dez-2010 ou de Dez-2009 ?

É claro que, pelo baixo preço que custa, não podemos esperar que seja um exemplo de qualidade. Outras mais caras também não o são. Uma vantagem relativamente às caras é que podemos fazer 'experiências' sem a preocupação de a avariar.

Penso que a PCE que Estação SP vai comprar tem precisão semelhante mas vai ser de melhor durabilidade e assistência técnica sem ser muito cara. Se me é permitido dar uma opinião (mais uma) não compre a nova PCE mas sim a actual (que já deu provas e provavelmente entrará em preço baixo).
 

Geiras

Cumulonimbus
Registo
16 Jun 2010
Mensagens
4,247
Local
Qta. do Conde / Sintra
Interessante, só a mim é que não me acontecem problemas frequentes com a estação.

Tem estado a reportar às mil maravilhas nos últimos 2 meses :)
 

jpproenca

Cumulus
Registo
7 Jan 2011
Mensagens
126
Local
Lajes do Pico - Açores
Interessante, só a mim é que não me acontecem problemas frequentes com a estação.

Tem estado a reportar às mil maravilhas nos últimos 2 meses :)

Eu também não tenho reclamações a fazer até agora, mas admito que possa vir a ter no futuro, por uma questão de pessimismo (e experiência anterior com a Oregon WMR-918).

Até agora só tive duas únicas falhas de comunicação do pluviómetro. Sempre que tiver problemas hei-de reportar aqui.
 

Estação SP

Cumulus
Registo
1 Fev 2011
Mensagens
438
Local
Gafanha da Nazaré (Aveiro)
Porque é que dizes paar eu nao comprar a nova PCE?

eu aind anao a vou comprar ainda vou esperar um mes ou dois
até porque já à um menbro do forum que tá à espera de uma WH3080 por isso, depois logo de ve..
 

jpproenca

Cumulus
Registo
7 Jan 2011
Mensagens
126
Local
Lajes do Pico - Açores
Porque é que dizes paar eu nao comprar a nova PCE?

eu aind anao a vou comprar ainda vou esperar um mes ou dois
até porque já à um menbro do forum que tá à espera de uma WH3080 por isso, depois logo de ve..

É uma opinião. Quando aparece no mercado uma versão com novas facilidades é de esperar que possa ter problemas; daí que é mais prudente comprar a versão que já tem provas dadas, a não ser que se pretenda estar no topo das versões e se possa arriscar. Ou então espera-se um pouco para ver como param as coisas...

Volto a dizer que é só uma opinião.
 

Geiras

Cumulonimbus
Registo
16 Jun 2010
Mensagens
4,247
Local
Qta. do Conde / Sintra
É uma opinião. Quando aparece no mercado uma versão com novas facilidades é de esperar que possa ter problemas; daí que é mais prudente comprar a versão que já tem provas dadas, a não ser que se pretenda estar no topo das versões e se possa arriscar. Ou então espera-se um pouco para ver como param as coisas...

Volto a dizer que é só uma opinião.

Quais são as diferenças entre as 2?
 

Estação SP

Cumulus
Registo
1 Fev 2011
Mensagens
438
Local
Gafanha da Nazaré (Aveiro)
É uma opinião. Quando aparece no mercado uma versão com novas facilidades é de esperar que possa ter problemas; daí que é mais prudente comprar a versão que já tem provas dadas, a não ser que se pretenda estar no topo das versões e se possa arriscar. Ou então espera-se um pouco para ver como param as coisas...

Volto a dizer que é só uma opinião.

Sim, mas as outras estaçoes tambem vieram assim para o mercado, depois é que houve alguem que teve coragem de compra le e foi contando como ela era, e agora sabe se que é uma estaçao meteorologica boa

Mas tambem ainda nao vou comprar agora e até lá vou vendo se é uma estaçao boa ou nao com opinioes de menbros do forum e pesquisar...
 

Estação SP

Cumulus
Registo
1 Fev 2011
Mensagens
438
Local
Gafanha da Nazaré (Aveiro)
Quais são as diferenças entre as 2?

a Diferença entre ela é que a WH1080 nao tem painel solar, a WH2080 tem o painel solar mas no qual carrega só as pilhas, e agora a que saiu que é a WH3080 tem o painel solar que carrega as pilhas e que indica a radiaçao solar e o indice UV
 

Geiras

Cumulonimbus
Registo
16 Jun 2010
Mensagens
4,247
Local
Qta. do Conde / Sintra
a Diferença entre ela é que a WH1080 nao tem painel solar, a WH2080 tem o painel solar mas no qual carrega só as pilhas, e agora a que saiu que é a WH3080 tem o painel solar que carrega as pilhas e que indica a radiaçao solar e o indice UV

E esses valores são muito importantes no teu dia a dia meteorológico ?
 

jpproenca

Cumulus
Registo
7 Jan 2011
Mensagens
126
Local
Lajes do Pico - Açores
Quais são as diferenças entre as 2?

Não vi em pormenor mas parece-me que tem um novo visual, alimentação dos periféricos e do emissor a energia solar com medição da radiação solar e ultravioletas.

Ou sonhei ou vi algures que a radiação solar é medida no próprio painel solar de alimentação.

Mas é melhor tirar isso a limpo no respectivo Tópico.

(Mau presságio: Ainda não chegou cá e já está a dar enriço aqui ao lado...)