Seguimento América do Norte - 2011



Gerofil

Furacão
Registo
21 Mar 2007
Mensagens
10,059
Local
Estremoz
Severe storm system kills at least 170 in southern U.S.

Fierce weather in the southern United States is being blamed for the deaths of at least 170 people in five states on Wednesday and Thursday.
Most hard hit was Alabama, where 128 were killed by tornadoes, according to various media reports. The devastation prompted Gov. Robert Bentley to mobilize about 1,400 Alabama National Guardsmen to assist in search and rescue operations, logistical coordination of debris removal and to provide security assistance to local law enforcement agencies. The units will be sent to Marshall, Tuscaloosa, Limestone, Cullman, Jefferson and Lawrence counties, according to a governor’s office press release. A large twister reduced homes and buildings in the city of Tuscaloosa to rubble. The storm killed 15 people there.
Brad Fisher, a spokesman for the DCH Regional Medical Center, told the Los Angeles Times that more than 200 injured people were admitted to the hospital, and four died. He also said the hospital is on emergency power and has no water. The storm was so severe that the National Weather Service in the town of Huntsville was evacuated.
The Tennessee Valley Authority closed three nuclear power plants in Alabama. Some forecasters are saying the tornado could be the worst recorded in Alabama’s history. The storms killed 11 people in Mississippi, four in Georgia and one in Tennessee.
The Guardian newspaper reports that among the dead in Mississippi is a police officer who was struck by a tree while protecting his young daughter as the two slept in a tent on a camping trip. The girl was not injured.
The storm system also caused power outages in several states. It is forecast to hit North and South Carolina before moving further northeast later Thursday.

AHN - All Headlines News
 

Redfish

Cumulus
Registo
6 Jul 2007
Mensagens
492
Local
Salir - Loulé
A ultima quanta feira foi a mais negra em termos de vitimas causadas por tornados desde 1974 num só dia.

Warren Faidley, um conhecido caçador de tempestades colocou no seu facebook/site umas horas antes que em 22 anos de experiencia, estes eram dos dias mais perigosos que já presenciou para a formação de fenomenos severos (tornados) .

http://stormchaserblog.com/
 

Gerofil

Furacão
Registo
21 Mar 2007
Mensagens
10,059
Local
Estremoz
Super Outbreak

O Super Outbreak é a maior manifestação do furacão no registro de 24 horas único período. De 3 de abril a 4 de abril de 1974, havia 148 tornados confirmados em 13 EUA estados, incluindo Illinois , Indiana , Michigan, Ohio, Kentucky, Tennessee, Alabama, Mississipi, Geórgia, Carolina do Norte, Virginia, West Virginia e Nova York; ea província canadense de Ontário. É amplamente danificado cerca de 900 quilômetros quadrados (2.330 quilômetros quadrados) ao longo de um caminho de comprimento total combinado de 2.600 milhas (4.160 km).
O Super Outbreak de furacões de 3-4 abr 1974 continua sendo a mais notável episódio de tempo severo convectivo de registro no território continental dos Estados Unidos. O surto ultrapassou em muito os eventos anteriores e posteriores da longevidade, gravidade e extensão. Além disso, mais de 300 pessoas mortas tornam a manifestação do furacão mais mortífero desde o mortal 1925 Tri-State Tornado e seu surto associado.

Fonte: Wikipédia (consultar todo o texto aqui)

Tornado Tri-State

O Tri-State Tornado de quarta-feira 18 de marco de 1925, foi o pior furacão na história dos EUA. Com 695 mortes confirmadas, o furacão matou mais de duas vezes mais que o segundo mais mortífero, de 1840 Grande Natchez Tornado.

Fonte: Wikipédia (consultar todo o texto aqui)
 

irpsit

Cumulonimbus
Registo
9 Jan 2009
Mensagens
2,334
Local
Inverness, Escocia
A contagem de mortos nos EUA vai já em 250 e continua a subir.

Pelos vistos foi grande a destruição das tempestades e tornados, pois alguns atravessaram ao meio cidades, destruindo tudo, obliterando casas.

Creio que é normal perante um cenário de La Nina, ar bastante quente nos trópicos, ar bastante frio mais a norte, o que causa tempestades mais dramáticas.

Algumas centrais nucleares foram tb encerradas.
 

Redfish

Cumulus
Registo
6 Jul 2007
Mensagens
492
Local
Salir - Loulé
[QUOTE = Vince; 276734] vídeo hum Mais

[Url = "http://www.youtube.com/watch?v=zEr2lCnQcow"] YouTube - MOV00043.MPG [/ url] [/ quote]

Video impressionante

Este tornado sai um pouco dos parametros habituais pois ocorre numa area com algum relevo ao contrario dos tornados que por norma estamos habituados a ver e que ocorrem em area de planicie.
 

Mário Barros

Furacão
Registo
18 Nov 2006
Mensagens
12,603
Local
Maçores (Torre de Moncorvo) / Algueirão (Sintra)
Uma galeria de fotos com as cheias do Mississippi.

http://www.boston.com/bigpicture/2011/05/mississippi_river_flooding.html

Mississipi já subiu 14 metros desde início de Maio
As águas do rio Mississipi deverão atingir o seu nível mais alto durante o dia de amanhã. Depois dos temporais dos primeiros dias de Maio, o rio já subiu, em algumas zonas, mais de 14 metros. Desde as pri

O rio Mississipi é dos que mais problemas tem causado desde que as águas subiram a níveis recorde. As autoridades locais mandaram evacuar algumas das zonas mais atingidas e pediram às populações que se mantenham afastadas, até porque o nível mais alto das cheias só deve ser atingido amanhã.

O Mississípi já subiu mais 14 metros e está a 20 centímetros do valor mais alto atingido em 1927. A protecção civil diz que a situação pode ser pior do que no passado mas descansa a populção referindo que foram investidos milhões em planos de salvamento.

Bola
 

irpsit

Cumulonimbus
Registo
9 Jan 2009
Mensagens
2,334
Local
Inverness, Escocia
Foram abertas hoje algumas das spillways dos diques do Mississipi, no sentido de evitar uma rutura dos diques e uma inundação catastrófica de Nova Orleans.

Para isso, milhares de localidades serão sacrificadas, sob as águas de inundação desta abertura dos diques, no sentido de evitar algo pior.

As cheias são causadas pela precipitação recorde, e o nível do rio está quase a ultrapassar o recorde histórico de 1927. Na realidade este será o maior teste aos sistemas de spillways, agora abertos, que foram precisamente construídos nos anos a seguir a 1927. Em 1927, o rio chegou a atingir 97km de largura (fonte: wikipedia.

 
Editado por um moderador:

Gerofil

Furacão
Registo
21 Mar 2007
Mensagens
10,059
Local
Estremoz
Ondas imensas são previstas no Mississippi para esta terça

Dois dias depois de os Estados Unidos iniciarem uma evacuação na região dos estados de Louisiana e Mississippi, temendo inundações catastróficas, a previsão do tempo mostra que o plano de prevenção foi acertado. São esperadas para esta terça-feira ondas de tamanho recorde na cidade de Greenville, no estado de Mississippi, devido às cheias do rio Mississippi.
Para o final de semana ainda estão previstas grandes enchentes nas cidades de Vicksburg e Natchez, no mesmo estado, e em Red River Landing e Baton Rouge, em Louisiana, segundo o Serviço Nacional de Meteorologia americano. O rio Mississippi deve subir 13 metros em Baton Rouge na quarta-feira.
No último final de semana, o Exército dos EUA abriu pela primeira vez em quatro décadas as eclusas do canal Morganza para desviar as águas do rio Mississippi para o rio Atchafalaya, inundando zonas rurais de Louisiana com o objetivo de poupar as cidades de Baton Rouge e Nova Orleans de inundações nunca antes registradas. Desde então, milhares de pessoas estão deixando suas casas na região.
Cidade-fantasma - A cidade de Butte Larose, a 56 quilômetros de Baton Rouge, virou uma cidade-fantasma na segunda-feira, devido à ordem de evacuação da área. Cerca de 600 casas foram abandonadas, apesar de os moradores não saberem até que ponto as águas iriam subir. As estimativas das autoridades americanas apontavam que a cidade ficaria 4,5 metros abaixo d’água.
As inundações no vale do rio Mississippi são as maiores desde 1937 e já afetaram nove estados americanos: Missouri, Illinois, Kentucky, Tennessee, Ohio, Indiana, Arkansas, Louisiana e Mississippi. No sul e no centro-oeste do país, as enchentes já cobriram 3 milhões de acres de área rural, arruinando o que poderia ter sido um ano lucrativo para muitos fazendeiros. Segundo o governador de Louisiana, somente em seu estado os prejuízos da agricultura devem somar 300 milhões de dólares.

Fonte: Veja
 

ecobcg

Super Célula
Registo
10 Abr 2008
Mensagens
5,146
Local
Sitio das Fontes e Carvoeiro (Lagoa - Algarve)
Tornado no Missouri (EUA) faz quase 90 mortos

Subiu para 89 o número de mortos devido a um tornado, no estado norte-americano do Missouri. Desde o início do mês que os Estados Unidos estão a ser antingidos pelos piores tornados dos últimos cem anos.

A tempestade deixou para trás um monte de tiojos e madeira, no lugar de casas.

A destruição representa bem a dimensão do tornado que se abateu, este domingo, sobre a cidade de Joplin, no estado norte-americano do Missouri.

As primeiras estimativas dão conta de dezenas de mortos e feridos e, apesar de não haver ainda um balanço oficial da extensão dos danos causados pela tempestade, as autoridades admitem que a destruição é tão grave como a sofrida em Tuscaloosa, no Alabama, no mês passado onde perderam a vida cerca de 300 pessoas.

Na cidade de Joplin, as ruas ficaram intransitáveis, devido à queda de árvores e de postes de electricidade.

Vários edifícios ficaram seriamente danificados. Alguns praticamente destruídos.

É o caso do hospital regional de St. John, que depois do tornado, foi ainda palco de vários incêndios.

O tornado que se abateu sobre Joplin faz parte de uma cadeia de tempestades que atravessou, este domingo, alguns estados do centro-oeste dos Estados Unidos, como o Wisconsin ou o Minnesota.

Em Minneapolis, pelo menos uma pessoa morreu e 18 ficaram feridas.

http://sicnoticias.sapo.pt/mundo/2011/05/23/tornado-no-missouri-eua-faz-quase-90-mortos
 

Vince

Furacão
Registo
23 Jan 2007
Mensagens
10,624
Local
Braga
Um "wedge" Tornado destruiu Joplin, Missouri, incluindo um hospital, causando 89 mortos, o maior número de mortos provocado por um único Tornado nos EUA desde 1953.


Deadliest U.S. tornado since 1953 rips through Joplin, Missouri, killing 89

The incredibly violent tornado season of 2011 struck another sickening blow last night, when a violent tornado carved a ½ – ¾ mile-wide path of devastation through Joplin, Missouri. At least 89 people died, hundreds were injured, and huge sections of the town virtually obliterated. Damage from the tornado is so severe that pavement was ripped from the ground, which is characteristic of a top-end EF-5 tornado with winds in excess of 200 mph. This was almost certainly a least an EF-4 tornado with winds over 166 mph, and the level of damage is so extreme that this is likely to surpass last month's Tuscaloosa-Birmingham tornado as the costliest tornado of all-time.

68023727.jpg

Figure 1. Cars stacked on top of each other in front of the heavily damaged St. Johns Regional Medical Center after the May 22, 2011 tornado in Joplin, Missouri. Note the pavement ripped up from the road and piled in front of the cars. Tornadoes powerful enough to rip up pavement are frequently classified as EF-5 with winds in excess of 200 mph. Image credit: Chris McCrillis, posted to Twitter.



The huge supercell thunderstorm that spawned the Joplin tornado formed over extreme southeast Kansas yesterday afternoon, along the boundary between warm, moist air flowing northwards from the Gulf of Mexico, and cold, dry air moving south from Canada. NOAA's Storm Prediction Center (SPC) had put the region in its “moderate risk” region for severe weather. As the supercell moved into Southwest Missouri, it spawned the tornado that roared through Joplin at 5:45pm CDT. This storm generated other tornadoes, straight-line wind damage, and flash flooding from torrential rains that exceeded six inches as it moved east southeast across Southwest Missouri. SPC recorded 48 preliminary reports of tornadoes yesterday, bringing the 2-day total for the current outbreak to 70. A tornado also killed one person and injured 22 in Minneapolis Sunday. Separate tornadoes killed one person each in Andice, Texas and Reading, Kansas on Saturday—the first tornado deaths in the U.S. since the April 25 – 28 Super Outbreak.

12833420.gif

Figure 2. Radar reflectivity image of the supercell thunderstorm that spawned the Joplin, Missouri tornado, ½ hour after it devastated the city (circle with the “+” symbol.)

27589539.jpg

Figure 4. Satellite image taken at 5:45pm CDT May 22, 2011, when the Joplin, Missouri tornado was occurring. Image credit: NASA/GSFC.

Deadliest tornado since 1953
Yesterday's Joplin, Missouri tornado is the deadliest single tornado in the U.S. since June 10, 1953, when 94 people died in the Worchester, Massachusetts tornado. The previous deadliest tornado in the past 50 years occurred just last month, when 65 people died in the Tuscaloosa-Birmingham EF-4 tornado in Alabama. This year's tornado death toll now stands at 455, making it the deadliest year for tornadoes in the U.S. since 1953, when 519 people died. The deadliest year was 1925, with 794 deaths. That was the year of the deadliest U.S. tornado of all-time, the great Tri-State tornado, which killed 695 people in Missouri, Illinois, and Indiana.


http://www.wunderground.com/blog/JeffMasters/comment.html?entrynum=1807