Que temperatura tens dentro de casa ?

JoãoPT

Nimbostratus
Registo
4 Nov 2008
Mensagens
1,450
Local
Vidigueira
Vou com 28,7ºC dentro de casa, sem ar condicionado, com um computador que aquece e bem, torna-se complicado, como já disseram, só de tanga e janelas semi abertas com o estore para baixo, e de noite estore baixo e janelas escancaradas! :D
 


Gilmet

Moderação
Registo
12 Dez 2007
Mensagens
9,217
Local
Cacém (180 m) / Mira-Sintra (188 m)
Dei sempre bastante importância a este factor. Não só pelo conforto próprio, como também com vista a matar a curiosidade, no que toca aos extremos que seriam possíveis, nomeadamente no meu quarto.

Desde meados de 2006, altura em que adquiri o meu primeiro sensor digital, que efectuo medições, e as registo, mentalmente, dos valores de temperatura e humidade atingidos cá dentro. Inclusivé houve uma época, em 2007, na qual deixava, em pleno Inverno, a janela aberta, todo o dia, e, por vezes, também à noite, apenas para ter na divisão o menor valor possível. Como é claro, o conforto era posto de lado, mas encaro como tendo sido o matar de uma curiosidade infantil. Foi desta experiência, que durou algumas semanas, que atingi um valor mínimo interior de 8,5ºC. Decidi parar por aqui. :D

Actualmente, acontece o inverso: tenho mantido uma temperatura interior geralmente superior à exterior, mesmo nos dias mais quentes, salvo, claro está, valores estupidamente elevados. Actualmente encontro-me com 26,0ºC inside. O factor habituação é, também, importante, e um dos objectivos deste aquecimento precoce, é evitar que no Verão o desconforto seja maior, como já tem acontecido nos períodos estivais mais recentes, em que certas partes da casa atingem subitamente os 32ºC (no quarto nunca tive mais de 30ºC). Tenho obtido resultados positivos, uma vez que, de um sono muito pouco confortável a 23ºC passei para um sono excepcional, a 26ºC, coberto. E sim, isto deixa-me feliz.

Fora as experiências e os dias de calor/frio extremo, a temperatura média do quarto atira-se para os 16-18ºC durante o Inverno, e 25-27ºC durante o Verão. Nos períodos equinociais, os valores situam-se entre estes intervalos.

É também importante manter os valores de humidade nos seus mínimos. No Verão não tenho de me preocupar, mas no inverno o desumidificador marca presença constante, uma vez que, sem ele, teria facilmente 80-90% de humidade do lado de dentro, o que torna o ambiente verdadeiramente desconfortável.


Nesta casa, e talvez mesmo neste prédio ou bairro, devo ser a pessoa que mais se preocupa com estes factores, mas acaba por ser gratificante poder controlar o ambiente, nem que seja dentro de uma divisão. :D

[É importante referir que não utilizo nenhum equipamento de ar condicionado, se bem que, em certas alturas, mais valia.]
 

SpiderVV

Moderação
Registo
26 Ago 2010
Mensagens
8,659
Local
Portalegre (400m)
As temperaturas cá por dentro não são nem muito altas nem muito baixas, apesar de no Verão exagerar e no Inverno também no frio. As temps mais baixas que já tive interiormente rondam os 14-15ºC (na sala) e as máximas cerca de 30ºC, observadas ainda quando não tinha estação (que tive em Fevereiro). Depois liga-se o ar condicionado e fica tudo bem :D Nestes dias "quentinhos" ou normais, a temperatura anda entre os 25 e os 28ºC.

Neste momento 27.8ºC e 35% HR.
 

joseoliveira

Cumulonimbus
Registo
18 Abr 2009
Mensagens
2,889
Local
Loures (Moninhos) 128m
Tratando-se destes dias de calor, tenho a sorte do interior da minha casa não aquecer muito, desde que, sempre que o calor aperte lá fora e mantenha "rigorosamente" tudo fechado, aproveitando a habitual frescura nocturna permitindo que entre até ao início da manhã, mantenho uma temperatura quase constante entre os 20 e os 23ºC.
Já durante o Inverno inverto a situação principalmente em dias de sol e os valores costumam situar-se entre os 15 e os 18ºC.

Entretanto estou nos 22ºC.
 

Aurélio

Cumulonimbus
Registo
23 Nov 2006
Mensagens
4,335
Local
Faro
Hum ... interessante, há voçês querem guerra a ver quem é o rapaz que está mais em brasa (e não é pelas raparigas:D), pois bem então vão ver nos próximos dias como é que é ....
Hoje tem estado mais fresco aqui mas quando o sol se mostrar logo conversamos.
Mas digo desde já que é casa com varanda, em que bate sempre o sol ... e no Verão torna-se um forno.
Até dá para aquecer o jantar ...
Chega a atingir os 36º longe do PC no Verão !!