A tua Estação Meteorológica

jpproenca

Cumulus
Registo
7 Jan 2011
Mensagens
126
Local
Lajes do Pico - Açores
Alguém sabe se existem estações meteorológicas decentes à venda na Madeira e onde as posso comprar?

Comprei uma hoje no Maxmat, Chacon WS2370, só que a coisa não funciona muito bem. Com o sensor exterior e a estação lado a lado, as temperaturas diferem de +- 1ºC, o que não faz grande sentido. Outra coisa que acho que está mal é que, segundo as instruções, o sensor exterior é suposto ser termohigrómetro, só que não há nada que mostre a humidade, nem na estação nem no sensor, o que me leva a crer que fui enganado :)

Cumprimentos

De acordo com o manual, não tem higrómetros.
 


c.bernardino

Nimbostratus
Registo
31 Dez 2010
Mensagens
654
Local
Loures
Alguém sabe se existem estações meteorológicas decentes à venda na Madeira e onde as posso comprar?

Comprei uma hoje no Maxmat, Chacon WS2370, só que a coisa não funciona muito bem. Com o sensor exterior e a estação lado a lado, as temperaturas diferem de +- 1ºC, o que não faz grande sentido. Outra coisa que acho que está mal é que, segundo as instruções, o sensor exterior é suposto ser termohigrómetro, só que não há nada que mostre a humidade, nem na estação nem no sensor, o que me leva a crer que fui enganado :)

Cumprimentos

phreaker,

ws2370 cheira mesmo a Lacrosse, a lacrosse 2357 tinha termohigrometro a tua não sei.... mas desde já te digo:
já vou na 4ª estação meteorológica e só esta última é que me marca a mesma temperaura quando a ponho lado-a-lado.

cps

bernardino
 

jpproenca

Cumulus
Registo
7 Jan 2011
Mensagens
126
Local
Lajes do Pico - Açores
phreaker,

ws2370 cheira mesmo a Lacrosse, a lacrosse 2357 tinha termohigrometro a tua não sei.... mas desde já te digo:
já vou na 4ª estação meteorológica e só esta última é que me marca a mesma temperaura quando a ponho lado-a-lado.

cps

bernardino

Segundo as indicações neste tópico (ver por aqui) não parece ser Lacrosse.
 

c.bernardino

Nimbostratus
Registo
31 Dez 2010
Mensagens
654
Local
Loures
Mais uma Davis Vantage Pro2, com weatherlink, mas sem sensores adicionais.
Encontra-se numa zona rural de Loures, arredor norte de Lisboa.
Depois de uma estação “Carrefour” só com termómetros e barómetro, uma Auriol (excelente relação qualidade/preço), e o fiasco da Lacrosse, a minha próxima paragem foi em Diablo Avenue… ou seja a sede da Davis.
Comprei a EM num site holandês, tal como recomendado por um colega aqui do fórum. Custou 695 euros, tudo incluído.
http://www.weerstationkopen.nl/6152.../1415?osCsid=cd3fbd2021528f195285ecac848dd3f3
foi rápido, tive de pagar primeiro, confiei, passado 5 dias estava em casa, entregue pela chronopost, é o modelo europeu, métrico, que não necessita de mais adaptações. Tem 2 anos e garantia. O material que vem dos EUA assusta-me um bocado por causa destes, e outros, pormenores.
Seguiu-se a montagem da estação. As instruções são muito completas, claras.
Tudo me pareceu incrivelmente simples, a estação estabeleceu comunicação wireless com os sensores imediatamente e nunca mais a perdeu! Há outras que só à 2ª ou 27ª tentativa, reboot, restarts e afins é que estabilizam.
Até submeti a consola a torturas rádio electricas, colocando-a ao lado do tlm, rede wireless, telefone sem fios, colunas a funcionar (tudo ao mesmo tempo) e ela aguentou-se SEM perder 1 dado. Veio a trovoada fortíssima (que baralhou os dados recolhidos na auriol), e nenhuma perturbação.
Na instalação só tive um problema: a instalação do weatherlink… o PC não reconheceu o USB, nem por nada. Acabei por instalar como se fosse serial e… funcionou. Há mistérios.
Nesta EM: tudo é pensado para funcionar, e se há uma reentrância, um buraquinho, ele serve para encaixar um cabo, permitir um sensor adicional, etc MAS sempre com materiais que permitem o isolamento da electrónica.
Nada é de má qualidade. Temos bolhas de água(ar) para nivelar, compasso, bons plásticos. O compasso é made in germany, curioso.
Fiquei com uma excelente impressão da qualidade do RS (não ventilado).
O ISS ficou numa zona sempre exposta ao Sol, com o centro do RS a 1,5m acima do solo, que não é cimentado e está a mais de 6m do obstáculo mais próximo.
O anemómetro tem uma localização mais difícil… apesar de ter mais terreno disponível, decidi que o melhor locar para o colocar era numa espécie de mastro de antena com 4,5 m de comprimento que deixa o anemómetro a 7m de altura acima do solo. Não há obstáculos acima do nível do anemómetro.
O suporte do anemómetro parece muito forte, mas adicionei 4 espias e aquilo agora não abana nem 1 mm! Temos de preparar para os extremos meteorológicos… esses dados não se podem perder e podem ser muito úteis a investigadores.
Agradeço a quem teve a paciência de me tirar dúvidas neste passo largo (Hotspot).
A estação já está no WU, e em breve no awekas, meteoclimatic.

http://www.wunderground.com/weatherstation/WXDailyHistory.asp?ID=ILOURESL3

Deixo umas fotos.


anemometro para sul

anemometro para norte

vista para oeste, (os tijolos e telhas já lá não estão)
 

HotSpot

Cumulonimbus
Registo
20 Nov 2006
Mensagens
3,614
Local
Moita, Setubal
Muito bom Bernardino, mais uma Davis instalada em excelentes condições.

Curioso o facto desta Davis já trazer o novo catavento com a ponta em metal.

O wireless destas estações é extremamente bom. Podes torturar mas ela não cede.

Agora é desfrutar dos dados e fazer uma manutenção ao pluviometro de 3 em 3 meses (não esquecer de desligar primeiro o cabo RAIN do ISS).

De resto, daqui a alguns anos surgirão outros problemas. Muitos anos esperamos nós.
 

joseoliveira

Cumulonimbus
Registo
18 Abr 2009
Mensagens
2,889
Local
Loures (Moninhos) 128m
Ora portanto a famigerada e aguardada estação ali a dois passos de casa e por pouco que não a vejo! :p Na verdade, em linha recta fica a 1Km de minha casa.

Muitos parabéns Bernardino :thumbsup:
 

c.bernardino

Nimbostratus
Registo
31 Dez 2010
Mensagens
654
Local
Loures
Obrigado a todos, mas há sempre espaço para melhorar.
Estes hobbies têm que ser vividos com muito seriedade, ou então não vale a pena. E podemos ser sérios usando só 1 termometro de mercúrio.
Joseoliveira... eu vejo algumas casas de moninhos...

O mais importante é partilhar os dados, qd possível em tempo real, e ter saúde para tirar uma normal climatológica :)

cps
 

c.bernardino

Nimbostratus
Registo
31 Dez 2010
Mensagens
654
Local
Loures
Muito bom Bernardino, mais uma Davis instalada em excelentes condições.

Curioso o facto desta Davis já trazer o novo catavento com a ponta em metal.

Hotspot,

Se está instalado em boas condições é porque me deste bons conselhos!

E, sim, já trás a nova ponta de metal. E a firma holandesa a quem comprei diz que antes de expedir o material para os clientes verifica se têm a ultima versão do firmware e garante que tudo é recente.

cps

bernardino
 

joseoliveira

Cumulonimbus
Registo
18 Abr 2009
Mensagens
2,889
Local
Loures (Moninhos) 128m
Obrigado a todos, mas há sempre espaço para melhorar.
Estes hobbies têm que ser vividos com muito seriedade, ou então não vale a pena. E podemos ser sérios usando só 1 termometro de mercúrio.
Joseoliveira... eu vejo algumas casas de moninhos...

O mais importante é partilhar os dados, qd possível em tempo real, e ter saúde para tirar uma normal climatológica :)

cps

A seriedade mantém-se ainda que com ferramentas das quais à partida não pretendamos voltar a usar tal como um simples termómetro. Não sei ainda quando poderei dar um passo mais à frente neste sentido, mas como é óbvio o objectivo não está perdido!
"eu vejo algumas casas de moninhos..." é interessante que estou a escassos metros acima em altitude!
 

Puma

Cumulus
Registo
2 Jan 2010
Mensagens
135
Local
Oeiras
Durante as minhas ferias, que decorreram no inicio deste mês, andei pelo norte do nosso bonito Portugal.

Em Vila Real, junto aos bombeiros, não resisti a tirar uma foto a este anemometro bem como á famosa Auriol.

Será que se trata da estação meteorológica de algum membro aqui do fórum ?

 

wheel18

Cirrus
Registo
26 Dez 2010
Mensagens
85
Local
Moita
Meti um tubo 3 metros em tubo galvanizado 3/4 (não enferruja), tambem os vi em aço inox...mas sem duvida o galvanizado o melhor;)

Boas amigos Meteorologistas,

Mais uma vez estou de volta com o assunto do mastro/tubo (recordo que tenho um de aluminio de 3/4 para suporte exclusivo do anemometro e pluviometro). Recentemente decidi baixar aproximadamente 50 Cm o anemometro (ou seja tubo de suporte), de forma a reduzir a vibração/oscilação que se notava nos dias maior intensidade de vento. Agora voltam as duvidas se devo trocar o aluminio pelo galvanizado, de forma a reduzir a oscilação?
Para quem tem tubo galvanizado, com cerca de 1,5m livres e sem espias, não existe oscilação do tubo/anemometro nos dias de "ventania"? Até que ponto a ligeira oscilação prejudica as medições?

Muito obrigado.