Diversidade climática

SocioMeteo

Nimbostratus
Registo
11 Fev 2010
Mensagens
530
Local
Seixal
O Noroeste de Portugal tem clima mediterrânico de influencia marítima. E não pela precipitação, sim pelo seu Verão não tão quente como o mediterrânico "clássico". E ainda assim, Braga uma das cidades mais setentrionais do pais apresenta-nos 29º de media dos dias no mês mais quente, superior a Lisboa bem mais a sul.
Descredibilizar os meses secos da região e argumentar com a precipitação total e completamente furado: Lisboa ou Roma, clima mediterrânico "clássico" tem bons niveis de precipitação total, superior a marítima Londres. ÉVORA apresenta mais precipitação total que Londres.
O Porto tem idêntica insolação que a "ultra soalheira" (senso comum) Roma.
Todo o pais, mais ou menos prolongados tem a mesma matriz climatica: epoca chuvosa na epoca fresca, especa seca na epoca quente - clima mediterranico.
Quanto ao nao sermos banhados pelo Mediterraneo, vale 0 em questao de clima. A Libia e banhada pelo mediterraneo e e esmagadoramente desertica. Portugal e um pais sul europeu e mediterranico pelo seu povo, pelo seu clima, pela sua gastronomia, pela sua cultura.

Culturalmente mediterraneo??? apenas???? nega isto?? branquea isto? esse conceito é mais estigma que nos colocaram a nós mas que não corresponde 100% a realidade temos alguma coisa mediterranica no aspecto cultural mas muita mas muita Ocidental e Celta quer o Golden queira quer não:

[ame="http://www.youtube.com/watch?v=TS14h36N9-E"]YouTube - ‪celtic nations‬‏[/ame]


quer queira quer não NENHUM PAIS NO SUL DA EUROPA TEM UMA MARCA GENETICA R1B COMO os Povos Ibericos nenhum, como o seu Gráfico o demonstra:

http://upload.wikimedia.org/wikipedia/commons/4/42/R1b-map.JPG

Nega isto???
29º graus de média em Braga????? o que é isso????

Quanto ao nao sermos banhados pelo Mediterraneo, vale 0??? LOL é assim que o seu fanatismo pelo Mediterraneo se evidencia até lhe leva a negar a influencia Atlantica que temos quer a nivel cultural historico como geografico e meteorelogico......como pode ser possivel!!! tal afirmação...Mediterraneo não é nem nunca foi o Nostrum Mare....está bem longe e longe estará....
 


Golden Fields

Cirrus
Registo
8 Ago 2010
Mensagens
74
Local
Coimbra, Capital do Amor Eterno
Deves pensar que estou para te aturar. O que e que isso vídeo prova? 0. Nem me vou dar ao trabalho de apresantar qualquer video que seja.
Fanatismo tens tu nessa mona para dizer que Portugal tem menor relação em tudo com Espanha, Itália, Grécia e maior com Escócia ou Irlanda. Aparece cada um :shocking:
 

belem

Cumulonimbus
Registo
10 Out 2007
Mensagens
4,465
Local
Sintra/Carcavelos/Óbidos
Deves pensar que estou para te aturar. O que e que isso vídeo prova? 0. Nem me vou dar ao trabalho de apresantar qualquer video que seja.
Fanatismo tens tu nessa mona para dizer que Portugal tem menor relação em tudo com Espanha, Itália, Grécia e maior com Escócia ou Irlanda. Aparece cada um :shocking:

É um vídeo que foi visto aqui vezes sem conta, sem interesse nenhum para o assunto que discutimos e que não prova nada.
Eu acho que o mare nostrum em Portugal é o Atlântico (e com orgulho), mas o clima em Portugal continental é maioritariamente mediterrânico. A norte do conjunto Montejunto-Estrela, existe uma influência do Atlântico maior, mas só apresenta um cunho maioritário, algures acima de Aveiro, tal como determinou Orlando Ribeiro.
Tirando o caso do Algarve, em que no lado leste tem boa influência do Mar Mediterrâneo, no resto do país o clima mediterrâneo existe por outras razões, como a boa influência anticiclónica nos meses de verão, por exemplo.
O clima mediterrâneo tem este nome, como podia ter outro qualquer, pois não é, nem nunca foi exclusivo do Mar Mediterrâneo.
 

SocioMeteo

Nimbostratus
Registo
11 Fev 2010
Mensagens
530
Local
Seixal
Deves pensar que estou para te aturar. O que e que isso vídeo prova? 0. Nem me vou dar ao trabalho de apresantar qualquer video que seja.
Fanatismo tens tu nessa mona para dizer que Portugal tem menor relação em tudo com Espanha, Itália, Grécia e maior com Escócia ou Irlanda. Aparece cada um :shocking:

Aprende a ler caro Golden com Espanha???? LOl nos temos tudo a ver com Espanha disso não tenha a menor duvida principalmente com a Espanha Ocidental e Galego essencialmente....agora eu não me limito a dizer mas sim a provar e demonstrar como demonstrei Geneticamente pouco ou nada temos a ver com os Sicilianos e Gregos por exemplo nem sei porque haveriamos de ter algo a haver com esses povos que se encontram bem distantes de Nós.... este video não é para provar nada é apenas para demonstrar aquilo que realmente somos.....Nem tudo o que lhe disseram ou ouviu na TV corresponde a realidade e temos muito mas muito mais em comum com a Irlanda do que com o Grécia é que não tenha a menor duvida cultural e geneticamente mas tambem musicalmente as nossas raizes verdadeiras raizes a essencia é imune a rotulos e esteriotipos.

http://upload.wikimedia.org/wikipedi...42/R1b-map.JPG


Temos pena!!!so falta vir dizer que os galegos(o povo espanhol mais parecido conosco em todos os aspectos...ou vai nega-lo??? era o que faltava) são mais parecidos com os Gregos tambem LOL!!!! aparece com cada um....


e comparei-nos mais com os Povos Irlandeses do que com os Escoceses isso foi o sr.Golden que decidiu colocar palavras que eu não disse.
 

SocioMeteo

Nimbostratus
Registo
11 Fev 2010
Mensagens
530
Local
Seixal
É um vídeo que foi visto aqui vezes sem conta, sem interesse nenhum para o assunto que discutimos e que não prova nada.
Eu acho que o mare nostrum em Portugal é o Atlântico (e com orgulho), mas o clima em Portugal continental é maioritariamente mediterrânico. A norte do conjunto Montejunto-Estrela, existe uma influência do Atlântico maior, mas só apresenta um cunho maioritário, algures acima de Aveiro, tal como determinou Orlando Ribeiro.
Tirando o caso do Algarve, em que no lado leste tem boa influência do Mar Mediterrâneo, no resto do país o clima mediterrâneo existe por outras razões, como a boa influência anticiclónica nos meses de verão, por exemplo.
O clima mediterrâneo tem este nome, como podia ter outro qualquer, pois não é, nem nunca foi exclusivo do Mar Mediterrâneo.

sem interesse nenhum porquê??' não entendo essa sua observação....apenas demonstra quais foram as 5 nações celtas quer queira quer não nós fomos uma delas, se isso não tem interesse? não sei o que poderá te-lo....
 

Ferreiro

Nimbostratus
Registo
3 Dez 2010
Mensagens
1,908
Local
A Corunha
As regioes occidentais de Italia, Grecia e Turquía têm mais precipitaçao do que a gente pensa. Napoles supera os 1000 mm anuais, e o mesmo Ioaninna na Grecia occidental. Os dados oficiais,

http://clima.meteoam.it/AtlanteClim2/pdf/(289)Napoli Capodichino.pdf

http://www.hnms.gr/hnms/english/climatology/climatology_region_diagrams_html?dr_city=Ioannina

A pesar da forte precipitaçao anual continuan sendo climas mediterraneos, porque a maior parte da chuva é no outono-inverno. Ainda assim, Napoles tem 28 mm em xulho e 35 mm em agosto (mesma quantidades que na minha cidade, A Coruña).
 

belem

Cumulonimbus
Registo
10 Out 2007
Mensagens
4,465
Local
Sintra/Carcavelos/Óbidos
Sim, Portugal tem muito mais relação, com a Espanha do que com a Grécia.
Dos celtas não é muito clara a sua proveniência, mas pelo que se sabe, não são loiros de olhos azuis como os Vikings.
A Europa do Centro e do Norte, sofreu fortes glaciações e os povos humanos procuraram abrigo em zonas refúgio como a P. Ibérica, por exemplo.
Com o aquecimento voltaram a colonizar os seus territórios.
Pode ser que os colonizadores tenham assim vindo da P. Ibérica, por exemplo e isso explique a existência na Irlanda e no País de Gales de pessoas com traços latinos.
 

SocioMeteo

Nimbostratus
Registo
11 Fev 2010
Mensagens
530
Local
Seixal
Alguem me prova o que geneticamente,culturalmente temos em comum com os Sicilianos, Gregos ou Turcos????

eu provo que geneticamente nos e os Irlandeses partilhamos de 60%-80% do mesmo codigo genetico....e com os Gregos e Turcos???

eu provo que temos muitas semlhanças musicais,culturais, a forma como a familia é organizada as comunidades eram organizadas etc e voces????

é que não se esqueçam que a Grecia só não é considerarada um pais de Leste, por uma bela campanha de Marketing politico porque eles estão perto é da Turquia da Bulgaria e da Albania.....

mas provem-me lá?????


vou ficar a espera....
 

stormy

Super Célula
Registo
7 Ago 2008
Mensagens
5,149
Local
Lisboa
Ser banhado pelo Mediterraneo confere aos paises do S/SE Europeu um caracter muito próprio, embora a influencia da localização geografica, a uma latitude 30-45ºN e nas fachadas Ocidentais dos Continentes, seja o factos preponderante na defenição do Clima Mediterranico.
Quando você fala em Mediterraniedade tipica comete um erro fatal...é que o Clima Mediterraneo "Ao estilo Português" é o genero preponderante no mundo, ocorrendo na California, Chile e no SW/S e W da Australia.

Aqui as normais para Braga:
http://www.meteo.pt/pt/oclima/clima.normais/004/

Por ultimo, gostaria que você citasse uma divisão climatica que ache "boa"...epá..estou farto de ver comentarios do genero " Está mal", " Discordo totalmente" e outras afirmações no intuito quer de criticar quer de ridicularizar esses trabalhos.
Enquanto voce mantiver essa atitude de critica e demagogica, ainda por cima sem fazer um esforço para compreender os pontos de vista e os factos abordados, continuará a ser tido como uma pessoa infantil e sem qualquer noção do metodo cientifico e da discussão construtiva..
 

belem

Cumulonimbus
Registo
10 Out 2007
Mensagens
4,465
Local
Sintra/Carcavelos/Óbidos
Alguem me prova o que geneticamente,culturalmente temos em comum com os Sicilianos, Gregos ou Turcos????

eu provo que geneticamente nos e os Irlandeses partilhamos de 60%-80% do mesmo codigo genetico....e com os Gregos e Turcos???

eu provo que temos muitas semlhanças musicais,culturais, a forma como a familia é organizada as comunidades eram organizadas etc e voces????

é que não se esqueçam que a Grecia só não é considerarada um pais de Leste, por uma bela campanha de Marketing politico porque eles estão perto é da Turquia da Bulgaria e da Albania.....

mas provem-me lá?????


vou ficar a espera....

Veja o que foi escrito acima e acalme-se um bocado, ok?
 

SocioMeteo

Nimbostratus
Registo
11 Fev 2010
Mensagens
530
Local
Seixal
Sim, Portugal tem muito mais relação, com a Espanha do que com a Grécia.
Dos celtas não é muito clara a sua proveniência, mas pelo que se sabe, não são loiros de olhos azuis como os Vikings.
A Europa do Centro e do Norte, sofreu fortes glaciações e os povos humanos procuraram abrigo em zonas refúgio como a P. Ibérica, por exemplo.
Com o aquecimento voltaram a colonizar os seus territórios.
Pode ser que os colonizadores tinham assim vindo da P. Ibérica e isso explique algumas coisas.
Mas fisicamente os povos ibéricos são tipicamente do Sul da Europa.
Na Irlanda a existência de pessoas com traços latinos, pode ser explicada pelas suas origens, no Sul da Europa.



isso dos Louros e olhos azuis é um Mito alias á quem diga que os Celtas são originarios da Penisula Iberica..... voces tem umas ideias muito bloqueadas muito esteriotipadas viram e consumiram preconceitos muito fechados e não conseguem sair deles....
Não negue a influencia celta em Portugal pois está a cometer um tremendo erro mesmo tremendo e já é provado...

relativo ao Louro e olhos azuis não se esqueça que Portugal tem cerca de 25% de cabelos claros sendo o pais do Sul da Europa onde essa percentagem é maior eu nem queria entrar por ai.... mas já que puxou o assunto...
 

belem

Cumulonimbus
Registo
10 Out 2007
Mensagens
4,465
Local
Sintra/Carcavelos/Óbidos
isso dos Louros e olhos azuis é um Mito alias á quem diga que os Celtas são originarios da Penisula Iberica..... voces tem umas ideias muito bloqueadas muito esteriotipadas viram e consumiram preconceitos muito fechados e não conseguem sair deles....

Você já está é a abusar um bocado. Mas desde quando é que ando aqui a expôr coisas baseadas em mitos?


Não negue a influencia celta em Portugal pois está a cometer um tremendo erro mesmo tremendo e já é provado...

Mas onde é que eu neguei a influência celta? Não misturei foi climas com pessoas.


relativo ao Louro e olhos azuis não se esqueça que Portugal tem cerca de 25% de cabelos claros sendo o pais do Sul da Europa onde essa percentagem é maior eu nem queria entrar por ai.... mas já que puxou o assunto...

Sim, e onde é que estão dados científicos para provar o que diz?
 

SocioMeteo

Nimbostratus
Registo
11 Fev 2010
Mensagens
530
Local
Seixal
Você já está é a abusar um bocado. Mas desde quando é que ando aqui a expôr coisas baseadas em mitos?




Mas onde é que eu neguei a influência celta? Não misturei foi climas com pessoas.




Sim, e onde é que estão dados científicos para provar o que diz?

http://upload.wikimedia.org/wikipedia/commons/5/59/Light_hair_coloration_map.png

This is a derivative work from a free-use map I found on Wikipedia link. I recolored it. It is a recreation of anthropologist Peter Frost's 2006 study on light hair color (via Beals & Hoijer (1965) An Introduction to Anthropology).

yellow represents 80%+ light hair
light orange is 50-79% light hair
light brown is 20-49% light hair
dark brown is 1-19% light hair

A Média em Portugal anda mesmo a volta dos 25% Belem é o pais do Sul da Europa percentualmente com maior incidência de Cabelos claros( não é olhos claros atenção) dos paises do Sul da Europa,Nota: a Espanha não tem tanta devido ao Sul de Espanha ser muito populoso e essa Incidência ser ai menor.Mas o que é isso tem Belem isso incomoda-lhe???? penso que cada pais é como e deve-se assumir como tal seja como for eu sou 100% tolerante relativo a essas temáticas.
black represents no presence of light hair
 

belem

Cumulonimbus
Registo
10 Out 2007
Mensagens
4,465
Local
Sintra/Carcavelos/Óbidos
http://upload.wikimedia.org/wikipedia/commons/5/59/Light_hair_coloration_map.png

This is a derivative work from a free-use map I found on Wikipedia link. I recolored it. It is a recreation of anthropologist Peter Frost's 2006 study on light hair color (via Beals & Hoijer (1965) An Introduction to Anthropology).

yellow represents 80%+ light hair
light orange is 50-79% light hair
light brown is 20-49% light hair
dark brown is 1-19% light hair
black represents no presence of light hair

Isso não prova o que diz.
E depois existem mais mapas com resultados diferentes.
A influência latina predomina claramente em Portugal.
Mas falemos de climas e não de pessoas. Sabia que muita gente que está em Portugal nem é de Portugal?