Diversidade climática

frederico

Furacão
Registo
9 Jan 2009
Mensagens
10,319
Local
Porto
Mesquitas e Sinagogas??? LOl claro que existem eu disse isso como hiperbole,desde quando as mesquitas e sinagogas fazem parte do cenario marioritário das actividades religiosas portuguesas? e que eu saiba as sinegagogas e mesquitas em Lisboa são construções contemporaneas e isso existe em todas as metropoles no mundo... epah mas parem de me perseguir aqui no forum???? tudo o que eu digo é logo sujeito a massacre já chega....
Sim e Portugal é o pais da europa a nivel percentual com pessoas com mais cabelos claros...mas o que isso tem de mal?? não entendo?

Já escrevi aqui n vezes que os judeus estiveram em Portugal mais de mil anos, até serem expulsos ou obrigados à conversão forçada pelo rei D. Manuel I. Parece que o caro tem fraca memória, ou assimila apenas o que lhe interessa. Típico de gente que não prima por certos atributos. Intelectuais.
 


belem

Cumulonimbus
Registo
10 Out 2007
Mensagens
4,465
Local
Sintra/Carcavelos/Óbidos
Mas qual sabotar? Qual mentir? Eu disse isso?

Disse que 20% é completamente diferente de 49%. E que o mapa não faz distinção entre ambos os valores.
A meu ver isto é ser critico e com uma mente desbloqueada à ciência. Não sabotar, mentir ou ser estereotipado.

Posso-lhe dar alguns exemplos seus do que é sabotar. Aliás, descarrilar.

Neste tópico de diversidade climática, quando fala erradamente das temperaturas no Porto em comparação com Atenas , justifica-se com "factos" genéticos.

Mais à frente mistura politica, religião e complexos.

Fala de parecenças de povos.

Introduz o tema: Judaísmo/Islamismo.
Faz afirmações de bradar aos céus:

"sem uma unica mesquita no nosso pais"
-> Mesquitas na região de Lisboa.

"mesmo sem praticamente uma unica Sinagoga em Portugal"
-> Sinagogas em Portugal.

"Inquisição praticamente não actuou em Portugal"
-> A inquisição em Portugal e no Brasil

Compara a sua ignorância com tabus que "ninguém quer ouvir".

Usa um número indeterminado de "!!!", "???", interjeições e afins para justificar uma ideia que nem se percebe, porque entretanto o tema que até parecia interessante, descarrilou por completo.

Acusa pessoas de fanatismo e de não aceitarem opiniões diferentes, e depois reage assim a um post.

Volta a acusar as pessoas de ideias bloqueadas, estereotipadas e fechadas quando mostra um mapa onde em mais de 80% do país, > 81% da população tem o cabelo escuro, dizendo que Portugal é o país do sul da Europa com mais pessoas com o cabelo claro. Quando a percentagem em Italia é praticamente igual, se não igual, e bastante longe da Irlanda. Veja o mapa.
E quando lhe chamam a atenção para isso, diz que os outros é que são estereotipados e fechados. Fala inclusive de um valor global para Portugal, 25%, quando em nada é referenciado isso.

E isto tudo num tópico em que se falava de diversidade climática e se fazia uma comparação de climas.


Enfim, sem mais palavras.
 

SocioMeteo

Nimbostratus
Registo
11 Fev 2010
Mensagens
530
Local
Seixal
Enfim que arrogância. É uma tristeza isto.
Então você já não se lembra do que foi postado?
Bom lá vou à pesquisa...

estou a espera que refute isto:

http://en.wikipedia.org/wiki/File:Hair-color-map_by_Peter_Frost.PNG

Não vale dizer...que viu que acha quem dizem,refute com algo de palpavel...eu hoje já falei com imensa gente Loura e não estou propriamente na Filandia...comecem a estar atentos a isso talvez tenham alguma supresa...um teste lembrem-se da vossa turma da 1ª classe e contem o nº de meninos e meninas de cabelo claro!! e vão ver que afinal o Peter Frost não andou a inventar Mapas e teorias!!!
 

vitamos

Super Célula
Registo
11 Dez 2007
Mensagens
5,480
Local
Estarreja
estou a espera que refute isto:

http://en.wikipedia.org/wiki/File:Hair-color-map_by_Peter_Frost.PNG

Não vale dizer...que viu que acha quem dizem,refute com algo de palpavel...eu hoje já falei com imensa gente Loura e não estou propriamente na Filandia...comecem a estar atentos a isso talvez tenham alguma supresa...um teste lembrem-se da vossa turma da 1ª classe e contem o nº de meninos e meninas de cabelo claro!! e vão ver que afinal o Peter Frost não andou a inventar Mapas e teorias!!!

Já chega...

Eu não consigo entender o que quer que se refute. QUe o autor que citou coloque em Portugal uma percentagem menor a 20% em Portugal... Com uma estreita faixa num intervalo entre 20 e 40%. Nuncaa na minha vida vi alguém defender uma teoria com um dado contrário áquele que tenta provar. Eu sinceramente acho que isto começa a ser surreal. E quero lá saber que os Portugueses sejam louros, morenos ou verdes!

É que já é demais.
 

belem

Cumulonimbus
Registo
10 Out 2007
Mensagens
4,465
Local
Sintra/Carcavelos/Óbidos
estou a espera que refute isto:

http://en.wikipedia.org/wiki/File:Hair-color-map_by_Peter_Frost.PNG

Não vale dizer...que viu que acha quem dizem,refute com algo de palpavel...eu hoje já falei com imensa gente Loura e não estou propriamente na Filandia...comecem a estar atentos a isso talvez tenham alguma supresa...um teste lembrem-se da vossa turma da 1ª classe e contem o nº de meninos e meninas de cabelo claro!! e vão ver que afinal o Peter Frost não andou a inventar Mapas e teorias!!!


http://www.theapricity.com/forum/attachment.php?attachmentid=3295&stc=1&d=1259938302

Raças humanas


http://anthro.palomar.edu/vary/images/map_of_skin_color_distribution.gif

Côr da pele


7wwNYJv0Zg90r2jh8ktlzOqEo1_400.jpg


Côr do cabelo


http://pages.globetrotter.net/peter_frost61z/European-hair-and-eye-color.htm

Muito interessante


Coon%20Map_Hair_and_Eyes.jpg


Pigmentação de olhos e cabelos


lundracesmap1.jpg


Côr dos olhos


westernparadigm_blue_eye_color_map.jpg


Côr dos olhos


Aqui tem vários autores só para si.


Já chega...

Eu não consigo entender o que quer que se refute. QUe o autor que citou coloque em Portugal uma percentagem menor a 20% em Portugal... Com uma estreita faixa num intervalo entre 20 e 40%. Nuncaa na minha vida vi alguém defender uma teoria com um dado contrário áquele que tenta provar. Eu sinceramente acho que isto começa a ser surreal. E quero lá saber que os Portugueses sejam louros, morenos ou verdes!

É que já é demais.

Concordo a 100%.
 

SocioMeteo

Nimbostratus
Registo
11 Fev 2010
Mensagens
530
Local
Seixal
"...De acordo com Carleton Coon, autor do livro de antropologia europeia "As Raças da Europa", cerca de 25% dos portugueses são loiros em criança, sendo apenas 10% da população portuguesa loira quando atinge a idade de 20 anos...."
 

belem

Cumulonimbus
Registo
10 Out 2007
Mensagens
4,465
Local
Sintra/Carcavelos/Óbidos
De referir que esses mapas estão desactulizados...a a genetica veio por em causa muitos dogmas e crenças sociais....!!! eis a vossa dificuldade em aceita-las....

Vá ler melhor o que postei.

Percentagem de cabelos claros...não de cor de olhos acho que não entendeu bem o que disse!!!

Isto é um pesadelo.
Eu disse mais acima « Enfim que arrogância. É uma tristeza isto.
Então você já não se lembra do que foi postado?
Bom lá vou à pesquisa...

PS: Eu refiro-me a tudo. Cabelos, olhos, tudo...»

O sociometeo sabe o que é um fenótipo completo? Ou uma pessoa só tem cabelo?


Mais uma referência ( genética):

http://findarticles.com/p/articles/mi_qa3659/is_199910/ai_n8876452/

«Basques, Portuguese, Spaniards, and Algerians have been studied for HLA and mitochondrial DNA markers, and the data analysis suggests that pre-Neolithic gene flow into Iberia came from ancient white North Africans (Hamites)...»
 

SocioMeteo

Nimbostratus
Registo
11 Fev 2010
Mensagens
530
Local
Seixal
Vá ler melhor o que postei.



Isto é um pesadelo.
Eu disse mais acima « Enfim que arrogância. É uma tristeza isto.
Então você já não se lembra do que foi postado?
Bom lá vou à pesquisa...

PS: Eu refiro-me a tudo. Cabelos, olhos, tudo...»

O sociometeo sabe o que é um fenótipo completo? Ou uma pessoa só tem cabelo?

Assunto encerrado eu tenho as minhas ideias e vou mante-las baseada nos meus factos e naquilo que acredito até poderiam estar 1000 milhões de Users a dizer para pensar contrariamente que não o faço...quanto mais viajo mais reforço as minhas ideias e não o contrario...A minha formação base é sociologia é sei o que é uma construção social e como elas se desenvolvem é muito facil associar os habitantes portugueses e espanhois ao Facto de ser-se Moreno... ha americanos que pensam que os espanhois são iguais aos Mexicanos por exemplo e ficam muito admirados quando vem a Espanha e vêm pessoas tão ou mais claras e brancas que eles proprios!!!é um Dogma social muito esteriotipado muito aceite pelo senso comum e que já está muito entrenhado nas cabeças das pessoas...apos o 25 de Abril o dia da raça foi abolido e passou-se a chamar dia de Camões.... antes do 25 de Abril principalmente antes dos anos 50 falava-se nos heroicos Viriatos e nações Celtas que nos colonizaram a partir do 25 de Abril devido a razões politicas passou a deixar de ser politicamente correcto afirmar que existem muitos portugueses de pele ou cabelo claro...o discurso virou-se para a universalidade da diaspora portuguesa(curioso ai a colonização já foi uma coisa boa enfim!!) que somos uma mistura de Mouros+sefarditas é comum ouvir-se Nós portugueses??' somos uma Mistura..... passou a ser o paradigma actual juntando esse complexo historico ao turismo algarvio...a ideia que se vendeu que Portugal é só praia+sol e Morenos que arranjam namoradas Nordicas essa construção social ainda se instalou mais...passou-se a ter-se um complexo das nossas origens mais ancestrais, e ficou solidificada nas nossas mentes prova está como estes assuntos são tão sensiveis para nós portugueses e espanhois tambem e o consenso quase impossivel....
Eu so acho que deve haver uma ponte em ambas as posições extremas ...Portugal não é nem nunca será um Pais 100% mediterraneo nem é nunca será um pais de uma determinante Influencia Moura e sefarditas Portugal é mais que isso no meu ponto de vista.

Mas isto para encerrar o assunto eu fico com a minha opinião e voces com a vossa.... penso que será o mais sensato desta discussão!!!!
 

belem

Cumulonimbus
Registo
10 Out 2007
Mensagens
4,465
Local
Sintra/Carcavelos/Óbidos
Assunto encerrado eu tenho as minhas ideias e vou mante-las baseada nos meus factos e naquilo que acredito até poderiam estar 1000 milhões de Users a dizer para pensar contrariamente que não o faço...quanto mais viajo mais reforço as minhas ideias e não o contrario...A minha formação base é sociologia é sei o que é uma construção social e como elas se desenvolvem é muito facil associar os habitantes portugueses e espanhois ao Facto de ser-se Moreno... ha americanos que pensam que os espanhois são iguais aos Mexicanos por exemplo e ficam muito admirados quando vem a Espanha e vêm pessoas tão ou mais claras e brancas que eles proprios!!!é um Dogma social muito esteriotipado muito aceite pelo senso comum e que já está muito entrenhado nas cabeças das pessoas...apos o 25 de Abril o dia da raça foi abolido e passou-se a chamar dia de Camões.... antes do 25 de Abril principalmente antes dos anos 50 falava-se nos heroicos Viriatos e nações Celtas que nos colonizaram a partir do 25 de Abril devido a razões politicas passou a deixar de ser politicamente correcto afirmar que existem muitos portugueses de pele ou cabelo claro...o discurso virou-se para a universalidade da diaspora portuguesa(curioso ai a colonização já foi uma coisa boa enfim!!) que somos uma mistura de Mouros+sefarditas é comum ouvir-se Nós portugueses??' somos uma Mistura..... passou a ser o paradigma actual juntando esse complexo historico ao turismo algarvio...a ideia que se vendeu que Portugal é só praia+sol e Morenos que arranjam namoradas Nordicas essa construção social ainda se instalou mais...passou-se a ter-se um complexo das nossas origens mais ancestrais, e ficou solidificada nas nossas mentes prova está como estes assuntos são tão sensiveis para nós portugueses e espanhois tambem e o consenso quase impossivel....
Eu so acho que deve haver uma ponte em ambas as posições extremas ...Portugal não é nem nunca será um Pais 100% mediterraneo nem é nunca será um pais de uma determinante Influencia Moura e sefarditas Portugal é mais que isso no meu ponto de vista.

Mas isto para encerrar o assunto eu fico com a minha opinião e voces com a vossa.... penso que será o mais sensato desta discussão!!!!


Exato, o sociometeo, tem a sua opinião e nós temos a nossa.
Como sabe, também já viajei.
Eu venho aqui para partilhar o que sei mas venho também para aprender.
Se tiver que mudar de opinião, mudo, pode ter a certeza.
Mas não gosto lá muito de arrogância.

Mais coisas sobre o artigo que apresentei:

«The present-day Iberian genetic pool has been influenced by many major populations and immigrations, starting with the Paleolithic Iberian population, which already existed by 50,000 B.C. Later, this population painted the Altamira caves at about 20,000 B.c. North Africans entered the Iberian region between 20,000 and 8,000 B.C. They were followed by the Saharans, who arrived between 8,000 and 4,000 B.C., probably driven by the drastic climatic change to a hotter and drier environment. These Saharan changes have been documented by the Columbia space shuttle through an extensive collection of infrared photographs [analyzed by McCauley et al. (1982)]; now covered by the biggest desert on Earth, the area had once overflowed with rivers and lakes. This environment could have supported a large pre-Neolithic population in this vast area [8,600,000 km^sup 2^, an area bigger than the United States (Seely 1993)]. The inhabitants would have lived in a typical savanna (or in a more humid environment with the associated animals and vegetation). Recently, Kutzbach et al. (1996) lent support to these pre-Neolithic Saharan climatic changes by finding slight variations in the Earth's rotational axis, which led to a deviation of humid monsoons and to a lack of rain in the Sahara Desert.

There were also people coming from central Europe (also generically called Celt invasions), during the first millennium B.c.; nowadays, the importance of the Celtic population input in Spain during this first millennium is under hot debate, and there is a tendency to minimize it. In fact, only cultural and indirect historical references (but not direct evidence) of these invasions exist, particularly references by classical historians who usually cite secondhand and sometimes contradictory references. For example, Herodotus, Livy, Polybius, and Estrabon mention Keltoi or Keltiberians in nonprecise contexts (Burillo-Mozola 1998).»