Auriol Weather Station

Geiras

Cumulonimbus
Registo
16 Jun 2010
Mensagens
4,247
Local
Qta. do Conde / Sintra
Na minha PCE não é caracois, mas aranhas, até nas pás do anemometro;)

Há uns meses abri o meu RS e estava cheio de pó la dentro e aranhas também... :D

Por vezes vou ao telhado e deparo-me com aranhas nas pás do anemómetro, eu com "pena" delas tiro-as de lá...sempre à roda :lmao:
 


amando96

Nimbostratus
Registo
16 Fev 2010
Mensagens
966
Local
Düsseldorf
Era daqueles caracois pequeninos, estavam em todo o lado.

Já tenho escudo de radiação, mas estive a estação montada "temporariamente" num sítio não muito bom, e não quero o escudo a bloquear o vento quando for pôr num sítio melhor.

Acho que vou mesmo separar, mas não sei aumento o tamanho os fios do anemómetro/coisinha de direcção, ou do termómetro/higrómetero.
 

jpproenca

Cumulus
Registo
7 Jan 2011
Mensagens
126
Local
Lajes do Pico - Açores
Era daqueles caracois pequeninos, estavam em todo o lado.

Já tenho escudo de radiação, mas estive a estação montada "temporariamente" num sítio não muito bom, e não quero o escudo a bloquear o vento quando for pôr num sítio melhor.

Acho que vou mesmo separar, mas não sei aumento o tamanho os fios do anemómetro/coisinha de direcção, ou do termómetro/higrómetero.

Pelo que tenho visto há colegas que fizeram de uma maneira e outros da outra.

Separar os fios do anemómetro deve ser mecanicamente mais difícil (dá mais trabalho) mas penso que, electricamente, será menos problemático pois penso que no anemómetro é só interruptores enquanto que no termo-higrómetro são resistências variáveis e, portanto, uma ligação menos bem feita vai influenciar as leituras.

Mas há quem tenha feito das duas maneiras. É uma questão de respirar fundo e tomar a decisão...
 

amando96

Nimbostratus
Registo
16 Fev 2010
Mensagens
966
Local
Düsseldorf
Pois, pensei mesmo em aumentar o fio da parte do vento porque sinais digitais não faz tanto mal interferências, mas aquilo para ver a direcção do vento acho ser um potenciómetro sem limitadores de rotação.
 

jpproenca

Cumulus
Registo
7 Jan 2011
Mensagens
126
Local
Lajes do Pico - Açores
Pois, pensei mesmo em aumentar o fio da parte do vento porque sinais digitais não faz tanto mal interferências, mas aquilo para ver a direcção do vento acho ser um potenciómetro sem limitadores de rotação.

Penso que, no caso da Auriol, a direcção do vento é medida com 4 interruptores e não com um potenciómetro. Sai um condutor eléctrico em direcção ao cata-vento e voltam 4 condutores que, conjugados, permitem definir 8 direcções que são informadas via rádio para a consola; por seu lado, a consola define 16 direcções sendo 8 delas posições intermédias relativamente às medidas pelo cata-vento.

Para a roda eólica são 2 condutores associados a um interruptor magnético - aqui acho que não há dúvidas.

Isto é o que eu julgo ser e sobre este assunto escrevi algumas notas aqui.
 

jpproenca

Cumulus
Registo
7 Jan 2011
Mensagens
126
Local
Lajes do Pico - Açores
INTRODUÇÃO

Marca: AURIOL / Referência: IAN 53922 / Modelo: H13726 / Versão: 08/2010
Manual de instruções H13726042010-5

A estação meteorológica em questão caracteriza-se por ser a de menor preço de compra na gama que, além de barómetro, termómetro e higrómetro, também inclui anemómetro e pluviómetro.

A marca AURIOL apresenta-se associada à cadeia de supermercados LIDL e disponibiliza diverso equipamento electrónico, nomeadamente relógios, termómetros e estações meteorológicas sendo esta estação a mais completa das disponíveis.

Os supermercados LIDL actuam na Europa e dedicam-se basicamente a produtos alimentares com uma imagem de baixos preços e de austeridade na apresentação, funcionando os produtos não alimentares como actividade adicional programada. Assim, a estação meteorológica em apreço não se encontra permanentemente à venda tendo, até agora, apenas surgido no mês de Dezembro dos anos 2008, 2009 e 2010 ao preço de 59,90 Euros em 2008 e 49,00 Euros em 2009 e 2010.

A estação é obtida pelo LIDL através do intermediário Milomex, firma sediada na Inglaterra e que se constitui promotor comercial de produtos asiáticos para vendedores da Europa.

Por sua vez, tudo aponta para que o promotor de fabrico na China seja a firma Kingsun, segundo as especificações e quantidades pretendidas pelos interessados.

No que diz respeito aos fabricantes propriamente ditos, não há notícia...

Neste contexto, existe no mercado um conjunto de estações semelhantes comercializadas por firmas diversas e diferindo basicamente na marca.

Há indícios de que o primeiro modelo terá sido desenvolvido pela firma Ventus, a única, aliás, que disponibiliza um termo-higrómetro adicional que a consola suporta mas que não faz parte do pacote de fornecimento base, e uma consola que apresenta a singularidade de retro iluminação em negativo, ou seja, com as figuras luminosas em fundo preto.

ventusp.png

Gémeas da Ventus W-155, são conhecidas a Alecto WS-3500 e a Celestron 47009, todas com o mesmo modelo de pluviómetro:

celestron.gif

Com um modelo diferente de pluviómetro estão a Auriol H13726, a Balance RF-WS-100, a Hama EWS-1500 e a Meteoscan:

balance2rfws100.jpg

Algumas marcas, entre as quais a Auriol em 2008 e 2009, estão comercializadas sem referência na face frontal da consola:

auriol1.gif

(Disponível na página 47 / # 692 um índice desta colecção de apontamentos.)
 

Estação SP

Cumulus
Registo
1 Fev 2011
Mensagens
438
Local
Gafanha da Nazaré (Aveiro)
Bom eu fiz aquela adapetaçao em tirar o termometro e o higrometro da caixa e por num RS e tem registado temperaturas ma snao coincidem à realidade, pois nets zona por vezes tá vento forte e frio e ela regista me temperaturas negativas nas quais nao estao

vou colocar o higrometro e o termometro na caixa e modificar o anemometro à maneira de ficar elevado a cima e apanhar o vento

vou fazer essa tal manutençao...

axam que fasso bem??
 

Geiras

Cumulonimbus
Registo
16 Jun 2010
Mensagens
4,247
Local
Qta. do Conde / Sintra
Boas pessoal :thumbsup:

Venho aqui perguntar a quem já desmontou o anemometro da Estação, para tirar a peça com as pás, basta só tirar o parafuso que se encontra nesta zona ou é preciso mais alguma coisa? É que já o tirei, forcei para sair aquela peça e não sai...como tenho receio de partir...

Obrigado :thumbsup:

 

fablept

Nimbostratus
Registo
12 Nov 2008
Mensagens
1,419
Local
Ponta Delgada - Açores
Boas pessoal :thumbsup:

Venho aqui perguntar a quem já desmontou o anemometro da Estação, para tirar a peça com as pás, basta só tirar o parafuso que se encontra nesta zona ou é preciso mais alguma coisa? É que já o tirei, forcei para sair aquela peça e não sai...como tenho receio de partir...

Obrigado :thumbsup:

Quando desmontei bastou tirar o parafuso que a pá ficou solta. Mas pode ser que tenham colado a pá ao pin (duvido muito)..
 

Geiras

Cumulonimbus
Registo
16 Jun 2010
Mensagens
4,247
Local
Qta. do Conde / Sintra
Quando desmontei bastou tirar o parafuso que a pá ficou solta. Mas pode ser que tenham colado a pá ao pin (duvido muito)..

Com a ajuda duma chave de fendas já consegui tirar, obrigado :thumbsup:
 

Estação SP

Cumulus
Registo
1 Fev 2011
Mensagens
438
Local
Gafanha da Nazaré (Aveiro)
Boas... eu vi uma Auriol na Praia da Barra mesmo perto do mar, está a uns 200 metros do mar...
e reparei que já está toda cheia de ferrugem e já tem fita cola por todo o lado e tudo mais, pois os parafusos começam a apanhar ferrugem e depois fica tudo estragado é por isso que meti massa concistente é a melhor coisa, mas tambem à alguns parafusos que sao em inox, mas agora a minha estao já está toda modificada e tudo mais...

o meu anemometro reparei que agora nestes ultimos dias já nao estava muito sencivel ao vento, desmontei o anemometro lixei a parte que fica um pouco dentro para ter mais folga e coloquei um oleo fininho na parte em metal e no plastico... agora está sempre a rolar:w00t:

no domingo quando deu aquela trovoada a minha estaçao registou uma rajada de 115 km/h, mas foi mentira
Em casa de minha tia tambem estragou com os cabos da cabovisao... foi prigosa:shocking:

Abraços!
 

fablept

Nimbostratus
Registo
12 Nov 2008
Mensagens
1,419
Local
Ponta Delgada - Açores

Estação SP

Cumulus
Registo
1 Fev 2011
Mensagens
438
Local
Gafanha da Nazaré (Aveiro)
http://www.ebay.co.uk/itm/200647801189?ssPageName=STRK:MESELX:IT&_trksid=p3984.m1586.l2649

Uma auriol já com interface de pc...mas o preço:eek:

Basicamente o sujeito pegou no meu/cillo273 projecto do Arduino e modificou-o..acho que ele tinha mais sucesso em vender o interface sozinho, porque com aquele preço encontra-se estações muito melhores.

Mas é que é mesmo a PCE passa as palhetas a essa na boa...
E uma pessoa pode por a transmiti la para o pc, eu é que axo que nao chega a compenssar muito porque a Auriol tem muitos problemas e precisamos de os melhorar para melhor e os sensores nao sao muito fiaveis é só isso...

Abraços