Diversidade climática em Espanha

Dan

Moderação
Registo
26 Ago 2005
Mensagens
10,509
Local
Bragança (675m)
Nao é demagogia. É a realidade. Levo muito tempo mirando as webcams das cidades do meu pais. Há invernos frios e invernos quentes, mas jamais permaneceu a neve 25 dias num mes no solo. Nem de longe. As geadas nocturnas nao sao suficiente. As altas temperaturas pelo día derretem a neve nas cidades espanholas.


Se voce pensa que em uma cidade espanhola pode haber 25 días con neve no solo num mes, nao tenha ilusoes!!! Nao penso que tal coisa é possivel. Eu aínda estou esperando e tenho bastantes anos.

Não sei se já alguma vez aconteceu, mas não me parece assim tão improvável.

De qualquer forma, DUBLIN AIRPORT apresenta apenas 4,5 dias por ano de neve no solo (normal de 1961-1990 ). O mês de Dezembro apresenta apenas 0,6 dias no mesmo período. Certamente existem várias cidades em Espanha com valores superiores a estes de Dublin.
 


Ferreiro

Nimbostratus
Registo
3 Dez 2010
Mensagens
1,908
Local
A Corunha
Re: Seguimento Europa 2010

En fin, lamentable toda esta situación...Hay tantas cosas inciertas (pero auténticas barbaridades, vamos) que "alguien" ha escrito en las últimas páginas que ni haré el esfuerzo de volver a ellas (o lo haré pero con más tiempo y más adelante, ya veremos). Eso sí, con lo de J.S. sí entro:

Tú dijiste esto en su momento:

"So excuse me but I find these -5 C values anywhere below 1500m not credible at face value."

Ahora dices esto:

"I asked the quastion for data of -5 in Spain below 1000 metres. I have not seen any proof and I do not believe it in general. I think -2 is about as low as you get in the coldest places. "

La frase subrayada supone un auténtico error. Estás absolutamente equivocado. Fíjate que en la escasísima red de estaciones con series climatológicas 71-00 de la web oficial de AEMET ya tenemos una a unos 1000 metros (1056 m) con medias de las mínimas de diciembre: -2,0 ºC; enero: -3,5 ºC; febrero: -2,7 ºC y marzo: -1,6 ºC.

http://www.aemet.es/es/elclima/datosclimatologicos/valoresclimatologicos?l=3013&k=clm

Y hay bastante estaciones oficiales (no online ni con series climatológicas en la web oficial) con medias de las mínimas más frías que las de esta estación, y de las de máximas ni hablamos... Y unas cuantas a menos de 1000 metros de altitud.

Antes que todo eso yo dije a N_Fig (que es por lo que venía todo) esto después de que el dijera que esperaba valores más bajos para Madrid (alrededor de los -5 ºC de media de las mínimas):

"-5 ºC de media de las mínimas sólo se da en puntos muy concretos y fríos de zonas de cierta altitud (no me refiero a alta montaña) de la región madrileña. Hay que entender que una media de las mínimas para un mes invernal de -5 ºC es un valor bajísimo, incluso para otras muchas zonas europeas"

Región madrileña: Comunidad Autónoma de Madrid y municipios limítrofes o muy cercanos de otras provincias circundantes. Y los -5 ºC de media sólo se dan en puntos muy concretos de zonas con altitud considerable, no son una generalidad como ya comenté. Esa afirmación mía viene dada a la luz de los datos oficiales de que dispongo y de la extrapolación de estos, claro: si en tal estación hay una media de -4 y pico, en tal zona cercana que es objetivamente más fría y todos los que somos de aquí lo sabemos bajará algo más... Asimismo hay datos de estaciones amateurs muy fiables con series de 10-11 años que indican lo mismo. No me lo he inventado yo porque me dé por ahí.
Aviso: "cierta altitud" para España no es lo mismo que para los Países Bajos, Bélgica, Irlanda o Reino Unido. España es un país de elevada altitud media. Para nosotros, los del interior de España, 1300 msnm es "cierta altitud o considerable altitud" pero nunca alta montaña o gran altitud. Cuestión de perspectiva, supongo. Atendiendo a otras consideraciones y a modo meramente informativo, en España se considera alta montaña a las territorios por encima de los 2000 m en la zona sur, 1700-1800 en la zona centro y 1500 en la zona norte.

Y ahora los datos OFICIALES de AEMET para otras zonas de España. (J.S. AEMET ofrece online POQUÍSIMAS series completas de estaciones en su web oficial (y a eso se le une que en ciertas zonas tampoco es que haya demasiadas en el conjunto de la red oficial, y que bastantes de ellas están horriblemente situadas). Tiene MUCHAS, MUCHÍSIMAS más estaciones de las que ahí salen. Yo tengo los datos de algunas de esas muchas (aunque me faltan, claro). Media de las mínimas en el mes más frío en estaciones oficiales de AEMET por debajo de los 1500 m en los datos de que dispongo (insisto en que me faltan bastantes). Los períodos no son coincidentes pero para hacerse una idea SÍ sirven:

- Eriste Central (Huesca, 1100 m. 1971-2000):....................... -6,1 ºC
- Orbo Barrio de Vallejo (Palencia, 1082 m. 1969-1990):........... -5,9 ºC
- Vega de Codorno (Cuenca, 1345 m. 1967-1990):.................. -5,7 ºC
- Adrall (Lleida, 648 m. 1971-2003):................................. -5,2 ºC
- Unarre (Lleida, 1480 m. 1965-1990):.................................. -5,1 ºC
- Pont de Suert (Lleida, 845 m. 1965-2000):.......................... -5,0 ºC
- Vilaller (Lleida, 960 m. 1965-2000):.................................... -5,0 ºC
- San Juan de Redondo (Palencia, 1218 m. 1967-1990):........... -4,9 ºC
- Aldea del Rey Niño (Ávila, 1160 m. 1961-2003):.................... -4,7 ºC
- Orea Valdemorales (Guadalajara, 1485 m. 1961-1990):........... -4,7 ºC
- Ávila "Vivero El Álamo" (Ávila, 1080 m. 1980-2000):............... -4,6 ºC
- Callejo de Ordás (León, 960 m. 1971-2003):......................... -4,4 ºC
- Seira Central (Huesca, 816 m. 1961-1994):.......................... -4,3 ºC
...
- Graus "Ventas de Santa Lucía" (Huesca, 498 m. 1961-1990):...-4,0 ºC

No incluyo estaciones de alta montaña, Red NIMET, otras estaciones oficiales del Ministerio de Medio Ambiente no pertenecientes a la red de AEMET, estaciones oficiales autonómicas, ni por supuesto estaciones de Meteoclimatic.

Repito, los -5 ºC de media de las mínimas en zonas no de alta montaña NO SON UNA GENERALIDAD pero haberlos haylos.

Nótese la diferencia ENORME en media de las mínimas del mes más frío entre la estación oficial de AEMET Ávila "Vivero El Álamo" 1080 m. 1980-2000: -4,6 ºC, y la otra oficial de AEMET de Ávila (la que sale en su web) 1130 m. 1971-2000 (período más frío que el anterior citado): -1,5 ºC. Bien, pues entre las dos sólo hay 2,5 km de distancia. Y con Aldea del Rey Niño unos 8 km. ¿Entendeis ahora lo que os decía y la razón por la que no se puede generalizar con las estaciones?

Nota: EL DÍA QUE AEMET LIBERE TODOS LOS DATOS DE SUS ESTACIONES CON TODAS SUS SERIES CLIMATOLÓGICAS, ASÍ COMO LAS ESTACIONES METEOROLÓGICAS DESAPARECIDAS, MÁS DE UNO SE VA A LLEVAR UNA SORPRESA CON LOS VALORES QUE OFRECEN Y CON LA REPRESENTATIVIDAD Y "BUENA COLOCACIÓN" DE ALGUNAS DE LAS POCAS ESTACIONES ONLINE QUE TIENE EN SU WEB OFICIAL. Creía que eso no era difícil de entender. Y ya ni hablo de otras estaciones del Ministerio oficiales, comunidades autónomas, etc... Insisto: CADA ESTACIÓN SE REPRESENTA A SÍ MISMA Y A NINGUNA MÁS.Ah, por cierto, Peralejos de las Truchas tiene una estación oficial de AEMET cuyas mínimas absolutas de los últimos años (2001-2009) son: -20,5 ºC; -9,4 ºC; -14,5 ºC; -17,0 ºC; -20,3 ºC; -17,2 ºC; -19,5 ºC; -11,0 ºC; -18,2 ºC. Queda más que claro que la de Meteoclimatic no va a a su bola...Por cierto, estación que lleva un observador de AEMET...No hay nada peor que hablar desde la ignorancia y querer llevar la razón...

Y ya ni os pongo los datos oficiales de mínimas absolutas del SIAR o el SAIH que alguno seguro que se queda asustado y me acusa de mentir...

El que no se lo crea, ya sabe, porque no volveré a tratar este tema. Ni muchos otros, que ya me he cansado... No soy Mesogeiakos (vaya comparación...) y no quiero convencer a nadie ni obligar a pensar como yo. Yo sé qué es lo que hay; pero si alguno no se lo cree a mí me da absolutamente lo mismo, ya que nadie me paga por ganar "adeptos"...

P.D.: Las dos estaciones Meteoclimatic de que hablé en su momento (Cantalojas y Duruelo) son estas:

http://www.meteoclimatic.com/perfil/ESCYL4200000042158B

http://www.meteoclimatic.com/perfil/ESCLM1900000019275A

No están en tejados precisamente. Comprobad vosotros mismos si son fiables o no...Sobre todo la colocación de Cantalojas es impecable. ¡Cuántas estaciones de AEMET están en peores condiciones que ésta!

Que cada uno saque sus propias conclusiones...

Que bem, ja estao liberados os dados de todas as estaçaos de AEMET. Mais de 800!!!!. E neste link podemse consultar os dados desde novembro de 2010:
http://www.tiempodiario.com/tiempo/

Exemplo, janeiro:
http://www.tiempodiario.com/tiempo-mensual/2011-01/

O interesante é que temos os dados de temperatura media mensual das estaçaos meteorológicas localizadas a mais de 1000 metros na cordilheira iberica (sistema ibérico) e na cordilheira Central (Sistema Central). Os dados de temperatura media em janeiro 2011 foram,

Abia de Obispalia 1020 metros (Cuenca) 4,42ºC
Albarracín 1130 metros (Teruel) 3,11ºC
Aldeanueva de Serrezuela 1135 metros (Segovia) 2,79ºC
Almazul 1000 metros (Soria) 3,21ºC
Alto de los Leones 1532 metros (Madrid) 1,17ºC
Avila 1130 metros 3,97ºC
Barco de Avila 1012 metros (Avila) 3,95ºC
Barriomartín 1260 metros (Soria) 2,16ºC
Bello 1006 metros (Teruel) 2,63ºC
Beteta 1214 metros (Cuenca) 2,1ºC
Buitrago 1026 metros (Madrid) 3,3ºC

E nao sigo porque sao muitos, mas podem comprobar no link que nao há nenhum por debaixo de 0ºC. Nem sequer acheganse aos 0ºC :). Decembro e fevereiro foram mais quentes. Como decimos en mi tierra: De donde no hay no se puede quitar.
O meu compatriota queria vender em Portugal a idea de que o norte de Espanha tem un clima tipo escandinavo, com as cidades mais nivosas de Europa e quase as mais frias. E que aparece cada um!!!
 

SocioMeteo

Nimbostratus
Registo
11 Fev 2010
Mensagens
530
Local
Seixal
Re: Seguimento Europa 2010

Que bem, ja estao liberados os dados de todas as estaçaos de AEMET. Mais de 800!!!!. E neste link podemse consultar os dados desde novembro de 2010:
http://www.tiempodiario.com/tiempo/

Exemplo, janeiro:
http://www.tiempodiario.com/tiempo-mensual/2011-01/

O interesante é que temos os dados de temperatura media mensual das estaçaos meteorológicas localizadas a mais de 1000 metros na cordilheira iberica (sistema ibérico) e na cordilheira Central (Sistema Central). Os dados de temperatura media em janeiro 2011 foram,

Abia de Obispalia 1020 metros (Cuenca) 4,42ºC
Albarracín 1130 metros (Teruel) 3,11ºC
Aldeanueva de Serrezuela 1135 metros (Segovia) 2,79ºC
Almazul 1000 metros (Soria) 3,21ºC
Alto de los Leones 1532 metros (Madrid) 1,17ºC
Avila 1130 metros 3,97ºC
Barco de Avila 1012 metros (Avila) 3,95ºC
Barriomartín 1260 metros (Soria) 2,16ºC
Bello 1006 metros (Teruel) 2,63ºC
Beteta 1214 metros (Cuenca) 2,1ºC
Buitrago 1026 metros (Madrid) 3,3ºC

E nao sigo porque sao muitos, mas podem comprobar no link que nao há nenhum por debaixo de 0ºC. Nem sequer acheganse aos 0ºC :). Decembro e fevereiro foram mais quentes. Como decimos en mi tierra: De donde no hay no se puede quitar.
O meu compatriota queria vender em Portugal a idea de que o norte de Espanha tem un clima tipo escandinavo, com as cidades mais nivosas de Europa e quase as mais frias. E que aparece cada um!!!

Não entendo bem o que te incomoda 1º advinhas aquilo que eu sou ou que faço depois fazes Juizos do Pek;
Julgo que o Pek não fez Fotomonatagens em PhotoShop e não fez esses videos que mostrou aqui, o que é um facto é que não me admira nada que cidades como Leon,Ponferrada,Astroga,Zamora,Salamaca,Reionesa haja tantos ou mais dias de neve que em cidades do centro da Europa como Paris,Londres ou Amesterdão, ignorar o frio na penisula Iberica é um mau principio marcado por algum preconceito e algum complexo.
O que se passa aqui é que Nós Portugueses e Espanhois temos uma dificuldade sociologica em lidar com certos assuntos, fomos nestas gerações habituados achar que na Penisula Iberica so faz calor que somos todos Morenos etc etc depois se alguem demonstra o contrario ou prova o contrario é logo contestado é um preconceito que pensei que só existisse em Portugal mas pelos vistos está bem presente em Espanha.
 

Ferreiro

Nimbostratus
Registo
3 Dez 2010
Mensagens
1,908
Local
A Corunha
Re: Seguimento Europa 2010

Não entendo bem o que te incomoda 1º advinhas aquilo que eu sou ou que faço depois fazes Juizos do Pek;
Julgo que o Pek não fez Fotomonatagens em PhotoShop e não fez esses videos que mostrou aqui, o que é um facto é que não me admira nada que cidades como Leon,Ponferrada,Astroga,Zamora,Salamaca,Reionesa haja tantos ou mais dias de neve que em cidades do centro da Europa como Paris,Londres ou Amesterdão, ignorar o frio na penisula Iberica é um mau principio marcado por algum preconceito e algum complexo.
O que se passa aqui é que Nós Portugueses e Espanhois temos uma dificuldade sociologica em lidar com certos assuntos, fomos nestas gerações habituados achar que na Penisula Iberica so faz calor que somos todos Morenos etc etc depois se alguem demonstra o contrario ou prova o contrario é logo contestado é um preconceito que pensei que só existisse em Portugal mas pelos vistos está bem presente em Espanha.

Nao sao os meus dados, sao os dados oficiais de AEMET. Lamento que nao sejam do teu agrado, mais nao é a minha culpa.
Em Zamora, Salamanca e Ponferrada apenas há días de neve. Os promedios de días de neve estao na pagina de AEMET. Por exemplo, Zamora 4 días de neve/ano (e isso inclue os días que somente é agua-neve!!!): http://www.aemet.es/es/elclima/datosclimatologicos/valoresclimatologicos?l=2614&k=cle

Em Leon e Reinosa neva mais, mas nao permanece muito tempo no chao, nada comparavel a o interior de Europa donde a neve permanece no chao durante meses. Este inverno ja observamos na webcam a precariedade da neve também em Reinosa. Enquanto em Amsterdam (este ano inclusive em Dublin) a neve permaneceu no chao 1 mes seguido, em Reinosa (ou Burgos) nao permaneceu mais que 2 ou 3 días. Soria teve melhor rendemento ja que a neve permaneceu 9 días seguidos no chao, uma cifra com muito merito e que poucos anos alcança.

Do tema dos morenos, loiros, verdes ou azuis, acho que ja os moderadores abrirom un foro para tratar ese tema, este foro de climatologia de Espanha nao é o lugar adecuado.
Saúdos.
 

Ferreiro

Nimbostratus
Registo
3 Dez 2010
Mensagens
1,908
Local
A Corunha
O problema do meu compatriota é que participa somente cando há entrada artica na peninsula iberica, e dicir, dous ou tres días em janeiro (as veces em decembro e fevereiro), e o resto dos días (os restantes 28 días ) nao informa de nada, e assim o clima de Espanha parece muito mais frío do que é em realidade.
Tambem é simpatico cando di que o Pais Vasco tem um clima de verao muito similar ao de Gales ou o oeste de Inglaterra. Mas nao di nada dos 21ºC de media que tem San Sebastian em agosto, mais quente que Porto!!!

Todas esas fantasias desmontanse facilmente com os dados oficiais e as webcams.
 

stormy

Super Célula
Registo
7 Ago 2008
Mensagens
5,149
Local
Lisboa
O problema do meu compatriota é que participa somente cando há entrada artica na peninsula iberica, e dicir, dous ou tres días em janeiro (as veces em decembro e fevereiro), e o resto dos días (os restantes 28 días ) nao informa de nada, e assim o clima de Espanha parece muito mais frío do que é em realidade.
Tambem é simpatico cando di que o Pais Vasco tem um clima de verao muito similar ao de Gales ou o oeste de Inglaterra. Mas nao di nada dos 21ºC de media que tem San Sebastian em agosto, mais quente que Porto!!!

Todas esas fantasias desmontanse facilmente com os dados oficiais e as webcams.

Porto-Aeroporto tem medias de Agosto de cerca de 19-20º, mas é porque a estação do Aeroporto ( Pedras Rubras) está a uns kms para norte da cidade e muito perto do mar.
Estações como a EMA da Serra do Pilar caracterizam muito melhor o contexto climatico da cidade...no mes mais quente as medias deverão rondar cerca de 21º tal como S. Sebastian-Donostia.

O clima da costa Portuguesa varia bastante de norte para sul e de W para E...a costa a sul de Lisboa tem verões longos e mornos com 5/6 meses de Tmed>18º e o mes mais quente a variar entre os 19.2º de Sines-Cabo e os mais de 24º do sotavento Algarvio...já a norte apenas ocorrem 3 ou 4 meses de Tmed>18º.
Tambem a variação para o interior é brusca, podendo as temperaturas subir mais de 10º em distancias de apenas 15-25km para o interior, especialmente no verão.
 

Ferreiro

Nimbostratus
Registo
3 Dez 2010
Mensagens
1,908
Local
A Corunha
Porto-Aeroporto tem medias de Agosto de cerca de 19-20º, mas é porque a estação do Aeroporto ( Pedras Rubras) está a uns kms para norte da cidade e muito perto do mar.
Estações como a EMA da Serra do Pilar caracterizam muito melhor o contexto climatico da cidade...no mes mais quente as medias deverão rondar cerca de 21º tal como S. Sebastian-Donostia.

O clima da costa Portuguesa varia bastante de norte para sul e de W para E...a costa a sul de Lisboa tem verões longos e mornos com 5/6 meses de Tmed>18º e o mes mais quente a variar entre os 19.2º de Sines-Cabo e os mais de 24º do sotavento Algarvio...já a norte apenas ocorrem 3 ou 4 meses de Tmed>18º.
Tambem a variação para o interior é brusca, podendo as temperaturas subir mais de 10º em distancias de apenas 15-25km para o interior, especialmente no verão.


Conheço o norte de Portugal ja que estivem bastantes vezes. Os meus avós maternos sao de Celeiros (perto de Braga) :)
A Coruña tem 19ºC de media em agosto, versus 20ºC em Porto. A minha impressao persoal é que Porto é bastante mais quente no verao que A Coruña. Tambem en Galiza, especialmente no sur, a variaçao para o interior é brusca, por ejemplo Ourense é muito quente.

O aeroporto de San Sebastian também está na costa. O Pais Vasco é mais quente do que a gente pensa. Bilbao pode ser um autentico forno no verao.
 

SocioMeteo

Nimbostratus
Registo
11 Fev 2010
Mensagens
530
Local
Seixal
Porto-Aeroporto tem medias de Agosto de cerca de 19-20º, mas é porque a estação do Aeroporto ( Pedras Rubras) está a uns kms para norte da cidade e muito perto do mar.
Estações como a EMA da Serra do Pilar caracterizam muito melhor o contexto climatico da cidade...no mes mais quente as medias deverão rondar cerca de 21º tal como S. Sebastian-Donostia.

O clima da costa Portuguesa varia bastante de norte para sul e de W para E...a costa a sul de Lisboa tem verões longos e mornos com 5/6 meses de Tmed>18º e o mes mais quente a variar entre os 19.2º de Sines-Cabo e os mais de 24º do sotavento Algarvio...já a norte apenas ocorrem 3 ou 4 meses de Tmed>18º.
Tambem a variação para o interior é brusca, podendo as temperaturas subir mais de 10º em distancias de apenas 15-25km para o interior, especialmente no verão.

Qual é o mal de San Sebastian ter uma temperatura media nos meses de verão superior á registada no Porto? aquela região da Cantabria está protegida por um Golfo não estando tão sujeitas as famosas Nortadas sentidas no Norte de Portugal e na Galiza, a cidade de Bordeus tambem tem temperaturas verão superiores ás da cidade do Porto por exemplo.
E na Galiza essas variações de temperatura tambem se sucedem podem estar 18º graus em Santiago de Compostela ou na Corunha e estarem 33º em Ourense alias Ourense está a Norte de Vila Real ou Bragança e é uma cidade mais quente no Verão que estas 2 ultimas.
Stormy Portugal não tem sempre de ser esse pais super quente e sub-tropical que voce tanto idealiza,desculpe a franqueza.

cumps
 

SocioMeteo

Nimbostratus
Registo
11 Fev 2010
Mensagens
530
Local
Seixal
Conheço o norte de Portugal ja que estivem bastantes vezes. Os meus avós maternos sao de Celeiros (perto de Braga) :)
A Coruña tem 19ºC de media em agosto, versus 20ºC em Porto. A minha impressao persoal é que Porto é bastante mais quente no verao que A Coruña. Tambem en Galiza, especialmente no sur, a variaçao para o interior é brusca, por ejemplo Ourense é muito quente.

O aeroporto de San Sebastian também está na costa. O Pais Vasco é mais quente do que a gente pensa. Bilbao pode ser um autentico forno no verao.

Ferreiro o Porto não é assim tão mais quente que a Corunha porque haveremos de falar nos dados oficiais quando nos interessa e questiona-los quando não nos interessa? o Porto no Verão tem temperaturas maximas com muitos dias seguidos de 23º,24º graus e noites frescas de 14º,15º graus ok surge uma ou outra onda de calor pode chegar aos 36º graus mas muito raramente os ultrapassa os 36º graus pelo menos oficialmente, e mais por vezes estamos com 35º graus em Lisboa e no Porto tem-se maximas que estão nos 25º,26º graus alias acho que a grande diferença do Porto para Lisboa não é tanto nas temperaturas invernais mas mais nas temperaturas de verão.
Vou-te dar um exemplo a uns viajei pela Galiza Litoral e Norte de Portugal e achei pelo menos naquela semana que estava um calor enorme em Pontevedra e no Porto não estava não é por isso que vou dizer que em Pontevedra faz mais calor que no Porto, é engraçado que cheguei a Santiago de Compostela e o tempo já estava mais fresco novamente.
Mas a cidade que conheci mais quente da Galiza é sem duvida Ourense estive no dia a seguir em Lugo e foi ai que me perdi na Serra dos Ancares e o tempo estava mais fresco em Lugo, agora em certas zonas da Serra dos Ancares estava tambem quentissimo a temperatura na Galiza tambem varia imenso, não é so um fenomeno exclusivo português.
 

Ferreiro

Nimbostratus
Registo
3 Dez 2010
Mensagens
1,908
Local
A Corunha
Ferreiro o Porto não é assim tão mais quente que a Corunha porque haveremos de falar nos dados oficiais quando nos interessa e questiona-los quando não nos interessa? o Porto no Verão tem temperaturas maximas com muitos dias seguidos de 23º,24º graus e noites frescas de 14º,15º graus ok surge uma ou outra onda de calor pode chegar aos 36º graus mas muito raramente os ultrapassa os 36º graus pelo menos oficialmente, e mais por vezes estamos com 35º graus em Lisboa e no Porto tem-se maximas que estão nos 25º,26º graus alias acho que a grande diferença do Porto para Lisboa não é tanto nas temperaturas invernais mas mais nas temperaturas de verão.
Vou-te dar um exemplo a uns viajei pela Galiza Litoral e Norte de Portugal e achei pelo menos naquela semana que estava um calor enorme em Pontevedra e no Porto não estava não é por isso que vou dizer que em Pontevedra faz mais calor que no Porto, é engraçado que cheguei a Santiago de Compostela e o tempo já estava mais fresco novamente.
Mas a cidade que conheci mais quente da Galiza é sem duvida Ourense estive no dia a seguir em Lugo e foi ai que me perdi na Serra dos Ancares e o tempo estava mais fresco em Lugo, agora em certas zonas da Serra dos Ancares estava tambem quentissimo a temperatura na Galiza tambem varia imenso, não é so um fenomeno exclusivo português.

Nao questiono os dados oficiais, eu mesmo reconheço que Porto tem 20ºC e Corunha 19ºC.
O que eu afirmo é a minha impressao pessoal. Acho que a diferença entre Porto e Coruña é que Corunha tem maximas mais baixas (e minimas mais altas), 22ºC na Coruña, versus 25ºC em Porto, por isso pelo día dame a sensaçao que Porto é bastante mais quente que Corunha. Pela noite pode ser o contrario. Tambem é certo que Porto é uma cidade grande, e nao e o mesmo as praias da Foz, donde a brisa do mar refresca, que a ribeira de Gustavo Eiffel.
 

AnDré

Moderação
Registo
22 Nov 2007
Mensagens
12,208
Local
Odivelas (140m) / Várzea da Serra (930m)
Ferreiro o Porto não é assim tão mais quente que a Corunha porque haveremos de falar nos dados oficiais quando nos interessa e questiona-los quando não nos interessa? o Porto no Verão tem temperaturas maximas com muitos dias seguidos de 23º,24º graus e noites frescas de 14º,15º graus ok surge uma ou outra onda de calor pode chegar aos 36º graus mas muito raramente os ultrapassa os 36º graus pelo menos oficialmente, e mais por vezes estamos com 35º graus em Lisboa e no Porto tem-se maximas que estão nos 25º,26º graus alias acho que a grande diferença do Porto para Lisboa não é tanto nas temperaturas invernais mas mais nas temperaturas de verão.
Vou-te dar um exemplo a uns viajei pela Galiza Litoral e Norte de Portugal e achei pelo menos naquela semana que estava um calor enorme em Pontevedra e no Porto não estava não é por isso que vou dizer que em Pontevedra faz mais calor que no Porto, é engraçado que cheguei a Santiago de Compostela e o tempo já estava mais fresco novamente.
Mas a cidade que conheci mais quente da Galiza é sem duvida Ourense estive no dia a seguir em Lugo e foi ai que me perdi na Serra dos Ancares e o tempo estava mais fresco em Lugo, agora em certas zonas da Serra dos Ancares estava tambem quentissimo a temperatura na Galiza tambem varia imenso, não é so um fenomeno exclusivo português.

É uma questão de proximidade da costa oeste.
P.Rubras está a 4km da costa. S.Pilar a 6km.

Lisboa está a 30km do Guincho, o mesmo que Braga está de Esposende.
Pontevedra está a 20km da costa ocidental (praia de Lanzada).

Essas distâncias fazem toda a diferença.
Basicamente, o clima de P.Rubras no verão é idêntico ao de Sintra.
 

SocioMeteo

Nimbostratus
Registo
11 Fev 2010
Mensagens
530
Local
Seixal
É uma questão de proximidade da costa oeste.
P.Rubras está a 4km da costa. S.Pilar a 6km.

Lisboa está a 30km do Guincho, o mesmo que Braga está de Esposende.
Pontevedra está a 20km da costa ocidental (praia de Lanzada)

Essas distâncias fazem toda a diferença.

Ok André de acordo mas vamos ter alguma sensatez não poderemos estar sempre a contestar os valores de temperatura oficiais nas estações oficiais e internacionais por capricho ou quando nos interessa, penso eu pelo menos na minha perspectiva penso que os valores de temperatura media verificados no Porto de 20º graus no verão e em Lisboa de 24º graus são reais e que representam bem o clima sentido em ambas as cidades o Guincho já não pertence a cidade de Lisboa mas sim ao conselho de Sintra.
 

SocioMeteo

Nimbostratus
Registo
11 Fev 2010
Mensagens
530
Local
Seixal
Nao questiono os dados oficiais, eu mesmo reconheço que Porto tem 20ºC e Corunha 19ºC.
O que eu afirmo é a minha impressao pessoal. Acho que a diferença entre Porto e Coruña é que Corunha tem maximas mais baixas (e minimas mais altas), 22ºC na Coruña, versus 25ºC em Porto, por isso pelo día dame a sensaçao que Porto é bastante mais quente que Corunha. Pela noite pode ser o contrario. Tambem é certo que Porto é uma cidade grande, e nao e o mesmo as praias da Foz, donde a brisa do mar refresca, que a ribeira de Gustavo Eiffel.

Sim de acordo mas a cidade do Porto não é uma cidade que aqueça muito no verão raramente os valores de temperatura superam os 35º,36º graus alias existem verões que não se aproximam desses valores, dias com maximas de 20º,21º graus em pleno verão são comuns no Porto e em Lisboa pode estar nesse mesmo dia 30º graus ou mais, é algo muito frequente.A nossa impressão nem sempre está correcta mas sim pode ser essa a razão Corunha ter uma menor amplitude termica que o Porto é bem possivel.
 

AnDré

Moderação
Registo
22 Nov 2007
Mensagens
12,208
Local
Odivelas (140m) / Várzea da Serra (930m)
Ok André de acordo mas vamos ter alguma sensatez não poderemos estar sempre a contestar os valores de temperatura oficiais nas estações oficiais e internacionais por capricho ou quando nos interessa, penso eu pelo menos na minha perspectiva penso que os valores de temperatura media verificados no Porto de 20º graus no verão e em Lisboa de 24º graus são reais e que representam bem o clima sentido em ambas as cidades o Guincho já não pertence a cidade de Lisboa mas sim ao conselho de Sintra.

Não é uma questão de contestar mas de justificar.
É mais razoável comparar o Porto com Sintra, dada a distância ao atlântico, do que o Porto com Lisboa.
 

SocioMeteo

Nimbostratus
Registo
11 Fev 2010
Mensagens
530
Local
Seixal
Não é uma questão de contestar mas de justificar.
É mais razoável comparar o Porto com Sintra, dada a distância ao atlântico, do que o Porto com Lisboa.

Talvez mas porque não comparamos Cascais Estoril por exemplo?
claro que o Porto é mais fresco que Sintra penso que isso seja consensual.Não me refiro a estação de Pena situada em altitude.