Diversidade climática em Espanha

SocioMeteo

Nimbostratus
Registo
11 Fev 2010
Mensagens
530
Local
Seixal
Nao ignoro esa influença, pelo contrario eu ja disse desde o primeiro momento que o clima do norte de Portugal e Galiza é de transiçao entre o mediterraneo e oceanico. Mas tampouco é clima oceanico. Porto/Serra do Pilar tem uma media em dezembro de 195 mm, em xulho somente 18 mm. Com esa distribuçao da precipitaçao acho que nao é clima oceanico.

Para mim o clima Galego e português do Norte e Centro nem é Mediterraneo nem Oceânico deveria ter outra designação,acho uma formalidade destinguir climas por causa de 20mm de percipitação que no fundo é isso que fazem com o Norte/Centro de Portugal não é considerado clima Oceanico porque chove menos 20 mm de percipitação nos 2 meses de verão, considero que deveria existir um clima Galaico/português/Cantabrio que fosse desde do Centro de Portugal até a região de Bordéus no sudoeste Francês, que abrangesse Norte Centro de Portugal-Galiza/Asturias/Cantabria/Pais Vasco/Região de Bordéus, porque julgo que estas regiões tem muito mais aspectos que as juntam que as destinguem, por exemplo o clima da cidade de Bordéus ou Bilbau tem muito mais em comum com o clima de Braga ou Vigo ou do Porto que com o clima de Dublin ou Amesterdão ou Copenhaga, tu mesmo referiste os dias de neve á pouco, por exemplo:
em Bordéus as temperaturas antigem os 40º graus algo impossivel nos climas Oceanicos;
em Bordeus ou Pais Vasco faz-se bom vinho impossivel nos climas Oceanicos do Norte e centro da europa;
em Bordeus no Inverno dias com temperaturas de 17º,18º graus são comuns impossivel nos climas Oceanicos;
em Bordéus e em Bilbau a distribuição da percipitação é mais identica a Braga ou Porto que no Norte e centro da Europa;
Para não falar:
temperatura media anual identica;
valor de percipitação identicos,
duração das estações do ano identicas,
entre outros dados

Penso que não é por chover menos 20mm em Agosto e Julho que se deve destinguir os climas penso que é uma formalidade no meu entender que ignora outros dados mais importantes.
Não digo que o clima de Braga ou Porto ou Vigo seja igual 100% ao clima de Bordeus ou Bilbau ok!!! apenas digo que tem mais aspectos em comum do que aqueles que os separaram e por o seu lado Bordeus e Bilbau tem mais aspectos em comum com os climas Galegos e do Norte e centro de Portugal que com os de Dublin ou Amesterdão ou Copenhaga.

Eu defendo a existencia de um clima tipo para esta região que vai desde do Centro de Portugal até á região Francesa de Bordeus que se poderia dividr em 2 tipos:

1)Norte e centro de Portugal e Galiza e Oeste das Asturias: devido a terem Invernos com temperaturas menos extremadas;
2)Cantabria,Pais Vasco,Região de Bordeus:onde as temperaturas no Inverno podem descer a valores um pouco mais baixos;

Mas ambas as regiões teriam o mesmo clima;

Só não acho que o clima do Norte e Centro de Portugal e Galiza seja nem 100%Mediterraneo como tambem acho que não é 100%Oceanico, deveria ter uma definição propria não encontro nenhum clima igual a este em todo o Mundo e ai dou razão ao Stormy não encontro nenhum sitio onde se tem Eucaliptos e Carvalhos de folha caduca lado a lado, Vinho e Millho lado a lado,entre outras coisas, outras especies, isto não é paisagem Mediterranea meus caros mas tambem não é Oceanica, é algo diferente.

Nota:De referir um facto tambem muito ignorado é que geograficamente a Galiza e o Norte de Portugal estão mais longe do Mediterraneo que por exemplo Paris, falo até no aspecto cultural por exemplo é um dado interessante uma curiosidade disponivel no Atlas Iberico, alias estas regiões são as regiões de toda a penisula Iberica que se encontram mais distantes do Mar Mediterraneo curioso apenas isso.
 


Gerofil

Furacão
Registo
21 Mar 2007
Mensagens
10,059
Local
Estremoz
Vamos a ver se nos entendemos definitivamente: :D

- o clima do noroeste de Portugal e de grande parte da Galiza tem um ou mais meses secos na época do ano mais quente; então ninguém coloque em causa de se tratar de Clima Temperado Mediterrâneo (com influência atlântica);
- é bom que não se coloque em causa noções científicas, porque assim cada lugar teria um tipo de clima e existiriam milhares de climas espalhados pelo mundo.
 

Ferreiro

Nimbostratus
Registo
3 Dez 2010
Mensagens
1,908
Local
A Corunha
Aquí temos as temperaturas medias dos locais com estaçao oficial de AEMET nas provincias de León e Soria, duas das provincias mais frías de España, o pasado mes de janeiro.

http://www.tiempodiario.com/tiempo-mensual/2011-01/

Leon


Soria


Janeiro de 2011 estivo na media do periodo 1970-2000. Nada de medias baijo 0ºC. O local mais frío foi Santa Lucia Orzonaga, a quase 1400 metros, 1,12ºC.

Por iso cando leo que um compatriota meu di que os locais de Espanha a 1000 metros sao igual de frios no inverno que as cidades do leste de Polonia nao podo parar de rir.
 

Rainy

Nimbostratus
Registo
16 Jun 2010
Mensagens
506
Local
Massamá
Sim Gerofil estou mesmo a perguntar porque é uma questão que me intigra se o Porto está quase a mesma distancia de Lisboa que está da Corunha porque é que as temperaturas no Verão se aproximam mais das sentidas na Corunha do que das de Lisboa? penso que possa ter a ver com o bloqueio causado pelo sistema Montanhoso Montejunto Estrela que nao permitem a entrada de massas de ar quente de Leste e de Sul enquanto que em Lisboa esse bloqueio não existe o que faz com as diferenças entre Porto-Corunha sejam menores que de Porto-Lisboa, fora obviamente o efeito latitude.

Só tambem para saber, no Verão quando temos ar maritimo com nuvens a entrar, desde da serra da estrela até á dos candeeiros existe uma barreira mas a mesma não chega a travar a sua entrada em Lix!?
 

Gerofil

Furacão
Registo
21 Mar 2007
Mensagens
10,059
Local
Estremoz

Ferreiro

Nimbostratus
Registo
3 Dez 2010
Mensagens
1,908
Local
A Corunha
Ja dissem alguma vez que o Pais Vasco pode ser um forno no verao. Hoje é um exemplo. Quase 40ºC na cidade de Bilbao (é uma estimaçao, ja que nao está o dado publicado ainda), e por cima de 35ºC en toda a costa. Incluso no interior Vitoria 38ºC, uma cidade a 500 metros de altitude.


 

Ferreiro

Nimbostratus
Registo
3 Dez 2010
Mensagens
1,908
Local
A Corunha
42ºC em Bilbao. Ja vem que as temperaturas do verao no Pais Vasco nao têm nada que ver com as temperaturas da costa de Gales ou Liverpool, como incorretamente afirmou um compatriota meu.
Agora ja esta baixando a temperatura pelo oeste do cantabrico. Há umas horas Santander aeroporto tinha 38ºC.

 

frederico

Furacão
Registo
9 Jan 2009
Mensagens
10,319
Local
Porto
Vamos a ver se nos entendemos definitivamente: :D

- o clima do noroeste de Portugal e de grande parte da Galiza tem um ou mais meses secos na época do ano mais quente; então ninguém coloque em causa de se tratar de Clima Temperado Mediterrâneo (com influência atlântica);
- é bom que não se coloque em causa noções científicas, porque assim cada lugar teria um tipo de clima e existiriam milhares de climas espalhados pelo mundo.

Só há clima temperado Atlântico na Península:

- nas montanhas do Noroeste;
- na costa norte, desde o nordeste da Galiza até ao País Vasco;
- nas montanhas a ocidente do vale do Ebro;
- nas vertentes setentrionais da cordilheira Cantábrica;
- nas vertentes meridionais dos Pirinéus.
 

stormy

Super Célula
Registo
7 Ago 2008
Mensagens
5,149
Local
Lisboa
Caro amigo Frederico: em lado algum existe o clima Atlântico; ou é clima temperado marítimo ou é clima temperado oceânico.

O clima Temperado maritimo ou Temperado oceanico são a mesma coisa, o Frederico penso que se referia a eles na designação que usou..
 

Gerofil

Furacão
Registo
21 Mar 2007
Mensagens
10,059
Local
Estremoz
Locos por el tiempo

Las últimas tecnologías permiten no sólo ver la información del tiempo, sino participar en su elaboración

Que el tiempo nos interesa mucho... lo explica bien este dato: la web de la agencia estatal de meteorología es la más visitada de todas las institucionales. Y la información del tiempo en Televisión Española siempre está en los programas más vistos. Las últimas tecnologías permiten no sólo ver la información del tiempo, sino participar en su elaboración:

http://www.rtve.es/alacarta/videos/telediario/ultimas-tecnologias-permiten-solo-ver-informacion-del-tiempo-sino-participar-elaboracion/1193458/
 

Ferreiro

Nimbostratus
Registo
3 Dez 2010
Mensagens
1,908
Local
A Corunha
Nos proximos dias podería nevar por cima dos 2000 metros no norte de Espanha. A día de hoje nao há neve nem sequer a 3300 metros.
Webcam do monte Posets, o segundo cume mais alto dos montes Pirineos.
A imagem fica detida desde o día 15 de outubro.

 

Ferreiro

Nimbostratus
Registo
3 Dez 2010
Mensagens
1,908
Local
A Corunha
Assim está o monte Posets um mes depois. A neve aparece acima dos 2000 metros (a webcam está a 1700 metros). Até agora aínda nao nevou em nenhuma aldeia/local habitado da região dos Pirineos.

 

Ferreiro

Nimbostratus
Registo
3 Dez 2010
Mensagens
1,908
Local
A Corunha
E assim fica Fuente De, na cordilheira Cantabrica a 1800 metros




Un ano mais as estaçaos de ski espanholas com problemas por falta de neve. Somente um milagre poderá fazer que abram a primeiros de dezembro.