O arrefecimento global...está a começar

Mário Barros

Furacão
Registo
18 Nov 2006
Mensagens
12,603
Local
Maçores (Torre de Moncorvo) / Algueirão (Sintra)
MosNews

Russian Scientists Forecast Global Cooling in 6-9 Years

Global cooling could develop on Earth in 50 years and have serious consequences before it is replaced by a period of warming in the early 22nd century, a Russian Academy of Sciences’ astronomical observatory’s report says, the RIA Novosti news agency reported Friday.

Environmentalists and scientists warn not about the dangers of global warming provoked by man’s detrimental effect on the planet’s climate, but global cooling. Though never widely supported, it is a theory postulating an overwhelming cooling of the Earth which could involve glaciation.

“On the basis of our [solar emission] research, we developed a scenario of a global cooling of the Earth’s climate by the middle of this century and the beginning of a regular 200-year-long cycle of the climate’s global warming at the start of the 22nd century,” said the head of the space research sector.

Khabibullo Abdusamatov said he and his colleagues had concluded that a period of global cooling similar to one seen in the late 17th century — when canals froze in the Netherlands and people had to leave their dwellings in Greenland — could start in 2012-2015 and reach its peak in 2055-2060.

He said he believed the future climate change would have very serious consequences and that authorities should start preparing for them today because “climate cooling is connected with changing temperatures, especially for northern countries.”

“The Kyoto initiatives to save the planet from the greenhouse effect should be put off until better times,” he said, referring to an international treaty on climate change targeting greenhouse gas emissions.

“The global temperature maximum has been reached on Earth, and Earth’s global temperature will decline to a climatic minimum even without the Kyoto protocol,” Abdusamatov said.

http://www.mosnews.com/news/2006/08/25/globalcooling.shtml
 


Luis França

Nimbostratus
Registo
23 Mai 2006
Mensagens
1,467
Local
Hades
Re: O arrefeciemnto global...está a começar

É de louvar os cientistas "independentes" que não mergulham na carneirada da teoria do aquecimento causado pelo Homem.... (não sei quem tentam enganar nem porquê...):cold: :cold: :cold: :cold: :cold: :cold:

Com tantas evidências na paleoclimatologia e astronomia ainda nos vêm "massacrar" com as teorias absurdas do aquecimento global. Ensinem-nos e mostrem-nos as outras faces do problema. Muitos €€€€€€€€€ se ganham com estas coisas...
 

kimcarvalho

Nimbostratus
Registo
19 Nov 2005
Mensagens
1,775
Local
Elvas
Re: O arrefeciemnto global...está a começar

É de louvar os cientistas "independentes" que não mergulham na carneirada da teoria do aquecimento causado pelo Homem.... (não sei quem tentam enganar nem porquê...):cold: :cold: :cold: :cold: :cold: :cold:

Com tantas evidências na paleoclimatologia e astronomia ainda nos vêm "massacrar" com as teorias absurdas do aquecimento global. Ensinem-nos e mostrem-nos as outras faces do problema. Muitos €€€€€€€€€ se ganham com estas coisas...

Correctissímo! :thumbsup:

É deste tipo de opiniões e estudos que há desinteresse claro pela parte do media! :rolleyes:
 

Mago

Nimbostratus
Registo
25 Out 2006
Mensagens
1,668
Local
Beira Interior
Re: O arrefeciemnto global...está a começar

Nada como documentários meios insólitos para nos fazerem sorrir.
Realmente nota-se cá um arrefecimentooooo.....
:lol: :lol:

Ontem na 2 deu um programa do Discovery sobre o código dos Oceanos, esteve bem patente as alterações climáticas (aquecimento global) e já a sua forte influência em certas espécies, também se viu um pouco as causas da poluição.
 

Mário Barros

Furacão
Registo
18 Nov 2006
Mensagens
12,603
Local
Maçores (Torre de Moncorvo) / Algueirão (Sintra)
Re: O arrefeciemnto global...está a começar

Não mistures clima e poluição se não dá uma grande confusão. :maluco: :maluco:

São matérias totalmente distintas.

E não nos esqueçamos que os Canadianos(de onde é proveniente a noticia) são quem mais provas tem e mais vulneraveis estão tanto a um aquecimento como a um arrefecimento.

Eles tambem já "rasgaram" o protocolo de Kyoto.

Alguma coisa sabem acerca do assunto :D :malandro:
 

Geostrofico

Cirrus
Registo
8 Jan 2007
Mensagens
63
Local
Lisboa
Re: O arrefeciemnto global...está a começar

Não mistures clima e poluição se não dá uma grande confusão. :maluco: :maluco:

São matérias totalmente distintas.

E não nos esqueçamos que os Canadianos(de onde é proveniente a noticia) são quem mais provas tem e mais vulneraveis estão tanto a um aquecimento como a um arrefecimento.

Eles tambem já "rasgaram" o protocolo de Kyoto.

Alguma coisa sabem acerca do assunto :D :malandro:

nao mistures climatologia com politica, que ainda da pior resultado

http://lfpress.ca/newsstand/News/National/2007/02/06/3539761-sun.html
 

Vince

Furacão
Registo
23 Jan 2007
Mensagens
10,624
Local
Braga
Re: O arrefeciemnto global...está a começar

nao mistures climatologia com politica, que ainda da pior resultado
http://lfpress.ca/newsstand/News/National/2007/02/06/3539761-sun.html

Nestas questões, quase tudo se transformou num jogo de ping-pong.
Agora é a minha vez de servir:
Newsweek - Inconvenient Kyoto Truths
Was life better when a sheet of ice a mile thick covered Chicago? Was it worse when Greenland was so warm that Vikings farmed there?
http://www.msnbc.msn.com/id/16960409/site/newsweek/
 

Mago

Nimbostratus
Registo
25 Out 2006
Mensagens
1,668
Local
Beira Interior
Re: O arrefeciemnto global...está a começar

Logico que esses Países super Industrializados nao querem ouvir falar nessas coisas, a culpa nunca é deles, e desmentem sempre coisas obvias e mais que alertadas por cientistas em todo o mundo.

A obrigação de controlar emissão de gases e outros tópicos poderia penalizar a economia, até porque muitos desses Países dadas as suas localizações a altas latitudes não se fazem sentir de uma forma tão abrupta as alterações climáticas.

Respeitando a opinião dos defensores do "arrefecimento" no entanto considero a teoria de arrefecimento um pouco absurda. Aliás nem cheguei a entender de onde poderá vir o arrefecimento, alguem me pode explicar?
 

LUPER

Nimbostratus
Registo
20 Nov 2005
Mensagens
1,945
Local
Aveiro
Re: O arrefeciemnto global...está a começar

Logico que esses Países super Industrializados nao querem ouvir falar nessas coisas, a culpa nunca é deles, e desmentem sempre coisas obvias e mais que alertadas por cientistas em todo o mundo.

A obrigação de controlar emissão de gases e outros tópicos poderia penalizar a economia, até porque muitos desses Países dadas as suas localizações a altas latitudes não se fazem sentir de uma forma tão abrupta as alterações climáticas.

Respeitando a opinião dos defensores do "arrefecimento" no entanto considero a teoria de arrefecimento um pouco absurda. Aliás nem cheguei a entender de onde poderá vir o arrefecimento, alguem me pode explicar?

Sabes qual seria a temperatura média do planeta sem o vapor de água e outros gases de menor importância na atmosfera? Nem queiras saber, o valor médio rondaria os -60º. Ora, felizmente temos o nosso amigo vapor de água, o metano, e finalmente o CO2. Querer fazer do CO2 o culpado de um aquecimento é na minha opnião anedótico. Se alguem leu a revista UNICA do EXPRESSO esta semana, tem lá uma reportagem que é um autentico atentado à inteligência humana. Então a certa altura dizem que o CO2 provocado pelos tubos de escape é que é mau já que o produzido por queima de árvores, não causa problemas. Mas eu pergunto, mas CO2 é o quê?

Dos meus tempo de Quimica, e tive muita até ao 12º (area de Quimiotecnia) o CO2 é um produto da reação C+O2=>CO2, ora o C do petroleo ou o C das arvores é o mesmo, é tudo uma reacção de Oxigenação de Carbono. Claro que tambem existe o CO, mas esse produz-se por falta de O2 em quantidade suficiente para a reação.

Que digam que a poluição é má, eu estou de acordo, agora transformar isso em aquecimento não posso estar de acordo. Como tenho dito, o estado natural do planeta é a glaciação, e se existir alguem que o possa desmentir, pode fazer esse favor ;)
 

Luis França

Nimbostratus
Registo
23 Mai 2006
Mensagens
1,467
Local
Hades
Aliás nem cheguei a entender de onde poderá vir o arrefecimento, alguem me pode explicar?

Esse arrefecimento é causado pela diminuição da intensidade solar que chega à superfície terrestre e pela nossa atmosfera poluída com gases (e não só) expelidos por todo o tipo de aviões reforçando essa diminuição de exposição solar. Tem criado um espécie de filtro solar para quem habita a superfície terrestre.
Há um documentário recente da BBC que se chama "Global Dimming" (encontra-se em torrent) que explica muito bem este processo.
E já agora não percam dia 8 de Fevereiro no Canal Discovery um documentário sobre os famosos "Chemical Trails" dos aviões.

Parece-me que há um arrefecimento nas altas camadas da Troposfera e um aquecimento (pela poluição atmosférica) entre a litosfera e as camadas inferiores da Atmosfera. Para não falar no resto. Provavelmente co-existem os dois problemas: um em cima e outro em baixo. :)
 

Dan

Moderação
Registo
26 Ago 2005
Mensagens
10,498
Local
Bragança (675m)
Re: O arrefeciemnto global...está a começar

Sabes qual seria a temperatura média do planeta sem o vapor de água e outros gases de menor importância na atmosfera? Nem queiras saber, o valor médio rondaria os -60º. Ora, felizmente temos o nosso amigo vapor de água, o metano, e finalmente o CO2. Querer fazer do CO2 o culpado de um aquecimento é na minha opnião anedótico. Se alguem leu a revista UNICA do EXPRESSO esta semana, tem lá uma reportagem que é um autentico atentado à inteligência humana. Então a certa altura dizem que o CO2 provocado pelos tubos de escape é que é mau já que o produzido por queima de árvores, não causa problemas. Mas eu pergunto, mas CO2 é o quê?

Dos meus tempo de Quimica, e tive muita até ao 12º (area de Quimiotecnia) o CO2 é um produto da reação C+O2=>CO2, ora o C do petroleo ou o C das arvores é o mesmo, é tudo uma reacção de Oxigenação de Carbono. Claro que tambem existe o CO, mas esse produz-se por falta de O2 em quantidade suficiente para a reação.

Que digam que a poluição é má, eu estou de acordo, agora transformar isso em aquecimento não posso estar de acordo. Como tenho dito, o estado natural do planeta é a glaciação, e se existir alguem que o possa desmentir, pode fazer esse favor ;)

Normalmente considera-se que se o efeito de estufa não se produzisse, a temperatura média da Terra seria de apenas de -18°C.

O estado natural do planeta é a glaciação, mas só nos últimos milhões de anos.
Nestes últimos milhões de anos tem havido um largo predomínio das eras glaciares, separadas por curtos períodos interglaciares, tal como o que estamos agora a viver.
 

Mago

Nimbostratus
Registo
25 Out 2006
Mensagens
1,668
Local
Beira Interior
Re: O arrefeciemnto global...está a começar

Obrigado pelos Vossos Exclarecimentos
Mas vocês não têm reparado que o clima tem estado com tendencia a aquecer? , as Vossas teorias podem ser ter uma logica de arrefecimento mas parece-me que as teorias de aquecimento são mais fortes,

Relativamente ao Co2:
O dióxido de carbono, ou anidrido carbónico é um composto químico constituído por dois átomos de oxigénio e um átomo de carbono. A representação química é CO2. O dióxido de carbono foi descoberto pelo escocês Joseph Black em 1754.

Os animais ao respirarem tomam oxigênio da atmosfera e o devolvem na forma de dióxido de carbono. Por outro lado, as plantas retiram este gás do ar e o utilizam na fotossíntese. Este processo denominado ciclo do carbono é vital para a manutenção dos seres vivos.

Estruturalmente o dióxido de carbono é constituído por moléculas de geometria linear e de caráter apolar. Por isso as atrações intermoleculares são muito fracas, tornando-o, nas condições ambientais, um gás. Daí o seu nome comercial gás carbônico.

O CO2 , mantido em determinadas quantidades no ar atmosférico, é um dos gases responsáveis pela manutenção da temperatura terrestre. Sem este gás a Terra seria um bloco de gelo. Por outro lado, um excesso de CO2 impede a saída de calor da atmosfera, provocando um aquecimento do planeta denominado efeito estufa.

Nas últimas décadas, devido à enorme queima de combustíveis fósseis, a quantidade de gás carbônico na atmosfera tem aumentado muito, contribuindo para o aquecimento do planeta.

Segundo me parece: " O CO2 , mantido em determinadas quantidades no ar atmosférico, é um dos gases responsáveis pela manutenção da temperatura terrestre. Sem este gás a Terra seria um bloco de gelo. "

Ora se aumenta a emissão de CO2, e como os gases «de estufa» (dióxido de carbono (CO2), metano (CH4), gás nitroso (NO2), CFC´s (CFxClx)) absorvem alguma da radiação infravermelha emitida pela superfície da Terra e radiam por sua vez alguma da energia absorvida de volta para a superfície. Como resultado, a superfície recebe quase o dobro de energia da atmosfera do que a que recebe do Sol e a superfície fica cerca de 30ºC mais quente do que estaria sem a presença dos gases «de estufa».

Desculpem o alongamento....
 

Mário Barros

Furacão
Registo
18 Nov 2006
Mensagens
12,603
Local
Maçores (Torre de Moncorvo) / Algueirão (Sintra)