Seguimento Litoral Centro - Julho 2011



JoãoPT

Nimbostratus
Registo
4 Nov 2008
Mensagens
1,450
Local
Vidigueira
Surpresa que não foi assim tanta surpresa, pois já esperava isto desde ontem. :D

Com 28ºC parece que estamos nalguma selva tropical, estive na rua e está um ar bem "peganhento".

As nuvens têm uma movimentação muito lenta, já pingou e choveu fraco, e estava um aguaceiro a descarregar bem mesmo a sul de mim.

Por volta das 14:40:



E há alguns minutos atrás:

 

Geiras

Cumulonimbus
Registo
16 Jun 2010
Mensagens
4,247
Local
Qta. do Conde / Sintra
Boas

Pouco depois das 14h começou a chover bem, 0.5mm acumulados.
A temperatura atingiu os 32.5ºC mas agora estão 29.4ºC com céu encoberto...tempo abafado :calor:

Mínima de 18.3ºC
 

rozzo

Moderação
Registo
11 Dez 2006
Mensagens
2,487
Local
Alcochete/Lisboa
Ontem o modelo não via praticamente nada.
Só hoje reparei numa pequena ULL nos 300hpa e aos 200hpa, de resto, nada mais estava previsto do que uma situação de pantano em altitude no caminho de um cavado que se encontra a NE dos Açores e cruzará Portugal continental no Domingo.

O que o Estofex via era que este pantano em altura tinha associado uma linha de forçamento sobre a PI, e que esta poderia gerar instabilidade dado o grande aquecimento diurno...eles explicam isso muito bem e até colocam a possibilidade de trovoada nuns meros 15% E SÓ NO INTERIOR!

Ora..é estranho uma perturbação aos 300hpa gerar tanta actividade, ainda para mais no litoral....onde pouco mais há que uma pluma de ar tropical que tem vindo de S e neste momento cobre o litoral a sul do C carvoeiro...de resto..nada de especial que justifique esta actividade.

Sinceramente, na verdade estamos todos a "exagerar" um pouco.
Se formos práticos, na verdade, tirando uma ou outra expecção local, aqui na zona de Lisboa, além de umas pingas e uns trovões.. Não está a haver praticamente acumulação de chuva.
Portanto não se pode dizer que os modelos não estivessem a ver. Uma coisa é chover e acumular e os modelos não darem nada. Outra coisa é pingar, os modelos não darem nada, e não acumular. Está certo! No modelo não vemos lá se vai trovejar ou não, não é? E de facto, pegando no GFS, ele já desde ontem ou mais tinha nuvens médias e altas e vestígios de chuva residual, assim como outros campos elaborados no Lightning Wizard mostrariam algumas chances de instabilidade/convecção. Além de que vários outros modelos (mesoscala) tinham chuva prevista aqui.
Eu sinceramente fiquei um pouco surpreendido com a evolução até trovoada e o aspecto das nuvens, mas na prática desde ontem já esperava este tempo do que se tem chamado "cadáveres marroquinos" com algumas pingas, no dia de hoje.

Mas voltando à ideia inicial, para mim, se os modelos estão a prever 0 ou quase 0 de chuva, então não estão errados, porque é isso que na prática está a acontecer, e estamos a distorcer completamente essa ideia por ver aquelas assinaturas no satélite e radar, e ouvirmos uns trovões..
;)

Quanto à parte do Estofex e do alerta no interior. Confesso que fiquei surpreendido, vendo cartas com base de nuvens tão alta, achei estranho, mas de qualquer forma, separo bem a situação que possa ou não ocorrer agora ao longo da tarde no interior, com a de Lisboa e arredores ao almoço, bem distintas, aí concordo com o Stormy.

PS: Stormy, ainda em relação à tua intriga sobre o que está a provocar a convecção, vê o campo de advecção de vorticidade no Lightning Wizard (bolas vermelhas e azuis). Tenho vindo a acompanhar, e tem-se mostrado espectacular (não olhando para ele sozinho é claro!!) para previsão de trovoadas geradas no mar, na nossa zona. ;)
 

Geiras

Cumulonimbus
Registo
16 Jun 2010
Mensagens
4,247
Local
Qta. do Conde / Sintra
Por aqui tenho estado a ouvir trovões ao longe... Neste momento pinga e a temperatura é de 24.6ºC.
 

AndréFrade

Cumulonimbus
Registo
6 Jun 2009
Mensagens
4,799
Local
Montijo / Lisboa
Actual :w00t::

sdc12973.jpg


sdc12977y.jpg
 

JoãoPT

Nimbostratus
Registo
4 Nov 2008
Mensagens
1,450
Local
Vidigueira
O mesmo por aqui:



E vou ouvindo alguns trovões, muito ao longe..

Sigo com 27,2ºC e vento fraco, muito diferente das fortes rajadas pelas 15h.
 

NfrG

Cumulus
Registo
3 Out 2010
Mensagens
269
Local
Amadora
Boas tardes :D

Isto é que é começar bem o mês: de manhã viam-se muitos cúmulos, e à tarde choveu e a trovoada também deu o ar da sua graça.
Por agora começa a clarear e o sol já brilha. :cool:
 

squidward

Cumulonimbus
Registo
4 Abr 2007
Mensagens
2,410
Local
Azambuja
Por aqui umas pingas tá feito! o costume.

Neste momento Céu nublado com Abertas.
 

Geiras

Cumulonimbus
Registo
16 Jun 2010
Mensagens
4,247
Local
Qta. do Conde / Sintra
Boas fotos pessoal :thumbsup:
Por aqui também vi algumas mammatus mas não pude fotografar.

__

A temperatura está a subir bem, 27.8ºC.