Veado-Vermelho (Cervus elaphus)



Seattle92

Nimbostratus
Registo
22 Set 2010
Mensagens
668
Local
Portugal
^^

Pois, e manter o cercado para reprodução de mais exemplares. Claramente estão a fazer um bom trabalho nessa área, já que em 5 anos a população aumentou e de que maneira.

Lá vou ter de escrever um mail à Câmara da Nazaré. Não que tenha grandes esperanças :lol:
 

Seattle92

Nimbostratus
Registo
22 Set 2010
Mensagens
668
Local
Portugal
Acho que ninguém te saberá responder a isso. Mas já serão vários milhares, mais de 10 mil diria (em estado selvagem).

Só no parque do Tejo Internacional eram cerca de 2000 a meio da última década. Se adicionarmos a população do Montesinho, zona de Idanha/Castelo Branco, Lousã, Portalegre, Baixo Alentejo, Algarve,...
 

Lisboa001

Cirrus
Registo
25 Nov 2009
Mensagens
70
Local
Lisboa, Loures, Vale de Figueira
Acho que ninguém te saberá responder a isso. Mas já serão vários milhares, mais de 10 mil diria (em estado selvagem).

Só no parque do Tejo Internacional eram cerca de 2000 a meio da última década. Se adicionarmos a população do Montesinho, zona de Idanha/Castelo Branco, Lousã, Portalegre, Baixo Alentejo, Algarve,...

Sim, eu estava a pedir um estimativa...
Obrigado.
Eu tenho casa em castelo de vide (Portalegre) e eu já vi lá veados, em herdades, e em estado selvagem (barragem da póvoa):thumbsup:
 

Brigantia

Cumulonimbus
Registo
20 Jan 2007
Mensagens
2,204
Local
Norte de Portugal
Rota do Veado e do Lobo-ibérico
09.08.2011
, null

No fim-de-semana de 17 a 18 de Setembro, a empresa Montes de Encanto organiza uma rota do veado e do lobo-ibérico, em plena época da Brama dos Veados, em Bragança.

"Em Setembro ocorre um fenómeno espectacular na natureza – a Brama dos Veados – chamamento na época da reprodução, quando os veados exibem as suas hastes e se mostram em todo o esplendor", explicam os organizadores.

"Numa das zonas mais selvagens do noroeste ibérico, esta Rota leva-nos a locais muito especiais do ponto de vista natural e também a aldeias e vilas históricas e fojos do lobo".

Contactos:

Telef: 259.433.146

Telem: 91.616.59.84
© Público

http://www.montes-de-encanto.pt/index.php?option=com_content&task=view&id=185&Itemid=7
 

lreis

Cumulus
Registo
22 Dez 2010
Mensagens
185
Local
Lisboa
^^

Até deu agora no telejornal da sic. Ninguém apareceu no leilão...

Relativamente à possibilidade de expansão da população de veado da Nazaré para Norte do Pinhal até ao limite do Rio Mondego (questão levantada pelo Seattle92), tendo em conta a existência de uma faixa com vários quilómetros de largura de floresta, sou da seguinte opinião:

- a faixa em causa é na sua maioria constituída por pinhais bravos da esfera do Estado, englobados essencialmente em Matas Nacionais (Valado, Casal da Lebre, Leiria, Pedrogão, Urso, Leirosa e Costa de lavos). Estamos a falar de cerca de 25000 hectares quase em contínuo, exceptuando o facto que a MN do Valado não pega com a de Leiria;
- estas Matas são acentuadamente planas e com um grande predomínio florestal de pinhal bravo, muito embora existam pequenas manchas/bosquetes de folhosas (entre as quais a preocupante acácia, aparecendo também em subcoberto numa já grande área) e de pinhal manso;
- ao contrário da serra da Lousã, não se pode dizer que existam áreas de "pastos naturais" ou de matagais, que lhes permitam uma grande diversidade de alimentação e abrigo. Acresce que como a maioria dos pinhais são explorados em regime de alto-fuste, a condução dos mesmos leva a que não existem com expressão significativa áreas de matos sobcoberto de grande dimensão. Também não podemos esquecer que estamos a falar de áreas onde predominam areias;
- em teoria parecem-me existir condições para a expansão de uma população de veados, mas em contrapartida penso que os animais iriam estar extremamente vulneráveis ao furtivismo. E nesta região mais do que nunca, já que é quase plana e de fácil acesso.
- quando existiam Guardas Florestais, apesar de múltiplas insuficiências, havia um outro nível de controle, tanto mais que estas Matas tinham várias dezenas de Guardas residentes;
- agora tal como está o panorama actual de controle territorial, acho que estariam demasiado vulneráveis.

E se a população da Nazaré se expandisse para as zonas da Serra de Aires e Candeeiros? Já me parece mais favorável. Apesar de tudo o território, é mais acidentado, com maiores áreas de matos e de menor acessibilidade. Que acham?
Um abraço
 

Seattle92

Nimbostratus
Registo
22 Set 2010
Mensagens
668
Local
Portugal
Pois, realmente o furtivismo poderia ser um problema, mas mesmo assim não acho que fosse impeditivo.

O parque da Serra de Aires e Candeeiros claro que seria uma boa opção, é uma área protegida incrivelmente pobre em termos de mamíferos (com a excepção dos morcegos). Mas como sempre não me parece que a administração do parque esteja interessada nessa transferência, dá muito trabalho :mad:.

A ideia de se libertar os animais no pinhal tinha também o beneficio de ser uma opção que enriquecia o município da Nazaré (coisa que interessa à câmara local) e de ser uma "operação" extremamente simples e barata (bastava abrir os portões :lol:).


Provavelmente esse extenso pinhal terá veados daqui a uns anos, não os do cercado da Nazaré, mas a população da Lousã que actualmente já se estende para a zona de Pombal. Daí para a parte norte do tal pinhal, não distam mais que 15/20 km.
 
M

Membro excluído 274

Aqui na minha zona há anos que não se viam tantos corsos... São avistados quase diariamente na aldeia de Vila Frade na Serra de Mairos e Vreia. Começa a ser relativamente comum vê-los... Aliás em Tamaguelos (já do lado de lá da fronteira) até já fizeram passagens para corsos do género que fizeram na A24 para os lobos... Creio que são proveniente do Parque de Invernadeiro a Norte de Verín.

E coelhos... Tantos!!!:eek::eek::eek:
 

Seattle92

Nimbostratus
Registo
22 Set 2010
Mensagens
668
Local
Portugal
Bom saber, deve ser um grande festim para as alcateias aí da zona. :)

Então e veados, há por aí? Pelo que sei, mesmo no parque do Montesinho eles estão essencialmente na zona este. Presumo que ainda não tenham chegado à zona da Chaves.
 

Seattle92

Nimbostratus
Registo
22 Set 2010
Mensagens
668
Local
Portugal
Finalmente... :lol:


Veados da Nazaré foram finalmente vendidos e renderam 3 mil euros
27.10.2011

À segunda foi de vez. A Câmara da Nazaré vendeu hoje, em hasta pública, 11 veados por 3.050 euros.


A primeira hasta pública para a alienação dos veados realizou-se em Julho e ficou deserta. Nessa altura a autarquia tentou vender um total de 15 veados, residentes no cercado do Pinhal de Nossa Senhora da Nazaré, por um preço base de licitação de 3.750 euros.

O presidente da Câmara da Nazaré, Jorge Barroso, atribuiu o insucesso da primeira hasta pública ao facto de os animais terem sido incluídos todos num só lote. "Este não é um processo muito habitual, por isso estamos todos a aprender", disse em Julho ao PÚBLICO.

Na hasta pública que se realizou hoje de manhã os veados foram divididos em três lotes. Dois deles com um macho e duas fêmeas (e uma base de licitação de 750 euros) e o terceiro com cinco machos (e uma base de licitação de 1.250 euros).

Segundo revelou ao PÚBLICO a assessora de imprensa da autarquia, todos os lotes foram arrematados. Os dois primeiros pelo proprietário de uma quinta em Ourém e um valor total de dois mil euros. O último lote foi arrematado pelo proprietário de uma unidade de turismo rural em Portel, que deu por ele 1.050 euros. Houve mais um concorrente, que não levou nenhum dos lotes para casa.

Antes desta hasta pública viviam no cercado do Pinhal de Nossa Senhora da Nazaré 33 veados. A Câmara da Nazaré já defendeu em comunicado que a população de cervídeos é "demasiado grande para o habitat onde estão inseridos" e alertou que a manter-se o "acentuado" nível de reprodução da espécie "o seu habitat poderia entrar em desequilíbrio e degradar as condições de vida".

Nesse sentido, o presidente da autarquia admitiu que a alienação de veados “passe a ser uma prática sistemática”, através da realização de uma hasta pública por ano.
http://www.publico.pt/Local/camara-da-nazare-vendeu-11-veados-por-cerca-de-tres-mil-euros--1518499
 

lreis

Cumulus
Registo
22 Dez 2010
Mensagens
185
Local
Lisboa
http://sicnoticias.sapo.pt/939468

Interessante reportagem da SIC sobre veados de Montesinho. A partir do minuto 21:50.

Estima-se que existam cerca de 500 exemplares.

As últimas estimativas que tive conhecimento sobre a população de veados nessa região datam de há um par de anos mas apontam para números significativamente superiores: acima de 1000 exemplares.
Mais do que as estimativas isoladamente (que para dizer com franqueza as vejo com alguma reserva), preocupo-me mais com as tendências de evolução e nesse campo parece-me que muitas vezes a "bota não fica a bater com a perdigota".
Parece-me que existe informação assinalavelmentecontraditória e quem a confrontar depara-se com aparentes inconsistências a diversas níveis. No final fico confuso.
Às vezes até parece que as estimativas passam por um filtro de "limpeza".