Seguimento Sul - Agosto 2011



amando96

Nimbostratus
Registo
16 Fev 2010
Mensagens
966
Local
Düsseldorf
qZX34l.jpg


Não consegui melhor, mas vi escelentes relampagos intra nuvem com vários raios seguidos, a foto foi o fim de um desses, 200ms para eu me aperceber que vi um clarão, a camera tem lag de diparo de 500ms, por isso dá para ver que os "strikes" seguidos duram um bocado.
 

|Ciclone|

Cumulus
Registo
13 Mai 2009
Mensagens
173
Local
Lisboa
Não consegui melhor, mas vi escelentes relampagos intra nuvem com vários raios seguidos, a foto foi o fim de um desses, 200ms para eu me aperceber que vi um clarão, a camera tem lag de diparo de 500ms, por isso dá para ver que os "strikes" seguidos duram um bocado.

Não consegues colocar a maquina com vários segundos de exposição? As maquinas compactas também fazem isso normalmente num modo automático para fotografar fogo de artificio ou estrelas.
 

actioman

Cumulonimbus
Registo
15 Fev 2008
Mensagens
2,052
Local
Elvas (~300m)
Bah, já estou a ver que errei nas apostas, ainda esta manhã em conversa privada com o David disse que a tua estação não chegaria aos 40 e o David respondeu que teria o dia mais quente do ano amanhã. Mas afinal foi já hoje.


Resta saber se amanhã não será ainda maior. A fasquia foi hoje colocada muito alta, amanhã há dois aspectos importantes, um a favor e outro contra:

- a favor, o facto da mínima ser bastante mais alta que a de hoje, cerca de 5ºC, pelo que ainda antes da hora de almoço a temperatura já irá nos trinta e tal;

- contra, o aparecimento de nebulosidade que vai diminuir a radiação incidente.

Ora nem mais, hoje foi realmente um dia que até começou fresquinho, mas rapidamente aqueceu e foi (na verdade ainda está a ser) um verdadeiro forno! :(
Amanhã ainda há boas chances de vir a ser um dia muito quente, a seu favor, e como muito bem referiu o David, tem esta noite de verdadeiro calor. Neste momento ainda registo 31,3ºC e em lugar de baixar, por vezes até sobe umas décimas! :calor:
 

ecobcg

Super Célula
Registo
10 Abr 2008
Mensagens
5,146
Local
Sitio das Fontes e Carvoeiro (Lagoa - Algarve)
Boa noite pessoal.

A noite por Lagoa e Silves esteve bem animada! Principalmente por volta das 23h.:D Sai para Lagoa às 20h, em direcção à FATACIL, e à chegada, já se vislumbravam alguns raios a SW de Lagoa. Entre as 20 e as 23h, esteve quase sempre a cair umas pingas dispersas, que não davam para molhar muito. À saida da FATACIL, por volta das 23h, começou a intensificar-se uma trovoada, que se aproximava por Sul, e que durante uns 20 minutos deu direito a trovoada forte, com algum aparato eléctrico, acompanhada de chuva moderada, que ainda rendeu 1,8mm :rain: no Sitio das Fontes.

Só consegui sacar da máquina e do tripé durante uns breves 2 minutos, pois começou a chover com intensidade suficiente para não ter a máquina à chuva!;) Vi vários raios a fazer contacto com a terra, alguns deles bem intensos, mas esses já não os consegui apanhar:(

Apenas deu para estas duas fotos, a 2.ª já tirada de dentro do carro:

dsc0353at.jpg

By ecobcg at 2011-08-19

dsc0354ax.jpg

By ecobcg at 2011-08-19


Vamos ver se ainda vem mais alguma coisa durante a noite...para já, tudo calmo, sem chuva, e com 25,1ºC e 85% de humidade:hehe::hehe:
 

Duarte Sousa

Moderação
Registo
8 Mar 2011
Mensagens
6,729
Local
Loures
Boas noites. Falando de Albufeira, mais propriamente Balaia Golf Village. Noite muito abafada, sem chuva, e houve momentos de alta festa, porém, trovões zero, um espectáculo daqueles:surprise: Amanhã postarei algumas fotos, aqui no seguimento, ou se se justificar num tópico à parte.
 

SpiderVV

Moderação
Registo
26 Ago 2010
Mensagens
8,659
Local
Portalegre (400m)
O vento teve um pico gigantesco há cerca de 15 minutos, tornando-se forte, tendo a pressão também dado um salto.
30.4ºC e 34% HR, céu nublado, vento fraco mas por vezes tem algumas rajadas mais moderadas a fortes.