Seguimento Interior Norte e Centro - Agosto 2011



nipnip

Cirrus
Registo
19 Jan 2009
Mensagens
58
Local
Loureiro, Peso da Régua (600m)
A leitura do termômetro do automóvel é sempre subjectivo.. Dizeres que foi quando entraste no carro e ligaste a chave, então o registo é para esquecer! Digo mais, a maioria não indica mais de 50C. Um dia peguei no carro ao meio-dia em castelo branco e o termômetro indicava 47C, uma brasa! Mas isso é o registo do carro sob efeito estufa, com toda a chapa em volta sem transporte de calor (vento, deslocação de ar). Nesse dia por volta do meio-dia estariam na realidade uns 33C, e indicava 47C no carro parado. Mas mesmo assim não se pode extrapolar, depende das características do carro (cor, posição do sensor), estar ou não à sombra, haver algum vento ou não. É impossível extrapolar.

Digo isto com a presunção de que entraste no carro e observaste o registo de temperatura. Se na verdade les-te esse registo com o carro em circulação há mais de 5-10min, então esquece o que disse até agora! Nesse caso, mede a temperatura depois de 5-10min em andamento do carro amanhã para verificares o "erro" em relação à máxima diária e depois sim extrapolares o que registaste hoje. Para comparares as máximas oficial e no carro, mede o registo entre as 15h30 e as 16h30! Depois diz-nos alguma coisa.. :)

eu tenho perfeita noção que o termómetro de um carro não é exactamente um ferramenta de precisão com finalidade de registar temperaturas para efeitos meteorológicos.

posto isto no entanto devo esclarecer alguns pontos:

aquela temperatura foi vista já com o carro a circular talvez por uns 15 minutos não mal entrei no carro, aliás quando entrei no carro este marcava "apenas" 41C, foi subindo há medida que ia andando, até ao ponto em que comecei a subir em altitude e naturalmente a temperatura desceu.

quanto ao erro nunca fiz isso com grande cuidado mas normalmente quando chego a casa e o carro fica há sombra de vez em quando lá me lembro de olhar para o termómetro que tá na parede (já sei que também não é uma boa colocação para o mesmo) pelo que me lembro a temperatura não difere mais que 2/3C.

até podia comparar com as máximas oficiais mas julgo que para esta localidade não existem valores, pelo menos eu não conheço.

somando e subtraindo tudo, eu sei que aquela temperatura terá obviamente um erro associado no entanto já conduzo há uns anos e nunca tinha visto nenhuma temperatura tão elevada no carro, nem mesmo de várias horas a torrar ao sol.

foi principalmente por essa razão que achei "curioso" colocar a imagem.
 

MarioCabral

Cumulonimbus
Registo
14 Jan 2010
Mensagens
2,367
Local
Senhora da Hora - 100m /Povoa de Cervães - 420m
eu tenho perfeita noção que o termómetro de um carro não é exactamente um ferramenta de precisão com finalidade de registar temperaturas para efeitos meteorológicos.

posto isto no entanto devo esclarecer alguns pontos:

aquela temperatura foi vista já com o carro a circular talvez por uns 15 minutos não mal entrei no carro, aliás quando entrei no carro este marcava "apenas" 41C, foi subindo há medida que ia andando, até ao ponto em que comecei a subir em altitude e naturalmente a temperatura desceu.

quanto ao erro nunca fiz isso com grande cuidado mas normalmente quando chego a casa e o carro fica há sombra de vez em quando lá me lembro de olhar para o termómetro que tá na parede (já sei que também não é uma boa colocação para o mesmo) pelo que me lembro a temperatura não difere mais que 2/3C.

até podia comparar com as máximas oficiais mas julgo que para esta localidade não existem valores, pelo menos eu não conheço.

somando e subtraindo tudo, eu sei que aquela temperatura terá obviamente um erro associado no entanto já conduzo há uns anos e nunca tinha visto nenhuma temperatura tão elevada no carro, nem mesmo de várias horas a torrar ao sol.

foi principalmente por essa razão que achei "curioso" colocar a imagem.

Só em caso de curiosidade é de salientar que hoje no Pinhão (distará cerca de 20km do Peso da Régua), climaticamente idêntico ao local onde foi registada essa temperatura, ultrapassou segundo o IM os 40ºC, terá estado perto do 41ºC ou um pouco acima...
Por isso acredito que possas ter tido perfeitamente uns 43-44ºC...
 

nipnip

Cirrus
Registo
19 Jan 2009
Mensagens
58
Local
Loureiro, Peso da Régua (600m)
Só em caso de curiosidade é de salientar que hoje no Pinhão (distará cerca de 20km do Peso da Régua), climaticamente idêntico ao local onde foi registada essa temperatura, ultrapassou segundo o IM os 40ºC, terá estado perto do 41ºC ou um pouco acima...
Por isso acredito que possas ter tido perfeitamente uns 43-44ºC...

sim são mais ou menos 20 km sendo que tenho ideia de a Régua ser ligeiramente mais quente (medição a olhómetro).

tendo em conta os condicionalismos da "recolha" seria para esses valores que apontaria.

foi engraçado, por momento senti-me transportado para o Dubai ou coisa parecida. :D
 

MarioCabral

Cumulonimbus
Registo
14 Jan 2010
Mensagens
2,367
Local
Senhora da Hora - 100m /Povoa de Cervães - 420m
sim são mais ou menos 20 km sendo que tenho ideia de a Régua ser ligeiramente mais quente (medição a olhómetro).

tendo em conta os condicionalismos da "recolha" seria para esses valores que apontaria.

foi engraçado, por momento senti-me transportado para o Dubai ou coisa parecida. :D

Sim, nós no nosso Portugal temos destas coisas...um bocadinho de tudo, muitas vezes até na mesma localidade...
Não deixou de ser interessante o que reportaste...e os dados fiáveis reportam essa possibilidade:thumbsup:
 

Paulo H

Cumulonimbus
Registo
2 Jan 2008
Mensagens
3,271
Local
Castelo Branco 386m(489/366m)
Neste momento tenho:
Exterior: 30.4C
Interior: 29.0C

Tive de fechar as janelas da marquise, chegou aqui um vendaval durante 15min que por pouco estragava as persianas!

O ar ainda está morno, assim como as varandas!
 

Dan

Moderação
Registo
26 Ago 2005
Mensagens
10,509
Local
Bragança (675m)
Bom dia

Algumas nuvens altas e 27,3ºC.

Mínima de 21,2ºC
 

Mjhb

Super Célula
Registo
15 Abr 2009
Mensagens
6,105
Local
.
Manhã amena mas abafada, com vento moderado a forte de S/SW, e com céu nublado por nuvens altas e altocumulus abundantes...

Actuais 24,5ºC e 45%HR.:w00t:
 

Mjhb

Super Célula
Registo
15 Abr 2009
Mensagens
6,105
Local
.
Céu nublado por nuvens altas e alguns altocumulus e cumulus, com vento quase nulo, o que torna o ambiente muito abafado.

Actuais 27,4ºC e 36%HR.