Furacão IRENE (Atlântico 2011 #AL09)



Vince

Furacão
Registo
23 Jan 2007
Mensagens
10,624
Local
Braga
Não é muito decidida esta Irene, depois de ontem à noite estar a passar por uma fase de intensificação com o olho a ficar mais bem definido, na madrugada voltou a decair, provavelmente vai continuar nestas oscilações no limite entre categoria 2 e 3 até chegar a Hatteras.
Previsão do trajecto mantém-se igual, a pressão mínima é de 943mb medida às 08:46z.

ireu.jpg



Está numa zona com algum windshear de 20kt, e um pouco mais a norte, que já não se pode considerar baixo:

wg8shrk.gif
 

Vince

Furacão
Registo
23 Jan 2007
Mensagens
10,624
Local
Braga
Mantém-se mais ou menos na mesma, com pequenas flutuações na pressão e vento, vento máximo a nível de voo em torno dos 110kt, pressão subiu ligeiramente,continua na fronteira entre categoria 2 e 3. O vento é bastante mais forte nos quadrantes nordeste/leste que no oeste/sudoeste.

Provavelmente a costa leste enfrenta um risco parecido com o Furacão IKE de 2008 no Golfo, os ventos não são catastróficos mas o campo de vento é muito largo o que gera um storm surge muito alto, será a maior ameaça deste furacão, a subida do mar vai dar muitos problemas nas zonas baixas.

48671372.jpg
 

ELJICUATRO

Nimbostratus
Registo
24 Jan 2009
Mensagens
640
Local
BRAGA SUL (Baixo Minho)
Olá a todos! (1º post :))

New York City Evacuation Zones: http://media2.myfoxny.com/pdf/nychurricanemap.pdf

Interessante...

De facto são as zonas (A) c/ risco mais elevado devido ao Storm Surge muito alto !!!!

A Irene vai provocar estragos infelizmente, só espero que não haja vítimas nessa cidade que adoro por lá ter estado!!!!

A população está está a encarar o perigo existente a sério, coisa que poderia não acontecer no nosso país!!!! A cidade de Nova York está habituada a tempestades de neve e não a tempestades como a Irene!!!
 

Vince

Furacão
Registo
23 Jan 2007
Mensagens
10,624
Local
Braga
Irene tem vindo a enfraquecer, estou até espantado pela convecção estar tão fraca nesta região onde a água ainda é bastante quente por causa da corrente do golfo.
As paredes do olho quer internas quer externas parecem quase se ter desfeito. Há uma entrada aberta quase até ao centro por onde deve estar a ser ingerido bastante ar seco.
A pressão subiu para os 951mb (às 18:30). Noutros dias mais ou menos a esta hora temos assistido a alguma intensificação, é aguardar pelo que acontece.

7ewsI.jpg


EfHho.gif
 

Paulo H

Cumulonimbus
Registo
2 Jan 2008
Mensagens
3,271
Local
Castelo Branco 386m(489/366m)
À latitude de 40graus norte, há-de chegar como tempestade tropical, chuvas intensas e contínuas, sopradas com rajadas de vento. É o mínimo esperado! Dado que nova iorque ou mannhaten se encontram praticamente ao nível do mar, todo o sistema de metro deve estar interdito, com possíveis inundações no nível da costa, especialmente se o pior da ondulação coincidir com a maré alta.