Previsão Sazonal: Outono-Inverno 2011/2012



icewoman

Nimbostratus
Registo
15 Dez 2009
Mensagens
720
Local
funchal
A Organização Meteorológica Mundial (OMM) divulgou ontem a última atualização sobre o El Niño/La Niña, oscilação do Pacífico Sul, fenómeno com consequências importantes sobre o tempo e o clima em todo o mundo.

A continuação de condições quase neutras - temperatura dos oceanos, padrões de chuva tropical, e ventos sobre o Oceano Pacífico equatorial com valores dentro da média - ou o reaparecimento de condições de La Niña, são os cenários mais prováveis para o resto de 2011, de acordo com as previsões e a interpretação do modelo utilizado pela OMM.


em relação a Portugal como irá ser?
 

Aurélio

Cumulonimbus
Registo
23 Nov 2006
Mensagens
4,335
Local
Faro
A Organização Meteorológica Mundial (OMM) divulgou ontem a última atualização sobre o El Niño/La Niña, oscilação do Pacífico Sul, fenómeno com consequências importantes sobre o tempo e o clima em todo o mundo.

A continuação de condições quase neutras - temperatura dos oceanos, padrões de chuva tropical, e ventos sobre o Oceano Pacífico equatorial com valores dentro da média - ou o reaparecimento de condições de La Niña, são os cenários mais prováveis para o resto de 2011, de acordo com as previsões e a interpretação do modelo utilizado pela OMM.


em relação a Portugal como irá ser?

Previsão estranha dado ser muito diferente de outros sites .... que apontam para um forte La Nina para o final do ano !!
 
Registo
2 Set 2011
Mensagens
83
Local
Porto
´Depois de ter Dado uma olhadela nisto tudo . posso dizer que achei muito interecante . Mas agora que já estamos em setembro já podemos ter uma previsão mais exacta . pelo que vi aercebi me que talvez este seria um bom ano para a ocorrencia de queda de neve a cotas baixas mas isso só pode acontecer se houver pluviosidade o que significa que assim não dah .. Verdade verdade é que ainda estamos no inicio de setembro e o verão ainda não acabou por isso temos de ir observando .. Eu Não percebo muito da arte de analizar graficos e etc mas parece que vamos ter um inicio de inverno e final de outono bastante frios .. Analisei um site italiano e observei que lá dizia que o inverno iria ser seco a expeção de françã , grã bretanha e norte de Portugal .

ESpero que coloquem mais informação e se tiver dito algo de errado corrigam me ;)
 

stormy

Super Célula
Registo
7 Ago 2008
Mensagens
5,149
Local
Lisboa
´Depois de ter Dado uma olhadela nisto tudo . posso dizer que achei muito interecante . Mas agora que já estamos em setembro já podemos ter uma previsão mais exacta . pelo que vi aercebi me que talvez este seria um bom ano para a ocorrencia de queda de neve a cotas baixas mas isso só pode acontecer se houver pluviosidade o que significa que assim não dah .. Verdade verdade é que ainda estamos no inicio de setembro e o verão ainda não acabou por isso temos de ir observando .. Eu Não percebo muito da arte de analizar graficos e etc mas parece que vamos ter um inicio de inverno e final de outono bastante frios .. Analisei um site italiano e observei que lá dizia que o inverno iria ser seco a expeção de françã , grã bretanha e norte de Portugal .

ESpero que coloquem mais informação e se tiver dito algo de errado corrigam me ;)

Geralmente os anos com Invernos mais secos teem mais probabilidade de ter eventos de neve a cotas ou em locais fora do comum, pois os mesmos ventos de N/NE que trazem o frio em certas ocasiões tambem podem estar associados a alguma instabilidade..mas nem sempre é assim, como demonstrou o Inverno de 2008.

Quanto ao Outono...em principio estaremos a partir de Outubro numa progressão para uma situação de forte La niña, á qual se associa uma tendencia de NAO/AO+.
Como o Verão acabou por ser bem mais quente do que o esperado no Artico e em certos aspectos manteve um padrão parecido com o de 2010 ( a nivel global), acho que neste Inverno as hipoteses de termos um cenário de NAO/AO+ aumentaram bastante..

Bom..este cenario no geral remete para a possibilidade do Outono começar quente e instavel, e acabar seco.
O Inverno será, á priori, seco..mas no que toca ás temperatura denoto bastante incongruencia.
Poderá variar entre um Inverno ligeiramente mais frio ou dentro da média até um Inverno mais quente que o normal...eu aposto num Inverno normal a ligeiramente quente.
 

algarvio1980

Furacão
Registo
21 Mai 2007
Mensagens
12,404
Local
Olhão (24 m)
Previsão da Nasa para o Outono e Inverno:

9095037_Vq43A.jpeg


9095038_Z7KOf.jpeg


9095039_M8Had.jpeg


9095041_6fY9z.jpeg


9095042_U6Gro.jpeg


9095044_pzNzS.jpeg


9095046_kDwKE.jpeg


9095048_zL6S3.jpeg


9095050_WPraK.jpeg


9095051_awIN0.jpeg


Segundo a NASA parece que existe tendência para as altas pressões a norte e não a sul. O que significa os mapas Z200 e Z500:huh: Não sei se tem haver com a NAO mas se tiver a tendência é de NAO- para os países do Mediterrâneo.
 

David sf

Moderação
Registo
8 Jan 2009
Mensagens
5,241
Local
Oeiras / VN Poiares
Previsão da Nasa para o Outono e Inverno:


Segundo a NASA parece que existe tendência para as altas pressões a norte e não a sul. O que significa os mapas Z200 e Z500:huh: Não sei se tem haver com a NAO mas se tiver a tendência é de NAO- para os países do Mediterrâneo.

Z200 é a altitude dos 200 hpa, portanto uma anomalia negativa significa que há tendência para depressões em altitude, anomalia positiva indica maior propensão à presença de uma dorsal.

Os mapas da NASA indicam claramente uma tendência de NAO-, mas com bloqueio demasiado próximo, é uma previsão parecida à avançada pela maioria dos organismos no inverno passado, e que nunca se concretizou.

Resumindo a generalidade das previsões sazonais, a tendência aponta para inverno seco (já foi mais clara), especialmente a norte, sendo que as temperaturas deverão situar-se bem abaixo da média, mas com algumas dúvidas, depende da distância ao anticiclone, se ficar na Biscaia não será tão frio, caso se situe mais próximo da Irlanda, será mais interessante.
 

David sf

Moderação
Registo
8 Jan 2009
Mensagens
5,241
Local
Oeiras / VN Poiares
Boa tarde,


Em relação á Madeira , sabe qual será a tendencia para este Outuno/Inverno?

Obrigada e desculpe.

A tendência aponta a que será chuvoso, mas também depende da posição das altas pressões atlânticas, geralmente quando há altas pressões muito a norte, a Madeira costuma estar no storm-track do Atlântico.

Não esquecer que no ano passado as tendências para o inverno manifestaram-se completamente erradas.
 

Aurélio

Cumulonimbus
Registo
23 Nov 2006
Mensagens
4,335
Local
Faro
Essa previsão da NASA é no minimo surpreendente ... e contralia todos os outros modelos ...

Alguém sabe qual o novo endereço da previsão sazonal da NASA, dado que o link que tinha antes está quebrado e não encontro agora a ligação nova :angry: ?

Mas ainda aguardo as novas previsões sazonais respeitantes .. a este mês da IRI, e sobretudo do MetOffice !!

Para o Outono todos eles colocam as altas pressões a Norte, a questão será a localização exacta e sobretudo, e mais sobretudo a sua força, dado que se for demasiado forte engole isto tudo ....

Certo, certo e cada vez mais certo ... é que o resto deste mês deverá ser de sol e mais sol !!

Mas a mais surpreendente para mim é o do Inverno ... que contralia as restantes
 

algarvio1980

Furacão
Registo
21 Mai 2007
Mensagens
12,404
Local
Olhão (24 m)
Essa previsão da NASA é no minimo surpreendente ... e contralia todos os outros modelos ...

Alguém sabe qual o novo endereço da previsão sazonal da NASA, dado que o link que tinha antes está quebrado e não encontro agora a ligação nova :angry: ?

Mas ainda aguardo as novas previsões sazonais respeitantes .. a este mês da IRI, e sobretudo do MetOffice !!

Para o Outono todos eles colocam as altas pressões a Norte, a questão será a localização exacta e sobretudo, e mais sobretudo a sua força, dado que se for demasiado forte engole isto tudo ....

Certo, certo e cada vez mais certo ... é que o resto deste mês deverá ser de sol e mais sol !!

Mas a mais surpreendente para mim é o do Inverno ... que contralia as restantes

Aqui tens Aurélio. http://gmao.gsfc.nasa.gov/cgi-bin/products/climateforecasts/request.cgi?varmain=T1A
 

Aurélio

Cumulonimbus
Registo
23 Nov 2006
Mensagens
4,335
Local
Faro

Ah .. é o mesmo link, mas deu-me agora para perceber que deve ter algo a ver com o mesmo ISP, dado que dava-me o seguinte erro, mas com vários F5 consigo entrar ....
Não percebo esta minha NET sinceramente ..:huh:

Internal Server Error

The server encountered an internal error or misconfiguration and was unable to complete your request.

Please contact the server administrator, www@gmao.gsfc.nasa.gov and inform them of the time the error occurred, and anything you might have done that may have caused the error.

More information about this error may be available in the server error log.
 

algarvio1980

Furacão
Registo
21 Mai 2007
Mensagens
12,404
Local
Olhão (24 m)
A previsão neste site: http://www.lameteo.org/saison/saison1.html vale o que vale, mas se tiver certo vamos ter temperaturas acima da média quer no Outono quer no Inverno e precipitação só o mês de Dezembro e Fevereiro serão chuvosos mais a norte e normal no sul.