Estação Meteorológica: Escolha, compra, lojas, dúvidas



stormiday

Cumulus
Registo
17 Set 2009
Mensagens
216
Local
Fermentelos (Águeda) 25 mts altitude
Boas.
Já agora aproveito para perguntar o seguinte. Reparei que o Cumulus não está a actualizar os dados relativos à velocidade e direcção do vento mas no wundergroud estão os dados que estão na estação e, no rapid fire, eles são actualizados quase que instantaneamente.Porquê? Alguém tem o mesmo problema?
 

p_campos

Cirrus
Registo
26 Ago 2010
Mensagens
3
Local
Lisboa
Olá a todos!

Sou um seguidor do meteopt.com há já algum tempo e sou um apaixonado por meteorologia.

Tenho andado há vários anos sempre com a ideia de comprar uma estação meteorológica com uma boa relação qualidade/preço e colocar no meu quintal.

Já pensei no local onde irei colocar e já andei a pesquisar sobre várias marcas e tipos de estações. Aquelas de que gostei mais foram "La Crosse" , "Oregon Scientific" e "Davis". A Davis não consigo encontrar em Portugal. Estive a ver na Pixmania e também andei a ver no site Galática (http://www.galactica.pt) e as estações "La Crosse" são aquelas para que estou mais inclinado agora.

Contudo, estou um pouco confuso, dado que não queria gastar muito dinheiro, no máximo 250 / 300 €. Preciso de deixar um valor com que já estou a contar para o preço do suporte e materiais (partindo do princípio que o suporte terá de ser feito por mim, dado que não sei se nos kit's costumam vir também suportes?).


Quanto à estação em si, o que eu pretendo é o seguinte:

  • Estação de Meteorologia
  • Anemómetro
  • Pluviómetro
  • Sensor de temperatura com proteção de radiação (algo semelhante ao radiation field, penso ser essa a terminologia)
  • Ligação sem fios entre os sensores no exterior e a estação central de receção de dados
  • Ligação ao PC com software adequado
  • Possibilidade de transmitir os dados recebidos para a Internet
  • Se possível, gostaria que os sensores tivessem autonomia sem a necessidade de passar fios elétricos pela rua, utilizando para isso uma pequena unidade de energia solar (vi que alguns kit's de estações possuem este sistema)

Suporte: estou a pensar em comprar um tubo de metal, enterrando-o no solo e prendendo-o com cimento e com vários cabos para evitar balancear com o vento. Haverá suportes já feitos para comprar? Ou há alguma sugestão que me possam dar?


O que vos peço é que, se possível, me digam que estação terá o melhor preço/qualidade tendo como preço máximo cerca de 300€, mas se pudesse ser menos, melhor.

Agradeço a vossa atenção e a vossa ajuda, obrigado.

Com os melhores cumprimentos,

Pedro Campos.
 

Estação SP

Cumulus
Registo
1 Fev 2011
Mensagens
438
Local
Gafanha da Nazaré (Aveiro)
Olá a todos!

Sou um seguidor do meteopt.com há já algum tempo e sou um apaixonado por meteorologia.

Tenho andado há vários anos sempre com a ideia de comprar uma estação meteorológica com uma boa relação qualidade/preço e colocar no meu quintal.

Já pensei no local onde irei colocar e já andei a pesquisar sobre várias marcas e tipos de estações. Aquelas de que gostei mais foram "La Crosse" , "Oregon Scientific" e "Davis". A Davis não consigo encontrar em Portugal. Estive a ver na Pixmania e também andei a ver no site Galática (http://www.galactica.pt) e as estações "La Crosse" são aquelas para que estou mais inclinado agora.

Contudo, estou um pouco confuso, dado que não queria gastar muito dinheiro, no máximo 250 / 300 €. Preciso de deixar um valor com que já estou a contar para o preço do suporte e materiais (partindo do princípio que o suporte terá de ser feito por mim, dado que não sei se nos kit's costumam vir também suportes?).


Quanto à estação em si, o que eu pretendo é o seguinte:

  • Estação de Meteorologia
  • Anemómetro
  • Pluviómetro
  • Sensor de temperatura com proteção de radiação (algo semelhante ao radiation field, penso ser essa a terminologia)
  • Ligação sem fios entre os sensores no exterior e a estação central de receção de dados
  • Ligação ao PC com software adequado
  • Possibilidade de transmitir os dados recebidos para a Internet
  • Se possível, gostaria que os sensores tivessem autonomia sem a necessidade de passar fios elétricos pela rua, utilizando para isso uma pequena unidade de energia solar (vi que alguns kit's de estações possuem este sistema)

Suporte: estou a pensar em comprar um tubo de metal, enterrando-o no solo e prendendo-o com cimento e com vários cabos para evitar balancear com o vento. Haverá suportes já feitos para comprar? Ou há alguma sugestão que me possam dar?


O que vos peço é que, se possível, me digam que estação terá o melhor preço/qualidade tendo como preço máximo cerca de 300€, mas se pudesse ser menos, melhor.

Agradeço a vossa atenção e a vossa ajuda, obrigado.

Com os melhores cumprimentos,

Pedro Campos.

Bom, eu nao sou o melhor para te estar a dizer isto, mas com uma Davis ficavas muito mais bem servido, a mais barata é a Davis vantage vue e custa mais de 300€ por aii e só a concegues arranjar nos Estado Unidos, tem os sensores UV axo eu... e tem o radiaçao solar.. tu com a Davis tens uma estaçao meteorologica que dura uns 25 anos e em quanto com a PCE ou a Oregon ou a Lacrosse dura uns 5 anos no maximo ...

Depois tens a Oregon e a Lacrosse, a Oregon já tem havido bastantes pessoas a reclamarem dela, e a La crosse tambem tem alguns defeitos segundo dizem...

a PCE é a Estaçao Meteorologica melhor em questao de preço de qualidade de fiablidade etc... por 100€ já compravas uma
e aconcelhava te a comprares esta WH3080
tambem tem mais dois sensores que é o sensor UV e o de radiaçao solar...

E em qualquer uma desta estaçoes meteorologicas tens de construir um RS ou comprar um, menos a Davis que já trás um...

se for para reportares os dados na internet aconcelhava te a pores um poste de 8 metros a 10 metros no quintal com uns cabos a esticar, e colocavas o anemometro no topo...
 

nf76

Cirrus
Registo
2 Set 2011
Mensagens
11
Local
Coimbra
Olá a todos!
Gostava de saber, na vossa opinião, qual o melhor sítio para colocar o sensor de uma estação meteorológica que comprei há dias na Leroy Merlin.

Já li que não se deve deixar exposto ao sol e à chuva, fora da janela, no lado exterior.
Assim sendo, tenho-o colocado no interior do meu quarto, junto à janela.

Será que esta é a forma mais correcta?

Obrigado!
 

Daniel Vilão

Super Célula
Registo
22 Mar 2007
Mensagens
6,979
Local
Ribafria-Alenquer / Moscavide / Degracia
Olá a todos!
Gostava de saber, na vossa opinião, qual o melhor sítio para colocar o sensor de uma estação meteorológica que comprei há dias na Leroy Merlin.

Já li que não se deve deixar exposto ao sol e à chuva, fora da janela, no lado exterior.
Assim sendo, tenho-o colocado no interior do meu quarto, junto à janela.

Será que esta é a forma mais correcta?

Obrigado!

Se for para medir a temperatura ou o que quer que sejam as variáveis meteorológicas a ocorrer dentro do quarto, é. Mas não me parece que tenha sido esse o objectivo da compra da estação.

Deixo aqui um excerto de algo que há uns tempos escrevi para aconselhar algumas instalações:

(...)

3. O termo-higro não deve apanhar calor artificial vindo chaminés ou algo do género. É importante colocar o termo-higro no telhado, protegido por um radiation shield, onde o sol poderá incidir sem que isso tenha influência nas temperaturas observadas e onde corra vento de todos os quadrantes. A altura mínima recomendada para a instalação do radiation shield num telhado é de 1,50 metros, pois a concentração de calor junto a superfícies de cimento ou telha é muito superior à da relva, sendo essa altura a ideal para fazer a compensação à altura do prédio, que também contribuirá, para deflacionar as máximas por implicar uma distância substancialmente elevada ao solo.

(...)

5. A importância de um abrigo de radiação é extrema. Mesmo estando à sombra, os sensores sofrem sempre a incidência de radiação difusa, embora, muitas vezes, esta não seja perceptível.
Isso provoca inflações até bem perto dos 3 ºC, em determinados dias ou alturas do dia, dependendo isso da intensidade solar, resultante do mês em questão, e da quantidade e tipo de nebulosidade no céu.
Quanto maiores forem os níveis de radiação solar UV e maior percentagem de céu estiver coberto de nebulosidade, maiores serão as inflações sofridas.
Deste modo, nenhum sensor escapa à incidência desta radiação, que, em alguns casos, nomeadamente quando os sensores se encontram bem abrigados e arejados e o céu se encontra limpo não se manifesta, ou manifesta-se de forma muito ligeira, em cerca de 0,5 ºC, e, quando os sensores estão instalados com uma maior exposição à radiação solar, este é o principal problema, essa inflação pode chegar aos 3 ºC enunciados, principalmente quando o céu está muito nublado, pois as nuvens reflectem quase toda a radiação que nelas incide.
Muitas vezes, grande parte do problema nem está na exposição dos sensores à radiação solar difusa, mas sim nos objectos que o envolvem, como paredes brancas, ou outro tipo de material susceptível a reflectir radiação para a sua envolvência e a provocar um possível aquecimento dessa envolvência e dos objectos que o rodeiam com essa radiação, por isso é muito importante que haja sempre a utilização de um radiation shield ou abrigo de Stevenson nas medições de temperatura e humidade efectuadas, ou qualquer tipo de abrigo artesanal que tenha razoável eficiência nesse aspecto.

---

Todos os sensores devem estar protegidos com um abrigo de radiação, seja este artesanal ou não, desde que tenha a devida eficácia mínima. Mas logicamente que o sensor deve estar instalado no local onde pretendemos recolher os dados.
 

xes

Cumulus
Registo
27 Ago 2011
Mensagens
269
Local
Louredo - SMF
boas acabei de saber que recebi a minha PCE, agora é só chegar a casa e montar, mas engraçado que não paguei nada por ela :confused:

Ia fazer o pagamento por TB mas o swift dava-me sempre erro então mandei mail a dizer que pagava a cobrança, e responderam-me que tudo bem que me enviavam a estação ainda naquele dia.
Hoje chegou a estação, foram la com o dinheiro para pagar e o senhor disse que não era preciso pagar nada.

Insólito no mínimo.
 

filipe cunha

Nimbostratus
Registo
20 Dez 2009
Mensagens
1,424
Local
Viana do Castelo - interior (160m)
boas acabei de saber que recebi a minha PCE, agora é só chegar a casa e montar, mas engraçado que não paguei nada por ela :confused:

Ia fazer o pagamento por TB mas o swift dava-me sempre erro então mandei mail a dizer que pagava a cobrança, e responderam-me que tudo bem que me enviavam a estação ainda naquele dia.
Hoje chegou a estação, foram la com o dinheiro para pagar e o senhor disse que não era preciso pagar nada.

Insólito no mínimo.

A pensar na crise que anos assola, oferecem-nas:lol::lol:
 

nf76

Cirrus
Registo
2 Set 2011
Mensagens
11
Local
Coimbra
Já agora estou à procura de uma estação meteorológica, até aos 50/60 euros.

Preciso que ela me dê leituras interiores e exteriores, bem como humidades e tendências meteorológicas. Se vai estar de chuva, fazer sol, enfim... algo mais básico mas desse género.

Aconselham-me alguma?

Se sim onde comprar?

Obrigado!
 

xes

Cumulus
Registo
27 Ago 2011
Mensagens
269
Local
Louredo - SMF
Já agora estou à procura de uma estação meteorológica, até aos 50/60 euros.

Preciso que ela me dê leituras interiores e exteriores, bem como humidades e tendências meteorológicas. Se vai estar de chuva, fazer sol, enfim... algo mais básico mas desse género.

Aconselham-me alguma?

Se sim onde comprar?

Obrigado!

Eu também andei a procura disso, mas a que se aproximava desse valor e mais ou menos boa era a do lidl a auriol senão me engano, então optei pela PCE, que custa 100€ mas penso que vale a pena a diferença.
 

Estação SP

Cumulus
Registo
1 Fev 2011
Mensagens
438
Local
Gafanha da Nazaré (Aveiro)
Onde compraste a tua?

Boas, aproveita e compra a WH3080 que é a mais recente e tem o sensor solar e o sensor UV e o preço é quase o mesmo...

Abraço!
 

nf76

Cirrus
Registo
2 Set 2011
Mensagens
11
Local
Coimbra